Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 |
Resumo: | Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas questões cujas respostas estavam implícitas. |
id |
UFCG_2fd4ac3791a456f7e5e4214914c9bf0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28474 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.Comprehension of comics (HQ) by 6th grade elementary school students.Histórias em quadrinhosLeitura de história em quadrinhosMultimodalidade - textosTextos multimodaisEnsino de gênero textualPesquisa-açãoEnsino de leituraCompreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQComicsComic book readingMultimodality - textsMultimodal textsText genre teachingAction researchReading teachingComprehension of text - comics - HQLinguísticaEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas questões cujas respostas estavam implícitas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGREINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.PEREIRA, Marli.PEREIRA, M.TORRES, Alba Lúcia Ferreira.2010-122022-12-26T19:34:59Z2022-12-262022-12-26T19:34:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-26T19:36:02Zoai:localhost:riufcg/28474Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-26T19:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. Comprehension of comics (HQ) by 6th grade elementary school students. |
title |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Histórias em quadrinhos Leitura de história em quadrinhos Multimodalidade - textos Textos multimodais Ensino de gênero textual Pesquisa-ação Ensino de leitura Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ Comics Comic book reading Multimodality - texts Multimodal texts Text genre teaching Action research Reading teaching Comprehension of text - comics - HQ Linguística |
title_short |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. |
title_full |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. |
title_sort |
Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. |
author |
TORRES, Alba Lúcia Ferreira. |
author_facet |
TORRES, Alba Lúcia Ferreira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. REINALDO, M. A. G. M. PEREIRA, Marli. PEREIRA, M. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
TORRES, Alba Lúcia Ferreira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Histórias em quadrinhos Leitura de história em quadrinhos Multimodalidade - textos Textos multimodais Ensino de gênero textual Pesquisa-ação Ensino de leitura Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ Comics Comic book reading Multimodality - texts Multimodal texts Text genre teaching Action research Reading teaching Comprehension of text - comics - HQ Linguística |
topic |
Histórias em quadrinhos Leitura de história em quadrinhos Multimodalidade - textos Textos multimodais Ensino de gênero textual Pesquisa-ação Ensino de leitura Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ Comics Comic book reading Multimodality - texts Multimodal texts Text genre teaching Action research Reading teaching Comprehension of text - comics - HQ Linguística |
description |
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas questões cujas respostas estavam implícitas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12 2022-12-26T19:34:59Z 2022-12-26 2022-12-26T19:34:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 |
identifier_str_mv |
TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744565703278592 |