Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso real de aplicação de ferramentas e conceitos da gestão de operações e serviços (GOS). Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: inicialmente, buscou-se fundamentar teoricamente as ferramentas e conceitos da GOS a serem utilizados; em seguida, realizou-se o delineamento da pesquisa e o detalhamento da metodologia; na sequência, apresenta-se o estudo de caso, discutindo-se sua relevância e contribuição; por fim, são feitas as considerações finais. Foi possível determinar para a empresa em questão a tipologia do serviço, suas características diferenciadoras (participação do cliente no processo, simultaneidade, perecibilidade, intangibilidade e heterogeneidade), o pacote de serviço (instalações de apoio, bens facilitadores, informação, serviços explícitos e implícitos), a formulação da visão estratégica do serviço (sistema de prestação de serviços, estratégia operacional, o conceito do serviço que se deseja transmitir e os segmentos do mercado-alvo) e a elaboração do blueprint, que abrange as ações do cliente, do front office, do back office, além das evidências físicas e do suporte. Vale ressaltar que a aplicação das ferramentas e conceitos apresentados neste artigo serviu de base para a empresa direcionar sua estratégia por meio da diferenciação e da focalização. |
id |
UFCG_38688fa4e40c4a2ecc81726af2875459 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/30369 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.Application of concepts and tools to the management of service operations: case study of a company focused on the third-country market.Gestão de operações e serviçosMercado de terceira idade - empresaGestão de serviçosServiços para terceira idadeTerceira idade - serviçosSistema de serviçosEstudo de casoGestión de operaciones y serviciosGestión de serviciosTerceira idade - serviciosSistema de serviciosEstudio de casoGestion des opérations et des servicesMarché du troisième âge - entrepriseLa gestion des servicesServices aux personnes âgéesPersonnes âgées - servicesSystème de servicesÉtude de casEngenharia de Produção.O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso real de aplicação de ferramentas e conceitos da gestão de operações e serviços (GOS). Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: inicialmente, buscou-se fundamentar teoricamente as ferramentas e conceitos da GOS a serem utilizados; em seguida, realizou-se o delineamento da pesquisa e o detalhamento da metodologia; na sequência, apresenta-se o estudo de caso, discutindo-se sua relevância e contribuição; por fim, são feitas as considerações finais. Foi possível determinar para a empresa em questão a tipologia do serviço, suas características diferenciadoras (participação do cliente no processo, simultaneidade, perecibilidade, intangibilidade e heterogeneidade), o pacote de serviço (instalações de apoio, bens facilitadores, informação, serviços explícitos e implícitos), a formulação da visão estratégica do serviço (sistema de prestação de serviços, estratégia operacional, o conceito do serviço que se deseja transmitir e os segmentos do mercado-alvo) e a elaboração do blueprint, que abrange as ações do cliente, do front office, do back office, além das evidências físicas e do suporte. Vale ressaltar que a aplicação das ferramentas e conceitos apresentados neste artigo serviu de base para a empresa direcionar sua estratégia por meio da diferenciação e da focalização.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-06-23T17:41:35Z2023-06-232023-06-23T17:41:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti; AUGUST, Stephan. Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369porSIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti.AUGUST, Stephan.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-29T14:40:17Zoai:localhost:riufcg/30369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T14:40:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. Application of concepts and tools to the management of service operations: case study of a company focused on the third-country market. |
title |
Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. |
spellingShingle |
Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti. Gestão de operações e serviços Mercado de terceira idade - empresa Gestão de serviços Serviços para terceira idade Terceira idade - serviços Sistema de serviços Estudo de caso Gestión de operaciones y servicios Gestión de servicios Terceira idade - servicios Sistema de servicios Estudio de caso Gestion des opérations et des services Marché du troisième âge - entreprise La gestion des services Services aux personnes âgées Personnes âgées - services Système de services Étude de cas Engenharia de Produção. |
title_short |
Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. |
title_full |
Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. |
title_fullStr |
Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. |
title_full_unstemmed |
Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. |
title_sort |
Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. |
author |
SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti. |
author_facet |
SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti. AUGUST, Stephan. |
author_role |
author |
author2 |
AUGUST, Stephan. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti. AUGUST, Stephan. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de operações e serviços Mercado de terceira idade - empresa Gestão de serviços Serviços para terceira idade Terceira idade - serviços Sistema de serviços Estudo de caso Gestión de operaciones y servicios Gestión de servicios Terceira idade - servicios Sistema de servicios Estudio de caso Gestion des opérations et des services Marché du troisième âge - entreprise La gestion des services Services aux personnes âgées Personnes âgées - services Système de services Étude de cas Engenharia de Produção. |
topic |
Gestão de operações e serviços Mercado de terceira idade - empresa Gestão de serviços Serviços para terceira idade Terceira idade - serviços Sistema de serviços Estudo de caso Gestión de operaciones y servicios Gestión de servicios Terceira idade - servicios Sistema de servicios Estudio de caso Gestion des opérations et des services Marché du troisième âge - entreprise La gestion des services Services aux personnes âgées Personnes âgées - services Système de services Étude de cas Engenharia de Produção. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso real de aplicação de ferramentas e conceitos da gestão de operações e serviços (GOS). Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: inicialmente, buscou-se fundamentar teoricamente as ferramentas e conceitos da GOS a serem utilizados; em seguida, realizou-se o delineamento da pesquisa e o detalhamento da metodologia; na sequência, apresenta-se o estudo de caso, discutindo-se sua relevância e contribuição; por fim, são feitas as considerações finais. Foi possível determinar para a empresa em questão a tipologia do serviço, suas características diferenciadoras (participação do cliente no processo, simultaneidade, perecibilidade, intangibilidade e heterogeneidade), o pacote de serviço (instalações de apoio, bens facilitadores, informação, serviços explícitos e implícitos), a formulação da visão estratégica do serviço (sistema de prestação de serviços, estratégia operacional, o conceito do serviço que se deseja transmitir e os segmentos do mercado-alvo) e a elaboração do blueprint, que abrange as ações do cliente, do front office, do back office, além das evidências físicas e do suporte. Vale ressaltar que a aplicação das ferramentas e conceitos apresentados neste artigo serviu de base para a empresa direcionar sua estratégia por meio da diferenciação e da focalização. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2023-06-23T17:41:35Z 2023-06-23 2023-06-23T17:41:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369 SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti; AUGUST, Stephan. Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369 |
identifier_str_mv |
SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti; AUGUST, Stephan. Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744581324963840 |