Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Carlene Maria de Souza.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207
Resumo: O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre o processo de ensino - aprendizagem da Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Matias Duarte Rolim, Cajazeiras - PB. Para tanto, aplicamos um questionário com cinco professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a matemática em sala de aula, quais os limites e possibilidades de trabalho com a disciplina, como as crianças lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo o ensino da Matemática aconteceu na vida estudantil dessas professoras. A seguir, fizemos a analise dos questionários a partir da nossa compreensão e através de fundamentação teórica a partir da leitura de diferentes autores como: BORGES NETO, Hermínio & DIAS, Ana Maria Jório, Julho /95; D'Ambrosio, Ubiratan, 1996; MASIN, 1995; Tania Michel Pereira, 1989; NETO, Ernesto Rosa, 1994; SCHLIEMANN, Analucia Dias, 1995. Realizamos ainda um trabalho de campo com os alunos da segunda serie, com o intuito de colocar em pratica algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. Diante desse trabalho constatamos que as crianças possuem muito conhecimento matemático trazido da sua vida cotidiana, porem ainda não conseguem fazer bem a relação entre este e o saber da escola. E necessário que a escola faga valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com as atividades lúdicas percebemos o quanta foi proveitoso, pois as crianças se mostraram bastantes participativas durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi enaltecedor para nossa formação e pratica docente.
id UFCG_2e49089dd49bdfd652af7bd9d430f8b1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13207
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.Mathematical education in the early grades of elementary school.Educação matemáticaMatemática - ensino fundamentalMatemática - séries iniciaisMatemática - teoria e práticaMathematical educationMathematics - elementary schoolMathematics - initial seriesMathematics - theory and practiceO trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre o processo de ensino - aprendizagem da Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Matias Duarte Rolim, Cajazeiras - PB. Para tanto, aplicamos um questionário com cinco professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a matemática em sala de aula, quais os limites e possibilidades de trabalho com a disciplina, como as crianças lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo o ensino da Matemática aconteceu na vida estudantil dessas professoras. A seguir, fizemos a analise dos questionários a partir da nossa compreensão e através de fundamentação teórica a partir da leitura de diferentes autores como: BORGES NETO, Hermínio & DIAS, Ana Maria Jório, Julho /95; D'Ambrosio, Ubiratan, 1996; MASIN, 1995; Tania Michel Pereira, 1989; NETO, Ernesto Rosa, 1994; SCHLIEMANN, Analucia Dias, 1995. Realizamos ainda um trabalho de campo com os alunos da segunda serie, com o intuito de colocar em pratica algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. Diante desse trabalho constatamos que as crianças possuem muito conhecimento matemático trazido da sua vida cotidiana, porem ainda não conseguem fazer bem a relação entre este e o saber da escola. E necessário que a escola faga valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com as atividades lúdicas percebemos o quanta foi proveitoso, pois as crianças se mostraram bastantes participativas durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi enaltecedor para nossa formação e pratica docente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMARTINS, Antônia Lis de Maria.MARTINS, A. L. M.http://lattes.cnpq.br/0290068964313599CARDOSO, Carlene Maria de Souza.20072020-07-09T11:44:44Z2020-07-092020-07-09T11:44:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207CARDOSO, Carlene Maria de Souza. Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-25T16:49:15Zoai:localhost:riufcg/13207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-25T16:49:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
Mathematical education in the early grades of elementary school.
title Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
CARDOSO, Carlene Maria de Souza.
Educação matemática
Matemática - ensino fundamental
Matemática - séries iniciais
Matemática - teoria e prática
Mathematical education
Mathematics - elementary school
Mathematics - initial series
Mathematics - theory and practice
title_short Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
title_sort Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental.
author CARDOSO, Carlene Maria de Souza.
author_facet CARDOSO, Carlene Maria de Souza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MARTINS, Antônia Lis de Maria.
MARTINS, A. L. M.
http://lattes.cnpq.br/0290068964313599
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, Carlene Maria de Souza.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Matemática - ensino fundamental
Matemática - séries iniciais
Matemática - teoria e prática
Mathematical education
Mathematics - elementary school
Mathematics - initial series
Mathematics - theory and practice
topic Educação matemática
Matemática - ensino fundamental
Matemática - séries iniciais
Matemática - teoria e prática
Mathematical education
Mathematics - elementary school
Mathematics - initial series
Mathematics - theory and practice
description O trabalho que realizamos surgiu da necessidade de compreender e analisar como ocorre o processo de ensino - aprendizagem da Matemática nas series iniciais do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Matias Duarte Rolim, Cajazeiras - PB. Para tanto, aplicamos um questionário com cinco professoras dessas series, a fim de conhecer como elas percebem a matemática em sala de aula, quais os limites e possibilidades de trabalho com a disciplina, como as crianças lidam com as atividades propostas durante a aula e de que modo o ensino da Matemática aconteceu na vida estudantil dessas professoras. A seguir, fizemos a analise dos questionários a partir da nossa compreensão e através de fundamentação teórica a partir da leitura de diferentes autores como: BORGES NETO, Hermínio & DIAS, Ana Maria Jório, Julho /95; D'Ambrosio, Ubiratan, 1996; MASIN, 1995; Tania Michel Pereira, 1989; NETO, Ernesto Rosa, 1994; SCHLIEMANN, Analucia Dias, 1995. Realizamos ainda um trabalho de campo com os alunos da segunda serie, com o intuito de colocar em pratica algumas propostas dos autores com os quais fizemos a fundamentação teórica. Diante desse trabalho constatamos que as crianças possuem muito conhecimento matemático trazido da sua vida cotidiana, porem ainda não conseguem fazer bem a relação entre este e o saber da escola. E necessário que a escola faga valer a questão de trabalhar a relação vida cotidiana e vida escolar. Com relação ao trabalho com as atividades lúdicas percebemos o quanta foi proveitoso, pois as crianças se mostraram bastantes participativas durante a realização das mesmas. Enfim, todo o percurso do nosso trabalho de pesquisa foi enaltecedor para nossa formação e pratica docente.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2020-07-09T11:44:44Z
2020-07-09
2020-07-09T11:44:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207
CARDOSO, Carlene Maria de Souza. Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13207
identifier_str_mv CARDOSO, Carlene Maria de Souza. Educação matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. 2007. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446507450368