Representações de professores sobre currículo no período de transição das aulas presenciais ao ensino remoto em contexto de pandemia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Paulo Ricardo Ferreira.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26140
Resumo: Esta pesquisa, situada no âmbito da Linguística Aplicada, foi desenvolvida durante a fase inicial da pandemia de COVID-19, que instaurou um cenário de crises nas várias esferas sociais. Na educacional, uma das medidas implementadas para conter a propagação do vírus e manter o funcionamento das escolas foi o ensino remoto. Entendemos que a transição das aulas presenciais às remotas on-line impactou nas condições materiais, físicas e psicológicas dos profissionais, assim como nas representações sobre si, a profissão e o currículo. Mediante a esse entendimento, esta dissertação de mestrado busca responder ao seguinte questionamento: Que representações sobre currículo são produzidas por professores atuantes na condição de ensino remoto durante o período de transição das aulas presenciais às remotas? Para respondê-lo, delimitamos como objetivo geral: analisar representações profissionais sobre currículo apresentadas por professores atuantes no ensino remoto, durante o período de transição das aulas, no contexto pandêmico. Em função deste, os objetivos específicos são: a) Identificar representações profissionais sobre currículo subjacentes às reflexões de professores em atuação no ensino remoto no contexto pandêmico; b) Caracterizar o processo de ancoragem e de objetivação de representações profissionais sobre currículo apresentadas por professores atuantes no ensino remoto no contexto pandêmico. Teoricamente, partimos de autores que estudam sobre representações sociais, representações profissionais e currículo, dentre os quais, destacamos as contribuições de Blin (1997), Jodelet (2001), Moscovici (2007), Sacristán (2000), Silva (2001), entre outros. Metodologicamente, esta investigação se insere no quadro analítico do paradigma qualitativo descritivo- interpretativista, realizando uma pesquisa netnográfica, que se utilizou de um grupo de reflexão on-line como técnica de geração de dados. A análise está organizada em duas etapas. Na primeira, os dados são processados pelo software IRaMuTeQ, na segunda, são lidos em profundidade pelo pesquisador. Esse duplo processamento revela que os colaboradores entendem o currículo como um artefato prescritivo e ideológico, que aparentemente regula e legitima a rotina escolar, mas que é também uma prática emergencial no cenário de transição das aulas. Quando o grupo docente é solicitado a definir o currículo, os colaboradores o definem como histórico escolar/profissional, objeto orientador ou eixo articulatório da instituição escolar; quando convidado a refletir sobre esse artefato durante as sessões, os docentes descrevem as práticas que realizam no ensino remoto como uma forma de o compreenderem; quanto à percepção, os colaboradores referem-se a um (não)currículo ao indiciar a ausência de documentos para o contexto de ensino focalizado. Esses dados nos levam a desvelar a existência de uma representação profissional sobre currículo, designado como uma prática conascente ao ensino remoto. O processo dessa representação pode ser caracterizado pela figura de um “andaime”, posto que aparenta sustentar-se no conhecimento prévio dos colaboradores sobre currículo na dinâmica do ensino presencial, alinhado aos discursos reconhecidos por instituições de formação e de trabalho, o qual parece ser rearranjado em função do ensino remoto, com foco nas práticas exequíveis pelos docentes. Essa representação desvela um currículo que tende a priorizar laços de pertencimento entre atores educacionais.
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Mediante a esse entendimento, esta dissertação de mestrado busca responder ao seguinte questionamento: Que representações sobre currículo são produzidas por professores atuantes na condição de ensino remoto durante o período de transição das aulas presenciais às remotas? Para respondê-lo, delimitamos como objetivo geral: analisar representações profissionais sobre currículo apresentadas por professores atuantes no ensino remoto, durante o período de transição das aulas, no contexto pandêmico. Em função deste, os objetivos específicos são: a) Identificar representações profissionais sobre currículo subjacentes às reflexões de professores em atuação no ensino remoto no contexto pandêmico; b) Caracterizar o processo de ancoragem e de objetivação de representações profissionais sobre currículo apresentadas por professores atuantes no ensino remoto no contexto pandêmico. Teoricamente, partimos de autores que estudam sobre representações sociais, representações profissionais e currículo, dentre os quais, destacamos as contribuições de Blin (1997), Jodelet (2001), Moscovici (2007), Sacristán (2000), Silva (2001), entre outros. Metodologicamente, esta investigação se insere no quadro analítico do paradigma qualitativo descritivo- interpretativista, realizando uma pesquisa netnográfica, que se utilizou de um grupo de reflexão on-line como técnica de geração de dados. A análise está organizada em duas etapas. Na primeira, os dados são processados pelo software IRaMuTeQ, na segunda, são lidos em profundidade pelo pesquisador. Esse duplo processamento revela que os colaboradores entendem o currículo como um artefato prescritivo e ideológico, que aparentemente regula e legitima a rotina escolar, mas que é também uma prática emergencial no cenário de transição das aulas. Quando o grupo docente é solicitado a definir o currículo, os colaboradores o definem como histórico escolar/profissional, objeto orientador ou eixo articulatório da instituição escolar; quando convidado a refletir sobre esse artefato durante as sessões, os docentes descrevem as práticas que realizam no ensino remoto como uma forma de o compreenderem; quanto à percepção, os colaboradores referem-se a um (não)currículo ao indiciar a ausência de documentos para o contexto de ensino focalizado. Esses dados nos levam a desvelar a existência de uma representação profissional sobre currículo, designado como uma prática conascente ao ensino remoto. O processo dessa representação pode ser caracterizado pela figura de um “andaime”, posto que aparenta sustentar-se no conhecimento prévio dos colaboradores sobre currículo na dinâmica do ensino presencial, alinhado aos discursos reconhecidos por instituições de formação e de trabalho, o qual parece ser rearranjado em função do ensino remoto, com foco nas práticas exequíveis pelos docentes. Essa representação desvela um currículo que tende a priorizar laços de pertencimento entre atores educacionais.This research, located in the scope of Applied Linguistics, was developed during the initial phase of the COVID-19 pandemic, which established a crisis scenario in the various social spheres. In education, one of the measures implemented to contain the spread of the virus and maintain the functioning of schools was remote teaching. We understand that the transition from face-to-face to remote online classes has impacted on the material, physical and psychological conditions of professionals, as well as on representations about themselves, the profession and the curriculum. Through this understanding, this master's thesis seeks to answer the following question: What representations about curriculum are produced by teachers working in the condition of remote teaching during the transition period from classroom to remote classes? To answer this, we delimited as a general objective: to analyze professional representations about curriculum presented by teachers acting in remote teaching, during the transition period of the classes, in the pandemic context. Due to this, the specific objectives are: a) To identify professional representations about the curriculum underlying the reflections of teachers working in remote teaching in the pandemic context; b) To characterize the process of anchoring and objectification of professional representations about curriculum presented by teachers acting in remote teaching in the pandemic context. Theoretically, we start from authors who study about social representations, professional representations and curriculum, among which we highlight the contributions of Blin (1997), Jodelet (2001), Moscovici (2007), Sacristán (2000), Silva (2001), among others. Methodologically, this investigation is part of the analytical framework of the descriptive-interpretative qualitative paradigm, performing a netnographic research, which used an online reflection group as a data generation technique. The analysis is organized in two steps. In the first, the data are processed by the IRaMuTeQ software, in the second, they are read in depth by the researcher. This double processing reveals that the collaborators understand the curriculum as a prescriptive and ideological artifact, which apparently regulates and legitimizes the school routine, but that it is also an emergency practice in the scenario of transition of classes. When the teaching group is asked to define the curriculum, the collaborators define it as school/professional history, guiding object or articulatory axis of the school institution; when invited to reflect on this artifact during the sessions, the teachers describe the practices they perform in remote teaching as a way to understand it; regarding perception, collaborators refer to a (non)curriculum when indicted for the absence of documents for the context of focused teaching. These data lead us to see the existence of a professional representation about curriculum, designated as a co-nascent practice to remote teaching. The process of this representation can be characterized by the figure of a "scaffold", since it seems to be based on the previous knowledge of the collaborators about the curriculum in the dynamics of face-to-face teaching, aligned with the discourses recognized by training and work institutions, which seems to be rearranged according to remote teaching, focusing on the practices feasible by teachers. This representation unveils a curriculum that tends to prioritize ties of belonging between educational actors.Submitted by Francisca Araujo (rosaguedes251@hotmail.com) on 2022-07-04T11:42:27Z No. of bitstreams: 1 PAULO RICARDO FERREIRA PEREIRA – DISSERTAÇÃO PPGLE 2022.pdf: 2820862 bytes, checksum: 9ed703d56fe1d97dd69e1831e2ed7fac (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-04T11:42:27Z (GMT). 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Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. 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