Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5818 |
Resumo: | Uma pesquisa sobre a realidade das escolas públicas de Cajazeiras, na atualidade, proporcionou um estudo sobre o tema: “Alta Rotatividade Docente nos Anos Iniciais da Escola Pública: Dilemas e Possibilidades na Gestão Escolar”, com o objetivo de analisar como à gestão escolar atua frente à alta rotatividade docente nos Anos Iniciais de Escolas Públicas municipais e estaduais, da zona urbana de Cajazeiras-PB, buscando evidenciar os possíveis dilemas enfrentados pelos gestores e investigar quais as perspectivas e possibilidades que os gestores lançam mão para identificar e solucionar o problema da alta rotatividade. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço de apresentação dos sujeitos e do cenário da pesquisa, o segundo versa sobre a alta rotatividade docente e suas implicações no ensino e, por fim, o terceiro faz menção à gestão escolar e suas possibilidades frente à alta rotatividade docente, bem como os resultados da pesquisa. Para realização deste trabalho foram utilizados vários textos, livros, dissertações e artigos como referencial de embasamento teórico, encontrados dentro dos estudos de: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); DANTAS, Heloysa (1992); LA TAILLE, Yves de (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Heloisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); TASSONI, Elvira Cristina Martins e LEITE, Sérgio Antônio da Silva (2013). Para se chegar à realização do trabalho, fez-se necessário o uso da pesquisa exploratória que deu subsídios para que a investigação obtivesse êxito. Com isso, elencaram-se algumas das causas e/ou paradigmas que ocasionam a alta rotatividade docente nas escolas públicas da referida cidade. As informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar, consideravelmente, algumas lacunas tanto na formação específica em gestão quanto na atuação dos gestores, percebeu-se que há certa negligência por parte dos órgãos de apoio às escolas, no tocante à formação continuada para gestores, fazendo com que as possíveis soluções que deveriam ser adotadas pela gestão escolar não se concretizem. |
id |
UFCG_31af51ffe838722b36ff707ae05765ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5818 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar.High teacher turnover in the early years of public school: dilemmas and possibilities in school management.Gestão escolarFormação continuadaRotatividade docenteSchool managementContinuing EducationTeacher turnoverEducação.Uma pesquisa sobre a realidade das escolas públicas de Cajazeiras, na atualidade, proporcionou um estudo sobre o tema: “Alta Rotatividade Docente nos Anos Iniciais da Escola Pública: Dilemas e Possibilidades na Gestão Escolar”, com o objetivo de analisar como à gestão escolar atua frente à alta rotatividade docente nos Anos Iniciais de Escolas Públicas municipais e estaduais, da zona urbana de Cajazeiras-PB, buscando evidenciar os possíveis dilemas enfrentados pelos gestores e investigar quais as perspectivas e possibilidades que os gestores lançam mão para identificar e solucionar o problema da alta rotatividade. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço de apresentação dos sujeitos e do cenário da pesquisa, o segundo versa sobre a alta rotatividade docente e suas implicações no ensino e, por fim, o terceiro faz menção à gestão escolar e suas possibilidades frente à alta rotatividade docente, bem como os resultados da pesquisa. Para realização deste trabalho foram utilizados vários textos, livros, dissertações e artigos como referencial de embasamento teórico, encontrados dentro dos estudos de: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); DANTAS, Heloysa (1992); LA TAILLE, Yves de (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Heloisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); TASSONI, Elvira Cristina Martins e LEITE, Sérgio Antônio da Silva (2013). Para se chegar à realização do trabalho, fez-se necessário o uso da pesquisa exploratória que deu subsídios para que a investigação obtivesse êxito. Com isso, elencaram-se algumas das causas e/ou paradigmas que ocasionam a alta rotatividade docente nas escolas públicas da referida cidade. As informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar, consideravelmente, algumas lacunas tanto na formação específica em gestão quanto na atuação dos gestores, percebeu-se que há certa negligência por parte dos órgãos de apoio às escolas, no tocante à formação continuada para gestores, fazendo com que as possíveis soluções que deveriam ser adotadas pela gestão escolar não se concretizem.A survey of the reality of Cajazeiras public schools, today provided a study on the topic: “High teacher turnover in the early years of public school: dilemmas and opportunities in school management”, with the aim of examining how school management operates across the high teacher turnover in the first years of state and local public schools, the urban area of Cajazeiras-PB, to disclosing the possible dilemmas faced by managers and investigate what are the prospects and possibilities that lay hold managers to identify and resolve the problem of high turnover. The research provided the construction of three chapters, aligned between topics and subtopics. Thus, it is an outline of the presentation of the subjects and the research scenario, the second deals with the high teacher turnover and its implications for teaching in the first chapter and, finally, the third one refers to school management and its possibilities in the High teacher turnover, as well as search results. For this study, several texts, books, dissertations, and articles as a benchmark for theoretical background, found within the studies were used: BRAZIL. Law of Guidelines and Bases of National Education (1996); DANTAS, Heloysa (1992), LA TAILLE, Yves (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Louisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); Tassoni, Cristina Martins and Elvira MILK Sérgio Antônio da Silva (2013). To reach the completion of the work, it was necessary the use of exploratory research that subsidies for research were successful. Thus, if elencaram - some of the causes and/or paradigms that cause the high teacher turnover in public schools of that city. The information gained from the survey indicate that, pretty, so some gaps in specific training in management and in the performance of the managers, it was noticed that there is some negligence on the part of agencies to support schools with regard to continuing education for managers, making with the possible solutions that can be taken by the school management did not materialize.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502PEREIRA, Zildene Francisca.SOUSA, Débia Suênia da Silva.OLIVEIRA, Josevânia de Sousa.2014-04-072019-08-15T15:37:56Z2019-08-152019-08-15T15:37:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5818OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. 2014. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T13:23:15Zoai:localhost:riufcg/5818Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T13:23:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. High teacher turnover in the early years of public school: dilemmas and possibilities in school management. |
title |
Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. |
spellingShingle |
Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. Gestão escolar Formação continuada Rotatividade docente School management Continuing Education Teacher turnover Educação. |
title_short |
Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. |
title_full |
Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. |
title_fullStr |
Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. |
title_full_unstemmed |
Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. |
title_sort |
Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. |
author |
OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. |
author_facet |
OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. LOPES, Wiama de Jesus Freitas. http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 PEREIRA, Zildene Francisca. SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Formação continuada Rotatividade docente School management Continuing Education Teacher turnover Educação. |
topic |
Gestão escolar Formação continuada Rotatividade docente School management Continuing Education Teacher turnover Educação. |
description |
Uma pesquisa sobre a realidade das escolas públicas de Cajazeiras, na atualidade, proporcionou um estudo sobre o tema: “Alta Rotatividade Docente nos Anos Iniciais da Escola Pública: Dilemas e Possibilidades na Gestão Escolar”, com o objetivo de analisar como à gestão escolar atua frente à alta rotatividade docente nos Anos Iniciais de Escolas Públicas municipais e estaduais, da zona urbana de Cajazeiras-PB, buscando evidenciar os possíveis dilemas enfrentados pelos gestores e investigar quais as perspectivas e possibilidades que os gestores lançam mão para identificar e solucionar o problema da alta rotatividade. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço de apresentação dos sujeitos e do cenário da pesquisa, o segundo versa sobre a alta rotatividade docente e suas implicações no ensino e, por fim, o terceiro faz menção à gestão escolar e suas possibilidades frente à alta rotatividade docente, bem como os resultados da pesquisa. Para realização deste trabalho foram utilizados vários textos, livros, dissertações e artigos como referencial de embasamento teórico, encontrados dentro dos estudos de: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996); DANTAS, Heloysa (1992); LA TAILLE, Yves de (1992); OLIVEIRA, Marta Kohl de (1992); LUCK, Heloisa (2006); PARO, Vitor Henrique (2008); TASSONI, Elvira Cristina Martins e LEITE, Sérgio Antônio da Silva (2013). Para se chegar à realização do trabalho, fez-se necessário o uso da pesquisa exploratória que deu subsídios para que a investigação obtivesse êxito. Com isso, elencaram-se algumas das causas e/ou paradigmas que ocasionam a alta rotatividade docente nas escolas públicas da referida cidade. As informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar, consideravelmente, algumas lacunas tanto na formação específica em gestão quanto na atuação dos gestores, percebeu-se que há certa negligência por parte dos órgãos de apoio às escolas, no tocante à formação continuada para gestores, fazendo com que as possíveis soluções que deveriam ser adotadas pela gestão escolar não se concretizem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-04-07 2019-08-15T15:37:56Z 2019-08-15 2019-08-15T15:37:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5818 OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. 2014. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5818 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Josevânia de Sousa. Alta rotatividade docente noa anos inicias da escola pública: dilemas e possibilidades na gestão escolar. 2014. 74f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386454454272 |