Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCENA, Gabriela Cavalcanti.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031
Resumo: Esta pesquisa reflete sobre como ocorre a mediação do professor da Educação Infantil ao trabalhar com a inclusão em sua sala de aula e sobre a visão da gestão com relação ao processo inclusivo na escola. Tem como objetivo geral o de analisar como ocorre o processo de inclusão escolar na Educação Infantil, a partir da mediação do professor com os alunos de uma escola municipal da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. É uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Para se chegar aos resultados foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, gravadas com autorização dos sujeitos. Uma entrevista foi realizada com uma gestora e a outra com uma professora de uma escola da rede pública da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. Essas entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas. De acordo com os dados analisados, de um modo geral percebe-se que a mediação do professor em sala de aula é de grande importância para que a inclusão aconteça efetivamente. Logo, os conhecimentos básicos do docente sobre a inclusão são essenciais para que o ensino aconteça, como também é necessário que a Secretaria de Educação Municipal e a escola, enquanto instituições, estejam prontamente disponíveis a dar auxílio sempre que solicitado pela comunidade escolar.
id UFCG_2e1ac793f87c6b111b608a47a76f91c8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6031
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.School inclusion in early childhood education: perceptions about education and of the practice of educators in a school in Bonito de Santa Fe - PB.Inclusão escolarEducação infantilFormação docenteSchool inclusionchild educationTeacher trainingEducação.Esta pesquisa reflete sobre como ocorre a mediação do professor da Educação Infantil ao trabalhar com a inclusão em sua sala de aula e sobre a visão da gestão com relação ao processo inclusivo na escola. Tem como objetivo geral o de analisar como ocorre o processo de inclusão escolar na Educação Infantil, a partir da mediação do professor com os alunos de uma escola municipal da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. É uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Para se chegar aos resultados foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, gravadas com autorização dos sujeitos. Uma entrevista foi realizada com uma gestora e a outra com uma professora de uma escola da rede pública da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. Essas entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas. De acordo com os dados analisados, de um modo geral percebe-se que a mediação do professor em sala de aula é de grande importância para que a inclusão aconteça efetivamente. Logo, os conhecimentos básicos do docente sobre a inclusão são essenciais para que o ensino aconteça, como também é necessário que a Secretaria de Educação Municipal e a escola, enquanto instituições, estejam prontamente disponíveis a dar auxílio sempre que solicitado pela comunidade escolar.This research reflects on how the mediation of the Infant Education teacher occurs when working with inclusion in his / her classroom and about the management's vision regarding the inclusive process in the school. Its main objective is to analyze how the process of school inclusion in Early Childhood Education occurs, through the mediation of the teacher and the students of a municipal school in the city of Bonito de Santa Fe / PB. It is a field research, of a basic nature, with a qualitative approach. In order to reach the results, two semi-structured interviews were carried out, recorded with the consent of the subjects. An interview was conducted with one manager and the other with a teacher from a public school in the city of Bonito de Santa Fe / PB. These interviews were transcribed and analyzed later. According to the data analyzed, it is generally perceived that teacher mediation in the classroom is of great importance for inclusion to take place effectively. Therefore, the teacher's basic knowledge about inclusion is essential for the teaching to take place, but it is also necessary for the Municipal Education Secretariat and the school as institutions to be readily available to provide assistance whenever requested by the school community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685PIRES, Aparecida Carneiro.CORREA, Adriana Moreira de Souza.LUCENA, Gabriela Cavalcanti.2019-06-122019-08-20T14:21:35Z2019-08-202019-08-20T14:21:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031LUCENA, Gabriela Cavalcanti. Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T19:15:50Zoai:localhost:riufcg/6031Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T19:15:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
School inclusion in early childhood education: perceptions about education and of the practice of educators in a school in Bonito de Santa Fe - PB.
title Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
spellingShingle Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
LUCENA, Gabriela Cavalcanti.
Inclusão escolar
Educação infantil
Formação docente
School inclusion
child education
Teacher training
Educação.
title_short Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
title_full Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
title_fullStr Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
title_full_unstemmed Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
title_sort Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
author LUCENA, Gabriela Cavalcanti.
author_facet LUCENA, Gabriela Cavalcanti.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
PIRES, Aparecida Carneiro.
CORREA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCENA, Gabriela Cavalcanti.
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação infantil
Formação docente
School inclusion
child education
Teacher training
Educação.
topic Inclusão escolar
Educação infantil
Formação docente
School inclusion
child education
Teacher training
Educação.
description Esta pesquisa reflete sobre como ocorre a mediação do professor da Educação Infantil ao trabalhar com a inclusão em sua sala de aula e sobre a visão da gestão com relação ao processo inclusivo na escola. Tem como objetivo geral o de analisar como ocorre o processo de inclusão escolar na Educação Infantil, a partir da mediação do professor com os alunos de uma escola municipal da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. É uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Para se chegar aos resultados foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, gravadas com autorização dos sujeitos. Uma entrevista foi realizada com uma gestora e a outra com uma professora de uma escola da rede pública da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. Essas entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas. De acordo com os dados analisados, de um modo geral percebe-se que a mediação do professor em sala de aula é de grande importância para que a inclusão aconteça efetivamente. Logo, os conhecimentos básicos do docente sobre a inclusão são essenciais para que o ensino aconteça, como também é necessário que a Secretaria de Educação Municipal e a escola, enquanto instituições, estejam prontamente disponíveis a dar auxílio sempre que solicitado pela comunidade escolar.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-12
2019-08-20T14:21:35Z
2019-08-20
2019-08-20T14:21:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031
LUCENA, Gabriela Cavalcanti. Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031
identifier_str_mv LUCENA, Gabriela Cavalcanti. Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387716939776