Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRRJ |
Texto Completo: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12715 |
Resumo: | A presente pesquisa consiste em estudar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Tendo em vista que a intenção da pesquisa visa uma interpretação significativa dos processos pelos quais os docentes em início de carreira são submetidos, a abordagem é qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: pesquisa documental, questionários e entrevistas. Como referencial teórico para a pesquisa, buscamos em Gatti (2010); Nóvoa (1995); Ponte et al. (2001); Tardif e Raymond (2000); Wiebusch e Ramos (2012), estudos sobre a formação inicial de professores; e em Gatti et al. (2014); Lopes, Traldi e Ferreira (2015), pesquisas relacionadas ao PIBID. Além disso, buscamos alinhar as atividades desenvolvidas no PIBID com o trabalho de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e sua equipe em Guiné-Bissau, através de sua obra “Cartas a Guiné-Bissau”, de 1978. Ainda foi realizada uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista, da legislação referente ao PIBID, dos Subprojetos do PIBID submetidos à Capes em 2011e 2013, assim como dos relatórios anuais de 2011 a 2016. Após análise destes dados e do referencial teórico utilizado, foi elaborado um questionário que foi enviado aos egressos. De posse das respostas destes questionários, foi possível, principalmente, verificar, dentre os egressos, os que participaram das atividades do PIBID e que estão lecionando atualmente. Analisados os dados apresentados pelo questionário, foi realizada uma entrevista com alguns egressos, de forma a aprofundar nos objetivos propostos pela pesquisa. Com a entrevista, foi possível perceber a importância para estes egressos participarem de Programas de Iniciação à Docência, robustecendo suas vivências escolares como docentes em formação |
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Oliveira, Anderson NascimentoSilva, Wanderley da965.566.767-72https://orcid.org/0000-0002-0849-4928http://lattes.cnpq.br/1894566485754183Silva, Wanderley da965.566.767-72https://orcid.org/0000-0002-0849-4928http://lattes.cnpq.br/1894566485754183Nascimento, Giovane dohttp://lattes.cnpq.br/5822517767647441Oliveira, Leandro Dias dehttps://orcid.org/0000-0001-7257-0545http://lattes.cnpq.br/5582910362793776043.971.466-40https://orcid.org/0000-0002-7673-5981http://lattes.cnpq.br/51410627672787342023-12-22T02:18:07Z2023-12-22T02:18:07Z2019-08-21OLIVEIRA, Anderson Nascimento. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista. 2019.81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12715A presente pesquisa consiste em estudar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Tendo em vista que a intenção da pesquisa visa uma interpretação significativa dos processos pelos quais os docentes em início de carreira são submetidos, a abordagem é qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: pesquisa documental, questionários e entrevistas. Como referencial teórico para a pesquisa, buscamos em Gatti (2010); Nóvoa (1995); Ponte et al. (2001); Tardif e Raymond (2000); Wiebusch e Ramos (2012), estudos sobre a formação inicial de professores; e em Gatti et al. (2014); Lopes, Traldi e Ferreira (2015), pesquisas relacionadas ao PIBID. Além disso, buscamos alinhar as atividades desenvolvidas no PIBID com o trabalho de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e sua equipe em Guiné-Bissau, através de sua obra “Cartas a Guiné-Bissau”, de 1978. Ainda foi realizada uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista, da legislação referente ao PIBID, dos Subprojetos do PIBID submetidos à Capes em 2011e 2013, assim como dos relatórios anuais de 2011 a 2016. Após análise destes dados e do referencial teórico utilizado, foi elaborado um questionário que foi enviado aos egressos. De posse das respostas destes questionários, foi possível, principalmente, verificar, dentre os egressos, os que participaram das atividades do PIBID e que estão lecionando atualmente. Analisados os dados apresentados pelo questionário, foi realizada uma entrevista com alguns egressos, de forma a aprofundar nos objetivos propostos pela pesquisa. Com a entrevista, foi possível perceber a importância para estes egressos participarem de Programas de Iniciação à Docência, robustecendo suas vivências escolares como docentes em formaçãoCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorThe present research consists in studying the contributions of the Institutional Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) for the graduates of the degree course in Mathematics of the Instituto Federal Minas Gerais - São João Evangelista Campus. Considering that the intention of the research aims at a meaningful interpretation of the processes for which early-stage teachers are submitted, the approach is qualitative. The research instruments used were: documentary research, questionnaires and interviews. As a theoretical reference for the research, we search in Gatti (2010); Nóvoa (1995); Ponte et al. (2001); Tardif and Raymond (2000); Wiebusch and Ramos (2012), studies on initial teacher education; and in Gatti et al. (2014); Lopes, Traldi and Ferreira (2015), surveys related to PIBID. In addition, we sought to align the activities developed in PIBID with the literacy work developed by Paulo Freire and his team in Guiné-Bissau, through his work "Letters to Guinea-Bissau", 1978. An analysis of the Pedagogical Project of the Mathematics Degree Course of the Instituto Federal Minas Gerais - São João Evangelista Campus, the PIBID legislation, the PIBID Subprojects submitted to CAPES in 2011 and 2013, as well as the annual reports from 2011 to 2016. After analyzing these data and the theoretical reference, a questionnaire was prepared and sent to the graduates. With the answers of these questionnaires, it was possible, mainly, to verify, among the graduates, those who participated in the activities of PIBID and that they are currently teaching. After analyzing the data presented by the questionnaire, an interview was conducted with some graduates, in order to deepen the objectives proposed by the research. With the interview, it was possible to perceive the importance for these graduates to participate in Teaching Initiation Programs, reinforcing their school experiences as teachers in formationapplication/pdfporUniversidade Federal Rural do Rio de JaneiroPrograma de Pós-Graduação em Educação AgrícolaUFRRJBrasilInstituto de AgronomiaPIBIDInício carreira docenteLicenciatura em MatemáticaAmbiente escolarPIBIDHome teaching careerDegree in MathematicsSchool environmentEducaçãoContribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João EvangelistaContributions of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) for the graduates of the degree course in Mathematics of the Instituto Federal Minas Gerais - São João Evangelista Campusinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar? História de professoras, histórias da profissão docente. Campinas/SP, 2006. BRASIL. Decreto n. 7.219/2010, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 jun. 2010. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm>. Acesso em: 12 out. 2017. BRASIL. Decreto N. 8.752/2016, de 09 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 mai. 2016. Disponível em <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm>. Acesso em: 1 out. 2017. BRASIL. EDITAL MEC/CAPES/FNDE. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2007. Disponível em: <www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf>. Acesso em: 4 out. 2017. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 dez. 1996. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 6 out. 2017. BRASIL. Lei n.°11.892/2008, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 30 dez., 2008. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 5 out. 2017. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES Nº 1.302/2001, 06 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Portal MEC. Brasília: MEC/CNE/CES, 2001. 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Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/.../Portaria_Normativa_38_PIBID.pdf>. Acesso em: 05 out. 2017. FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. (Coleção formação de professores). FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967. FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. FREIRE, Paulo; Pedagogia do Oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011. GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003. GADOTTI, Moacir. Qualidade na educação: uma nova abordagem. In: Congresso de Educação Básica: Qualidade na Aprendizagem, 1. Anais… Florianópolis, 2013. GAMA, Renata Prenstteter; FIORENTINI, Dario. 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Relatório anual do subprojeto: área Matemática. São João Evangelista: IFMG, 2011. IFMG. Relatório anual do subprojeto: área Matemática. São João Evangelista: IFMG, 2012. IFMG. Relatório anual do subprojeto: área Matemática. São João Evangelista: IFMG, 2013. IFMG. Relatório anual do subprojeto: área Matemática. São João Evangelista: IFMG, 2014. IFMG. Relatório anual do subprojeto: área Matemática. São João Evangelista: IFMG, 2015. IFMG. Relatório anual do subprojeto: área Matemática. São João Evangelista: IFMG, 2016. IFMG. Subprojeto: área Matemática. São João Evangelista: IFMG, 2011. IFMG. Subprojeto: área Matemática. São João Evangelista: IFMG, 2013. IFMG/SJE. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. São João Evangelista: IFMG/SJE, 2017b. IFMG/SJE. Histórico. 2017a. Disponível em: <https://www.sje.ifmg.edu.br/portal/antigo/index.php?option=com_content&view=article&id =355:historico&catid=71:a-instituicao&Itemid=7>. Acesso em 05 abr. 2017. 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Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista |
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Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista |
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A presente pesquisa consiste em estudar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista. Tendo em vista que a intenção da pesquisa visa uma interpretação significativa dos processos pelos quais os docentes em início de carreira são submetidos, a abordagem é qualitativa. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram: pesquisa documental, questionários e entrevistas. Como referencial teórico para a pesquisa, buscamos em Gatti (2010); Nóvoa (1995); Ponte et al. (2001); Tardif e Raymond (2000); Wiebusch e Ramos (2012), estudos sobre a formação inicial de professores; e em Gatti et al. (2014); Lopes, Traldi e Ferreira (2015), pesquisas relacionadas ao PIBID. Além disso, buscamos alinhar as atividades desenvolvidas no PIBID com o trabalho de alfabetização desenvolvido por Paulo Freire e sua equipe em Guiné-Bissau, através de sua obra “Cartas a Guiné-Bissau”, de 1978. Ainda foi realizada uma análise do Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista, da legislação referente ao PIBID, dos Subprojetos do PIBID submetidos à Capes em 2011e 2013, assim como dos relatórios anuais de 2011 a 2016. Após análise destes dados e do referencial teórico utilizado, foi elaborado um questionário que foi enviado aos egressos. De posse das respostas destes questionários, foi possível, principalmente, verificar, dentre os egressos, os que participaram das atividades do PIBID e que estão lecionando atualmente. Analisados os dados apresentados pelo questionário, foi realizada uma entrevista com alguns egressos, de forma a aprofundar nos objetivos propostos pela pesquisa. Com a entrevista, foi possível perceber a importância para estes egressos participarem de Programas de Iniciação à Docência, robustecendo suas vivências escolares como docentes em formação |
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OLIVEIRA, Anderson Nascimento. Contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para os egressos do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Minas Gerais – Campus São João Evangelista. 2019.81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019. |
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ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar? História de professoras, histórias da profissão docente. Campinas/SP, 2006. BRASIL. Decreto n. 7.219/2010, de 24 de junho de 2010. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 25 jun. 2010. Disponível em: <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7219.htm>. Acesso em: 12 out. 2017. BRASIL. Decreto N. 8.752/2016, de 09 de maio de 2016. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 mai. 2016. Disponível em <www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8752.htm>. Acesso em: 1 out. 2017. BRASIL. EDITAL MEC/CAPES/FNDE. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2007. Disponível em: <www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/Edital_PIBID.pdf>. 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