Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Josevânia de Sousa.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5818
Resumo: Uma pesquisa sobre a realidade das escolas públicas de Cajazeiras, na atualidade, proporcionou um estudo sobre o tema: “Alta Rotatividade Docente nos Anos Iniciais da Escola Pública: Dilemas e Possibilidades na Gestão Escolar”, com o objetivo de analisar como à gestão escolar atua frente à alta rotatividade docente nos Anos Iniciais de Escolas Públicas municipais e estaduais, da zona urbana de Cajazeiras-PB, buscando evidenciar os possíveis dilemas enfrentados pelos gestores e investigar quais as perspectivas e possibilidades que os gestores lançam mão para identificar e solucionar o problema da alta rotatividade. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço de apresentação dos sujeitos e do cenário da pesquisa, o segundo versa sobre a alta rotatividade docente e suas implicações no ensino e, por fim, o terceiro faz menção à gestão escolar e suas possibilidades frente à alta rotatividade docente, bem como os resultados da pesquisa. Para realização deste trabalho foram utilizados vários textos, livros, dissertações e artigos como referencial de embasamento teórico, encontrados dentro dos estudos de: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); DANTAS, Heloysa (1992); LA TAILLE, Yves de (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Heloisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); TASSONI, Elvira Cristina Martins e LEITE, Sérgio Antônio da Silva (2013). Para se chegar à realização do trabalho, fez-se necessário o uso da pesquisa exploratória que deu subsídios para que a investigação obtivesse êxito. Com isso, elencaram-se algumas das causas e/ou paradigmas que ocasionam a alta rotatividade docente nas escolas públicas da referida cidade. As informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar, consideravelmente, algumas lacunas tanto na formação específica em gestão quanto na atuação dos gestores, percebeu-se que há certa negligência por parte dos órgãos de apoio às escolas, no tocante à formação continuada para gestores, fazendo com que as possíveis soluções que deveriam ser adotadas pela gestão escolar não se concretizem.
id UFCG_31af51ffe838722b36ff707ae05765ec
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5818
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.High teacher turnover in the early years of public school: dilemmas and possibilities in school management.Gestão escolarFormação continuadaRotatividade docenteSchool managementContinuing EducationTeacher turnoverEducação.Uma pesquisa sobre a realidade das escolas públicas de Cajazeiras, na atualidade, proporcionou um estudo sobre o tema: “Alta Rotatividade Docente nos Anos Iniciais da Escola Pública: Dilemas e Possibilidades na Gestão Escolar”, com o objetivo de analisar como à gestão escolar atua frente à alta rotatividade docente nos Anos Iniciais de Escolas Públicas municipais e estaduais, da zona urbana de Cajazeiras-PB, buscando evidenciar os possíveis dilemas enfrentados pelos gestores e investigar quais as perspectivas e possibilidades que os gestores lançam mão para identificar e solucionar o problema da alta rotatividade. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço de apresentação dos sujeitos e do cenário da pesquisa, o segundo versa sobre a alta rotatividade docente e suas implicações no ensino e, por fim, o terceiro faz menção à gestão escolar e suas possibilidades frente à alta rotatividade docente, bem como os resultados da pesquisa. Para realização deste trabalho foram utilizados vários textos, livros, dissertações e artigos como referencial de embasamento teórico, encontrados dentro dos estudos de: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); DANTAS, Heloysa (1992); LA TAILLE, Yves de (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Heloisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); TASSONI, Elvira Cristina Martins e LEITE, Sérgio Antônio da Silva (2013). Para se chegar à realização do trabalho, fez-se necessário o uso da pesquisa exploratória que deu subsídios para que a investigação obtivesse êxito. Com isso, elencaram-se algumas das causas e/ou paradigmas que ocasionam a alta rotatividade docente nas escolas públicas da referida cidade. As informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar, consideravelmente, algumas lacunas tanto na formação específica em gestão quanto na atuação dos gestores, percebeu-se que há certa negligência por parte dos órgãos de apoio às escolas, no tocante à formação continuada para gestores, fazendo com que as possíveis soluções que deveriam ser adotadas pela gestão escolar não se concretizem.A survey of the reality of Cajazeiras public schools, today provided a study on the topic: “High teacher turnover in the early years of public school: dilemmas and opportunities in school management”, with the aim of examining how school management operates across the high teacher turnover in the first years of state and local public schools, the urban area of Cajazeiras-PB, to disclosing the possible dilemmas faced by managers and investigate what are the prospects and possibilities that lay hold managers to identify and resolve the problem of high turnover. The research provided the construction of three chapters, aligned between topics and subtopics. Thus, it is an outline of the presentation of the subjects and the research scenario, the second deals with the high teacher turnover and its implications for teaching in the first chapter and, finally, the third one refers to school management and its possibilities in the High teacher turnover, as well as search results. For this study, several texts, books, dissertations, and articles as a benchmark for theoretical background, found within the studies were used: BRAZIL. Law of Guidelines and Bases of National Education (1996); DANTAS, Heloysa (1992), LA TAILLE, Yves (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Louisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); Tassoni, Cristina Martins and Elvira MILK Sérgio Antônio da Silva (2013). To reach the completion of the work, it was necessary the use of exploratory research that subsidies for research were successful. Thus, if elencaram - some of the causes and/or paradigms that cause the high teacher turnover in public schools of that city. The information gained from the survey indicate that, pretty, so some gaps in specific training in management and in the performance of the managers, it was noticed that there is some negligence on the part of agencies to support schools with regard to continuing education for managers, making with the possible solutions that can be taken by the school management did not materialize.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502PEREIRA, Zildene Francisca.SOUSA, Débia Suênia da Silva.OLIVEIRA, Josevânia de Sousa.2014-04-072019-08-15T15:37:56Z2019-08-152019-08-15T15:37:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5818OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. 2014. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T13:23:15Zoai:localhost:riufcg/5818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T13:23:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.
High teacher turnover in the early years of public school: dilemmas and possibilities in school management.
title Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.
spellingShingle Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.
OLIVEIRA, Josevânia de Sousa.
Gestão escolar
Formação continuada
Rotatividade docente
School management
Continuing Education
Teacher turnover
Educação.
title_short Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.
title_full Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.
title_fullStr Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.
title_full_unstemmed Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.
title_sort Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.
author OLIVEIRA, Josevânia de Sousa.
author_facet OLIVEIRA, Josevânia de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502
PEREIRA, Zildene Francisca.
SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Josevânia de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Formação continuada
Rotatividade docente
School management
Continuing Education
Teacher turnover
Educação.
topic Gestão escolar
Formação continuada
Rotatividade docente
School management
Continuing Education
Teacher turnover
Educação.
description Uma pesquisa sobre a realidade das escolas públicas de Cajazeiras, na atualidade, proporcionou um estudo sobre o tema: “Alta Rotatividade Docente nos Anos Iniciais da Escola Pública: Dilemas e Possibilidades na Gestão Escolar”, com o objetivo de analisar como à gestão escolar atua frente à alta rotatividade docente nos Anos Iniciais de Escolas Públicas municipais e estaduais, da zona urbana de Cajazeiras-PB, buscando evidenciar os possíveis dilemas enfrentados pelos gestores e investigar quais as perspectivas e possibilidades que os gestores lançam mão para identificar e solucionar o problema da alta rotatividade. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço de apresentação dos sujeitos e do cenário da pesquisa, o segundo versa sobre a alta rotatividade docente e suas implicações no ensino e, por fim, o terceiro faz menção à gestão escolar e suas possibilidades frente à alta rotatividade docente, bem como os resultados da pesquisa. Para realização deste trabalho foram utilizados vários textos, livros, dissertações e artigos como referencial de embasamento teórico, encontrados dentro dos estudos de: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); DANTAS, Heloysa (1992); LA TAILLE, Yves de (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Heloisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); TASSONI, Elvira Cristina Martins e LEITE, Sérgio Antônio da Silva (2013). Para se chegar à realização do trabalho, fez-se necessário o uso da pesquisa exploratória que deu subsídios para que a investigação obtivesse êxito. Com isso, elencaram-se algumas das causas e/ou paradigmas que ocasionam a alta rotatividade docente nas escolas públicas da referida cidade. As informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar, consideravelmente, algumas lacunas tanto na formação específica em gestão quanto na atuação dos gestores, percebeu-se que há certa negligência por parte dos órgãos de apoio às escolas, no tocante à formação continuada para gestores, fazendo com que as possíveis soluções que deveriam ser adotadas pela gestão escolar não se concretizem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-04-07
2019-08-15T15:37:56Z
2019-08-15
2019-08-15T15:37:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5818
OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. 2014. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5818
identifier_str_mv OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. 2014. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386454454272