Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Adinatan Silva.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161
Resumo: Este trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018, 2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42% está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas.
id UFCG_54be08d4e787d933b21aef6ec3170d75
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/21161
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.História em quadrinhos no livro didático de: sua presença e uso para o desenvolvimento da compreensão de leitura.Comics in the teaching book of ELE: its presence and use for the development of reading compression.Espanhol como língua estrangeiraLivro didático de espanholHistórias em quadrinhosCompreensão leituraEnsino de língua espanholaSpanish as a foreign languageBook teaching SpanishComicsReading comprehensionSpanish language teachingEspañol como lengua extranjeraReserva enseñanza de españolCómicsComprensión lectoraEnseñanza de la lengua españolaLetras.Este trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018, 2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42% está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas.Este trabajo de investigación es de naturaleza cualitativa y buscaba analizar las historietas presentes en la colección de libros didácticos Sentidos en Lengua Española que contemplan los años de (2018, 2019, 2020) para establecer su lugar en ese material e identificar, describir y analizar las dedicadas a la promoción del desarrollo de la comprensión lectora en ELE. La base teórica del estudio está integrada por los conceptos de historieta (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), libro didáctico (CARNEIRO; MOL, 2005) y comprensión lectora en LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018). Para ello, se utilizaron como base los estudios de Moreira (2013). Nuestra investigación se dividió en tres partes siguiendo los preceptos de observación, descripción y análisis: 1. Presencia de las historietas en la colección; 2. Identificación de las historietas que desarrollan la CL en ELE; 3. Análisis del tratamiento de las historietas. Los resultados mostraron que en un universo de 560 géneros, solo 6,42% está representado por 36 historietas, de las cuales, 28 están dedicadas al desarrollo de la CL. Esos resultados permiten concluir que los objetivos fueron alcanzados y que la presencia y el tratamiento de las historietas incluidas en esta colección de LD no son satisfactorios de cara a las orientaciones y directrices oficiales (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir de eso se recomienda ampliar las investigaciones que tengan como tema las historietas en el LD para el desarrollo de la CL en ELE o investigar las preferencias de los alumnos en materia de géneros textuales para el desarrollo de las cuatro destrezas lingüísticas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGTESET, Idelso Espinosa.TESET, I. E.NIETO NÚÑEZ, Idelso.ARTOS, Secundino Vigón.SANTANA, Adinatan Silva.2020-12-022021-09-16T20:46:52Z2021-09-162021-09-16T20:46:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161SANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-09T18:22:05Zoai:localhost:riufcg/21161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-09T18:22:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.
História em quadrinhos no livro didático de: sua presença e uso para o desenvolvimento da compreensão de leitura.
Comics in the teaching book of ELE: its presence and use for the development of reading compression.
title Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.
spellingShingle Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.
SANTANA, Adinatan Silva.
Espanhol como língua estrangeira
Livro didático de espanhol
Histórias em quadrinhos
Compreensão leitura
Ensino de língua espanhola
Spanish as a foreign language
Book teaching Spanish
Comics
Reading comprehension
Spanish language teaching
Español como lengua extranjera
Reserva enseñanza de español
Cómics
Comprensión lectora
Enseñanza de la lengua española
Letras.
title_short Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.
title_full Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.
title_fullStr Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.
title_full_unstemmed Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.
title_sort Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora.
author SANTANA, Adinatan Silva.
author_facet SANTANA, Adinatan Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TESET, Idelso Espinosa.
TESET, I. E.
NIETO NÚÑEZ, Idelso.
ARTOS, Secundino Vigón.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Adinatan Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Espanhol como língua estrangeira
Livro didático de espanhol
Histórias em quadrinhos
Compreensão leitura
Ensino de língua espanhola
Spanish as a foreign language
Book teaching Spanish
Comics
Reading comprehension
Spanish language teaching
Español como lengua extranjera
Reserva enseñanza de español
Cómics
Comprensión lectora
Enseñanza de la lengua española
Letras.
topic Espanhol como língua estrangeira
Livro didático de espanhol
Histórias em quadrinhos
Compreensão leitura
Ensino de língua espanhola
Spanish as a foreign language
Book teaching Spanish
Comics
Reading comprehension
Spanish language teaching
Español como lengua extranjera
Reserva enseñanza de español
Cómics
Comprensión lectora
Enseñanza de la lengua española
Letras.
description Este trabalho de pesquisa é de natureza qualitativa e buscava analisar as histórias em quadrinhos presentes na coleção de LD Sentidos en Lengua Española que contemplam os anos de (2018, 2019, 2020) para estabelecer seu lugar nesse material e identificar, descrever y analisar as dedicadas a promoção do desenvolvimento da compreensão leitora em ELE. A base teórica do estudo está integrada pelos conceitos de história em quadrinhos (MARTÍN, 1978; ZIELINSKY, 1988; EISNER, 2005; MOLINA, 2006; CATANDUBA; CAVALCANTE, 2014; BARBIERI, 2017), livro didático (CARNEIRO; MOL, 2005) e compreensão leitora em LE (RAMÍREZ, 1984; WOLFF, 1985; GONZÁLEZ, 1998; ESCH, 2010; RAMÍREZ Y ROJAS; 2017; RODRIGO, 2018) Para isso, utilizamos como base os de Moreira (2013). Nossa pesquisa se dividiu em três partes seguindo os preceitos de observação, descrição e análise: 1. Presença das HQs na coleção; 2. Identificação das HQs que desenvolvem a CL em ELE; 3. Análise do tratamento das HQs. Os resultados mostraram que em um universo de 560 géneros, só 6, 42% está representado por 36 histórias em quadrinhos, das quais, 28 estão direcionadas ao desenvolvimento da CL. Esses resultados permitem concluir que os objetivos foram alcançados e que a presença e o tratamento das HQ incluídas nessa coleção de LD não são satisfatórias diante das orientações e diretrizes oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; PNLD, 2018). A partir disso se recomenda ampliar as pesquisas que tenham como tema as HQs no LD para o desenvolvimento da CL em ELE ou investigar as preferências dos alunos em matéria de gêneros textuais para o desenvolvimento das quatro destrezas linguísticas.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-02
2021-09-16T20:46:52Z
2021-09-16
2021-09-16T20:46:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161
SANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161
identifier_str_mv SANTANA, Adinatan Silva. Historietas en el libro didáctico de ele: su presencia y utilización para el desarrollo de la compresión lectora. 2020. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21161
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744508869410816