Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELO, Fagner José Coutinho de.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: CLAUDINO, Calline Neves de Queiroz., JERÔNIMO, Taciana de Barros., FAMÁ, Camila Campos Gómez., AQUINO, Joás Tomaz de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29700
Resumo: Nos dias atuais a qualidade surge como um diferencial para que as empresas se mantenham dentro do mercado competitivo. Uma das visões no âmbito da qualidade é voltada ao foco no cliente. Neste sentido, torna-se necessário não somente atrair novos clientes como também manter a fidelidade dos antigos à compra de produtos e serviços oferecidos pela empresa. O conhecimento do cliente é fundamental para que as companhias possam satisfazem suas expectativas de forma adequada. Neste sentido, o artigo busca avaliar a qualidade do serviço prestado a partir da classificação dos tipos de clientes de uma empresa por meio de um estudo de caso no setor de corte e dobra de aço para a construção civil. Realizou-se então um estudo de caso através de um questionário, obtendo escalas de satisfação do cliente com produtos e serviços ofertados pela empresa. Os resultados mostram um elevado grau de satisfação dos clientes com a companhia quando comparada a outras unidades de corte e dobra de aço por todo Brasil.
id UFCG_3325b6fcd266eea90be49a1f60e1a155
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/29700
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.Evaluation of the quality management system according to the type of customers: a case study of a steel cutting and bending company for civil construction.QualidadeSistema de gestão da qualidade - avaliaçãoGestão da qualidadeEstudo de casoEmpresa de dobra e corte de aço - PernambucoSiderurgiaFidelidadeTipologia do clienteQualityQuality management system - evaluationQuality managementCase studySteel bending and cutting company - PernambucoSteel industryLoyaltyCustomer typologyQualitéSystème de gestion de la qualité - évaluationGestion de la qualitéÉtude de casEntreprise de cintrage et de découpe d'acier - PernambucoIndustrie sidérurgiqueLoyautéTypologie clientCalidadSistema de gestión de la calidad - evaluaciónGestión de la calidadEstudio de casoEmpresa de plegado y corte de acero - PernambucoIndustria metalúrgicaLealtadTipología de clientesEngenharia de Produção.Nos dias atuais a qualidade surge como um diferencial para que as empresas se mantenham dentro do mercado competitivo. Uma das visões no âmbito da qualidade é voltada ao foco no cliente. Neste sentido, torna-se necessário não somente atrair novos clientes como também manter a fidelidade dos antigos à compra de produtos e serviços oferecidos pela empresa. O conhecimento do cliente é fundamental para que as companhias possam satisfazem suas expectativas de forma adequada. Neste sentido, o artigo busca avaliar a qualidade do serviço prestado a partir da classificação dos tipos de clientes de uma empresa por meio de um estudo de caso no setor de corte e dobra de aço para a construção civil. Realizou-se então um estudo de caso através de um questionário, obtendo escalas de satisfação do cliente com produtos e serviços ofertados pela empresa. Os resultados mostram um elevado grau de satisfação dos clientes com a companhia quando comparada a outras unidades de corte e dobra de aço por todo Brasil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20142023-05-12T17:22:25Z2023-05-122023-05-12T17:22:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29700MELO, Fagner José Coutinho de; CLAUDINO, Calline Neves de Queiroz; JERÔNIMO, Taciana de Barros; FAMÁ, Camila Campos Gómez; AQUINO, Joás Tomaz de. Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 3., 2015, Sumé- PB. Anais [...]. João Pessoa - PB: IESP, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29700porMELO, Fagner José Coutinho de.CLAUDINO, Calline Neves de Queiroz.JERÔNIMO, Taciana de Barros.FAMÁ, Camila Campos Gómez.AQUINO, Joás Tomaz de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T14:27:49Zoai:localhost:riufcg/29700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T14:27:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.
Evaluation of the quality management system according to the type of customers: a case study of a steel cutting and bending company for civil construction.
title Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.
spellingShingle Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.
MELO, Fagner José Coutinho de.
Qualidade
Sistema de gestão da qualidade - avaliação
Gestão da qualidade
Estudo de caso
Empresa de dobra e corte de aço - Pernambuco
Siderurgia
Fidelidade
Tipologia do cliente
Quality
Quality management system - evaluation
Quality management
Case study
Steel bending and cutting company - Pernambuco
Steel industry
Loyalty
Customer typology
Qualité
Système de gestion de la qualité - évaluation
Gestion de la qualité
Étude de cas
Entreprise de cintrage et de découpe d'acier - Pernambuco
Industrie sidérurgique
Loyauté
Typologie client
Calidad
Sistema de gestión de la calidad - evaluación
Gestión de la calidad
Estudio de caso
Empresa de plegado y corte de acero - Pernambuco
Industria metalúrgica
Lealtad
Tipología de clientes
Engenharia de Produção.
title_short Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.
title_full Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.
title_fullStr Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.
title_full_unstemmed Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.
title_sort Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil.
author MELO, Fagner José Coutinho de.
author_facet MELO, Fagner José Coutinho de.
CLAUDINO, Calline Neves de Queiroz.
JERÔNIMO, Taciana de Barros.
FAMÁ, Camila Campos Gómez.
AQUINO, Joás Tomaz de.
author_role author
author2 CLAUDINO, Calline Neves de Queiroz.
JERÔNIMO, Taciana de Barros.
FAMÁ, Camila Campos Gómez.
AQUINO, Joás Tomaz de.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELO, Fagner José Coutinho de.
CLAUDINO, Calline Neves de Queiroz.
JERÔNIMO, Taciana de Barros.
FAMÁ, Camila Campos Gómez.
AQUINO, Joás Tomaz de.
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
Sistema de gestão da qualidade - avaliação
Gestão da qualidade
Estudo de caso
Empresa de dobra e corte de aço - Pernambuco
Siderurgia
Fidelidade
Tipologia do cliente
Quality
Quality management system - evaluation
Quality management
Case study
Steel bending and cutting company - Pernambuco
Steel industry
Loyalty
Customer typology
Qualité
Système de gestion de la qualité - évaluation
Gestion de la qualité
Étude de cas
Entreprise de cintrage et de découpe d'acier - Pernambuco
Industrie sidérurgique
Loyauté
Typologie client
Calidad
Sistema de gestión de la calidad - evaluación
Gestión de la calidad
Estudio de caso
Empresa de plegado y corte de acero - Pernambuco
Industria metalúrgica
Lealtad
Tipología de clientes
Engenharia de Produção.
topic Qualidade
Sistema de gestão da qualidade - avaliação
Gestão da qualidade
Estudo de caso
Empresa de dobra e corte de aço - Pernambuco
Siderurgia
Fidelidade
Tipologia do cliente
Quality
Quality management system - evaluation
Quality management
Case study
Steel bending and cutting company - Pernambuco
Steel industry
Loyalty
Customer typology
Qualité
Système de gestion de la qualité - évaluation
Gestion de la qualité
Étude de cas
Entreprise de cintrage et de découpe d'acier - Pernambuco
Industrie sidérurgique
Loyauté
Typologie client
Calidad
Sistema de gestión de la calidad - evaluación
Gestión de la calidad
Estudio de caso
Empresa de plegado y corte de acero - Pernambuco
Industria metalúrgica
Lealtad
Tipología de clientes
Engenharia de Produção.
description Nos dias atuais a qualidade surge como um diferencial para que as empresas se mantenham dentro do mercado competitivo. Uma das visões no âmbito da qualidade é voltada ao foco no cliente. Neste sentido, torna-se necessário não somente atrair novos clientes como também manter a fidelidade dos antigos à compra de produtos e serviços oferecidos pela empresa. O conhecimento do cliente é fundamental para que as companhias possam satisfazem suas expectativas de forma adequada. Neste sentido, o artigo busca avaliar a qualidade do serviço prestado a partir da classificação dos tipos de clientes de uma empresa por meio de um estudo de caso no setor de corte e dobra de aço para a construção civil. Realizou-se então um estudo de caso através de um questionário, obtendo escalas de satisfação do cliente com produtos e serviços ofertados pela empresa. Os resultados mostram um elevado grau de satisfação dos clientes com a companhia quando comparada a outras unidades de corte e dobra de aço por todo Brasil.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2023-05-12T17:22:25Z
2023-05-12
2023-05-12T17:22:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29700
MELO, Fagner José Coutinho de; CLAUDINO, Calline Neves de Queiroz; JERÔNIMO, Taciana de Barros; FAMÁ, Camila Campos Gómez; AQUINO, Joás Tomaz de. Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 3., 2015, Sumé- PB. Anais [...]. João Pessoa - PB: IESP, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29700
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29700
identifier_str_mv MELO, Fagner José Coutinho de; CLAUDINO, Calline Neves de Queiroz; JERÔNIMO, Taciana de Barros; FAMÁ, Camila Campos Gómez; AQUINO, Joás Tomaz de. Avaliação do sistema de gestão da qualidade de acordo com a tipologia dos clientes: um estudo de caso de uma empresa de corte e dobra de aço para construção civil. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 3., 2015, Sumé- PB. Anais [...]. João Pessoa - PB: IESP, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744576103055360