O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568
Resumo: Atualmente a educação vem tentando melhorar cada dia mais, utilizando-se de vários recursos tecnológicos para obtenção do êxito nos conhecimentos sistematizados. Mesmo assim o que se vê é um índice muito alto de reprovação e exclusão em todos os níveis e modalidades de ensino, principalmente quando os alunos são submetidos ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Diante de tal situação surge a seguinte questão, porque tanta melhoria no ensino e tanta falta de conhecimento, me detive a elaborar este trabalho com o tema O PROCESSO DO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, com o objetivo de analisar a dicotomia existente entre a teoria e a prática visto que a geografia é um conteúdo curricular imprescindível á vida do ser humano e o que vemos em todas as escolas, é que o foco principal é em torno dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática como se os demais componentes curriculares tivessem menos importância. Para realização da metodologia foram aplicados questionários junto aos alunos do 9º ano do Ensino fundamental na EEEFM Carlota Barreira, Areia-PB, com a finalidade de descobrir se o ensino de geografia gera uma aprendizagem significativa., fez-se também a análise dos dados e oficinas para que ao alunos desenvolvessem atividades de forma significativa para sua vida. Conclui-se assim que a escola deve trabalhar sempre de forma significativa para a vida do aluno, com ações que libertem e dão asas, deixando de lado a ideia de que ela está apenas relacionada aos conteúdos programáticos que precisam ser testados através de provas e trabalhos.
id UFCG_363932311c3f5e53b130be6a9b2b8cd3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22568
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.The Geography teaching process as a meaningful learning.Ensino de geografiaProcesso de ensino-aprendizagem - GeografiaAprendizagem significativaEscola Estadual Carlota Barreira - Areia - PBOficinas de produção de brinquedosProdução de brinquedosGeography teachingTeaching-learning process - GeographyMeaningful learningCarlota Barreira State School - Areia - PBToy production workshopsToy productionGeografiaAtualmente a educação vem tentando melhorar cada dia mais, utilizando-se de vários recursos tecnológicos para obtenção do êxito nos conhecimentos sistematizados. Mesmo assim o que se vê é um índice muito alto de reprovação e exclusão em todos os níveis e modalidades de ensino, principalmente quando os alunos são submetidos ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Diante de tal situação surge a seguinte questão, porque tanta melhoria no ensino e tanta falta de conhecimento, me detive a elaborar este trabalho com o tema O PROCESSO DO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, com o objetivo de analisar a dicotomia existente entre a teoria e a prática visto que a geografia é um conteúdo curricular imprescindível á vida do ser humano e o que vemos em todas as escolas, é que o foco principal é em torno dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática como se os demais componentes curriculares tivessem menos importância. Para realização da metodologia foram aplicados questionários junto aos alunos do 9º ano do Ensino fundamental na EEEFM Carlota Barreira, Areia-PB, com a finalidade de descobrir se o ensino de geografia gera uma aprendizagem significativa., fez-se também a análise dos dados e oficinas para que ao alunos desenvolvessem atividades de forma significativa para sua vida. Conclui-se assim que a escola deve trabalhar sempre de forma significativa para a vida do aluno, com ações que libertem e dão asas, deixando de lado a ideia de que ela está apenas relacionada aos conteúdos programáticos que precisam ser testados através de provas e trabalhos.Currently education has been trying to improve every day more , using various technological resources for obtaining success in systematic knowledge . Yet what we see is a very high failure rate and exclusion at all levels and types of education , especially when students are subjected to ESMS ( National High School Exam ) . Faced with this situation the question arises , why so much improvement in education and lack of knowledge, I stopped to prepare this work with the theme PROCESS OF TEACHING OF GEOGRAPHY AS MEANINGFUL LEARNING , with the aim of analyzing the dichotomy between theory and practice since the geography is an essential curriculum content to life of human beings and what we see in all schools , is that the main focus is around the curricular components of English Language and Mathematics as other curricular components had less importance . For realization of the methodology questionnaires were administered to the students in the 9th grade of elementary school in EEEFM Carlota Barrier Sand -PB , in order to find out whether the teaching of geography generates meaningful learning . , Also made the data analysis and workshops for students to develop activities significantly to your life . It follows therefore that the school should always work significantly to the student's life , with actions to release and give wings, leaving aside the idea that it is only related to the syllabus that need to be tested through tests and assignments .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.http://lattes.cnpq.br/6289433533777830SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos.2014-032021-12-17T11:29:45Z2021-12-172021-12-17T11:29:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos. O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa. 2014. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-17T11:30:20Zoai:localhost:riufcg/22568Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-17T11:30:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.
The Geography teaching process as a meaningful learning.
title O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.
spellingShingle O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.
SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos.
Ensino de geografia
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia
Aprendizagem significativa
Escola Estadual Carlota Barreira - Areia - PB
Oficinas de produção de brinquedos
Produção de brinquedos
Geography teaching
Teaching-learning process - Geography
Meaningful learning
Carlota Barreira State School - Areia - PB
Toy production workshops
Toy production
Geografia
title_short O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.
title_full O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.
title_fullStr O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.
title_full_unstemmed O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.
title_sort O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa.
author SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos.
author_facet SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
CARVALHO, L. E. P.
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia
Aprendizagem significativa
Escola Estadual Carlota Barreira - Areia - PB
Oficinas de produção de brinquedos
Produção de brinquedos
Geography teaching
Teaching-learning process - Geography
Meaningful learning
Carlota Barreira State School - Areia - PB
Toy production workshops
Toy production
Geografia
topic Ensino de geografia
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia
Aprendizagem significativa
Escola Estadual Carlota Barreira - Areia - PB
Oficinas de produção de brinquedos
Produção de brinquedos
Geography teaching
Teaching-learning process - Geography
Meaningful learning
Carlota Barreira State School - Areia - PB
Toy production workshops
Toy production
Geografia
description Atualmente a educação vem tentando melhorar cada dia mais, utilizando-se de vários recursos tecnológicos para obtenção do êxito nos conhecimentos sistematizados. Mesmo assim o que se vê é um índice muito alto de reprovação e exclusão em todos os níveis e modalidades de ensino, principalmente quando os alunos são submetidos ao ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Diante de tal situação surge a seguinte questão, porque tanta melhoria no ensino e tanta falta de conhecimento, me detive a elaborar este trabalho com o tema O PROCESSO DO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, com o objetivo de analisar a dicotomia existente entre a teoria e a prática visto que a geografia é um conteúdo curricular imprescindível á vida do ser humano e o que vemos em todas as escolas, é que o foco principal é em torno dos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática como se os demais componentes curriculares tivessem menos importância. Para realização da metodologia foram aplicados questionários junto aos alunos do 9º ano do Ensino fundamental na EEEFM Carlota Barreira, Areia-PB, com a finalidade de descobrir se o ensino de geografia gera uma aprendizagem significativa., fez-se também a análise dos dados e oficinas para que ao alunos desenvolvessem atividades de forma significativa para sua vida. Conclui-se assim que a escola deve trabalhar sempre de forma significativa para a vida do aluno, com ações que libertem e dão asas, deixando de lado a ideia de que ela está apenas relacionada aos conteúdos programáticos que precisam ser testados através de provas e trabalhos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03
2021-12-17T11:29:45Z
2021-12-17
2021-12-17T11:29:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568
SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos. O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa. 2014. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568
identifier_str_mv SANTOS, Juliete Kaeline Andrade dos. O processo de ensino de Geografia como aprendizagem significativa. 2014. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22568
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744518852902912