Análise dos parâmetros mecânicos das misturas asfálticas com adição de óxidos metálicos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Flávia do Socorro de Sousa.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25117
Resumo: O pavimento asfáltico convencional, devido a sua coloração escura absorve uma grande quantidade de energia que é transformada em calor, promovendo um enorme desconforto térmico para as pessoas que vivem nesse ambiente. Esse estudo trata da adição de pigmentos vermelhos na mistura asfáltica para obtenção de misturas asfálticas coloridas. A adição de óxidos metálicos em misturas asfálticas surge como uma forma de diminuir o albedo e consequentemente minimizar os efeitos da ilha de calor urbana, além da vantagem da diminuição da temperatura de trabalho do pavimento é esperado que não ocorra diminuição dos parâmetros mecânicos a fim de comprometer sua estrutura. Para realização desse estudo o ligante asfáltico utilizado na pesquisa foi submetido a ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional e os agregados caracterizados com os ensaios de massa específica, granulometria e abrasão Los Angeles. Foi utilizada a dosagem Marshall, para produção dos corpos de prova a serem ensaiados para quantificação dos ensaios mecânicos: Resistência a Tração, Módulo de Resiliência e Estabilidade Marshall. A mistura com adição de 5% de óxido metálico apresentou resultados de resistência inferiores a mistura de referência fabricada sem a adição de corante. No entanto, a mistura asfáltica com corante atende aos requisitos mínimos exigidos por norma para todos os ensaios realizados, podendo ser utilizada em pavimentos coloridos com a finalidade de diminuir o efeito de ilha de calor urbana.
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Para realização desse estudo o ligante asfáltico utilizado na pesquisa foi submetido a ensaios de penetração, ponto de amolecimento e viscosidade rotacional e os agregados caracterizados com os ensaios de massa específica, granulometria e abrasão Los Angeles. Foi utilizada a dosagem Marshall, para produção dos corpos de prova a serem ensaiados para quantificação dos ensaios mecânicos: Resistência a Tração, Módulo de Resiliência e Estabilidade Marshall. A mistura com adição de 5% de óxido metálico apresentou resultados de resistência inferiores a mistura de referência fabricada sem a adição de corante. No entanto, a mistura asfáltica com corante atende aos requisitos mínimos exigidos por norma para todos os ensaios realizados, podendo ser utilizada em pavimentos coloridos com a finalidade de diminuir o efeito de ilha de calor urbana.The Conventional asphalt pavement, due to its dark coloring, absorbs a big quantity of energy which is transformed into heat, promoting a significant thermal discomfort for the people who live in this environment. This study deals with the addition of red pigments in the asphalt mixture to obtain colorful asphalt mixtures. The addition of metal oxides in asphalt mixtures emerges as a means of reducing the albedo and, consequently, minimizing the effects of the urban heat island, besides the advantage of the reduction in the operating temperature of the pavement, it is expected not to occur the decrease of the mechanical parameters to compromise the pavement structure. For this study, the asphalt binder was submitted to penetration, softening point and rotational viscosity tests and the aggregates characterized with the specific gravity, granulometry and abrasion tests Los Angeles. The Marshall dosage was used to produce the test specimens to be tested for quantification of the mechanical tests: Tensile Strength, Resilient Modulus and Marshall Stability. The mixture with 5% of metal oxide showed lower strength results than the reference mixture fabricated without dye addition. However, the asphalt mixture with dye meets the minimum requirements set by standard for all tests performed and may be used on colorful pavements to reduce the effect of urban heat island.Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2022-05-12T18:23:17Z No. of bitstreams: 1 FLÁVIA DO SOCORRO DE SOUSA CARVALHO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdf: 1361859 bytes, checksum: 40894d649b3f768ccb3fc54504e7fdad (MD5)Made available in DSpace on 2022-05-12T18:23:17Z (GMT). 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Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25117info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/25117/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALFLÁVIA DO SOCORRO DE SOUSA CARVALHO - TCC ENG. CIVIL CTRN 2018.pdfFLÁVIA DO SOCORRO DE SOUSA CARVALHO - TCC ENG. 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