Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9972 |
Resumo: | O trabalho intitulado "Formação docente e inclusão: possibilidades e limites" têm como objetivo refletir sobre a formação docente e o seu papel no processo de inclu são de alunos com deficiência em uma escola de ensino regular pública e da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE do município de São João do Rio do Peixe. Buscou-se perceber como a formação docente tem contribuído para a prática do professor em sala de aula, diante desse novo parad igma de educação que é a Educação Inclusiva. Ancorada numa abordagem qualitat iva e em estudos bibliográficos foram destacadas algumas evidências observadas nas ações dos professores das instituições de ensino, bem como, nas respostas concedidas por eles em uma entrevista reali zada posterior as observações realizadas i11 loco. Partindo da questão: quais as contribuições da formação docente e o seu papel no processo de Inclusão? Observou-se contrariedade entre a teoria e a •prática dos docentes. E como contra ponto, percebeu-se que os entrevistados afirmam trabalhar em eq.uipe, quando na verdade eles atuam desarticulados na ação docente, excluindo o aluno com deficiência das atividades pedagógicas, contrariando aos pri ncípios da educação inclusiva. Percebeu- se também , que a formação docente, em especial a inicial, é de muita importância e fundamental para uma ação consistente e efet iva na educação inclusiva . Logo, constatou- se que a falta desta formação apresenta falhas o que reflete no desempenho do professor em sala de aula. |
id |
UFCG_352c9fa2b61459bca708ba42ed112d46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/9972 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Formação docente e inclusão: possibilidades e limites.Teacher education and inclusion: possibilities and limits.Educação InclusivaFormação docenteEducação InclusivaDiversidadeInclusive educationTeacher trainingInclusive educationDiversityEducação.O trabalho intitulado "Formação docente e inclusão: possibilidades e limites" têm como objetivo refletir sobre a formação docente e o seu papel no processo de inclu são de alunos com deficiência em uma escola de ensino regular pública e da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE do município de São João do Rio do Peixe. Buscou-se perceber como a formação docente tem contribuído para a prática do professor em sala de aula, diante desse novo parad igma de educação que é a Educação Inclusiva. Ancorada numa abordagem qualitat iva e em estudos bibliográficos foram destacadas algumas evidências observadas nas ações dos professores das instituições de ensino, bem como, nas respostas concedidas por eles em uma entrevista reali zada posterior as observações realizadas i11 loco. Partindo da questão: quais as contribuições da formação docente e o seu papel no processo de Inclusão? Observou-se contrariedade entre a teoria e a •prática dos docentes. E como contra ponto, percebeu-se que os entrevistados afirmam trabalhar em eq.uipe, quando na verdade eles atuam desarticulados na ação docente, excluindo o aluno com deficiência das atividades pedagógicas, contrariando aos pri ncípios da educação inclusiva. Percebeu- se também , que a formação docente, em especial a inicial, é de muita importância e fundamental para uma ação consistente e efet iva na educação inclusiva . Logo, constatou- se que a falta desta formação apresenta falhas o que reflete no desempenho do professor em sala de aula.The paper entitled "Teacher education and inclusion: possibilities and J imits" are i n tended to reflect on teacher education and its role in the process of inclusion of students with disabil i t ies in a regular public school education and the Association of Parents and Friends of Exceptional - APAE of São João do Rio do Peixe. We sough t to understand how teacher trai ning has contributed to the practice of the teacher in the classroom, before this new parad igm of education that is inclusive education. Anchored on a qualitative approach and bibliographical studies have highlighted some evidence observed in the actions of teachers in educational instit ut ions, as well as the answers given by them in an interview later observat ions made on the spot. Starting with the question: what are the cont1ibut ions of teacher education and its role in the process of Inclusion? Observed contrariety between the theory and practice of teachers. And as a counter poi nt, it was noted that respondents report worki ng as a team, when in fact they act disjointed teachi ng in action, exduding disabled students from educational activities, contrary to the principies of inclusive education. It was also perceived that teacher training, especia lly early, is very impo11ant and crucial for a consistent and effective action in inclusive education. Soon, it was found that the lack of such training fails reflecting on teacher performance 111 the classroom.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685BUENO, Maria Ioneida Ramalho.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima.20122019-12-06T19:54:35Z2019-12-062019-12-06T19:54:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9972PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. 2012. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T11:44:52Zoai:localhost:riufcg/9972Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T11:44:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. Teacher education and inclusion: possibilities and limits. |
title |
Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. |
spellingShingle |
Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. Educação Inclusiva Formação docente Educação Inclusiva Diversidade Inclusive education Teacher training Inclusive education Diversity Educação. |
title_short |
Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. |
title_full |
Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. |
title_fullStr |
Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. |
title_full_unstemmed |
Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. |
title_sort |
Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. |
author |
PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. |
author_facet |
PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 BUENO, Maria Ioneida Ramalho. ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva Formação docente Educação Inclusiva Diversidade Inclusive education Teacher training Inclusive education Diversity Educação. |
topic |
Educação Inclusiva Formação docente Educação Inclusiva Diversidade Inclusive education Teacher training Inclusive education Diversity Educação. |
description |
O trabalho intitulado "Formação docente e inclusão: possibilidades e limites" têm como objetivo refletir sobre a formação docente e o seu papel no processo de inclu são de alunos com deficiência em uma escola de ensino regular pública e da Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE do município de São João do Rio do Peixe. Buscou-se perceber como a formação docente tem contribuído para a prática do professor em sala de aula, diante desse novo parad igma de educação que é a Educação Inclusiva. Ancorada numa abordagem qualitat iva e em estudos bibliográficos foram destacadas algumas evidências observadas nas ações dos professores das instituições de ensino, bem como, nas respostas concedidas por eles em uma entrevista reali zada posterior as observações realizadas i11 loco. Partindo da questão: quais as contribuições da formação docente e o seu papel no processo de Inclusão? Observou-se contrariedade entre a teoria e a •prática dos docentes. E como contra ponto, percebeu-se que os entrevistados afirmam trabalhar em eq.uipe, quando na verdade eles atuam desarticulados na ação docente, excluindo o aluno com deficiência das atividades pedagógicas, contrariando aos pri ncípios da educação inclusiva. Percebeu- se também , que a formação docente, em especial a inicial, é de muita importância e fundamental para uma ação consistente e efet iva na educação inclusiva . Logo, constatou- se que a falta desta formação apresenta falhas o que reflete no desempenho do professor em sala de aula. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2019-12-06T19:54:35Z 2019-12-06 2019-12-06T19:54:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9972 PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. 2012. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9972 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Geralda Ana Ferreira de Lima. Formação docente e inclusão: possibilidades e limites. 2012. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744420541562880 |