Parceria escola família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6703 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
id |
RCAP_2580d63660e72f7bfeeef6b1e67eca70 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6703 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Parceria escola famíliaEscolaFamíliaParceriaComunicaçãoParticipaçãoSchoolFamilyPartnershipCommunicationParticipationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoA parceria escola família é apresentada neste relatório sob a ótica da importância do envolvimento parental com a escola para o desenvolvimento das crianças. De facto, na linha do que vários autores dizem, defendemos que esta parceria é um fator que não só melhora o interesse das crianças nos conteúdos trabalhados em contexto escolar, como também contribui para o equilíbrio e bem-estar psicológico das crianças, tornando-as mais autoconfiantes e mais capazes de interagir socialmente. A importância da família no crescimento das crianças reflete-se quer na felicidade demonstrada por aquelas quando veem os pais na escola, a realizar uma atividade, quer quando, em brincadeiras livres, reproduzem o quotidiano familiar. A observação de atividades e a realização de entrevistas constituíram opções metodológicas fulcrais para conseguirmos pôr em prática os objetivos que, a partir das dificuldades sentidas na Instituição, estabelecemos neste trabalho: refletir sobre estratégias educativas; pôr em prática novas estratégias de parceria; levar a escola a casa.ABSTRACT: The family school partnership is presented in this report under the view of the importance of parental involvement with the school for children's development. In fact, in the line with what many authors say, we argue that this partnership is a factor that not only improves children's interest in themes worked in school context, but also contributes to children's psychological balance and well-being, making them more self-confident and more capable of social interaction. The impact of family in the growth of children is reflected both in the happiness shown when they see their parents in school carrying out an activity, or when they reproduce the daily life of the family. The observation of activities and the interviews were key methodological options to achieve the purpuses that, forasmuch as the difficulties felt in the Institution, we established: first, to reflect on educational strategies; second, to implement new partnership strategies; third, to take the school home.Mata, Maria de Lourdes Estorninho NevesRepositório do ISPASoares, Francisca2018-11-09T15:58:10Z2018-10-01T00:00:00Z2018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6703201986108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:25Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:32.830959Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Parceria escola família |
title |
Parceria escola família |
spellingShingle |
Parceria escola família Soares, Francisca Escola Família Parceria Comunicação Participação School Family Partnership Communication Participation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Parceria escola família |
title_full |
Parceria escola família |
title_fullStr |
Parceria escola família |
title_full_unstemmed |
Parceria escola família |
title_sort |
Parceria escola família |
author |
Soares, Francisca |
author_facet |
Soares, Francisca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Francisca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Família Parceria Comunicação Participação School Family Partnership Communication Participation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Escola Família Parceria Comunicação Participação School Family Partnership Communication Participation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada apresentada no ISPA – Instituto Universitário/ ESEI Maria Ulrich para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-11-09T15:58:10Z 2018-10-01T00:00:00Z 2018-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/6703 201986108 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/6703 |
identifier_str_mv |
201986108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130106308853760 |