La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052 |
Resumo: | A demanda por cursos que promovam o ensino de uma língua estrangeira em contextos de natureza específica cresceu a partir dos anos oitenta. Considerando o aumento das atividades científicas nas universidades brasileiras e o fato de que quem reproduz intuitivamente o discurso acadêmico da cultura estrangeira obtêm, geralmente, uma melhor qualificação se comparado aos que apenas demonstram um bom conhecimento linguístico, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do ensino de ELE para fins específicos descrevendo a experiência relativa à regência de um curso voltado para competências interculturais no contexto acadêmico de língua espanhola e outro para o espanhol como língua internacional, ambos ministrados dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) nos anos de 2017 e 2018, bem como das opiniões dos alunos a respeito do seu próprio desenvolvimento ao longo das aulas. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, com levantamento de informações com base nas avaliações diagnósticas e avaliações finais aplicadas em ambos os cursos. O referencial teórico desta pesquisa é integrado por sua base conceitual, isto é, os conceitos básicos de mobilidade acadêmica e internacionalização (LEMOS, 2016, e BERDUGO, 2013), Ensino de Línguas para Fins Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR.,1999, e BELTRÁN, 1998), o Espanhol para Fins Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, e PÉREZ, 1992), espanhol para fins acadêmicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, e GASTALDI, 2017). Concluiu-se que há uma busca por parte da comunidade acadêmica por aulas que desenvolvam as competências necessárias para o estudante atuar em universidades estrangeiras e que o Idiomas sem Fronteiras, é um ambiente fértil para o desenvolvimento de cursos que promovam um ensino da língua espanhola no contexto acadêmico. |
id |
UFCG_2dabb7ed5d9484308b098b308c55110b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/18052 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.Ensino de espanhol para fins específicos: experiências relacionadas à mobilidade acadêmica e internacionalização.Ensino de língua espanholaLíngua espanhola - ensinoEspanhol como língua estrangeiraEspanhol para fins acadêmicosMobilidade acadêmica e internacionalização - espanholEnseñanza del idioma españolLengua española - enseñanzaEspañol como lengua extranjeraEspañol para fines académicosMovilidad académica e internacionalización - españolSpanish language teachingSpanish language - teachingSpanish as a foreign languageSpanish for Academic PurposesAcademic mobility and internationalization - SpanishLetras.A demanda por cursos que promovam o ensino de uma língua estrangeira em contextos de natureza específica cresceu a partir dos anos oitenta. Considerando o aumento das atividades científicas nas universidades brasileiras e o fato de que quem reproduz intuitivamente o discurso acadêmico da cultura estrangeira obtêm, geralmente, uma melhor qualificação se comparado aos que apenas demonstram um bom conhecimento linguístico, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do ensino de ELE para fins específicos descrevendo a experiência relativa à regência de um curso voltado para competências interculturais no contexto acadêmico de língua espanhola e outro para o espanhol como língua internacional, ambos ministrados dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) nos anos de 2017 e 2018, bem como das opiniões dos alunos a respeito do seu próprio desenvolvimento ao longo das aulas. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, com levantamento de informações com base nas avaliações diagnósticas e avaliações finais aplicadas em ambos os cursos. O referencial teórico desta pesquisa é integrado por sua base conceitual, isto é, os conceitos básicos de mobilidade acadêmica e internacionalização (LEMOS, 2016, e BERDUGO, 2013), Ensino de Línguas para Fins Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR.,1999, e BELTRÁN, 1998), o Espanhol para Fins Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, e PÉREZ, 1992), espanhol para fins acadêmicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, e GASTALDI, 2017). Concluiu-se que há uma busca por parte da comunidade acadêmica por aulas que desenvolvam as competências necessárias para o estudante atuar em universidades estrangeiras e que o Idiomas sem Fronteiras, é um ambiente fértil para o desenvolvimento de cursos que promovam um ensino da língua espanhola no contexto acadêmico.La demanda de cursos que promuevan la enseñanza de una lengua extranjera en contextos específicos ha aumentado desde los años ochenta. Teniendo en cuenta el aumento de las actividades científicas en las universidades brasileñas y el hecho de que aquellos que reproducen intuitivamente el discurso académico de la cultura extranjera generalmente obtienen una mejor calificación en comparación con aquellos que solo demuestran un buen conocimiento lingüístico, esta investigación tiene como objetivo realizar un análisis crítico de la enseñanza de ELE con fines específicos describiendo la experiencia de impartir clases en un curso vuelto a las competencias interculturales en el contexto académico de lengua española y otro para el español como lengua internacional, ambos impartidos en el programa Idiomas sem Fronteiras (ISF) en 2017 y 2018, así como las opiniones de los estudiantes sobre su propio desarrollo a lo largo de las clases. La investigación se caracteriza por ser de naturaleza cualitativa, con recopilación de información basada en evaluaciones diagnósticas y evaluaciones finales aplicadas en ambos cursos. El marco teórico de esta investigación está integrado por su base conceptual, es decir, los conceptos básicos de movilidad académica e internacionalización (LEMOS, 2016, y BERDUGO, 2013), Enseñanza de Lenguas para Fines Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR., 1999, y BELTRÁN, 1998); Español para Fines Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, y PÉREZ, 1992); Español para Fines Académicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, y GASTALDI, 2017). Se concluyó que hay una búsqueda por parte de la comunidad académica de clases que desarrollan las habilidades necesarias para que el estudiante trabaje en universidades extranjeras y que el Idiomas sem Fronteiras es un ambiente fértil para el desarrollo de cursos que promueven la enseñanza del español en contexto académicoUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGTASET, Idelso Espinosa.http://lattes.cnpq.br/2636005288639730ARTOS, Secundino Vigón.MILREU, Isis.DINIZ, Milena Maria dos Santos.2019-07-302021-04-12T20:49:48Z2021-04-122021-04-12T20:49:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052DINIZ, Milena Maria dos Santos. La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. 2019. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T21:30:21Zoai:localhost:riufcg/18052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T21:30:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. Ensino de espanhol para fins específicos: experiências relacionadas à mobilidade acadêmica e internacionalização. |
title |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. |
spellingShingle |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. DINIZ, Milena Maria dos Santos. Ensino de língua espanhola Língua espanhola - ensino Espanhol como língua estrangeira Espanhol para fins acadêmicos Mobilidade acadêmica e internacionalização - espanhol Enseñanza del idioma español Lengua española - enseñanza Español como lengua extranjera Español para fines académicos Movilidad académica e internacionalización - español Spanish language teaching Spanish language - teaching Spanish as a foreign language Spanish for Academic Purposes Academic mobility and internationalization - Spanish Letras. |
title_short |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. |
title_full |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. |
title_fullStr |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. |
title_full_unstemmed |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. |
title_sort |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. |
author |
DINIZ, Milena Maria dos Santos. |
author_facet |
DINIZ, Milena Maria dos Santos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TASET, Idelso Espinosa. http://lattes.cnpq.br/2636005288639730 ARTOS, Secundino Vigón. MILREU, Isis. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DINIZ, Milena Maria dos Santos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de língua espanhola Língua espanhola - ensino Espanhol como língua estrangeira Espanhol para fins acadêmicos Mobilidade acadêmica e internacionalização - espanhol Enseñanza del idioma español Lengua española - enseñanza Español como lengua extranjera Español para fines académicos Movilidad académica e internacionalización - español Spanish language teaching Spanish language - teaching Spanish as a foreign language Spanish for Academic Purposes Academic mobility and internationalization - Spanish Letras. |
topic |
Ensino de língua espanhola Língua espanhola - ensino Espanhol como língua estrangeira Espanhol para fins acadêmicos Mobilidade acadêmica e internacionalização - espanhol Enseñanza del idioma español Lengua española - enseñanza Español como lengua extranjera Español para fines académicos Movilidad académica e internacionalización - español Spanish language teaching Spanish language - teaching Spanish as a foreign language Spanish for Academic Purposes Academic mobility and internationalization - Spanish Letras. |
description |
A demanda por cursos que promovam o ensino de uma língua estrangeira em contextos de natureza específica cresceu a partir dos anos oitenta. Considerando o aumento das atividades científicas nas universidades brasileiras e o fato de que quem reproduz intuitivamente o discurso acadêmico da cultura estrangeira obtêm, geralmente, uma melhor qualificação se comparado aos que apenas demonstram um bom conhecimento linguístico, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do ensino de ELE para fins específicos descrevendo a experiência relativa à regência de um curso voltado para competências interculturais no contexto acadêmico de língua espanhola e outro para o espanhol como língua internacional, ambos ministrados dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) nos anos de 2017 e 2018, bem como das opiniões dos alunos a respeito do seu próprio desenvolvimento ao longo das aulas. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, com levantamento de informações com base nas avaliações diagnósticas e avaliações finais aplicadas em ambos os cursos. O referencial teórico desta pesquisa é integrado por sua base conceitual, isto é, os conceitos básicos de mobilidade acadêmica e internacionalização (LEMOS, 2016, e BERDUGO, 2013), Ensino de Línguas para Fins Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR.,1999, e BELTRÁN, 1998), o Espanhol para Fins Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, e PÉREZ, 1992), espanhol para fins acadêmicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, e GASTALDI, 2017). Concluiu-se que há uma busca por parte da comunidade acadêmica por aulas que desenvolvam as competências necessárias para o estudante atuar em universidades estrangeiras e que o Idiomas sem Fronteiras, é um ambiente fértil para o desenvolvimento de cursos que promovam um ensino da língua espanhola no contexto acadêmico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-07-30 2021-04-12T20:49:48Z 2021-04-12 2021-04-12T20:49:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052 DINIZ, Milena Maria dos Santos. La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. 2019. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052 |
identifier_str_mv |
DINIZ, Milena Maria dos Santos. La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. 2019. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892266604822528 |