Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: AUGUST, Stephan.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso real de aplicação de ferramentas e conceitos da gestão de operações e serviços (GOS). Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: inicialmente, buscou-se fundamentar teoricamente as ferramentas e conceitos da GOS a serem utilizados; em seguida, realizou-se o delineamento da pesquisa e o detalhamento da metodologia; na sequência, apresenta-se o estudo de caso, discutindo-se sua relevância e contribuição; por fim, são feitas as considerações finais. Foi possível determinar para a empresa em questão a tipologia do serviço, suas características diferenciadoras (participação do cliente no processo, simultaneidade, perecibilidade, intangibilidade e heterogeneidade), o pacote de serviço (instalações de apoio, bens facilitadores, informação, serviços explícitos e implícitos), a formulação da visão estratégica do serviço (sistema de prestação de serviços, estratégia operacional, o conceito do serviço que se deseja transmitir e os segmentos do mercado-alvo) e a elaboração do blueprint, que abrange as ações do cliente, do front office, do back office, além das evidências físicas e do suporte. Vale ressaltar que a aplicação das ferramentas e conceitos apresentados neste artigo serviu de base para a empresa direcionar sua estratégia por meio da diferenciação e da focalização.
id UFCG_38688fa4e40c4a2ecc81726af2875459
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30369
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.Application of concepts and tools to the management of service operations: case study of a company focused on the third-country market.Gestão de operações e serviçosMercado de terceira idade - empresaGestão de serviçosServiços para terceira idadeTerceira idade - serviçosSistema de serviçosEstudo de casoGestión de operaciones y serviciosGestión de serviciosTerceira idade - serviciosSistema de serviciosEstudio de casoGestion des opérations et des servicesMarché du troisième âge - entrepriseLa gestion des servicesServices aux personnes âgéesPersonnes âgées - servicesSystème de servicesÉtude de casEngenharia de Produção.O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso real de aplicação de ferramentas e conceitos da gestão de operações e serviços (GOS). Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: inicialmente, buscou-se fundamentar teoricamente as ferramentas e conceitos da GOS a serem utilizados; em seguida, realizou-se o delineamento da pesquisa e o detalhamento da metodologia; na sequência, apresenta-se o estudo de caso, discutindo-se sua relevância e contribuição; por fim, são feitas as considerações finais. Foi possível determinar para a empresa em questão a tipologia do serviço, suas características diferenciadoras (participação do cliente no processo, simultaneidade, perecibilidade, intangibilidade e heterogeneidade), o pacote de serviço (instalações de apoio, bens facilitadores, informação, serviços explícitos e implícitos), a formulação da visão estratégica do serviço (sistema de prestação de serviços, estratégia operacional, o conceito do serviço que se deseja transmitir e os segmentos do mercado-alvo) e a elaboração do blueprint, que abrange as ações do cliente, do front office, do back office, além das evidências físicas e do suporte. Vale ressaltar que a aplicação das ferramentas e conceitos apresentados neste artigo serviu de base para a empresa direcionar sua estratégia por meio da diferenciação e da focalização.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20172023-06-23T17:41:35Z2023-06-232023-06-23T17:41:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti; AUGUST, Stephan. Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369porSIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti.AUGUST, Stephan.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-29T14:40:17Zoai:localhost:riufcg/30369Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-29T14:40:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
Application of concepts and tools to the management of service operations: case study of a company focused on the third-country market.
title Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
spellingShingle Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti.
Gestão de operações e serviços
Mercado de terceira idade - empresa
Gestão de serviços
Serviços para terceira idade
Terceira idade - serviços
Sistema de serviços
Estudo de caso
Gestión de operaciones y servicios
Gestión de servicios
Terceira idade - servicios
Sistema de servicios
Estudio de caso
Gestion des opérations et des services
Marché du troisième âge - entreprise
La gestion des services
Services aux personnes âgées
Personnes âgées - services
Système de services
Étude de cas
Engenharia de Produção.
title_short Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
title_full Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
title_fullStr Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
title_full_unstemmed Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
title_sort Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade.
author SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti.
author_facet SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti.
AUGUST, Stephan.
author_role author
author2 AUGUST, Stephan.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti.
AUGUST, Stephan.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de operações e serviços
Mercado de terceira idade - empresa
Gestão de serviços
Serviços para terceira idade
Terceira idade - serviços
Sistema de serviços
Estudo de caso
Gestión de operaciones y servicios
Gestión de servicios
Terceira idade - servicios
Sistema de servicios
Estudio de caso
Gestion des opérations et des services
Marché du troisième âge - entreprise
La gestion des services
Services aux personnes âgées
Personnes âgées - services
Système de services
Étude de cas
Engenharia de Produção.
topic Gestão de operações e serviços
Mercado de terceira idade - empresa
Gestão de serviços
Serviços para terceira idade
Terceira idade - serviços
Sistema de serviços
Estudo de caso
Gestión de operaciones y servicios
Gestión de servicios
Terceira idade - servicios
Sistema de servicios
Estudio de caso
Gestion des opérations et des services
Marché du troisième âge - entreprise
La gestion des services
Services aux personnes âgées
Personnes âgées - services
Système de services
Étude de cas
Engenharia de Produção.
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar um caso real de aplicação de ferramentas e conceitos da gestão de operações e serviços (GOS). Para tanto, o trabalho foi dividido da seguinte maneira: inicialmente, buscou-se fundamentar teoricamente as ferramentas e conceitos da GOS a serem utilizados; em seguida, realizou-se o delineamento da pesquisa e o detalhamento da metodologia; na sequência, apresenta-se o estudo de caso, discutindo-se sua relevância e contribuição; por fim, são feitas as considerações finais. Foi possível determinar para a empresa em questão a tipologia do serviço, suas características diferenciadoras (participação do cliente no processo, simultaneidade, perecibilidade, intangibilidade e heterogeneidade), o pacote de serviço (instalações de apoio, bens facilitadores, informação, serviços explícitos e implícitos), a formulação da visão estratégica do serviço (sistema de prestação de serviços, estratégia operacional, o conceito do serviço que se deseja transmitir e os segmentos do mercado-alvo) e a elaboração do blueprint, que abrange as ações do cliente, do front office, do back office, além das evidências físicas e do suporte. Vale ressaltar que a aplicação das ferramentas e conceitos apresentados neste artigo serviu de base para a empresa direcionar sua estratégia por meio da diferenciação e da focalização.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2023-06-23T17:41:35Z
2023-06-23
2023-06-23T17:41:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369
SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti; AUGUST, Stephan. Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369
identifier_str_mv SIGAHI, Tiago Fonseca Albuquerque Cavalcanti; AUGUST, Stephan. Aplicação de conceitos e ferramentas da gestão de operações de serviços: estudo de caso de uma empresa voltada ao mercado de terceira idade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30369
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744581324963840