Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TORRES, Alba Lúcia Ferreira.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474
Resumo: Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas questões cujas respostas estavam implícitas.
id UFCG_2fd4ac3791a456f7e5e4214914c9bf0d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28474
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.Comprehension of comics (HQ) by 6th grade elementary school students.Histórias em quadrinhosLeitura de história em quadrinhosMultimodalidade - textosTextos multimodaisEnsino de gênero textualPesquisa-açãoEnsino de leituraCompreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQComicsComic book readingMultimodality - textsMultimodal textsText genre teachingAction researchReading teachingComprehension of text - comics - HQLinguísticaEste trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas questões cujas respostas estavam implícitas.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGREINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.PEREIRA, Marli.PEREIRA, M.TORRES, Alba Lúcia Ferreira.2010-122022-12-26T19:34:59Z2022-12-262022-12-26T19:34:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-26T19:36:02Zoai:localhost:riufcg/28474Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-26T19:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.
Comprehension of comics (HQ) by 6th grade elementary school students.
title Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.
spellingShingle Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.
TORRES, Alba Lúcia Ferreira.
Histórias em quadrinhos
Leitura de história em quadrinhos
Multimodalidade - textos
Textos multimodais
Ensino de gênero textual
Pesquisa-ação
Ensino de leitura
Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ
Comics
Comic book reading
Multimodality - texts
Multimodal texts
Text genre teaching
Action research
Reading teaching
Comprehension of text - comics - HQ
Linguística
title_short Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.
title_full Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.
title_fullStr Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.
title_sort Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental.
author TORRES, Alba Lúcia Ferreira.
author_facet TORRES, Alba Lúcia Ferreira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
REINALDO, M. A. G. M.
PEREIRA, Marli.
PEREIRA, M.
dc.contributor.author.fl_str_mv TORRES, Alba Lúcia Ferreira.
dc.subject.por.fl_str_mv Histórias em quadrinhos
Leitura de história em quadrinhos
Multimodalidade - textos
Textos multimodais
Ensino de gênero textual
Pesquisa-ação
Ensino de leitura
Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ
Comics
Comic book reading
Multimodality - texts
Multimodal texts
Text genre teaching
Action research
Reading teaching
Comprehension of text - comics - HQ
Linguística
topic Histórias em quadrinhos
Leitura de história em quadrinhos
Multimodalidade - textos
Textos multimodais
Ensino de gênero textual
Pesquisa-ação
Ensino de leitura
Compreensão de texto - histórias em quadrinhos - HQ
Comics
Comic book reading
Multimodality - texts
Multimodal texts
Text genre teaching
Action research
Reading teaching
Comprehension of text - comics - HQ
Linguística
description Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa-ação realizada com uma turma do 6º Ano do Ensino Fundamental na área de leitura de Histórias em Quadrinhos (HQ). Nesse sentido, foram objetivos específicos: a) identificar as habilidades de leitura requeridas nas questões presentes na atividade de leitura aplicada; b)descrever o desempenho dos alunos, a partir das respostas dadas a essa atividade. O estudo desenvolveu-se baseado nas abordagens teóricas sobre leitura proposta por Pietri (2007), Kleiman (2000), Mendonça (2010) e Marcuschi (1989), sobre o gênero textual HQ. Fundamentaram também a análise dos dados, os critérios estabelecidos para o ensino de leitura, pelo PNLD/2011. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, com método interpretativista de análise reflexiva.Entendendo que a escola deve oferecer aos alunos subsídios básicos para terem acesso a leitura dos diversos textos multimodais que estão presentes no nosso cotidiano, reconhecendo a importância desses recursos para a composição do sentido do texto. Os resultados, de forma geral, revelam, nesse estudo que o desempenho dos alunos não foi satisfatório, pois apresentaram muitas dificuldades na compreensão do texto da História em Quadrinhos, particularmente nas questões cujas respostas estavam implícitas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2022-12-26T19:34:59Z
2022-12-26
2022-12-26T19:34:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474
TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474
identifier_str_mv TORRES, Alba Lúcia Ferreira. Compreensão histórias em quadrinhos (HQ) por alunos de 6º ano do ensino fundamental. 2010. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744565703278592