Histórias em quadrinhos sob a ótica da BNCC no estudo das interferências no ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19177 |
Resumo: | A falta das práticas de leitura tem sido apontada no âmbito educacional como uma das principais causas das dificuldades de aprendizagem dos jovens. Em consequência disso, cada vez mais os alunos não conseguem compreender e/ou interpretar textos de modo proficiente, detendo-se assim, apenas de forma superficial ao texto sem conseguir enxergar as informações implícitas, fazer associação entre o que foi dito e o que foi sugerido, por meio de pistas fornecidas pelo autor ou pelo contexto de produção. Com isso, surge a Nova Base Comum Curricular (BNCC), repleta de orientações que apontam para o trabalho com os mais variados gêneros e diferentes linguagens para sala de aula. Esse documento norteador da Educação Básica trata de forma positiva o envolvimento do aluno com personagens do universo ficcional das HQs (história em quadrinhos), cujos temas poderão direcioná-lo para leituras mais desafiadoras. Na tentativa de atrair a atenção do aluno utilizando ferramentas eficientes para tratar dessa problemática, aproximando o aluno do universo da leitura e consequentemente provocar uma melhoria na aprendizagem é que se norteia a presente pesquisa que tem como objetivo analisar, à luz da BNCC, como o gênero história em quadrinhos, pode ser utilizado nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, com foco na compreensão e interpretação de textos a partir das inferências de leitura. Este estudo se dá seguindo uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa documental por meio da qual analisamos a BNCC e suas orientações relativas à utilização de HQs no ensino. O aporte teórico fundamentase principalmente nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (1992; 2000), Marcuschi (2002), Solé (1998), Koch (2002), Vergueiro e Rama (2010), além da contribuição de outros autores. Por acreditar que o trabalho pedagógico com histórias em quadrinhos pode partir de oficinas temáticas, através das quais é possível uma melhor compreensão e interpretação dos textos, propomos como produto dessa pesquisa cinco oficinas temáticas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, partindo do gênero HQs cujas realizações estão em consonância com o que preceitua a BNCC nas habilidades sugeridas para cada ano/série. Os resultados dessa pesquisa apontam para a preocupação da nova Base Nacional Comum Curricular em orientar o trabalho com o gênero História em quadrinhos na educação básica, bem como o reconhecimento das inferências de leitura nos textos de linguagem mista, como facilitadora da compreensão e interpretação de elementos implícitos, cuja identificação é possível quando ocorre a mediação do professor conduzindo o aluno na construção do conhecimento, considerando os seus saberes prévios. Sendo assim, os resultados dessa pesquisa e aplicação das oficinas propostas contribuirão para o desenvolvimento de hábitos de leitura e em contrapartida refletirá na capacidade de compreensão e interpretação textual a partir das HQs, tanto na sala de aula como no cotidiano do jovem envolvido, além de servir como orientação para pesquisas futuras nessa mesma direção. |
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Histórias em quadrinhos sob a ótica da BNCC no estudo das interferências no ensino fundamental.Comics from the perspective of BNCC in the study of interferences in elementary education.LeituraHistória em quadrinhosBNCCAluno-leitorInterpretação de textoCompreensão de textoReadingComicStudent-readerText interpretationText comprehensionLetras.A falta das práticas de leitura tem sido apontada no âmbito educacional como uma das principais causas das dificuldades de aprendizagem dos jovens. Em consequência disso, cada vez mais os alunos não conseguem compreender e/ou interpretar textos de modo proficiente, detendo-se assim, apenas de forma superficial ao texto sem conseguir enxergar as informações implícitas, fazer associação entre o que foi dito e o que foi sugerido, por meio de pistas fornecidas pelo autor ou pelo contexto de produção. Com isso, surge a Nova Base Comum Curricular (BNCC), repleta de orientações que apontam para o trabalho com os mais variados gêneros e diferentes linguagens para sala de aula. Esse documento norteador da Educação Básica trata de forma positiva o envolvimento do aluno com personagens do universo ficcional das HQs (história em quadrinhos), cujos temas poderão direcioná-lo para leituras mais desafiadoras. Na tentativa de atrair a atenção do aluno utilizando ferramentas eficientes para tratar dessa problemática, aproximando o aluno do universo da leitura e consequentemente provocar uma melhoria na aprendizagem é que se norteia a presente pesquisa que tem como objetivo analisar, à luz da BNCC, como o gênero história em quadrinhos, pode ser utilizado nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, com foco na compreensão e interpretação de textos a partir das inferências de leitura. Este estudo se dá seguindo uma abordagem qualitativa, através de uma pesquisa documental por meio da qual analisamos a BNCC e suas orientações relativas à utilização de HQs no ensino. O aporte teórico fundamentase principalmente nos estudos desenvolvidos por Bakhtin (1992; 2000), Marcuschi (2002), Solé (1998), Koch (2002), Vergueiro e Rama (2010), além da contribuição de outros autores. Por acreditar que o trabalho pedagógico com histórias em quadrinhos pode partir de oficinas temáticas, através das quais é possível uma melhor compreensão e interpretação dos textos, propomos como produto dessa pesquisa cinco oficinas temáticas para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, partindo do gênero HQs cujas realizações estão em consonância com o que preceitua a BNCC nas habilidades sugeridas para cada ano/série. Os resultados dessa pesquisa apontam para a preocupação da nova Base Nacional Comum Curricular em orientar o trabalho com o gênero História em quadrinhos na educação básica, bem como o reconhecimento das inferências de leitura nos textos de linguagem mista, como facilitadora da compreensão e interpretação de elementos implícitos, cuja identificação é possível quando ocorre a mediação do professor conduzindo o aluno na construção do conhecimento, considerando os seus saberes prévios. Sendo assim, os resultados dessa pesquisa e aplicação das oficinas propostas contribuirão para o desenvolvimento de hábitos de leitura e em contrapartida refletirá na capacidade de compreensão e interpretação textual a partir das HQs, tanto na sala de aula como no cotidiano do jovem envolvido, além de servir como orientação para pesquisas futuras nessa mesma direção. La falta de las prácticas de lectura se ha señalado en el campo educativo como una de las principales causas de las dificultades de aprendizaje de los jóvenes. La consecuencia de esto es que cada vez más estudiantes son incapaces de comprender o interpretar textos de manera competente, y se detienen solo en la superficie del texto sin poder ver la información implícita o hacer la asociación entre lo que se dijo y lo que se sugirió a través de pistas proporcionadas por el autor y / o el contexto de producción. En este contexto, surge la Nueva Base Curricular Común BNCC , con pautas que apuntan a trabajar con los más variados géneros y diferentes idiomas en el aula. Este documento guía para la Educación Básica trata positivamente la participación del estudiante con personajes del universo ficticio de los cómics, cuyos temas pueden dirigirlo a lecturas más desafiantes. En este intento de atraer la atención del alumno utilizando herramientas eficientes para abordar este problema, acercándolo al universo de la lectura y la consecuente mejora en el aprendizaje, esta investigación se guía por el objetivo de analizar, a la luz del BNCC, cómo los géneros cómicos cómics, se pueden usar en las clases de lengua portuguesa en la escuela primaria, con un enfoque en la comprensión e interpretación de textos de inferencias de lectura. Este estudio sigue un enfoque cualitativo a través de la investigación documental a partir de la cual analizamos la Nueva Base Curricular Común BNCC y sus pautas con respecto al uso de cómics en Educación. La contribución teórica se basa principalmente en los estudios desarrollados por Bakhtin (1992) (2000), Marcuschi (2002), Solé (1998), Koch (2002), Vergueiro y Rama (2010), además de la contribución de otros autores. Como creemos que el trabajo pedagógico con los cómics puede comenzar desde talleres temáticos a través de los cuales es posible comprender e interpretar mejor los textos, proponemos como producto de esta investigación cinco talleres temáticos para estudiantes de los últimos años de la Escuela Primaria, partiendo del género cómic cuyos logros están en línea con los preceptos de BNCC en las habilidades sugeridas para cada año / grado. Los resultados de esta investigación apuntan a la preocupación de la Nueva Base Común Curricular para guiar el trabajo con el género Comics en la educación básica, así como el reconocimiento de inferencias de lectura en textos de idiomas mixtos, como un facilitador de la comprensión e interpretación de elementos implícitos cuyo la identificación es posible cuando ocurre la mediación del maestro, lo que lleva al alumno a la construcción del conocimiento considerando sus conocimientos previos. Creemos que los resultados de esta investigación y la aplicación de los talleres propuestos contribuirán al desarrollo de hábitos de lectura y, a contraparte, reflejarán la capacidad de comprender e interpretar el texto de los cómics, tanto en el aula como en la vida cotidiana de la persona joven involucrada, además de servir como guía para futuras investigaciones en la misma dirección.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGOLEGÁRIO, Maria da Luz.OLEGÁRIO, Maria da Luz.http://lattes.cnpq.br/0643525641386157SILVA, Henrique Miguel de Lima.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.MARQUES, Adilma Laurentino de Lima.2020-04-172021-06-02T16:52:25Z2021-06-022021-06-02T16:52:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19177MARQUES, Adilma Laurentino de Lima. Histórias em quadrinhos sob a ótica da BNCC no estudo das interferências no ensino fundamental. 2020. 103f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-22T17:58:39Zoai:localhost:riufcg/19177Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-22T17:58:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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