O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Marília de Oliveira.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989
Resumo: O presente trabalho acadêmico foi desenvolvido nas Instituições de Educação da cidade de Sumé. Dentre elas estão a Secretaria Municipal de Educação e mais duas Escolas da rede municipal. Os sujeitos participantes das entrevistas foram os egressos em Educação do Campo que atualmente desempenham o papel de gestor escolar na rede municipal de ensino.Tem como finalidade resgatar a importância do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar na Licenciatura em Educação do Campo e suas contribuições para as escolas do campo. Para adquirimos os resultados desta pesquisa, recorremos a visitas às Instituições Educacionais, com uma duração de tempo de dois meses. Assim, a observação participante se fez presente durante todo o momento da pesquisa, acompanhando o trabalho realizado pelos egressos da Lecampo em Gestão Escolar, na parte de Direção Escolar e Coordenação Pedagógica. Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizamos os seguintes instrumentos: questionário com perguntas fechadas e abertas utilizando a ferramenta do Google drive, encaminhado para os sujeitos participantes da pesquisa, os egressos da Lecampo. Após o recebimento foi organizado as respostas para análise e interpretação com fins de respostas que nortearam a fundamentação da pesquisa, foram construídos quadros sistematizando as falas dos sujeitos e procurando identificar as principais questões abordadas pelos pesquisados. A análise documental também aparece como procedimento de pesquisa para compreensão da concepção de gestão e estágio presentes na Licenciatura, bem como a entrevista para o aprofundamento da percepção a partir das falas dos egressos da contribuição do Estágio para sua prática gestora. Como resultados, identificamos a prática como espaço e forma de aprendizado do exercício gestor e a realização do estágio em gestão são evidenciados nas falas como fundamentais para formação do Licenciado. Identificamos também uma prática diferenciada no exercício gestor dos egressos na sua perspectiva de participação democrática, no envolvimento da família e dos professores nas decisões da escola e no estímulo a auto-organização dos estudantes para uma atuação crítica e criativa na escola.
id UFCG_3844e8d62bf8e52db6d8a901606d9ffc
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4989
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.The supervised internship in school management in the degree in rural education: contribution to the management practice in the schools of the Cariri Paraíba.Licenciatura em educação do campoEstágio supervisionadoGestão escolarBachelor's degree in field education  Supervised internship  School managementO presente trabalho acadêmico foi desenvolvido nas Instituições de Educação da cidade de Sumé. Dentre elas estão a Secretaria Municipal de Educação e mais duas Escolas da rede municipal. Os sujeitos participantes das entrevistas foram os egressos em Educação do Campo que atualmente desempenham o papel de gestor escolar na rede municipal de ensino.Tem como finalidade resgatar a importância do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar na Licenciatura em Educação do Campo e suas contribuições para as escolas do campo. Para adquirimos os resultados desta pesquisa, recorremos a visitas às Instituições Educacionais, com uma duração de tempo de dois meses. Assim, a observação participante se fez presente durante todo o momento da pesquisa, acompanhando o trabalho realizado pelos egressos da Lecampo em Gestão Escolar, na parte de Direção Escolar e Coordenação Pedagógica. Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizamos os seguintes instrumentos: questionário com perguntas fechadas e abertas utilizando a ferramenta do Google drive, encaminhado para os sujeitos participantes da pesquisa, os egressos da Lecampo. Após o recebimento foi organizado as respostas para análise e interpretação com fins de respostas que nortearam a fundamentação da pesquisa, foram construídos quadros sistematizando as falas dos sujeitos e procurando identificar as principais questões abordadas pelos pesquisados. A análise documental também aparece como procedimento de pesquisa para compreensão da concepção de gestão e estágio presentes na Licenciatura, bem como a entrevista para o aprofundamento da percepção a partir das falas dos egressos da contribuição do Estágio para sua prática gestora. Como resultados, identificamos a prática como espaço e forma de aprendizado do exercício gestor e a realização do estágio em gestão são evidenciados nas falas como fundamentais para formação do Licenciado. Identificamos também uma prática diferenciada no exercício gestor dos egressos na sua perspectiva de participação democrática, no envolvimento da família e dos professores nas decisões da escola e no estímulo a auto-organização dos estudantes para uma atuação crítica e criativa na escola.The present academic work was developed in the Education Institutions of the city of Sumé. Among them are the Municipal Department of Education and two other Schools of the municipal network. The subjects that participated in the interviews were the graduates of Field Education who currently play the role of school manager in the municipal education network. Its purpose is to rescue the importance of Supervised Internship in School Management in the Degree in Field Education and its contributions to the rural schools. To obtain the results of this research, we used visits to the Educational Institutions, with a duration of two months. Thus, participant observation was present throughout the research, accompanying the work done by the graduates of Lecampo in School Management, in the part of School Direction and Pedagogical Coordination. To do so, we use as methodology the qualitative approach. To gather information we use the following tools: a questionnaire with closed and open questions using the Google drive tool, sent to the subjects participating in the research, the graduates of Lecampo. After the reception was organized the answers for analysis and interpretation with the purpose of answers that guided the basis of the research, were constructed tables systematizing the speeches of the subjects and trying to identify the main questions addressed by the respondents. The documentary analysis also appears as a research procedure to understand the management conception and stage present in the Degree, as well as the interview for the deepening of the perception from the statements of the graduates of the contribution of the Internship to its management practice. As results, we identify the practice as a space and form of learning of the managerial exercise and the accomplishment of the internship in management are evidenced in the speeches as fundamental for the formation of the Licensee. We also identify a differentiated practice in the managerial exercise of the alumni in their perspective of democratic participation, in the involvement of the family and the teachers in the decisions of the school and in stimulating the students' self-organization for a critical and creative activity in the school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Maria do Socorro.SILVA, M. S.http://lattes.cnpq.br/6964593101151807TORRES, Denise Xavier.SILVA, Maria Aparecida Sousa.ARAÚJO, Marília de Oliveira.2017-09-202019-07-22T14:13:23Z2019-07-222019-07-22T14:13:23Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.araujohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989ARAÚJO, Marília de Oliveira. O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano. 2017. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T21:34:32Zoai:localhost:riufcg/4989Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T21:34:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.
The supervised internship in school management in the degree in rural education: contribution to the management practice in the schools of the Cariri Paraíba.
title O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.
spellingShingle O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.
ARAÚJO, Marília de Oliveira.
Licenciatura em educação do campo
Estágio supervisionado
Gestão escolar
Bachelor's degree in field education  
Supervised internship  
School management
title_short O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.
title_full O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.
title_fullStr O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.
title_full_unstemmed O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.
title_sort O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano.
author ARAÚJO, Marília de Oliveira.
author_facet ARAÚJO, Marília de Oliveira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Maria do Socorro.
SILVA, M. S.
http://lattes.cnpq.br/6964593101151807
TORRES, Denise Xavier.
SILVA, Maria Aparecida Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Marília de Oliveira.
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura em educação do campo
Estágio supervisionado
Gestão escolar
Bachelor's degree in field education  
Supervised internship  
School management
topic Licenciatura em educação do campo
Estágio supervisionado
Gestão escolar
Bachelor's degree in field education  
Supervised internship  
School management
description O presente trabalho acadêmico foi desenvolvido nas Instituições de Educação da cidade de Sumé. Dentre elas estão a Secretaria Municipal de Educação e mais duas Escolas da rede municipal. Os sujeitos participantes das entrevistas foram os egressos em Educação do Campo que atualmente desempenham o papel de gestor escolar na rede municipal de ensino.Tem como finalidade resgatar a importância do Estágio Supervisionado em Gestão Escolar na Licenciatura em Educação do Campo e suas contribuições para as escolas do campo. Para adquirimos os resultados desta pesquisa, recorremos a visitas às Instituições Educacionais, com uma duração de tempo de dois meses. Assim, a observação participante se fez presente durante todo o momento da pesquisa, acompanhando o trabalho realizado pelos egressos da Lecampo em Gestão Escolar, na parte de Direção Escolar e Coordenação Pedagógica. Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa. Para a coleta de informações utilizamos os seguintes instrumentos: questionário com perguntas fechadas e abertas utilizando a ferramenta do Google drive, encaminhado para os sujeitos participantes da pesquisa, os egressos da Lecampo. Após o recebimento foi organizado as respostas para análise e interpretação com fins de respostas que nortearam a fundamentação da pesquisa, foram construídos quadros sistematizando as falas dos sujeitos e procurando identificar as principais questões abordadas pelos pesquisados. A análise documental também aparece como procedimento de pesquisa para compreensão da concepção de gestão e estágio presentes na Licenciatura, bem como a entrevista para o aprofundamento da percepção a partir das falas dos egressos da contribuição do Estágio para sua prática gestora. Como resultados, identificamos a prática como espaço e forma de aprendizado do exercício gestor e a realização do estágio em gestão são evidenciados nas falas como fundamentais para formação do Licenciado. Identificamos também uma prática diferenciada no exercício gestor dos egressos na sua perspectiva de participação democrática, no envolvimento da família e dos professores nas decisões da escola e no estímulo a auto-organização dos estudantes para uma atuação crítica e criativa na escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-20
2019-07-22T14:13:23Z
2019-07-22
2019-07-22T14:13:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989
ARAÚJO, Marília de Oliveira. O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano. 2017. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.araujo
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989
identifier_str_mv ARAÚJO, Marília de Oliveira. O estágio supervisionado em gestão escolar na licenciatura em educação do campo: contribuição para a prática gestora nas escolas do campo do cariri paraibano. 2017. 67f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4989
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381463232512