A biblioteca escolar e o processo de incentivo à leitura: um estudo de caso na biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre/RS
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/147269 |
Resumo: | O presente estudo busca verificar como acontece o processo de incentivo à leitura, tendo o bibliotecário como mediador, em uma biblioteca de escola pública em Porto Alegre/RS. Apresenta referencial teórico, onde é abordado o conceito de biblioteca escolar, relatando suas funções, objetivos e os serviços prestados pela biblioteca escolar, o papel do bibliotecário como mediador de leitura, alguns conceitos sobre leitura, as fases da leitura e a sua importância e a leitura no contexto escolar. Busca, além de responder ao problema da pesquisa, identificar quais as atividades ou projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos na biblioteca pesquisada; analisar as atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pelo bibliotecário; expressar a importância da biblioteca em uma instituição de ensino e a atuação do profissional bibliotecário; investigar como ocorre o envolvimento e a participação do professor nesse processo; demonstrar se existe a interação e envolvimento dos alunos nas atividades de incentivo à leitura e investigar se a família tem participação no processo de incentivo à leitura dos alunos. Utiliza em sua metodologia o estudo de caso como procedimento técnico, de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos uma bibliotecária, duas professoras e seis alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Conclui que o processo de incentivo à leitura é desenvolvido de forma muito positiva e que a bibliotecária desenvolve diversas atividades com o propósito de estimular aos alunos o gosto pela leitura. Para que isso ocorra de forma satisfatória, a profissional conta com o auxílio e a colaboração dos professores bem como o apoio das famílias dos alunos no que tange aos espaços e atividades de leitura na escola. |
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Schildt, Carmen HelenaMoro, Eliane Lourdes da Silva2016-08-17T02:16:50Z2016http://hdl.handle.net/10183/147269000999125O presente estudo busca verificar como acontece o processo de incentivo à leitura, tendo o bibliotecário como mediador, em uma biblioteca de escola pública em Porto Alegre/RS. Apresenta referencial teórico, onde é abordado o conceito de biblioteca escolar, relatando suas funções, objetivos e os serviços prestados pela biblioteca escolar, o papel do bibliotecário como mediador de leitura, alguns conceitos sobre leitura, as fases da leitura e a sua importância e a leitura no contexto escolar. Busca, além de responder ao problema da pesquisa, identificar quais as atividades ou projetos de incentivo à leitura são desenvolvidos na biblioteca pesquisada; analisar as atividades de incentivo à leitura desenvolvidas pelo bibliotecário; expressar a importância da biblioteca em uma instituição de ensino e a atuação do profissional bibliotecário; investigar como ocorre o envolvimento e a participação do professor nesse processo; demonstrar se existe a interação e envolvimento dos alunos nas atividades de incentivo à leitura e investigar se a família tem participação no processo de incentivo à leitura dos alunos. Utiliza em sua metodologia o estudo de caso como procedimento técnico, de caráter exploratório, com uma abordagem qualitativa, tendo como sujeitos uma bibliotecária, duas professoras e seis alunos do terceiro ano do ensino fundamental. Conclui que o processo de incentivo à leitura é desenvolvido de forma muito positiva e que a bibliotecária desenvolve diversas atividades com o propósito de estimular aos alunos o gosto pela leitura. Para que isso ocorra de forma satisfatória, a profissional conta com o auxílio e a colaboração dos professores bem como o apoio das famílias dos alunos no que tange aos espaços e atividades de leitura na escola.This study intends to verify as the process of encouraging reading, having the librarian as mediator, in a public school library in Porto Alegre/RS. It presents theoretical that dicusses the concept of the school library, reporting its functions, aims, your services provided it, the role of the librarian as reading mediator, some concepts about reading, reading phases, its importance and its presence in the school context search addition to responding to the problem of search. Identifying which activities or reading incentive projects are developed in the research library, it analyzes the reading incentive activities developed by the librarian; expressing the importance of the librarian in an educational institutuion and the librarian performace investigate how is the involvement and the participation of the teacher in this process, show that there is interaction and student involvement in to encourage reading activities and investigate if the family takes part at the process of encouraging student’s reading. It uses in its methodology the case study as a technical produce exploratory, with a qualitative approch, the subjects are a librarian, two teachers and six students of elementary school. It concludes that the process of encouraging reading is developed very possitively and the librarian develops various activities in order to stimulate student’s interest in reading. For this occur satisfactorily, Professional has the aid, the coperation of the teacher and the support of the student’s families with respect to space and reading of activities at school.application/pdfporBiblioteca escolarIncentivo à leituraSchool libraryLibrarianReadingEncouraging readingA biblioteca escolar e o processo de incentivo à leitura: um estudo de caso na biblioteca de uma escola pública estadual em Porto Alegre/RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2016Biblioteconomiagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999125.pdf000999125.pdfTexto completoapplication/pdf1501827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147269/1/000999125.pdf340800a1a8c0211dbe014eea0349a672MD51TEXT000999125.pdf.txt000999125.pdf.txtExtracted Texttext/plain175856http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147269/2/000999125.pdf.txt81a44fc2b504093591f846062ab0246cMD52THUMBNAIL000999125.pdf.jpg000999125.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147269/3/000999125.pdf.jpgee56e312335ce10dd420e04237082e49MD5310183/1472692018-10-29 08:35:11.711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147269Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-29T11:35:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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