Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9972
Resumo: O trabalho intitulado "Formação docente e inclusão: possibilidades e limites" têm como objetivo refletir sobre a formação docente e o seu papel no processo de inclu são de alunos com deficiência em uma escola de ensino regular pública e da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE do município de São João do Rio do Peixe. Buscou-se perceber como a formação docente tem contribuído para a prática do professor em sala de aula, diante desse novo parad igma de educação que é a Educação Inclusiva. Ancorada numa abordagem qualitat iva e em estudos bibliográficos foram destacadas algumas evidências observadas nas ações dos professores das instituições de ensino, bem como, nas respostas concedidas por eles em uma entrevista reali zada posterior as observações realizadas i11 loco. Partindo da questão: quais as contribuições da formação docente e o seu papel no processo de Inclusão? Observou-se contrariedade entre a teoria e a •prática dos docentes. E como contra ponto, percebeu-se que os entrevistados afirmam trabalhar em eq.uipe, quando na verdade eles atuam desarticulados na ação docente, excluindo o aluno com deficiência das atividades pedagógicas, contrariando aos pri ncípios da educação inclusiva. Percebeu- se também , que a formação docente, em especial a inicial, é de muita importância e fundamental para uma ação consistente e efet iva na educação inclusiva . Logo, constatou- se que a falta desta formação apresenta falhas o que reflete no desempenho do professor em sala de aula.
id UFCG_352c9fa2b61459bca708ba42ed112d46
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9972
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.Teacher education and inclusion: possibilities and limits.Educação InclusivaFormação docenteEducação InclusivaDiversidadeInclusive educationTeacher trainingInclusive educationDiversityEducação.O trabalho intitulado "Formação docente e inclusão: possibilidades e limites" têm como objetivo refletir sobre a formação docente e o seu papel no processo de inclu são de alunos com deficiência em uma escola de ensino regular pública e da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE do município de São João do Rio do Peixe. Buscou-se perceber como a formação docente tem contribuído para a prática do professor em sala de aula, diante desse novo parad igma de educação que é a Educação Inclusiva. Ancorada numa abordagem qualitat iva e em estudos bibliográficos foram destacadas algumas evidências observadas nas ações dos professores das instituições de ensino, bem como, nas respostas concedidas por eles em uma entrevista reali zada posterior as observações realizadas i11 loco. Partindo da questão: quais as contribuições da formação docente e o seu papel no processo de Inclusão? Observou-se contrariedade entre a teoria e a •prática dos docentes. E como contra ponto, percebeu-se que os entrevistados afirmam trabalhar em eq.uipe, quando na verdade eles atuam desarticulados na ação docente, excluindo o aluno com deficiência das atividades pedagógicas, contrariando aos pri ncípios da educação inclusiva. Percebeu- se também , que a formação docente, em especial a inicial, é de muita importância e fundamental para uma ação consistente e efet iva na educação inclusiva . Logo, constatou- se que a falta desta formação apresenta falhas o que reflete no desempenho do professor em sala de aula.The paper entitled "Teacher education and inclusion: possibilities and J imits" are i n tended to reflect on teacher education and its role in the process of inclusion of students with disabil i t ies in a regular public school education and the Association of Parents and Friends of Exceptional - APAE of São João do Rio do Peixe. We sough t to understand how teacher trai ning has contributed to the practice of the teacher in the classroom, before this new parad igm of education that is inclusive education. Anchored on a qualitative approach and bibliographical studies have highlighted some evidence observed in the actions of teachers in educational instit ut ions, as well as the answers given by them in an interview later observat ions made on the spot. Starting with the question: what are the cont1ibut ions of teacher education and its role in the process of Inclusion? Observed contrariety between the theory and practice of teachers. And as a counter poi nt, it was noted that respondents report worki ng as a team, when in fact they act disjointed teachi ng in action, exduding disabled students from educational activities, contrary to the principies of inclusive education. It was also perceived that teacher training, especia lly early, is very impo11ant and crucial for a consistent and effective action in inclusive education. Soon, it was found that the lack of such training fails reflecting on teacher performance 111 the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685BUENO, Maria Ioneida Ramalho.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima.20122019-12-06T19:54:35Z2019-12-062019-12-06T19:54:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9972PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. 2012. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T11:44:52Zoai:localhost:riufcg/9972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T11:44:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.
Teacher education and inclusion: possibilities and limits.
title Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.
spellingShingle Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.
PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima.
Educação Inclusiva
Formação docente
Educação Inclusiva
Diversidade
Inclusive education
Teacher training
Inclusive education
Diversity
Educação.
title_short Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.
title_full Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.
title_fullStr Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.
title_full_unstemmed Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.
title_sort Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.
author PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima.
author_facet PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva
Formação docente
Educação Inclusiva
Diversidade
Inclusive education
Teacher training
Inclusive education
Diversity
Educação.
topic Educação Inclusiva
Formação docente
Educação Inclusiva
Diversidade
Inclusive education
Teacher training
Inclusive education
Diversity
Educação.
description O trabalho intitulado "Formação docente e inclusão: possibilidades e limites" têm como objetivo refletir sobre a formação docente e o seu papel no processo de inclu são de alunos com deficiência em uma escola de ensino regular pública e da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE do município de São João do Rio do Peixe. Buscou-se perceber como a formação docente tem contribuído para a prática do professor em sala de aula, diante desse novo parad igma de educação que é a Educação Inclusiva. Ancorada numa abordagem qualitat iva e em estudos bibliográficos foram destacadas algumas evidências observadas nas ações dos professores das instituições de ensino, bem como, nas respostas concedidas por eles em uma entrevista reali zada posterior as observações realizadas i11 loco. Partindo da questão: quais as contribuições da formação docente e o seu papel no processo de Inclusão? Observou-se contrariedade entre a teoria e a •prática dos docentes. E como contra ponto, percebeu-se que os entrevistados afirmam trabalhar em eq.uipe, quando na verdade eles atuam desarticulados na ação docente, excluindo o aluno com deficiência das atividades pedagógicas, contrariando aos pri ncípios da educação inclusiva. Percebeu- se também , que a formação docente, em especial a inicial, é de muita importância e fundamental para uma ação consistente e efet iva na educação inclusiva . Logo, constatou- se que a falta desta formação apresenta falhas o que reflete no desempenho do professor em sala de aula.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-12-06T19:54:35Z
2019-12-06
2019-12-06T19:54:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9972
PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. 2012. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9972
identifier_str_mv PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. 2012. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744420541562880