Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Aldinete Silvino de.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: KHIDIR, Kaled Sulaiman., FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536
Resumo: Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de três universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país. Por meio da análise de conteúdo delineamos três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; formação pedagógica integradora. Os resultados das análises evidenciam que os núcleos formativos dos três cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. O estudo aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, refletimos sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugerimos a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.
id UFCG_35a7e2b02d36ad047517ac4c855e3384
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35536
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.Mathematics Teacher Education in Field Education for the Performance of those in Quilombola School Education.Educação MatemáticaFormação de professores - matemáticaContexto sociocultural quilombolaEducação Escolar QuilombolaNúcleos formativosAnálise documentalMathematics EducationTeacher training - mathematicsQuilombola sociocultural contextQuilombola School EducationTraining centersDocument analysisEducação.Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de três universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país. Por meio da análise de conteúdo delineamos três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; formação pedagógica integradora. Os resultados das análises evidenciam que os núcleos formativos dos três cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. O estudo aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, refletimos sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugerimos a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.This article aims to understand how the formative cores of the Field Education Teaching Degree Courses that qualify mathematics teachers are structured. This is an excerpt from an ongoing interinstitutional research project that aims to characterise the undergraduate teaching courses that qualify mathematics teachers to work in middle and high school in specific sociocultural contexts. To this end, we discussed mathematics teacher education in LEdoC courses and presented principles, concepts, and legal documents that support and regulate Quilombola School Education. We opted for documentary analysis, whose corpus consisted of the curriculum matrices of Political-Pedagogical Course Projects of three federal public universities located in the Northeast, Southeast, and North regions of the country. Through content analysis, we outlined three analytical categories: general and socio-political formation, mathematical formation and integrative pedagogical formation. The results of the analyses show that the formative nuclei of the three courses present indications of a socio-political formation integrated into the mathematical formation. The study points out possibilities to propose curricular components that establish a relationship with the sociocultural diversity of quilombola peoples, not only in the Education for Ethnic-Racial Relations component. Therefore, we reflect on the implications of teacher education for the performance of those who majored in Quilombola School Education and suggest the prescription of sociopolitical education in the documents of courses that qualify mathematics teachers beyond the socio-cultural contexts investigated.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20212024-05-03T21:14:21Z2024-05-032024-05-03T21:14:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para Atuação na Educação Escolar Quilombola. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 8, 2021, Uberlândia (MG). Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender. Brasília: SBEM, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536porLIMA, Aldinete Silvino de.KHIDIR, Kaled Sulaiman.FERNANDES, Fernando Luís Pereira.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-03T21:15:00Zoai:localhost:riufcg/35536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-03T21:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
Mathematics Teacher Education in Field Education for the Performance of those in Quilombola School Education.
title Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
spellingShingle Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
LIMA, Aldinete Silvino de.
Educação Matemática
Formação de professores - matemática
Contexto sociocultural quilombola
Educação Escolar Quilombola
Núcleos formativos
Análise documental
Mathematics Education
Teacher training - mathematics
Quilombola sociocultural context
Quilombola School Education
Training centers
Document analysis
Educação.
title_short Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
title_full Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
title_fullStr Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
title_full_unstemmed Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
title_sort Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para atuação na Educação Escolar Quilombola.
author LIMA, Aldinete Silvino de.
author_facet LIMA, Aldinete Silvino de.
KHIDIR, Kaled Sulaiman.
FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
author_role author
author2 KHIDIR, Kaled Sulaiman.
FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de.
KHIDIR, Kaled Sulaiman.
FERNANDES, Fernando Luís Pereira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Formação de professores - matemática
Contexto sociocultural quilombola
Educação Escolar Quilombola
Núcleos formativos
Análise documental
Mathematics Education
Teacher training - mathematics
Quilombola sociocultural context
Quilombola School Education
Training centers
Document analysis
Educação.
topic Educação Matemática
Formação de professores - matemática
Contexto sociocultural quilombola
Educação Escolar Quilombola
Núcleos formativos
Análise documental
Mathematics Education
Teacher training - mathematics
Quilombola sociocultural context
Quilombola School Education
Training centers
Document analysis
Educação.
description Este artigo tem por objetivo compreender como são estruturados os núcleos formativos de cursos de Licenciatura em Educação do Campo que formam professores de Matemática. Trata-se de um recorte de um projeto de pesquisa interinstitucional, em andamento, que objetiva caracterizar os cursos de licenciatura que formam professores de Matemática para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio em contextos socioculturais específicos. Neste estudo, discutimos sobre a formação de professores de Matemática em cursos da LEdoC e apresentamos os princípios, conceitos e documentos legais que fundamentam e regulamentam a Educação Escolar Quilombola. Optamos pela análise documental, cujo corpus foi constituído pelas matrizes curriculares de Projetos Político-Pedagógicos de Cursos de três universidades públicas federais localizadas nas regiões Nordeste, Sudeste e Norte do país. Por meio da análise de conteúdo delineamos três categorias analíticas: formação geral e sociopolítica; formação matemática; formação pedagógica integradora. Os resultados das análises evidenciam que os núcleos formativos dos três cursos apresentam indícios de uma formação sociopolítica integrada à formação matemática. O estudo aponta possibilidades para propor componentes curriculares que estabeleçam relação com a diversidade sociocultural dos povos quilombolas, não somente no componente Educação para as Relações Étnico-Raciais. Diante disso, refletimos sobre as implicações da formação docente para atuação de egressos na Educação Escolar Quilombola e sugerimos a prescrição da formação sociopolítica em documentos de cursos que formam professores de Matemática para além dos contextos socioculturais investigados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2024-05-03T21:14:21Z
2024-05-03
2024-05-03T21:14:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536
LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para Atuação na Educação Escolar Quilombola. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 8, 2021, Uberlândia (MG). Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender. Brasília: SBEM, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536
identifier_str_mv LIMA, Aldinete Silvino de; KHIDIR, Kaled Sulaiman; FERNANDES, Fernando Luís Pereira. Formação de Professores de Matemática na Licenciatura em Educação do Campo para Atuação na Educação Escolar Quilombola. In: VIII Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, 8, 2021, Uberlândia (MG). Educação Matemática, pandemia, pós-pandemia e a atualidade: implicações na pesquisa e nas práticas de ensinar e aprender. Brasília: SBEM, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35536
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620568969216