Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4711
Resumo: O referido trabalho pautou-se na análise da parceria família e escola mediada pela ação do/a gestor/a escolar, de duas escolas públicas municipais situadas na cidade de São João do Rio do Peixe / PB, sertão paraibano, com o objetivo de analisar a influência dessa parceria, no processo de aprendizagem de educandos/as. Foi utilizado para a fundamentação teórica e análise os seguintes autores/as: CAETANO (2011); DESSEN e POLONIA (2007); ALMEIDA e MEDEIROS (2010). A metodologia utilizada para realização desse trabalho foi o estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a intenção estava em estudar detalhadamente os vieses influenciadores ou não, da ação do/a gestor/a junto às famílias, e seus possíveis desdobramentos. Assim, o estudo focou-se na observação e análise das respostas dadas pelos sujeitos, coletadas por meio da aplicação de um questionário com 10 perguntas abertas. Os resultados alcançados estiveram dentro do esperado, mas, também, além dessa perspectiva, quando nos deparamos com o detalhamento das ações pedagógicas de dada gestora, quanto aos esforços empreendidos para estimular a parceria família e escola. Espera-se que este trabalho desperte outras buscas na mesma direção, para que engendramentos outros do processo possam ser descobertos, e para que suscite o despertar de toda comunidade escolar e familiar a participar efetivamente nesta parceria, em prol do desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças.
id UFCG_345c48b28b1ea338a28cf78bad59dbca
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4711
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.Family and school partnership mediated by the action of the school manager: a case in the municipality of São João do Rio do Peixe - PB.ParceriaFamíliaEscolaGestãoPartnershipFamilySchoolManagementEducação.O referido trabalho pautou-se na análise da parceria família e escola mediada pela ação do/a gestor/a escolar, de duas escolas públicas municipais situadas na cidade de São João do Rio do Peixe / PB, sertão paraibano, com o objetivo de analisar a influência dessa parceria, no processo de aprendizagem de educandos/as. Foi utilizado para a fundamentação teórica e análise os seguintes autores/as: CAETANO (2011); DESSEN e POLONIA (2007); ALMEIDA e MEDEIROS (2010). A metodologia utilizada para realização desse trabalho foi o estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a intenção estava em estudar detalhadamente os vieses influenciadores ou não, da ação do/a gestor/a junto às famílias, e seus possíveis desdobramentos. Assim, o estudo focou-se na observação e análise das respostas dadas pelos sujeitos, coletadas por meio da aplicação de um questionário com 10 perguntas abertas. Os resultados alcançados estiveram dentro do esperado, mas, também, além dessa perspectiva, quando nos deparamos com o detalhamento das ações pedagógicas de dada gestora, quanto aos esforços empreendidos para estimular a parceria família e escola. Espera-se que este trabalho desperte outras buscas na mesma direção, para que engendramentos outros do processo possam ser descobertos, e para que suscite o despertar de toda comunidade escolar e familiar a participar efetivamente nesta parceria, em prol do desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças.The referred to work was based on the analysis of the family and school partnership mediated by the action of the school manager, of two public schools located in the town of São João do Rio do Peixe / PB, Paraiba backland, with the objective of analyze the influence of this partnership, in the learning process of students.We use for the theoretical foundation and analysis the following authors:CAETANO (2011); DESSEN and POLONIA (2007); ALMEIDA and MEDEIROS (2010).The methodology used to realization of this work was the case study with exploratory character, once the intention was in to study detail the influencers biases or not, the action of the manager with families, and its possible outcomes.Thus, the study focused on the observation and analysis of the answers given by the subjects, collected through application of a questionnaire with 10semi structured questions. The results achieved were within the expected, but also beyond this perspective, when we encounter with details of the pedagogical actions of manager given, as for efforts undertakento encourage family and school partnership.We hope that this work will awaken other searches in the same direction, so that others invented the process can be discovered, and that inspire the awakening of all school and family community to participate effectively in this partnershipfor the development and learning of our children.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTIAGO, Stella Márcia de Morais.SANTIAGO, S. M. de M.http://lattes.cnpq.br/1977726452183817SOUSA , Débia Suênia da Silva.FEITOSA , Belijane Marques.BANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves.20142019-07-04T17:19:34Z2019-07-042019-07-04T17:19:34Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4711BANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves. Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-07T12:28:26Zoai:localhost:riufcg/4711Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-07T12:28:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.
Family and school partnership mediated by the action of the school manager: a case in the municipality of São João do Rio do Peixe - PB.
title Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.
spellingShingle Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.
BANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves.
Parceria
Família
Escola
Gestão
Partnership
Family
School
Management
Educação.
title_short Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_full Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_fullStr Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_full_unstemmed Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.
title_sort Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB.
author BANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves.
author_facet BANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
SANTIAGO, S. M. de M.
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817
SOUSA , Débia Suênia da Silva.
FEITOSA , Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv BANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves.
dc.subject.por.fl_str_mv Parceria
Família
Escola
Gestão
Partnership
Family
School
Management
Educação.
topic Parceria
Família
Escola
Gestão
Partnership
Family
School
Management
Educação.
description O referido trabalho pautou-se na análise da parceria família e escola mediada pela ação do/a gestor/a escolar, de duas escolas públicas municipais situadas na cidade de São João do Rio do Peixe / PB, sertão paraibano, com o objetivo de analisar a influência dessa parceria, no processo de aprendizagem de educandos/as. Foi utilizado para a fundamentação teórica e análise os seguintes autores/as: CAETANO (2011); DESSEN e POLONIA (2007); ALMEIDA e MEDEIROS (2010). A metodologia utilizada para realização desse trabalho foi o estudo de caso com caráter exploratório, uma vez que a intenção estava em estudar detalhadamente os vieses influenciadores ou não, da ação do/a gestor/a junto às famílias, e seus possíveis desdobramentos. Assim, o estudo focou-se na observação e análise das respostas dadas pelos sujeitos, coletadas por meio da aplicação de um questionário com 10 perguntas abertas. Os resultados alcançados estiveram dentro do esperado, mas, também, além dessa perspectiva, quando nos deparamos com o detalhamento das ações pedagógicas de dada gestora, quanto aos esforços empreendidos para estimular a parceria família e escola. Espera-se que este trabalho desperte outras buscas na mesma direção, para que engendramentos outros do processo possam ser descobertos, e para que suscite o despertar de toda comunidade escolar e familiar a participar efetivamente nesta parceria, em prol do desenvolvimento e aprendizagem das nossas crianças.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-07-04T17:19:34Z
2019-07-04
2019-07-04T17:19:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4711
BANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves. Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4711
identifier_str_mv BANDEIRA, Gilsivânia Gonçalves. Parceria família e escola mediada pela ação do gestor escolar: um caso no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2014. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379544338432