Afetividade na universidade: um estudo sob o olhar educomunicativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Izabella Couto.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27472
Resumo: Esta monografia se dedica ao estudo do fenômeno da afetividade e sua relação com os processos de ensino e aprendizagem, com destaque aos envoltos ao nível superior de ensino. Por meio de uma abordagem qualitativa, pretendeu-se responder a seguinte questão: Quais são as impressões que alunos universitários possuem sobre a relação entre ensino e afeto? Dessa forma, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter bibliográfico inspirada nos aportes teóricos da Psicologia da Educação e da Educomunicação, que nos possibilitaram identificar a confluência entre afeto e conhecimento, bem como a importância de fomentar uma comunicação saudável na educação. Também foi elaborado um resgate histórico acerca do funcionamento do Ensino Superior brasileiro, que nos ajudou a averiguar determinadas problemáticas pedagógicas nas universidades públicas que sustentam a formação de docentes desconhecedores das relações entre afetividade e cognição. Sob esse ponto de vista, foi desenvolvida uma pesquisa de campo por meio de um questionário online aplicado a alunos da rede federal de Ensino Superior, com o propósito de produzir uma visão geral sobre a maneira com que os estudantes expressam e compreendem seus sentimentos e emoções no contexto acadêmico. Por sua vez, os resultados evidenciaram que embora a maioria dos alunos inquiridos prefiram estar inseridos em uma educação afetiva, a maior parte de seus professores não valorizam a construção de afetos positivos e não se preocupam com o bem-estar dos estudantes. Nesse sentido, a literatura utilizada nos possibilitou concluir que a pedagogia tradicional cognitivista, centrada apenas na transmissão do conteúdo e alheia à dimensão afetiva dos sujeitos, desfavorece a criatividade, a produtividade, o desenvolvimento intelectual e pessoal do educando. Com efeito, a análise dos dados nos demonstrou que os universitários respondentes se sentem prejudicados por essa tradição de ensino que ainda predomina em diferentes graduações. Observamos assim, a relevância de uma abordagem educativa globalizante que enxergue a pessoa em sua totalidade, de acordo com suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Semelhantemente, constatamos que uma educação humanizadora voltada à transformação não pode ser construída sem a adoção de gestos de amorosidade e empatia.
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Dessa forma, foi desenvolvida uma pesquisa de caráter bibliográfico inspirada nos aportes teóricos da Psicologia da Educação e da Educomunicação, que nos possibilitaram identificar a confluência entre afeto e conhecimento, bem como a importância de fomentar uma comunicação saudável na educação. Também foi elaborado um resgate histórico acerca do funcionamento do Ensino Superior brasileiro, que nos ajudou a averiguar determinadas problemáticas pedagógicas nas universidades públicas que sustentam a formação de docentes desconhecedores das relações entre afetividade e cognição. Sob esse ponto de vista, foi desenvolvida uma pesquisa de campo por meio de um questionário online aplicado a alunos da rede federal de Ensino Superior, com o propósito de produzir uma visão geral sobre a maneira com que os estudantes expressam e compreendem seus sentimentos e emoções no contexto acadêmico. Por sua vez, os resultados evidenciaram que embora a maioria dos alunos inquiridos prefiram estar inseridos em uma educação afetiva, a maior parte de seus professores não valorizam a construção de afetos positivos e não se preocupam com o bem-estar dos estudantes. Nesse sentido, a literatura utilizada nos possibilitou concluir que a pedagogia tradicional cognitivista, centrada apenas na transmissão do conteúdo e alheia à dimensão afetiva dos sujeitos, desfavorece a criatividade, a produtividade, o desenvolvimento intelectual e pessoal do educando. Com efeito, a análise dos dados nos demonstrou que os universitários respondentes se sentem prejudicados por essa tradição de ensino que ainda predomina em diferentes graduações. Observamos assim, a relevância de uma abordagem educativa globalizante que enxergue a pessoa em sua totalidade, de acordo com suas dimensões biológicas, psicológicas e sociais. Semelhantemente, constatamos que uma educação humanizadora voltada à transformação não pode ser construída sem a adoção de gestos de amorosidade e empatia.This dissertation is dedicated to the study of the phenomenon of affectivity and its relationship with the teaching and learning processes, with emphasis on those involved in the higher level of education. Through a qualitative approach, it was intended to answer the following question: What are the perceptions that university students have about the relationship between teaching and affection? Thus, a bibliographic research was developed inspired by the theoretical contributions of Psychology of Education and Educommunication, which allowed us to identify the confluence between affection and knowledge, as well as the importance of promoting healthy communication in education. It was also elaborated a historical review about the functioning of Brazilian Higher Education, which helped us to investigate certain pedagogical problems in public universities that support the training of teachers unaware of the interrelationships between affectivity and cognition. From this point of view, a field research was developed through an online questionnaire applied to students from the federal Higher Education network, with the purpose of producing an overview of how students express and understand their feelings and emotions in the academic context. In turn, the results showed that although most of the surveyed students prefer to be part of an affective education, most of their teachers do not value the construction of positive affections and do not care about the wellbeing of students. In this regard, the literature used allowed us to conclude that the traditional cognitivist pedagogy, focused only on the transmission of content and oblivious to the affective dimension of each individual, disfavors creativity, productivity, intellectual and personal development. In fact, the data analysis showed us that the surveyed university students feel harmed by this teaching tradition that still predominates in different majors. Thus, we observe the relevance of a globalizing educational approach that sees the person in their entirety, according to their biological, psychological and social dimensions. Similarly, we find that a humanizing education focused on transformation cannot be built without the adoption of gestures of amorosity and empathy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGALMEIDA, Lígia Beatriz Carvalho de.ALMEIDA, L. B. C.http://lattes.cnpq.br/2040905065494417XAVIER, Manassés Morais.XAVIER, M. 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