Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROSA, Maria Eduarda Ramos Cavalcanti.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26226
Resumo: O coronavírus (Covid-19) é uma doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, que assombra o mundo e trouxe, para além dos problemas de saúde e grande número de óbitos, um impacto na convivência humana, através das medidas de contingenciamento adotadas para tentar diminuir a sobrecarga dos hospitais e garantir o direito à vida. O distanciamento social e as medidas de proteção adotadas foram soluções emergenciais, mas que geraram danos para muitas crianças que precisam de tratamento especializado e contínuo para o seu desenvolvimento, a exemplo das que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além do crescente número de regressão em uma fase onde há maior plasticidade neurológica, portanto, maior possibilidade de ganhos inestimáveis para a vida da pessoa com tal condição, percebe-se um incremento acelerado da utilização da impressão 3D na pandemia, aumentando, contudo, a quantidade de resíduos sólidos provenientes do seu descarte, a exemplo dos polímeros de Poliácido Lático (PLA), em um curto espaço de tempo. É sabido que os resíduos sólidos causam grandes danos ao meio ambiente e os polímeros um dos mais impactantes, sendo um dos papéis do design, aumentar a vida útil dos insumos de maneira criativa. Desta maneira, torna-se oportuna a reutilização desses materiais aliado à produção de produtos inclusivos, visando atingir necessidades latentes ao novo cenário e valorizando um público alvo cujo mercado possui escassez de projetos idealizados para eles.
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