Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACEDO, Sara Maria Farias de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252
Resumo: A pandemia oriunda da Covid-19 acarretou uma série de mudanças para a sociedade como um todo, instaurando um sistema necessário para evitar a proliferação do vírus,o isolamento social, no entanto, essa modalidade desencadeou uma série de consequências e danos não apenas físicos, mas mentais. O objetivo deste estudo é apresentar os efeitos e impactos do isolamento social no ensino remoto no processo de aprendizagem, enfatizando a ansiedade desenvolvida pelos alunos. O método aplicado para a realização deste estudo é uma revisão de literatura na qual a autora por meio de leituras em artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, CAPES e BVS, com a aplicação de descritores, apresentou sua percepção e embasamento teórico discorrido. Os resultados compactuaram com a compreensão dos impactos causados pelo isolamento social em relação à vida acadêmica, tendo em vista que é necessário a elaboração de estratégias e metodologias que sejam eficazes para lidarmos com situações adversas e incomuns. Concluiu-se a necessidade de um estudo mais detalhado, devido aos efeitos e vieses negativos, buscando alternativas para prevenir e amenizar os impactos causados à saúde mental deste grupo de pessoas.
id UFCG_38b8d560ed94ed78db588045c79ad998
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/31252
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.Learning processes and remote teaching in social isolation.Ensino remoto e COVID-19EducaçãoSaúde mentalRemote learningCovid-19EducationMental healthIsolamento social e aprendizagemA pandemia oriunda da Covid-19 acarretou uma série de mudanças para a sociedade como um todo, instaurando um sistema necessário para evitar a proliferação do vírus,o isolamento social, no entanto, essa modalidade desencadeou uma série de consequências e danos não apenas físicos, mas mentais. O objetivo deste estudo é apresentar os efeitos e impactos do isolamento social no ensino remoto no processo de aprendizagem, enfatizando a ansiedade desenvolvida pelos alunos. O método aplicado para a realização deste estudo é uma revisão de literatura na qual a autora por meio de leituras em artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, CAPES e BVS, com a aplicação de descritores, apresentou sua percepção e embasamento teórico discorrido. Os resultados compactuaram com a compreensão dos impactos causados pelo isolamento social em relação à vida acadêmica, tendo em vista que é necessário a elaboração de estratégias e metodologias que sejam eficazes para lidarmos com situações adversas e incomuns. Concluiu-se a necessidade de um estudo mais detalhado, devido aos efeitos e vieses negativos, buscando alternativas para prevenir e amenizar os impactos causados à saúde mental deste grupo de pessoas.The pandemic arising from Covid-19 brought about a series of changes for society asa whole, establishing a necessary system to prevent the spread of the virus, social isolation, however, this modality triggered a series of consequences and damage, notonly physical, but mental. The aim of this study is to present the effects and impacts of social isolation in remote teaching on the learning process, emphasizing the anxiety developed by students. The method applied to carry out this study is a literature reviewin which the author, through readings in articles and other journals taken from the Scielo, CAPES and BVS databases, with the application of descriptors, presented herperception and theoretical basis discussed. The results agree with the understandingof the impacts caused by social isolation in relation to academic life. The need for a more detailed study was concluded, due to the negative effects and biases, seeking alternatives to prevent and mitigate the impacts caused to the mental health of this group of people.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGSOUSA, Jair Moisés de.SOUSA, J. M.http://lattes.cnpq.br/1937979982636984CAMPOS, Horiana Lucena.http://lattes.cnpq.br/7001023504697727RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa.http://lattes.cnpq.br/3446821344890985MACEDO, Sara Maria Farias de.2023-07-192023-08-04T14:28:22Z2023-07-192023-08-04T14:28:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252MACEDO, Sara Maria Farias de. Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-07T19:13:25Zoai:localhost:riufcg/31252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-07T19:13:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
Learning processes and remote teaching in social isolation.
title Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
spellingShingle Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
MACEDO, Sara Maria Farias de.
Ensino remoto e COVID-19
Educação
Saúde mental
Remote learning
Covid-19
Education
Mental health
Isolamento social e aprendizagem
title_short Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
title_full Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
title_fullStr Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
title_full_unstemmed Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
title_sort Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
author MACEDO, Sara Maria Farias de.
author_facet MACEDO, Sara Maria Farias de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Jair Moisés de.
SOUSA, J. M.
http://lattes.cnpq.br/1937979982636984
CAMPOS, Horiana Lucena.
http://lattes.cnpq.br/7001023504697727
RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa.
http://lattes.cnpq.br/3446821344890985
dc.contributor.author.fl_str_mv MACEDO, Sara Maria Farias de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto e COVID-19
Educação
Saúde mental
Remote learning
Covid-19
Education
Mental health
Isolamento social e aprendizagem
topic Ensino remoto e COVID-19
Educação
Saúde mental
Remote learning
Covid-19
Education
Mental health
Isolamento social e aprendizagem
description A pandemia oriunda da Covid-19 acarretou uma série de mudanças para a sociedade como um todo, instaurando um sistema necessário para evitar a proliferação do vírus,o isolamento social, no entanto, essa modalidade desencadeou uma série de consequências e danos não apenas físicos, mas mentais. O objetivo deste estudo é apresentar os efeitos e impactos do isolamento social no ensino remoto no processo de aprendizagem, enfatizando a ansiedade desenvolvida pelos alunos. O método aplicado para a realização deste estudo é uma revisão de literatura na qual a autora por meio de leituras em artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, CAPES e BVS, com a aplicação de descritores, apresentou sua percepção e embasamento teórico discorrido. Os resultados compactuaram com a compreensão dos impactos causados pelo isolamento social em relação à vida acadêmica, tendo em vista que é necessário a elaboração de estratégias e metodologias que sejam eficazes para lidarmos com situações adversas e incomuns. Concluiu-se a necessidade de um estudo mais detalhado, devido aos efeitos e vieses negativos, buscando alternativas para prevenir e amenizar os impactos causados à saúde mental deste grupo de pessoas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-19
2023-08-04T14:28:22Z
2023-07-19
2023-08-04T14:28:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252
MACEDO, Sara Maria Farias de. Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252
identifier_str_mv MACEDO, Sara Maria Farias de. Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744588845350912