La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DINIZ, Milena Maria dos Santos.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052
Resumo: A demanda por cursos que promovam o ensino de uma língua estrangeira em contextos de natureza específica cresceu a partir dos anos oitenta. Considerando o aumento das atividades científicas nas universidades brasileiras e o fato de que quem reproduz intuitivamente o discurso acadêmico da cultura estrangeira obtêm, geralmente, uma melhor qualificação se comparado aos que apenas demonstram um bom conhecimento linguístico, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do ensino de ELE para fins específicos descrevendo a experiência relativa à regência de um curso voltado para competências interculturais no contexto acadêmico de língua espanhola e outro para o espanhol como língua internacional, ambos ministrados dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) nos anos de 2017 e 2018, bem como das opiniões dos alunos a respeito do seu próprio desenvolvimento ao longo das aulas. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, com levantamento de informações com base nas avaliações diagnósticas e avaliações finais aplicadas em ambos os cursos. O referencial teórico desta pesquisa é integrado por sua base conceitual, isto é, os conceitos básicos de mobilidade acadêmica e internacionalização (LEMOS, 2016, e BERDUGO, 2013), Ensino de Línguas para Fins Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR.,1999, e BELTRÁN, 1998), o Espanhol para Fins Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, e PÉREZ, 1992), espanhol para fins acadêmicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, e GASTALDI, 2017). Concluiu-se que há uma busca por parte da comunidade acadêmica por aulas que desenvolvam as competências necessárias para o estudante atuar em universidades estrangeiras e que o Idiomas sem Fronteiras, é um ambiente fértil para o desenvolvimento de cursos que promovam um ensino da língua espanhola no contexto acadêmico.
id UFCG_2dabb7ed5d9484308b098b308c55110b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/18052
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.Ensino de espanhol para fins específicos: experiências relacionadas à mobilidade acadêmica e internacionalização.Ensino de língua espanholaLíngua espanhola - ensinoEspanhol como língua estrangeiraEspanhol para fins acadêmicosMobilidade acadêmica e internacionalização - espanholEnseñanza del idioma españolLengua española - enseñanzaEspañol como lengua extranjeraEspañol para fines académicosMovilidad académica e internacionalización - españolSpanish language teachingSpanish language - teachingSpanish as a foreign languageSpanish for Academic PurposesAcademic mobility and internationalization - SpanishLetras.A demanda por cursos que promovam o ensino de uma língua estrangeira em contextos de natureza específica cresceu a partir dos anos oitenta. Considerando o aumento das atividades científicas nas universidades brasileiras e o fato de que quem reproduz intuitivamente o discurso acadêmico da cultura estrangeira obtêm, geralmente, uma melhor qualificação se comparado aos que apenas demonstram um bom conhecimento linguístico, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do ensino de ELE para fins específicos descrevendo a experiência relativa à regência de um curso voltado para competências interculturais no contexto acadêmico de língua espanhola e outro para o espanhol como língua internacional, ambos ministrados dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) nos anos de 2017 e 2018, bem como das opiniões dos alunos a respeito do seu próprio desenvolvimento ao longo das aulas. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, com levantamento de informações com base nas avaliações diagnósticas e avaliações finais aplicadas em ambos os cursos. O referencial teórico desta pesquisa é integrado por sua base conceitual, isto é, os conceitos básicos de mobilidade acadêmica e internacionalização (LEMOS, 2016, e BERDUGO, 2013), Ensino de Línguas para Fins Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR.,1999, e BELTRÁN, 1998), o Espanhol para Fins Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, e PÉREZ, 1992), espanhol para fins acadêmicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, e GASTALDI, 2017). Concluiu-se que há uma busca por parte da comunidade acadêmica por aulas que desenvolvam as competências necessárias para o estudante atuar em universidades estrangeiras e que o Idiomas sem Fronteiras, é um ambiente fértil para o desenvolvimento de cursos que promovam um ensino da língua espanhola no contexto acadêmico.La demanda de cursos que promuevan la enseñanza de una lengua extranjera en contextos específicos ha aumentado desde los años ochenta. Teniendo en cuenta el aumento de las actividades científicas en las universidades brasileñas y el hecho de que aquellos que reproducen intuitivamente el discurso académico de la cultura extranjera generalmente obtienen una mejor calificación en comparación con aquellos que solo demuestran un buen conocimiento lingüístico, esta investigación tiene como objetivo realizar un análisis crítico de la enseñanza de ELE con fines específicos describiendo la experiencia de impartir clases en un curso vuelto a las competencias interculturales en el contexto académico de lengua española y otro para el español como lengua internacional, ambos impartidos en el programa Idiomas sem Fronteiras (ISF) en 2017 y 2018, así como las opiniones de los estudiantes sobre su propio desarrollo a lo largo de las clases. La investigación se caracteriza por ser de naturaleza cualitativa, con recopilación de información basada en evaluaciones diagnósticas y evaluaciones finales aplicadas en ambos cursos. El marco teórico de esta investigación está integrado por su base conceptual, es decir, los conceptos básicos de movilidad académica e internacionalización (LEMOS, 2016, y BERDUGO, 2013), Enseñanza de Lenguas para Fines Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR., 1999, y BELTRÁN, 1998); Español para Fines Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, y PÉREZ, 1992); Español para Fines Académicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, y GASTALDI, 2017). Se concluyó que hay una búsqueda por parte de la comunidad académica de clases que desarrollan las habilidades necesarias para que el estudiante trabaje en universidades extranjeras y que el Idiomas sem Fronteiras es un ambiente fértil para el desarrollo de cursos que promueven la enseñanza del español en contexto académicoUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGTASET, Idelso Espinosa.http://lattes.cnpq.br/2636005288639730ARTOS, Secundino Vigón.MILREU, Isis.DINIZ, Milena Maria dos Santos.2019-07-302021-04-12T20:49:48Z2021-04-122021-04-12T20:49:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052DINIZ, Milena Maria dos Santos. La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. 2019. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T21:30:21Zoai:localhost:riufcg/18052Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T21:30:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.
Ensino de espanhol para fins específicos: experiências relacionadas à mobilidade acadêmica e internacionalização.
title La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.
spellingShingle La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.
DINIZ, Milena Maria dos Santos.
Ensino de língua espanhola
Língua espanhola - ensino
Espanhol como língua estrangeira
Espanhol para fins acadêmicos
Mobilidade acadêmica e internacionalização - espanhol
Enseñanza del idioma español
Lengua española - enseñanza
Español como lengua extranjera
Español para fines académicos
Movilidad académica e internacionalización - español
Spanish language teaching
Spanish language - teaching
Spanish as a foreign language
Spanish for Academic Purposes
Academic mobility and internationalization - Spanish
Letras.
title_short La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.
title_full La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.
title_fullStr La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.
title_full_unstemmed La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.
title_sort La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.
author DINIZ, Milena Maria dos Santos.
author_facet DINIZ, Milena Maria dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TASET, Idelso Espinosa.
http://lattes.cnpq.br/2636005288639730
ARTOS, Secundino Vigón.
MILREU, Isis.
dc.contributor.author.fl_str_mv DINIZ, Milena Maria dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de língua espanhola
Língua espanhola - ensino
Espanhol como língua estrangeira
Espanhol para fins acadêmicos
Mobilidade acadêmica e internacionalização - espanhol
Enseñanza del idioma español
Lengua española - enseñanza
Español como lengua extranjera
Español para fines académicos
Movilidad académica e internacionalización - español
Spanish language teaching
Spanish language - teaching
Spanish as a foreign language
Spanish for Academic Purposes
Academic mobility and internationalization - Spanish
Letras.
topic Ensino de língua espanhola
Língua espanhola - ensino
Espanhol como língua estrangeira
Espanhol para fins acadêmicos
Mobilidade acadêmica e internacionalização - espanhol
Enseñanza del idioma español
Lengua española - enseñanza
Español como lengua extranjera
Español para fines académicos
Movilidad académica e internacionalización - español
Spanish language teaching
Spanish language - teaching
Spanish as a foreign language
Spanish for Academic Purposes
Academic mobility and internationalization - Spanish
Letras.
description A demanda por cursos que promovam o ensino de uma língua estrangeira em contextos de natureza específica cresceu a partir dos anos oitenta. Considerando o aumento das atividades científicas nas universidades brasileiras e o fato de que quem reproduz intuitivamente o discurso acadêmico da cultura estrangeira obtêm, geralmente, uma melhor qualificação se comparado aos que apenas demonstram um bom conhecimento linguístico, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do ensino de ELE para fins específicos descrevendo a experiência relativa à regência de um curso voltado para competências interculturais no contexto acadêmico de língua espanhola e outro para o espanhol como língua internacional, ambos ministrados dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) nos anos de 2017 e 2018, bem como das opiniões dos alunos a respeito do seu próprio desenvolvimento ao longo das aulas. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, com levantamento de informações com base nas avaliações diagnósticas e avaliações finais aplicadas em ambos os cursos. O referencial teórico desta pesquisa é integrado por sua base conceitual, isto é, os conceitos básicos de mobilidade acadêmica e internacionalização (LEMOS, 2016, e BERDUGO, 2013), Ensino de Línguas para Fins Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR.,1999, e BELTRÁN, 1998), o Espanhol para Fins Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, e PÉREZ, 1992), espanhol para fins acadêmicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, e GASTALDI, 2017). Concluiu-se que há uma busca por parte da comunidade acadêmica por aulas que desenvolvam as competências necessárias para o estudante atuar em universidades estrangeiras e que o Idiomas sem Fronteiras, é um ambiente fértil para o desenvolvimento de cursos que promovam um ensino da língua espanhola no contexto acadêmico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-30
2021-04-12T20:49:48Z
2021-04-12
2021-04-12T20:49:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052
DINIZ, Milena Maria dos Santos. La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. 2019. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052
identifier_str_mv DINIZ, Milena Maria dos Santos. La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. 2019. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1823892266604822528