Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1995 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15352 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo principal provocar uma reflexão sobre o Planejamento Escolar na realidade da escola pública. A experiência aconteceu na Escola Estadual de 1° Grau Pedro Américo. Pretendíamos com essa atividade buscar um aprofundamento teórico acerca da questão para assim, posteriormente, discutir com os professores o seu fazer diário. A preocupação com esta questão teve suas raízes alicerçadas ao longo do curso de Pedagogia, uma vez que tínhamos uma visão restrita acerca de tema. Assim, temos a pretensão de relatar, inicialmente, como está prática e vivenciada na escola, mais precisamente pelos professores, cujos depoimentos contribuíram efetivamente para nosso estudo sobre a importância desta pratica educativa. O planejamento, segundo LIBANEO (1992) "é um espaço onde os professores tanto podem discutir o processo de assimilação aquisição o saber, as dificuldades dos alunos, das turmas e as suas próprias dificuldades. Tentaremos concatenar o que os teóricos abordam sobre a questão do Planejamento Escolar com o que acontece na pratica cotidiana da escola supra citada, no sentido de provocar uma reflexão para sua realização na escola. |
id |
UFCG_3017c78269c30f5d57fc693e23d56143 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/15352 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo.Plan for what? A planning proposal at the 1st Grade State School Pedro Américo.EducaçãoSupervisão EscolarPlanejamento escolarEscolas públicasPrática educativaEducationSchool SupervisionSchool PlanningPublic SchoolsEducational PracticeEducação.Esse trabalho tem como objetivo principal provocar uma reflexão sobre o Planejamento Escolar na realidade da escola pública. A experiência aconteceu na Escola Estadual de 1° Grau Pedro Américo. Pretendíamos com essa atividade buscar um aprofundamento teórico acerca da questão para assim, posteriormente, discutir com os professores o seu fazer diário. A preocupação com esta questão teve suas raízes alicerçadas ao longo do curso de Pedagogia, uma vez que tínhamos uma visão restrita acerca de tema. Assim, temos a pretensão de relatar, inicialmente, como está prática e vivenciada na escola, mais precisamente pelos professores, cujos depoimentos contribuíram efetivamente para nosso estudo sobre a importância desta pratica educativa. O planejamento, segundo LIBANEO (1992) "é um espaço onde os professores tanto podem discutir o processo de assimilação aquisição o saber, as dificuldades dos alunos, das turmas e as suas próprias dificuldades. Tentaremos concatenar o que os teóricos abordam sobre a questão do Planejamento Escolar com o que acontece na pratica cotidiana da escola supra citada, no sentido de provocar uma reflexão para sua realização na escola.This work has as main objective to provoke a reflection on School Planning in the reality of the public school. The experience took place at the Pedro Américo State School. With this activity, we intended to seek a theoretical deepening on the issue so that, later on, we could discuss with our teachers their daily activities. The concern with this issue had its roots based on the Pedagogy course, since we had a restricted view on the subject. Thus, we intend to report, initially, how it is practiced and experienced at school, more precisely by the teachers, whose testimonies effectively contributed to our study on the importance of this educational practice. Planning, according to LIBANEO (1992) "is a space where teachers can both discuss the process of assimilation, acquisition of knowledge, the difficulties of students, classes and their own difficulties. We will try to concatenate what the theorists approach on the issue of School Planning with what happens in the daily practice of the aforementioned school, in order to provoke a reflection for its accomplishment in the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA, Idelsuite de Sousa.LIMA, I. S.http://lattes.cnpq.br/5231433017552287FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar.OLIVEIRA, Vanderlucia de Alencar Feitosa e.19952020-09-17T17:26:59Z2020-09-172020-09-17T17:26:59Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15352FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola de 1º Grau Pedro Américo. 1995. 42f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T21:07:08Zoai:localhost:riufcg/15352Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T21:07:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo. Plan for what? A planning proposal at the 1st Grade State School Pedro Américo. |
title |
Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo. |
spellingShingle |
Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo. FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. Educação Supervisão Escolar Planejamento escolar Escolas públicas Prática educativa Education School Supervision School Planning Public Schools Educational Practice Educação. |
title_short |
Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo. |
title_full |
Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo. |
title_fullStr |
Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo. |
title_full_unstemmed |
Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo. |
title_sort |
Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola Estadual de 1º Grau Pedro Américo. |
author |
FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. |
author_facet |
FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. OLIVEIRA, Vanderlucia de Alencar Feitosa e. |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Vanderlucia de Alencar Feitosa e. |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LIMA, Idelsuite de Sousa. LIMA, I. S. http://lattes.cnpq.br/5231433017552287 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. OLIVEIRA, Vanderlucia de Alencar Feitosa e. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Supervisão Escolar Planejamento escolar Escolas públicas Prática educativa Education School Supervision School Planning Public Schools Educational Practice Educação. |
topic |
Educação Supervisão Escolar Planejamento escolar Escolas públicas Prática educativa Education School Supervision School Planning Public Schools Educational Practice Educação. |
description |
Esse trabalho tem como objetivo principal provocar uma reflexão sobre o Planejamento Escolar na realidade da escola pública. A experiência aconteceu na Escola Estadual de 1° Grau Pedro Américo. Pretendíamos com essa atividade buscar um aprofundamento teórico acerca da questão para assim, posteriormente, discutir com os professores o seu fazer diário. A preocupação com esta questão teve suas raízes alicerçadas ao longo do curso de Pedagogia, uma vez que tínhamos uma visão restrita acerca de tema. Assim, temos a pretensão de relatar, inicialmente, como está prática e vivenciada na escola, mais precisamente pelos professores, cujos depoimentos contribuíram efetivamente para nosso estudo sobre a importância desta pratica educativa. O planejamento, segundo LIBANEO (1992) "é um espaço onde os professores tanto podem discutir o processo de assimilação aquisição o saber, as dificuldades dos alunos, das turmas e as suas próprias dificuldades. Tentaremos concatenar o que os teóricos abordam sobre a questão do Planejamento Escolar com o que acontece na pratica cotidiana da escola supra citada, no sentido de provocar uma reflexão para sua realização na escola. |
publishDate |
1995 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1995 2020-09-17T17:26:59Z 2020-09-17 2020-09-17T17:26:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15352 FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola de 1º Grau Pedro Américo. 1995. 42f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15352 |
identifier_str_mv |
FEITOSA, Vanderlúcia de Alencar. Planejar pra quê? Uma proposta de planejamento na Escola de 1º Grau Pedro Américo. 1995. 42f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1995. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744463947366400 |