Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar.
Data de Publicação: 1995
Outros Autores: OLIVEIRA, Vanderlucia de Alencar Feitosa e.
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15352
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo principal provocar uma reflexão sobre o Planejamento Escolar na realidade da escola pública. A experiência aconteceu na Escola Estadual de 1° Grau Pedro Américo. Pretendíamos com essa atividade buscar um aprofundamento teórico acerca da questão para assim, posteriormente, discutir com os professores o seu fazer diário. A preocupação com esta questão teve suas raízes alicerçadas ao longo do curso de Pedagogia, uma vez que tínhamos uma visão restrita acerca de tema. Assim, temos a pretensão de relatar, inicialmente, como está prática e vivenciada na escola, mais precisamente pelos professores, cujos depoimentos contribuíram efetivamente para nosso estudo sobre a importância desta pratica educativa. O planejamento, segundo LIBANEO (1992) "é um espaço onde os professores tanto podem discutir o processo de assimilação aquisição o saber, as dificuldades dos alunos, das turmas e as suas próprias dificuldades. Tentaremos concatenar o que os teóricos abordam sobre a questão do Planejamento Escolar com o que acontece na pratica cotidiana da escola supra citada, no sentido de provocar uma reflexão para sua realização na escola.
id UFCG_3017c78269c30f5d57fc693e23d56143
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/15352
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.Plan for what? A planning proposal at the 1st Grade State School Pedro Américo.EducaçãoSupervisão EscolarPlanejamento escolarEscolas públicasPrática educativaEducationSchool SupervisionSchool PlanningPublic SchoolsEducational PracticeEducação.Esse trabalho tem como objetivo principal provocar uma reflexão sobre o Planejamento Escolar na realidade da escola pública. A experiência aconteceu na Escola Estadual de 1° Grau Pedro Américo. Pretendíamos com essa atividade buscar um aprofundamento teórico acerca da questão para assim, posteriormente, discutir com os professores o seu fazer diário. A preocupação com esta questão teve suas raízes alicerçadas ao longo do curso de Pedagogia, uma vez que tínhamos uma visão restrita acerca de tema. Assim, temos a pretensão de relatar, inicialmente, como está prática e vivenciada na escola, mais precisamente pelos professores, cujos depoimentos contribuíram efetivamente para nosso estudo sobre a importância desta pratica educativa. O planejamento, segundo LIBANEO (1992) "é um espaço onde os professores tanto podem discutir o processo de assimilação aquisição o saber, as dificuldades dos alunos, das turmas e as suas próprias dificuldades. Tentaremos concatenar o que os teóricos abordam sobre a questão do Planejamento Escolar com o que acontece na pratica cotidiana da escola supra citada, no sentido de provocar uma reflexão para sua realização na escola.This work has as main objective to provoke a reflection on School Planning in the reality of the public school. The experience took place at the Pedro Américo State School. With this activity, we intended to seek a theoretical deepening on the issue so that, later on, we could discuss with our teachers their daily activities. The concern with this issue had its roots based on the Pedagogy course, since we had a restricted view on the subject. Thus, we intend to report, initially, how it is practiced and experienced at school, more precisely by the teachers, whose testimonies effectively contributed to our study on the importance of this educational practice. Planning, according to LIBANEO (1992) "is a space where teachers can both discuss the process of assimilation, acquisition of knowledge, the difficulties of students, classes and their own difficulties. We will try to concatenate what the theorists approach on the issue of School Planning with what happens in the daily practice of the aforementioned school, in order to provoke a reflection for its accomplishment in the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar.OLIVEIRA, Vanderlucia de Alencar Feitosa e.19952020-09-17T17:26:59Z2020-09-172020-09-17T17:26:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15352FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola de 1º Grau Pedro Américo. 1995. 42f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T21:07:08Zoai:localhost:riufcg/15352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T21:07:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.
Plan for what? A planning proposal at the 1st Grade State School Pedro Américo.
title Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.
spellingShingle Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.
FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar.
Educação
Supervisão Escolar
Planejamento escolar
Escolas públicas
Prática educativa
Education
School Supervision
School Planning
Public Schools
Educational Practice
Educação.
title_short Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.
title_full Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.
title_fullStr Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.
title_full_unstemmed Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.
title_sort Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.
author FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar.
author_facet FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar.
OLIVEIRA, Vanderlucia de Alencar Feitosa e.
author_role author
author2 OLIVEIRA, Vanderlucia de Alencar Feitosa e.
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA, Idelsuite de Sousa.
LIMA, I. S.
http://lattes.cnpq.br/5231433017552287
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar.
OLIVEIRA, Vanderlucia de Alencar Feitosa e.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Escolar
Planejamento escolar
Escolas públicas
Prática educativa
Education
School Supervision
School Planning
Public Schools
Educational Practice
Educação.
topic Educação
Supervisão Escolar
Planejamento escolar
Escolas públicas
Prática educativa
Education
School Supervision
School Planning
Public Schools
Educational Practice
Educação.
description Esse trabalho tem como objetivo principal provocar uma reflexão sobre o Planejamento Escolar na realidade da escola pública. A experiência aconteceu na Escola Estadual de 1° Grau Pedro Américo. Pretendíamos com essa atividade buscar um aprofundamento teórico acerca da questão para assim, posteriormente, discutir com os professores o seu fazer diário. A preocupação com esta questão teve suas raízes alicerçadas ao longo do curso de Pedagogia, uma vez que tínhamos uma visão restrita acerca de tema. Assim, temos a pretensão de relatar, inicialmente, como está prática e vivenciada na escola, mais precisamente pelos professores, cujos depoimentos contribuíram efetivamente para nosso estudo sobre a importância desta pratica educativa. O planejamento, segundo LIBANEO (1992) "é um espaço onde os professores tanto podem discutir o processo de assimilação aquisição o saber, as dificuldades dos alunos, das turmas e as suas próprias dificuldades. Tentaremos concatenar o que os teóricos abordam sobre a questão do Planejamento Escolar com o que acontece na pratica cotidiana da escola supra citada, no sentido de provocar uma reflexão para sua realização na escola.
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995
2020-09-17T17:26:59Z
2020-09-17
2020-09-17T17:26:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15352
FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola de 1º Grau Pedro Américo. 1995. 42f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15352
identifier_str_mv FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola de 1º Grau Pedro Américo. 1995. 42f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744463947366400