Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 |
Resumo: | A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade. |
id |
UFCG_30a71d61680bff69e6ea86d8fc950ed8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35202 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).Enrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000).Feminino - representação - livro didáticoLivro didático de História - mulheresAnálise de livro didático de HistóriaEnsino de HistóriaMulheres - representação no livro didáticoIdentidadesFigura feminina - livros didáticos de HistóriaFemale - representation - textbookHistory textbook - womenHistory textbook analysisTeaching HistoryWomen - representation in the textbookIdentitiesFemale figure - History textbooksHistória.A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.SOUZA, A. C. B.ARAÚJO, Eronildes Câmara.ARAÚJO, E. C.MELO, Wanderléia Dias de.2007-102024-03-25T15:12:03Z2024-03-252024-03-25T15:12:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-25T15:12:49Zoai:localhost:riufcg/35202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-25T15:12:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). Enrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000). |
title |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). |
spellingShingle |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). MELO, Wanderléia Dias de. Feminino - representação - livro didático Livro didático de História - mulheres Análise de livro didático de História Ensino de História Mulheres - representação no livro didático Identidades Figura feminina - livros didáticos de História Female - representation - textbook History textbook - women History textbook analysis Teaching History Women - representation in the textbook Identities Female figure - History textbooks História. |
title_short |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). |
title_full |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). |
title_fullStr |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). |
title_full_unstemmed |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). |
title_sort |
Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). |
author |
MELO, Wanderléia Dias de. |
author_facet |
MELO, Wanderléia Dias de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Iranilson Buriti de. OLIVEIRA, I. B. http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de. SOUZA, A. C. B. ARAÚJO, Eronildes Câmara. ARAÚJO, E. C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Wanderléia Dias de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Feminino - representação - livro didático Livro didático de História - mulheres Análise de livro didático de História Ensino de História Mulheres - representação no livro didático Identidades Figura feminina - livros didáticos de História Female - representation - textbook History textbook - women History textbook analysis Teaching History Women - representation in the textbook Identities Female figure - History textbooks História. |
topic |
Feminino - representação - livro didático Livro didático de História - mulheres Análise de livro didático de História Ensino de História Mulheres - representação no livro didático Identidades Figura feminina - livros didáticos de História Female - representation - textbook History textbook - women History textbook analysis Teaching History Women - representation in the textbook Identities Female figure - History textbooks História. |
description |
A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-10 2024-03-25T15:12:03Z 2024-03-25 2024-03-25T15:12:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 |
identifier_str_mv |
MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744617769271296 |