Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018, 2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42% está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas. |
id |
UFCG_54be08d4e787d933b21aef6ec3170d75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/21161 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.História em quadrinhos no livro didático de: sua presença e uso para o desenvolvimento da compreensão de leitura.Comics in the teaching book of ELE: its presence and use for the development of reading compression.Espanhol como língua estrangeiraLivro didático de espanholHistórias em quadrinhosCompreensão leituraEnsino de língua espanholaSpanish as a foreign languageBook teaching SpanishComicsReading comprehensionSpanish language teachingEspañol como lengua extranjeraReserva enseñanza de españolCómicsComprensión lectoraEnseñanza de la lengua españolaLetras.Este trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018, 2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42% está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas.Este trabajo de investigación es de naturaleza cualitativa y buscaba analizar las historietas presentes en la colección de libros didácticos Sentidos en Lengua Española que contemplan los años de (2018, 2019, 2020) para establecer su lugar en ese material e identificar, describir y analizar las dedicadas a la promoción del desarrollo de la comprensión lectora en ELE. La base teórica del estudio está integrada por los conceptos de historieta (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), libro didáctico (CARNEIRO; MOL, 2005) y comprensión lectora en LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018). Para ello, se utilizaron como base los estudios de Moreira (2013). Nuestra investigación se dividió en tres partes siguiendo los preceptos de observación, descripción y análisis: 1. Presencia de las historietas en la colección; 2. Identificación de las historietas que desarrollan la CL en ELE; 3. Análisis del tratamiento de las historietas. Los resultados mostraron que en un universo de 560 géneros, solo 6,42% está representado por 36 historietas, de las cuales, 28 están dedicadas al desarrollo de la CL. Esos resultados permiten concluir que los objetivos fueron alcanzados y que la presencia y el tratamiento de las historietas incluidas en esta colección de LD no son satisfactorios de cara a las orientaciones y directrices oficiales (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir de eso se recomienda ampliar las investigaciones que tengan como tema las historietas en el LD para el desarrollo de la CL en ELE o investigar las preferencias de los alumnos en materia de géneros textuales para el desarrollo de las cuatro destrezas lingüísticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGTESET, Idelso Espinosa.TESET, I. E.NIETO NÚÑEZ, Idelso.ARTOS, Secundino Vigón.SANTANA, Adinatan Silva.2020-12-022021-09-16T20:46:52Z2021-09-162021-09-16T20:46:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161SANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-09T18:22:05Zoai:localhost:riufcg/21161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-09T18:22:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. História em quadrinhos no livro didático de: sua presença e uso para o desenvolvimento da compreensão de leitura. Comics in the teaching book of ELE: its presence and use for the development of reading compression. |
title |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. |
spellingShingle |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. SANTANA, Adinatan Silva. Espanhol como língua estrangeira Livro didático de espanhol Histórias em quadrinhos Compreensão leitura Ensino de língua espanhola Spanish as a foreign language Book teaching Spanish Comics Reading comprehension Spanish language teaching Español como lengua extranjera Reserva enseñanza de español Cómics Comprensión lectora Enseñanza de la lengua española Letras. |
title_short |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. |
title_full |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. |
title_fullStr |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. |
title_full_unstemmed |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. |
title_sort |
Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. |
author |
SANTANA, Adinatan Silva. |
author_facet |
SANTANA, Adinatan Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TESET, Idelso Espinosa. TESET, I. E. NIETO NÚÑEZ, Idelso. ARTOS, Secundino Vigón. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTANA, Adinatan Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Espanhol como língua estrangeira Livro didático de espanhol Histórias em quadrinhos Compreensão leitura Ensino de língua espanhola Spanish as a foreign language Book teaching Spanish Comics Reading comprehension Spanish language teaching Español como lengua extranjera Reserva enseñanza de español Cómics Comprensión lectora Enseñanza de la lengua española Letras. |
topic |
Espanhol como língua estrangeira Livro didático de espanhol Histórias em quadrinhos Compreensão leitura Ensino de língua espanhola Spanish as a foreign language Book teaching Spanish Comics Reading comprehension Spanish language teaching Español como lengua extranjera Reserva enseñanza de español Cómics Comprensión lectora Enseñanza de la lengua española Letras. |
description |
Este trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018, 2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42% está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-02 2021-09-16T20:46:52Z 2021-09-16 2021-09-16T20:46:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 SANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 |
identifier_str_mv |
SANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744508869410816 |