A afetividade no contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Carolina de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/9808
Resumo: A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da análise de processos em que pode surgir a questão afetiva no ambiente escolar e busca identificar como a prática docente com foco nessa perspectiva pode interferir neles. A metodologia utilizada respalda-se a) no levantamento bibliográfico em busca da compreensão da temática; b) na observação do cotidiano escolar e das aulas da disciplina Sociologia em turmas da Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) junto a uma professora da escola básica do Estado do Rio de Janeiro; c) no uso de algumas técnicas de pesquisa para levantamento de dados, como aplicação de questionário aos alunos e d) nos relatos da professora da escola básica. O resultado aponta que, na medida em que coletivamente é construído entre professores e alunos formas de guiar as situações vivenciadas no ambiente escolar, a relação entre eles ultrapassa as representações socialmente estabelecidas e ocorre uma transformação mútua por meio da dimensão afetiva que favorece o processo de construção de conhecimento
id UFF-2_6ff7d1bff3c1a641a3a63db780560b1d
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/9808
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling A afetividade no contexto escolarAfetividadeEnsino-aprendizagemAfetoAprendizagemEnsinoAffectivityTeaching and learningA análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da análise de processos em que pode surgir a questão afetiva no ambiente escolar e busca identificar como a prática docente com foco nessa perspectiva pode interferir neles. A metodologia utilizada respalda-se a) no levantamento bibliográfico em busca da compreensão da temática; b) na observação do cotidiano escolar e das aulas da disciplina Sociologia em turmas da Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) junto a uma professora da escola básica do Estado do Rio de Janeiro; c) no uso de algumas técnicas de pesquisa para levantamento de dados, como aplicação de questionário aos alunos e d) nos relatos da professora da escola básica. O resultado aponta que, na medida em que coletivamente é construído entre professores e alunos formas de guiar as situações vivenciadas no ambiente escolar, a relação entre eles ultrapassa as representações socialmente estabelecidas e ocorre uma transformação mútua por meio da dimensão afetiva que favorece o processo de construção de conhecimentoThe analysis undertaken in this monography aims to understand how emotional issue in teaching practice interferes in the processes that occur in the school environment. In order to answer this question, the study undertaken of the analysis processes that may arise emotional issue in the school environment and search to identify how teaching practice focused on this perspective may interfere with them. The methodology supports the a) the literature in search of understanding of the subject; b) the observation of the school routine and the discipline of Sociology lessons in classes for the New Education of Young and Adults (EJA New) with a teacher of the primary school from the State of Rio de Janeiro; c) the use of some techniques to search for data collection, such as application questionnaire to students d) the reports of the teacher of primary school. The result indicates to the extent that collectively is constructed between teachers and students forms of guiding situations experienced in the school environment, the relationship between them exceeds the socially representations established and the mutual transformation occurs through the affective dimension which favors the process of construction of knowledgeQueiroz, Paulo Pires deGonçalves, Renata de SáFantinato, Maria Cecilia de Castello BrancoAmorim, Carolina de Souza2019-06-06T18:34:23Z2019-06-06T18:34:23Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/9808Aluno de GraduaçãoCC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T02:49:59Zoai:app.uff.br:1/9808Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:59:44.489818Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv A afetividade no contexto escolar
title A afetividade no contexto escolar
spellingShingle A afetividade no contexto escolar
Amorim, Carolina de Souza
Afetividade
Ensino-aprendizagem
Afeto
Aprendizagem
Ensino
Affectivity
Teaching and learning
title_short A afetividade no contexto escolar
title_full A afetividade no contexto escolar
title_fullStr A afetividade no contexto escolar
title_full_unstemmed A afetividade no contexto escolar
title_sort A afetividade no contexto escolar
author Amorim, Carolina de Souza
author_facet Amorim, Carolina de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Queiroz, Paulo Pires de
Gonçalves, Renata de Sá
Fantinato, Maria Cecilia de Castello Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Carolina de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Afetividade
Ensino-aprendizagem
Afeto
Aprendizagem
Ensino
Affectivity
Teaching and learning
topic Afetividade
Ensino-aprendizagem
Afeto
Aprendizagem
Ensino
Affectivity
Teaching and learning
description A análise empreendida neste trabalho objetiva compreender como a questão afetiva na prática docente interfere nos processos que ocorrem no ambiente escolar. A fim de responder essa questão, o estudo empreendido parte da análise de processos em que pode surgir a questão afetiva no ambiente escolar e busca identificar como a prática docente com foco nessa perspectiva pode interferir neles. A metodologia utilizada respalda-se a) no levantamento bibliográfico em busca da compreensão da temática; b) na observação do cotidiano escolar e das aulas da disciplina Sociologia em turmas da Nova Educação de Jovens e Adultos (Nova EJA) junto a uma professora da escola básica do Estado do Rio de Janeiro; c) no uso de algumas técnicas de pesquisa para levantamento de dados, como aplicação de questionário aos alunos e d) nos relatos da professora da escola básica. O resultado aponta que, na medida em que coletivamente é construído entre professores e alunos formas de guiar as situações vivenciadas no ambiente escolar, a relação entre eles ultrapassa as representações socialmente estabelecidas e ocorre uma transformação mútua por meio da dimensão afetiva que favorece o processo de construção de conhecimento
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-06-06T18:34:23Z
2019-06-06T18:34:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/9808
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/9808
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823630038859776