A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Danilo de Sousa.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.costa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836
Resumo: Com a crescente ampliação das universidades no Brasil, a acessibilidade ao ensino superior tem sido meta de muitos estudantes da educação básica. Cada vez mais estudantes são favorecidos com a proximidade de uma instituição de educação de nível superior. Com esta difusão do ensino superior a relação universidade – sociedade é favorecida em uma das formas através de ações desenvolvidas com graduandos que atuam diretamente na sociedade, seja com disciplinas específicas como as de estágio supervisionado, ou através de projetos criados que envolvam a sociedade nos seus diversos setores (educacional, cultural, público, etc.). Nos projetos desenvolvidos pelas universidades o graduando tem oportunidade de, dependendo do tipo de projeto que se engaje, vivenciar sua futura prática, ter experiências com outra área que não seja a de sua atuação entre outras, e isso acarreta num profissional mais certo de seus objetivos e com uma visão um pouco mais ampla em relação aqueles que não passaram pela experiência prática possibilitada pelos projetos. Com as diversas áreas de atuação de um projeto de intervenção social, focamos a área da educação, tendo em vista nossa formação em um curso de licenciatura. Com a implementação de um projeto que visa favorecer a educação com suas ações, temos a necessidade de observar os resultados obtidos com a implementação deste. Para tanto, observamos a influência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) um dos programas financiados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no processo de aprendizagem dos estudantes, os quais encontram-se em vigência em escolas públicas da cidade de Sumé- PB. Trata-se de uma pesquisa na qual fará referência às médias bimestrais obtidas pelos estudantes.
id UFCG_377a904ce0e007288890e7a766307253
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5836
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.The influence of the PIBID / CAPES program on school performance of the mathematics discipline of schools in Sumé-PB.Educação - MatemáticaEscolaPIBIDCapes. IEducation - MathematicsSchoolCom a crescente ampliação das universidades no Brasil, a acessibilidade ao ensino superior tem sido meta de muitos estudantes da educação básica. Cada vez mais estudantes são favorecidos com a proximidade de uma instituição de educação de nível superior. Com esta difusão do ensino superior a relação universidade – sociedade é favorecida em uma das formas através de ações desenvolvidas com graduandos que atuam diretamente na sociedade, seja com disciplinas específicas como as de estágio supervisionado, ou através de projetos criados que envolvam a sociedade nos seus diversos setores (educacional, cultural, público, etc.). Nos projetos desenvolvidos pelas universidades o graduando tem oportunidade de, dependendo do tipo de projeto que se engaje, vivenciar sua futura prática, ter experiências com outra área que não seja a de sua atuação entre outras, e isso acarreta num profissional mais certo de seus objetivos e com uma visão um pouco mais ampla em relação aqueles que não passaram pela experiência prática possibilitada pelos projetos. Com as diversas áreas de atuação de um projeto de intervenção social, focamos a área da educação, tendo em vista nossa formação em um curso de licenciatura. Com a implementação de um projeto que visa favorecer a educação com suas ações, temos a necessidade de observar os resultados obtidos com a implementação deste. Para tanto, observamos a influência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) um dos programas financiados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no processo de aprendizagem dos estudantes, os quais encontram-se em vigência em escolas públicas da cidade de Sumé- PB. Trata-se de uma pesquisa na qual fará referência às médias bimestrais obtidas pelos estudantes.With the growing expansion of universities in Brazil, accessibility to higher education has been target of many students of basic education. Increasingly students are favored with proximity to an institution of higher education. With this diffusion of higher education at university relationship - society is one of the favored ways of actions undertaken with undergraduates who work directly in society, either with specific subjects such as supervised internship, or created through projects that involve society in their various sectors (educational, cultural, public, etc.). In projects developed by universities undergraduates have the opportunity, depending on the type of project that engages, experience their future practice, have experiences with other area other than his performance among others, and this entails a more certain professional goals and with a somewhat broader view regarding those who have not passed through practical experience made possible by the projects. With several areas of a project of social intervention, we focus on the area of education, in light of our training on a degree course. With the implementation of a project that aims to promote education through their actions, we need to observe the results obtained by implementing this. For this, we observe the influence of the Institutional Program Initiation to Teaching (PIBID) of the programs funded by CAPES - Coordination of Improvement of Higher Education Personnel in students' learning process, which are in effect on public schools city Sumé- PB. This is a survey in which reference to the bimonthly averages obtained by the students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGMENEZES, Marcus Bessa de.MENEZES, M. B.http://lattes.cnpq.br/7719250848803909MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.COSTA, Danilo de Sousa.2014-09-232019-08-15T21:16:20Z2019-08-152019-08-15T21:16:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.costahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836COSTA, Danilo de Sousa. A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T18:18:43Zoai:localhost:riufcg/5836Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T18:18:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.
The influence of the PIBID / CAPES program on school performance of the mathematics discipline of schools in Sumé-PB.
title A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.
spellingShingle A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.
COSTA, Danilo de Sousa.
Educação - Matemática
Escola
PIBID
Capes. I
Education - Mathematics
School
title_short A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.
title_full A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.
title_fullStr A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.
title_full_unstemmed A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.
title_sort A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB.
author COSTA, Danilo de Sousa.
author_facet COSTA, Danilo de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MENEZES, Marcus Bessa de.
MENEZES, M. B.
http://lattes.cnpq.br/7719250848803909
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Danilo de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Matemática
Escola
PIBID
Capes. I
Education - Mathematics
School
topic Educação - Matemática
Escola
PIBID
Capes. I
Education - Mathematics
School
description Com a crescente ampliação das universidades no Brasil, a acessibilidade ao ensino superior tem sido meta de muitos estudantes da educação básica. Cada vez mais estudantes são favorecidos com a proximidade de uma instituição de educação de nível superior. Com esta difusão do ensino superior a relação universidade – sociedade é favorecida em uma das formas através de ações desenvolvidas com graduandos que atuam diretamente na sociedade, seja com disciplinas específicas como as de estágio supervisionado, ou através de projetos criados que envolvam a sociedade nos seus diversos setores (educacional, cultural, público, etc.). Nos projetos desenvolvidos pelas universidades o graduando tem oportunidade de, dependendo do tipo de projeto que se engaje, vivenciar sua futura prática, ter experiências com outra área que não seja a de sua atuação entre outras, e isso acarreta num profissional mais certo de seus objetivos e com uma visão um pouco mais ampla em relação aqueles que não passaram pela experiência prática possibilitada pelos projetos. Com as diversas áreas de atuação de um projeto de intervenção social, focamos a área da educação, tendo em vista nossa formação em um curso de licenciatura. Com a implementação de um projeto que visa favorecer a educação com suas ações, temos a necessidade de observar os resultados obtidos com a implementação deste. Para tanto, observamos a influência do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) um dos programas financiados pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no processo de aprendizagem dos estudantes, os quais encontram-se em vigência em escolas públicas da cidade de Sumé- PB. Trata-se de uma pesquisa na qual fará referência às médias bimestrais obtidas pelos estudantes.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-23
2019-08-15T21:16:20Z
2019-08-15
2019-08-15T21:16:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.costa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836
COSTA, Danilo de Sousa. A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.costa
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836
identifier_str_mv COSTA, Danilo de Sousa. A influência do programa PIBID/CAPES no rendimento escolar da disciplina de matemática das escolas de Sumé-PB. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5836
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386819358720