Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26226 |
Resumo: | O coronavírus (Covid-19) é uma doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, que assombra o mundo e trouxe, para além dos problemas de saúde e grande número de óbitos, um impacto na convivência humana, através das medidas de contingenciamento adotadas para tentar diminuir a sobrecarga dos hospitais e garantir o direito à vida. O distanciamento social e as medidas de proteção adotadas foram soluções emergenciais, mas que geraram danos para muitas crianças que precisam de tratamento especializado e contínuo para o seu desenvolvimento, a exemplo das que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além do crescente número de regressão em uma fase onde há maior plasticidade neurológica, portanto, maior possibilidade de ganhos inestimáveis para a vida da pessoa com tal condição, percebe-se um incremento acelerado da utilização da impressão 3D na pandemia, aumentando, contudo, a quantidade de resíduos sólidos provenientes do seu descarte, a exemplo dos polímeros de Poliácido Lático (PLA), em um curto espaço de tempo. É sabido que os resíduos sólidos causam grandes danos ao meio ambiente e os polímeros um dos mais impactantes, sendo um dos papéis do design, aumentar a vida útil dos insumos de maneira criativa. Desta maneira, torna-se oportuna a reutilização desses materiais aliado à produção de produtos inclusivos, visando atingir necessidades latentes ao novo cenário e valorizando um público alvo cujo mercado possui escassez de projetos idealizados para eles. |
id |
UFCG_36eae817cbb43f8733ffc281f5e4e9b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/26226 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D.Development of an educational product for children with autism spectrum disorder from the recycling of polymeric waste generated by 3D printing.AutismoSustentabilidadePLADesign InclusivoCOVID-19Resíduos sólidosPolímerosImpressão 3DAutismSustainabilityInclusive designSolid wastePolymers3D printingSustentabilidadDiseño InclusivoResiduos sólidosImpresión 3dAutismeDurabilitéConception inclusiveDéchets solidesPolymèresImpression en 3DRecursos NaturaisO coronavírus (Covid-19) é uma doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, que assombra o mundo e trouxe, para além dos problemas de saúde e grande número de óbitos, um impacto na convivência humana, através das medidas de contingenciamento adotadas para tentar diminuir a sobrecarga dos hospitais e garantir o direito à vida. O distanciamento social e as medidas de proteção adotadas foram soluções emergenciais, mas que geraram danos para muitas crianças que precisam de tratamento especializado e contínuo para o seu desenvolvimento, a exemplo das que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além do crescente número de regressão em uma fase onde há maior plasticidade neurológica, portanto, maior possibilidade de ganhos inestimáveis para a vida da pessoa com tal condição, percebe-se um incremento acelerado da utilização da impressão 3D na pandemia, aumentando, contudo, a quantidade de resíduos sólidos provenientes do seu descarte, a exemplo dos polímeros de Poliácido Lático (PLA), em um curto espaço de tempo. É sabido que os resíduos sólidos causam grandes danos ao meio ambiente e os polímeros um dos mais impactantes, sendo um dos papéis do design, aumentar a vida útil dos insumos de maneira criativa. Desta maneira, torna-se oportuna a reutilização desses materiais aliado à produção de produtos inclusivos, visando atingir necessidades latentes ao novo cenário e valorizando um público alvo cujo mercado possui escassez de projetos idealizados para eles.Covid-19 is a new virus that haunts the world and has brought, in addition to health problems and large numbers of deaths, an impact on human coexistence, through contingency measures adopted to try to reduce the burden of hospitals and guarantee the right to life. The social distancing and protection measures adopted were emergency solutions, but they generated damage for many children who need specialized and continuous treatment for their development, such as those with Autism Spectrum Disorder (ASD). In addition to the increasing number of regressions in a phase where there is greater neurological plasticity, therefore, greater possibility of invaluable gains for the life of the person with such a condition, there is an accelerated increase in the use of 3D printing in the pandemic, increasing, however, the amount of solid residues from its disposal, such as lactic polyacid (PLA) polymers, in a short time. It is known that solid waste causes great damage to the environment and polymers one of the most impactful, being one of the roles of design, increase the useful life of the insums in a creative way. In this way, it is opportune to reuse these materials together with the production of inclusive products, aiming to achieve latent needs to the new scenario and valuing a target audience whose market has a scarcity of projects designed for them.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRNPÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAISUFCGSILVA, Viviane Farias.SILVA, V. F.http://lattes.cnpq.br/5011520274887172LIMA, Vera Lúcia Antunes de.SILVA, Janaína Barbosa da.BEZERRA, Ana Flávia Câmara.SALES, Joseanne de Lima.ROSA, Maria Eduarda Ramos Cavalcanti.2022-03-172022-07-05T14:29:09Z2022-07-052022-07-05T14:29:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26226ROSA, M. E. R. C. Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. 2022. 105f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-07-05T14:29:09Zoai:localhost:riufcg/26226Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-07-05T14:29:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. Development of an educational product for children with autism spectrum disorder from the recycling of polymeric waste generated by 3D printing. |
title |
Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. |
spellingShingle |
Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. ROSA, Maria Eduarda Ramos Cavalcanti. Autismo Sustentabilidade PLA Design Inclusivo COVID-19 Resíduos sólidos Polímeros Impressão 3D Autism Sustainability Inclusive design Solid waste Polymers 3D printing Sustentabilidad Diseño Inclusivo Residuos sólidos Impresión 3d Autisme Durabilité Conception inclusive Déchets solides Polymères Impression en 3D Recursos Naturais |
title_short |
Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. |
title_full |
Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. |
title_fullStr |
Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. |
title_sort |
Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. |
author |
ROSA, Maria Eduarda Ramos Cavalcanti. |
author_facet |
ROSA, Maria Eduarda Ramos Cavalcanti. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Viviane Farias. SILVA, V. F. http://lattes.cnpq.br/5011520274887172 LIMA, Vera Lúcia Antunes de. SILVA, Janaína Barbosa da. BEZERRA, Ana Flávia Câmara. SALES, Joseanne de Lima. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ROSA, Maria Eduarda Ramos Cavalcanti. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Sustentabilidade PLA Design Inclusivo COVID-19 Resíduos sólidos Polímeros Impressão 3D Autism Sustainability Inclusive design Solid waste Polymers 3D printing Sustentabilidad Diseño Inclusivo Residuos sólidos Impresión 3d Autisme Durabilité Conception inclusive Déchets solides Polymères Impression en 3D Recursos Naturais |
topic |
Autismo Sustentabilidade PLA Design Inclusivo COVID-19 Resíduos sólidos Polímeros Impressão 3D Autism Sustainability Inclusive design Solid waste Polymers 3D printing Sustentabilidad Diseño Inclusivo Residuos sólidos Impresión 3d Autisme Durabilité Conception inclusive Déchets solides Polymères Impression en 3D Recursos Naturais |
description |
O coronavírus (Covid-19) é uma doença infecciosa causada pelo SARS-CoV-2, que assombra o mundo e trouxe, para além dos problemas de saúde e grande número de óbitos, um impacto na convivência humana, através das medidas de contingenciamento adotadas para tentar diminuir a sobrecarga dos hospitais e garantir o direito à vida. O distanciamento social e as medidas de proteção adotadas foram soluções emergenciais, mas que geraram danos para muitas crianças que precisam de tratamento especializado e contínuo para o seu desenvolvimento, a exemplo das que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além do crescente número de regressão em uma fase onde há maior plasticidade neurológica, portanto, maior possibilidade de ganhos inestimáveis para a vida da pessoa com tal condição, percebe-se um incremento acelerado da utilização da impressão 3D na pandemia, aumentando, contudo, a quantidade de resíduos sólidos provenientes do seu descarte, a exemplo dos polímeros de Poliácido Lático (PLA), em um curto espaço de tempo. É sabido que os resíduos sólidos causam grandes danos ao meio ambiente e os polímeros um dos mais impactantes, sendo um dos papéis do design, aumentar a vida útil dos insumos de maneira criativa. Desta maneira, torna-se oportuna a reutilização desses materiais aliado à produção de produtos inclusivos, visando atingir necessidades latentes ao novo cenário e valorizando um público alvo cujo mercado possui escassez de projetos idealizados para eles. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-17 2022-07-05T14:29:09Z 2022-07-05 2022-07-05T14:29:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26226 ROSA, M. E. R. C. Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. 2022. 105f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26226 |
identifier_str_mv |
ROSA, M. E. R. C. Desenvolvimento de produto educativo para crianças com transtorno de espectro autista a partir da reciclagem de resíduos poliméricos gerados por impressão 3D. 2022. 105f. Tese (Doutorado em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais, Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2022. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN PÓS-GRADUAÇÃO EM RECURSOS NATURAIS UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744548486709248 |