Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Wanderléia Dias de.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
Resumo: A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade.
id UFCG_30a71d61680bff69e6ea86d8fc950ed8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35202
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).Enrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000).Feminino - representação - livro didáticoLivro didático de História - mulheresAnálise de livro didático de HistóriaEnsino de HistóriaMulheres - representação no livro didáticoIdentidadesFigura feminina - livros didáticos de HistóriaFemale - representation - textbookHistory textbook - womenHistory textbook analysisTeaching HistoryWomen - representation in the textbookIdentitiesFemale figure - History textbooksHistória.A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.SOUZA, A. C. B.ARAÚJO, Eronildes Câmara.ARAÚJO, E. C.MELO, Wanderléia Dias de.2007-102024-03-25T15:12:03Z2024-03-252024-03-25T15:12:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-25T15:12:49Zoai:localhost:riufcg/35202Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-25T15:12:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
Enrolling women: representations of the feminine in History textbooks (1980-2000).
title Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
spellingShingle Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
MELO, Wanderléia Dias de.
Feminino - representação - livro didático
Livro didático de História - mulheres
Análise de livro didático de História
Ensino de História
Mulheres - representação no livro didático
Identidades
Figura feminina - livros didáticos de História
Female - representation - textbook
History textbook - women
History textbook analysis
Teaching History
Women - representation in the textbook
Identities
Female figure - History textbooks
História.
title_short Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
title_full Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
title_fullStr Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
title_full_unstemmed Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
title_sort Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000).
author MELO, Wanderléia Dias de.
author_facet MELO, Wanderléia Dias de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
OLIVEIRA, I. B.
http://lattes.cnpq.br/6085569185105786
SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
SOUZA, A. C. B.
ARAÚJO, Eronildes Câmara.
ARAÚJO, E. C.
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Wanderléia Dias de.
dc.subject.por.fl_str_mv Feminino - representação - livro didático
Livro didático de História - mulheres
Análise de livro didático de História
Ensino de História
Mulheres - representação no livro didático
Identidades
Figura feminina - livros didáticos de História
Female - representation - textbook
History textbook - women
History textbook analysis
Teaching History
Women - representation in the textbook
Identities
Female figure - History textbooks
História.
topic Feminino - representação - livro didático
Livro didático de História - mulheres
Análise de livro didático de História
Ensino de História
Mulheres - representação no livro didático
Identidades
Figura feminina - livros didáticos de História
Female - representation - textbook
History textbook - women
History textbook analysis
Teaching History
Women - representation in the textbook
Identities
Female figure - History textbooks
História.
description A referente pesquisa busca desenvolver um estudo sobre as varias identidades femininas presentes e ausentes nos livros didáticos. O recorte temporal proposto fundamentou-se nos livros didáticos publicados nas décadas de 1980, 1990 e 2000. Varias leituras iconográficas e textuais desses livros foram feitas no sentido de questionar como os mesmos trabalham a historia feminina, melhor dizendo, como o feminino e representado nas imagens e nos textos; se os livros didáticos dão abertura para novas discussões como nos sugere a nova historiografia. Esse momento também sera propicio para refletirmos os porquês dessas vozes ausentes quanto ao feminino. Aproveitando o que os livros trazem sobre as mulheres, trabalharemos justamente as identidades, os novos cenários, apresentando outros discursos, outras subjetividades diferentes das que as praticas educativas formam, fabricam, divulgam, e assim, sobre a mulher, podem-se comentar suas ações, sua vivencia, um sujeito que também faz parte da historia da humanidade.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-10
2024-03-25T15:12:03Z
2024-03-25
2024-03-25T15:12:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
identifier_str_mv MELO, Wanderléia Dias de. Inscrevendo mulheres: as representações do feminino nos livros didáticos de História (1980-2000). 2007. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35202
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744617769271296