Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031 |
Resumo: | Esta pesquisa reflete sobre como ocorre a mediação do professor da Educação Infantil ao trabalhar com a inclusão em sua sala de aula e sobre a visão da gestão com relação ao processo inclusivo na escola. Tem como objetivo geral o de analisar como ocorre o processo de inclusão escolar na Educação Infantil, a partir da mediação do professor com os alunos de uma escola municipal da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. É uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Para se chegar aos resultados foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, gravadas com autorização dos sujeitos. Uma entrevista foi realizada com uma gestora e a outra com uma professora de uma escola da rede pública da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. Essas entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas. De acordo com os dados analisados, de um modo geral percebe-se que a mediação do professor em sala de aula é de grande importância para que a inclusão aconteça efetivamente. Logo, os conhecimentos básicos do docente sobre a inclusão são essenciais para que o ensino aconteça, como também é necessário que a Secretaria de Educação Municipal e a escola, enquanto instituições, estejam prontamente disponíveis a dar auxílio sempre que solicitado pela comunidade escolar. |
id |
UFCG_2e1ac793f87c6b111b608a47a76f91c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6031 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB.School inclusion in early childhood education: perceptions about education and of the practice of educators in a school in Bonito de Santa Fe - PB.Inclusão escolarEducação infantilFormação docenteSchool inclusionchild educationTeacher trainingEducação.Esta pesquisa reflete sobre como ocorre a mediação do professor da Educação Infantil ao trabalhar com a inclusão em sua sala de aula e sobre a visão da gestão com relação ao processo inclusivo na escola. Tem como objetivo geral o de analisar como ocorre o processo de inclusão escolar na Educação Infantil, a partir da mediação do professor com os alunos de uma escola municipal da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. É uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Para se chegar aos resultados foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, gravadas com autorização dos sujeitos. Uma entrevista foi realizada com uma gestora e a outra com uma professora de uma escola da rede pública da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. Essas entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas. De acordo com os dados analisados, de um modo geral percebe-se que a mediação do professor em sala de aula é de grande importância para que a inclusão aconteça efetivamente. Logo, os conhecimentos básicos do docente sobre a inclusão são essenciais para que o ensino aconteça, como também é necessário que a Secretaria de Educação Municipal e a escola, enquanto instituições, estejam prontamente disponíveis a dar auxílio sempre que solicitado pela comunidade escolar.This research reflects on how the mediation of the Infant Education teacher occurs when working with inclusion in his / her classroom and about the management's vision regarding the inclusive process in the school. Its main objective is to analyze how the process of school inclusion in Early Childhood Education occurs, through the mediation of the teacher and the students of a municipal school in the city of Bonito de Santa Fe / PB. It is a field research, of a basic nature, with a qualitative approach. In order to reach the results, two semi-structured interviews were carried out, recorded with the consent of the subjects. An interview was conducted with one manager and the other with a teacher from a public school in the city of Bonito de Santa Fe / PB. These interviews were transcribed and analyzed later. According to the data analyzed, it is generally perceived that teacher mediation in the classroom is of great importance for inclusion to take place effectively. Therefore, the teacher's basic knowledge about inclusion is essential for the teaching to take place, but it is also necessary for the Municipal Education Secretariat and the school as institutions to be readily available to provide assistance whenever requested by the school community.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685PIRES, Aparecida Carneiro.CORREA, Adriana Moreira de Souza.LUCENA, Gabriela Cavalcanti.2019-06-122019-08-20T14:21:35Z2019-08-202019-08-20T14:21:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031LUCENA, Gabriela Cavalcanti. Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T19:15:50Zoai:localhost:riufcg/6031Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T19:15:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. School inclusion in early childhood education: perceptions about education and of the practice of educators in a school in Bonito de Santa Fe - PB. |
title |
Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. |
spellingShingle |
Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. LUCENA, Gabriela Cavalcanti. Inclusão escolar Educação infantil Formação docente School inclusion child education Teacher training Educação. |
title_short |
Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. |
title_full |
Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. |
title_fullStr |
Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. |
title_full_unstemmed |
Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. |
title_sort |
Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. |
author |
LUCENA, Gabriela Cavalcanti. |
author_facet |
LUCENA, Gabriela Cavalcanti. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 PIRES, Aparecida Carneiro. CORREA, Adriana Moreira de Souza. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LUCENA, Gabriela Cavalcanti. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão escolar Educação infantil Formação docente School inclusion child education Teacher training Educação. |
topic |
Inclusão escolar Educação infantil Formação docente School inclusion child education Teacher training Educação. |
description |
Esta pesquisa reflete sobre como ocorre a mediação do professor da Educação Infantil ao trabalhar com a inclusão em sua sala de aula e sobre a visão da gestão com relação ao processo inclusivo na escola. Tem como objetivo geral o de analisar como ocorre o processo de inclusão escolar na Educação Infantil, a partir da mediação do professor com os alunos de uma escola municipal da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. É uma pesquisa de campo, de natureza básica, com abordagem qualitativa. Para se chegar aos resultados foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas, gravadas com autorização dos sujeitos. Uma entrevista foi realizada com uma gestora e a outra com uma professora de uma escola da rede pública da cidade de Bonito de Santa Fé/PB. Essas entrevistas foram transcritas e posteriormente analisadas. De acordo com os dados analisados, de um modo geral percebe-se que a mediação do professor em sala de aula é de grande importância para que a inclusão aconteça efetivamente. Logo, os conhecimentos básicos do docente sobre a inclusão são essenciais para que o ensino aconteça, como também é necessário que a Secretaria de Educação Municipal e a escola, enquanto instituições, estejam prontamente disponíveis a dar auxílio sempre que solicitado pela comunidade escolar. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-12 2019-08-20T14:21:35Z 2019-08-20 2019-08-20T14:21:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031 LUCENA, Gabriela Cavalcanti. Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6031 |
identifier_str_mv |
LUCENA, Gabriela Cavalcanti. Inclusão escolar na educação infantil: percepções acerca da formação e da prática de educadoras em uma escola de Bonito de Santa Fé - PB. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744387716939776 |