Falas de liberdade: um estudo sobre o discurso camponês de liberdade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.
Data de Publicação: 1992
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2252
Resumo: O objetivo básico desse estudo é fazer uma análise sobre os diversos significados que circulam em torno das "Falas de Liberdade", bastante presentes entre camponeses. Realizamos pesquisa de campo entre os anos de 1990 e 1992 na zona rural do município de Sumé, Cariri Paraibano. Durante esse período, visitamos e mantivemos contatos com diversos grupos camponeses. Fizemos entrevistas, histórias de vida e observação direta em um grupo. O material coletado em campo nos proporcionou meios para analisar alguns significados das falas camponesas. E especificamente das “Falas de Liberdade”. Fazendo-nos despertar para o significado estratégico de falas e práticas de grupos sociais em determinados contextos. E foi associando as falas camponesas sobre a seca, a terra, o trabalho, as viagens e as diversas experiências vividas pelo grupo ou por alguns de seus membros, que construímos “um discurso camponês de liberdade”. Discurso em que a luta pelo domínio e controle do tempo e do espaço aparecem como aspectos essenciais na vida de um grupo camponês do semi-árido nordestino. Discurso em que cada palavra e cada atitude, conscientes ou não, sempre se voltam para a defesa, a consecução de projetos de “liberdade”. Estes, têm significados diversos: dizem respeito à alimentação que têm ou que falta e também às viagens que são obrigados a fazer ou às que desejam realizar e não podem; chamam a atenção para a importância de poderem passear dentro de suas terras e desfrutarem de um espaço “livre” em que trabalham, andam, brincam e dormem sem ter que dar satisfações a outras pessoas, mas que também pode se transformar, em determinados momentos, em “terra de escravos”. Em um espaço “pequeno” e que não lhes proporciona o suficiente para a reprodução da família, o que os obrigam a ir “trabalhar no dos outros”. Chamamos a atenção, também, para o fato de que estudamos um grupo camponês situado em uma área marcada entre outras coisas pelo “fenômeno da seca”. Mesmo não devendo ser transformado no único e nem mesmo principal dado para se entender o significado da “liberdade”, consideramos ser um dos definidores da singularidade do grupo pesquisando, o que com certeza marca suas “Falas de Liberdade”.
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Fazendo-nos despertar para o significado estratégico de falas e práticas de grupos sociais em determinados contextos. E foi associando as falas camponesas sobre a seca, a terra, o trabalho, as viagens e as diversas experiências vividas pelo grupo ou por alguns de seus membros, que construímos “um discurso camponês de liberdade”. Discurso em que a luta pelo domínio e controle do tempo e do espaço aparecem como aspectos essenciais na vida de um grupo camponês do semi-árido nordestino. Discurso em que cada palavra e cada atitude, conscientes ou não, sempre se voltam para a defesa, a consecução de projetos de “liberdade”. Estes, têm significados diversos: dizem respeito à alimentação que têm ou que falta e também às viagens que são obrigados a fazer ou às que desejam realizar e não podem; chamam a atenção para a importância de poderem passear dentro de suas terras e desfrutarem de um espaço “livre” em que trabalham, andam, brincam e dormem sem ter que dar satisfações a outras pessoas, mas que também pode se transformar, em determinados momentos, em “terra de escravos”. Em um espaço “pequeno” e que não lhes proporciona o suficiente para a reprodução da família, o que os obrigam a ir “trabalhar no dos outros”. Chamamos a atenção, também, para o fato de que estudamos um grupo camponês situado em uma área marcada entre outras coisas pelo “fenômeno da seca”. Mesmo não devendo ser transformado no único e nem mesmo principal dado para se entender o significado da “liberdade”, consideramos ser um dos definidores da singularidade do grupo pesquisando, o que com certeza marca suas “Falas de Liberdade”.CNPqL'objectif essentiel de cette étude est d'analyser les diverses significations que entrourent les "Paroles de Liberté" asseez présentes parmi les paysans. Notre recherche de terrain s'est realisée entre les années 1990 et 1992, dans la zone rurale de la comune de Sumé (Cariri de la Paraíba). Pendent cette période, nous avons visités et maintenu contact avec divers groupes paysans. Nous avons réalisé des entrevues, cecueilli des histoires de vie et fait de l'observation direct dans un de des groupes. Le matériel recueilli sur le terrain nous a donné les moyens d'analyser quelques significations du "Parler" paysan. Et spécifiquement du "Parler de la liberté". Appelant notre attention sur la signification stratégique du parler et des pratiques de groupes sociaux dans des contextes déterminés. Ce fut en associant le "parler" paysan sur la sécheresse, la terre, le travail, les voyages et les diverses expériences vécues par le groupe ou par certains de ses membres que nous avons construit "un discours paysan de la liberté". Discours dans lequel la lutte pour le controle du temps et de l'espace se révèle comme un élément essentiel de la vie d'un groupe paysan de la région semi-aride du Nord-Est. Discours dans lequel chaque mot et chaque attitude, consciemment ou non, visent toujours la défense ou la réalisation de projets de "liberté". Ceux-ci on des significations diverses: ils se rapportent à la nourriture qu'on a ou qui manque, ou aux voyages qu'on est obligé de faire, ou qu'on désire réaliser sans le pouvoir; ils attirent l'attention sur l'importance attribuée au fait du pouvoir se premener sus ses terres et d'y jouir d'un espace "libre" pour travailler, marcher, se divertir et dormir sans devoir rendre compt à personne; mais espace qui peut aussi se transformer, à certains moments, en "terre d'esclaves"; en espace "petit", qui ne suffit pas à la reproduction de la famille, ce qui oblige à aller "travailler chez les autres". Nous faisons aussi remarquer que nous étudions un groupe paysan situé dans une zone marquée, entre autres, par le "phénoène de la sécheresse". Même si celli-ci ne doit pas être vue comme l'unique ni même comme la principale donnée pour comprendre la signification de la "liberté", nous la considérons comme un des facteurs qui définissent la singularité du groupe enquêté et certainement marquent ses "Paroles de Liberté".Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISUFCGMARIN, Maria Cristina de Melo.MARIN, M. C. M.http://lattes.cnpq.br/0336478202150403DUQUE, Ghislaine.DUQUE, G.http://lattes.cnpq.br/7521461209347681SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de.19922018-11-21T22:17:21Z2018-11-212018-11-21T22:17:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2252SOUSA, Fábio Gutemberg Ramos Bezerra de. Fala de liberdade: um estudo sobre o discurso camponês de liberdade. 1992. 195f. 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