A biblioteca escolar e o processo de incentivo à leitura: um estudo de caso na biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre/RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schildt, Carmen Helena
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147269
Resumo: O presente estudo busca verificar como acontece o processo de incentivo à leitura, tendo o bibliotecário como mediador, em uma biblioteca de escola pública em Porto Alegre/RS. Apresenta referencial teórico, onde é abordado o conceito de biblioteca escolar, relatando suas funções, objetivos e os serviços prestados pela biblioteca escolar, o papel do bibliotecário como mediador de leitura, alguns conceitos sobre leitura, as fases da leitura e a sua importância e a leitura no contexto escolar. Busca, além de responder ao problema da pesquisa, identificar quais as atividades ou projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos na biblioteca pesquisada; analisar as atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pelo bibliotecário; expressar a importância da biblioteca em uma instituição de ensino e a atuação do profissional bibliotecário; investigar como ocorre o envolvimento e a participação do professor nesse processo; demonstrar se existe a interação e envolvimento dos alunos nas atividades de incentivo à leitura e investigar se a família tem participação no processo de incentivo à leitura dos alunos. Utiliza em sua metodologia o estudo de caso como procedimento técnico, de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos uma bibliotecária, duas professoras e seis alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Conclui que o processo de incentivo à leitura é desenvolvido de forma muito positiva e que a bibliotecária desenvolve diversas atividades com o propósito de estimular aos alunos o gosto pela leitura. Para que isso ocorra de forma satisfatória, a profissional conta com o auxílio e a colaboração dos professores bem como o apoio das famílias dos alunos no que tange aos espaços e atividades de leitura na escola.
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