Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vital, Leonardo Kraskin
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/253651
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender, a partir da perspectiva de docentes, como a inclusão escolar de alunos com deficiência é promovida na Educação Infantil. Segundo previsto pela LDB, a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica tem o objetivo do desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Nessa condição, a educação inclusiva, prevista pelas políticas educacionais deve compreender a etapa da Educação Infantil. Para análise da inclusão escolar na Educação Infantil na faixa etária dos 2 aos 4 anos de idade, em um município da região sul do Brasil, foram desenvolvidos questionários estruturados com professoras da rede municipal acerca do seu trabalho e perspectivas sobre a inclusão escolar. A primeira entrevista com uma professora de Maternal 1 (2 a 3 anos) e a segunda entrevista com uma professora de Maternal 2 (3 a 4 anos), ambas graduadas na área e contratadas do município. Para análise das respostas, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir do estudo, constatou-se a ausência de investimento na formação dos profissionais no que diz respeito à educação inclusiva e à afirmação de uma postura de pesquisa na e para a docência inclusiva. Portanto, os desafios são de distinta ordem na organização da inclusão escolar na Educação Infantil, mas fundamentalmente estão relacionados a uma posição política de afirmação da diferença e de leitura da docência pela ótica da pesquisa.
id UFRGS-2_03b71dc4d126ff59526ba63ab145067d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253651
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Vital, Leonardo KraskinKraemer, Graciele Marjana2023-01-13T05:04:11Z2022http://hdl.handle.net/10183/253651001159831O presente trabalho tem como objetivo compreender, a partir da perspectiva de docentes, como a inclusão escolar de alunos com deficiência é promovida na Educação Infantil. Segundo previsto pela LDB, a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica tem o objetivo do desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Nessa condição, a educação inclusiva, prevista pelas políticas educacionais deve compreender a etapa da Educação Infantil. Para análise da inclusão escolar na Educação Infantil na faixa etária dos 2 aos 4 anos de idade, em um município da região sul do Brasil, foram desenvolvidos questionários estruturados com professoras da rede municipal acerca do seu trabalho e perspectivas sobre a inclusão escolar. A primeira entrevista com uma professora de Maternal 1 (2 a 3 anos) e a segunda entrevista com uma professora de Maternal 2 (3 a 4 anos), ambas graduadas na área e contratadas do município. Para análise das respostas, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir do estudo, constatou-se a ausência de investimento na formação dos profissionais no que diz respeito à educação inclusiva e à afirmação de uma postura de pesquisa na e para a docência inclusiva. Portanto, os desafios são de distinta ordem na organização da inclusão escolar na Educação Infantil, mas fundamentalmente estão relacionados a uma posição política de afirmação da diferença e de leitura da docência pela ótica da pesquisa.The present work aims to understand, from the perspective of teachers, how the school inclusion of students with disabilities is promoted in Child education. As foreseen by the LDB, Early Childhood Education as the first stage of basic education has the objective of the integral development of the child until six years old. In this condition, inclusive education, provided for by the policies educational institutions must understand the stage of Early Childhood Education. For analysis of school inclusion in Early Childhood Education in the age group from 2 to 4 years old, in a municipality in the southern region of Brazil, questionnaires were developed structured with teachers from the municipal network about their work and perspectives on school inclusion. The first interview with a teacher of Maternal 1 (2 to 3 years old) and the second interview with a Maternal 2 teacher (3 to 4 years), both graduated in the area and hired by the municipality. For analysis of responses, the Discursive Textual Analysis (DTA) methodology was used. From the study, there was a lack of investment in the training of professionals in regard to inclusive education and the affirmation of a research stance in and for inclusive teaching. Therefore, the challenges are of different order in the organization of school inclusion in Early Childhood Education, but fundamentally they are related to a political position of affirmation of difference and reading of teaching from the perspective of research.application/pdfporInclusão escolarEducação infantilProfessor : FormaçãoSchool inclusionChild educationTeacher trainingPrinciple of inclusionInclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de casoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCampus Litoral NorteTramandaí, BR-RS2022Pedagogia: Ensino a Distância: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001159831.pdf.txt001159831.pdf.txtExtracted Texttext/plain80273http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253651/2/001159831.pdf.txt63b2fd3c2b808d761accf3a17ce94099MD52ORIGINAL001159831.pdfTexto completoapplication/pdf297237http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253651/1/001159831.pdf2a9734bb12e180347f8e6cbd6bf73b85MD5110183/2536512023-01-14 06:14:38.609242oai:www.lume.ufrgs.br:10183/253651Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-01-14T08:14:38Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso
title Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso
spellingShingle Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso
Vital, Leonardo Kraskin
Inclusão escolar
Educação infantil
Professor : Formação
School inclusion
Child education
Teacher training
Principle of inclusion
title_short Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso
title_full Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso
title_fullStr Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso
title_full_unstemmed Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso
title_sort Inclusão escolar de alunos com deficiência na educação infantil : um estudo de caso
author Vital, Leonardo Kraskin
author_facet Vital, Leonardo Kraskin
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vital, Leonardo Kraskin
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
contributor_str_mv Kraemer, Graciele Marjana
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão escolar
Educação infantil
Professor : Formação
topic Inclusão escolar
Educação infantil
Professor : Formação
School inclusion
Child education
Teacher training
Principle of inclusion
dc.subject.eng.fl_str_mv School inclusion
Child education
Teacher training
Principle of inclusion
description O presente trabalho tem como objetivo compreender, a partir da perspectiva de docentes, como a inclusão escolar de alunos com deficiência é promovida na Educação Infantil. Segundo previsto pela LDB, a Educação Infantil como primeira etapa da educação básica tem o objetivo do desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade. Nessa condição, a educação inclusiva, prevista pelas políticas educacionais deve compreender a etapa da Educação Infantil. Para análise da inclusão escolar na Educação Infantil na faixa etária dos 2 aos 4 anos de idade, em um município da região sul do Brasil, foram desenvolvidos questionários estruturados com professoras da rede municipal acerca do seu trabalho e perspectivas sobre a inclusão escolar. A primeira entrevista com uma professora de Maternal 1 (2 a 3 anos) e a segunda entrevista com uma professora de Maternal 2 (3 a 4 anos), ambas graduadas na área e contratadas do município. Para análise das respostas, utilizou-se a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir do estudo, constatou-se a ausência de investimento na formação dos profissionais no que diz respeito à educação inclusiva e à afirmação de uma postura de pesquisa na e para a docência inclusiva. Portanto, os desafios são de distinta ordem na organização da inclusão escolar na Educação Infantil, mas fundamentalmente estão relacionados a uma posição política de afirmação da diferença e de leitura da docência pela ótica da pesquisa.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-13T05:04:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/253651
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001159831
url http://hdl.handle.net/10183/253651
identifier_str_mv 001159831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253651/2/001159831.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/253651/1/001159831.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 63b2fd3c2b808d761accf3a17ce94099
2a9734bb12e180347f8e6cbd6bf73b85
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224649187524608