Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Rafael Barros de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles, os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel, releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um interesse pela literatura de cordel.
id UFCG_3211c9bbdb7594b7f023b6822ed86522
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4981
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.Innovative reading and writing practices: an experience with string poetry and serious play in the country school.Leitura e escritaIncentivo à leituraAplicativo educativoReading and writing  Encouraging reading  Educational applicationEste trabalho de pesquisa tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles, os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel, releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um interesse pela literatura de cordel.This research aims to recognize and promote the importance of reading in multiple benefits for social coexistence, to emphasize your importance and revealing a great concern for contemporary society. With the advent of new technologies, lack of taste for reading becomes a problem that needs to be debated and taken forward, so that possible solutions may be released in order to remedy or mitigate the inferiorization of several text genres and, in specific the literary text, among them, the cordel booklets, a merely instrumental perspective that disregards the possibility of reading as something good and pleasurable to the learner. On this issue, there is the building of bridges between the cordel literature and new technologies, so close of students. The experiment aimed to promote dialogue between readers and technology practices, from intervention in two groups of the same series, from different schools, applying the same content. In the control group, were made only notes to look at variants of engagement, participation and etc. In the study group, we promote reading moments of twine, readings and discussions about social problems that could be solved from actions in line with the technologies and the reading of the string. Performed these actions with leaflets and the serious game, compared the practice to a group and another came, revealing that the study group that participated in the actions of reading and technological experiences of serious games, demonstrated an awakening to issues social, triggering an interest by the cordel literature.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGANDRADE, Valéria de.ANDRADE, V.NEGREIROS, Mônica Martins.DANTAS, Nadege da Silva.SOUSA, Rafael Barros de.2017-09-202019-07-22T12:48:47Z2019-07-222019-07-22T12:48:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.sousahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981SOUSA, Rafael Barros de. Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo. 2017. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T21:23:08Zoai:localhost:riufcg/4981Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T21:23:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.
Innovative reading and writing practices: an experience with string poetry and serious play in the country school.
title Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.
spellingShingle Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.
SOUSA, Rafael Barros de.
Leitura e escrita
Incentivo à leitura
Aplicativo educativo
Reading and writing  
Encouraging reading  
Educational application
title_short Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.
title_full Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.
title_fullStr Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.
title_full_unstemmed Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.
title_sort Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo.
author SOUSA, Rafael Barros de.
author_facet SOUSA, Rafael Barros de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ANDRADE, Valéria de.
ANDRADE, V.
NEGREIROS, Mônica Martins.
DANTAS, Nadege da Silva.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Rafael Barros de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura e escrita
Incentivo à leitura
Aplicativo educativo
Reading and writing  
Encouraging reading  
Educational application
topic Leitura e escrita
Incentivo à leitura
Aplicativo educativo
Reading and writing  
Encouraging reading  
Educational application
description Este trabalho de pesquisa tem por objetivo reconhecer e promover a importância da leitura como objeto de múltiplos benefícios para a convivência social, enaltecendo sua importância e revelando uma grande preocupação para a sociedade contemporânea. Com o advento das novas tecnologias, a falta de gosto pela leitura torna-se um problema que precisa ser debatido e encarado de frente, para que possíveis soluções possam ser lançadas a fim de sanar ou amenizar a inferiorização da leitura de vários gêneros textuais e, em específico, a do texto literário, entre eles, os folhetos de cordel, de uma perspectiva meramente instrumental que desconsidera a possibilidade da leitura como algo bom e prazeroso para o educando. Diante desta problemática, vislumbra-se a construção de pontes entre a literatura de cordel e as novas tecnologias, tão próximas dos/as alunos/as. A experiência visou promover o diálogo entre as práticas leitoras e as tecnologias, a partir da intervenção em dois grupos de mesma série, de escolas diferentes, aplicando-se o mesmo conteúdo. No grupo de controle, foram feitas apenas observações para analisarmos as variantes de engajamento, participação e etc. No grupo de estudo, promovemos momentos de leitura de cordel, releituras e discussões acerca de problemas sociais que pudessem ser solucionados a partir de ações em consonância com as tecnologias e a leitura de folheto de cordel. Realizadas essas ações com folhetos e o suporte do jogo sério, comparou-se as práticas que um grupo e outro vinham desenvolvendo, revelando que o grupo de estudo que participou das ações de leitura e experiências tecnológicas de jogos sérios, demonstrou um despertar pra questões sociais, desencadeando um interesse pela literatura de cordel.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
2019-07-22T12:48:47Z
2019-07-22
2019-07-22T12:48:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981
SOUSA, Rafael Barros de. Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo. 2017. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.sousa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981
identifier_str_mv SOUSA, Rafael Barros de. Práticas de leitura e escrita inovadoras: uma experiência com poesia de cordel e jogo sério na escola do campo. 2017. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381011296256