Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252 |
Resumo: | A pandemia oriunda da Covid-19 acarretou uma série de mudanças para a sociedade como um todo, instaurando um sistema necessário para evitar a proliferação do vírus,o isolamento social, no entanto, essa modalidade desencadeou uma série de consequências e danos não apenas físicos, mas mentais. O objetivo deste estudo é apresentar os efeitos e impactos do isolamento social no ensino remoto no processo de aprendizagem, enfatizando a ansiedade desenvolvida pelos alunos. O método aplicado para a realização deste estudo é uma revisão de literatura na qual a autora por meio de leituras em artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, CAPES e BVS, com a aplicação de descritores, apresentou sua percepção e embasamento teórico discorrido. Os resultados compactuaram com a compreensão dos impactos causados pelo isolamento social em relação à vida acadêmica, tendo em vista que é necessário a elaboração de estratégias e metodologias que sejam eficazes para lidarmos com situações adversas e incomuns. Concluiu-se a necessidade de um estudo mais detalhado, devido aos efeitos e vieses negativos, buscando alternativas para prevenir e amenizar os impactos causados à saúde mental deste grupo de pessoas. |
id |
UFCG_38b8d560ed94ed78db588045c79ad998 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31252 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social.Learning processes and remote teaching in social isolation.Ensino remoto e COVID-19EducaçãoSaúde mentalRemote learningCovid-19EducationMental healthIsolamento social e aprendizagemA pandemia oriunda da Covid-19 acarretou uma série de mudanças para a sociedade como um todo, instaurando um sistema necessário para evitar a proliferação do vírus,o isolamento social, no entanto, essa modalidade desencadeou uma série de consequências e danos não apenas físicos, mas mentais. O objetivo deste estudo é apresentar os efeitos e impactos do isolamento social no ensino remoto no processo de aprendizagem, enfatizando a ansiedade desenvolvida pelos alunos. O método aplicado para a realização deste estudo é uma revisão de literatura na qual a autora por meio de leituras em artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, CAPES e BVS, com a aplicação de descritores, apresentou sua percepção e embasamento teórico discorrido. Os resultados compactuaram com a compreensão dos impactos causados pelo isolamento social em relação à vida acadêmica, tendo em vista que é necessário a elaboração de estratégias e metodologias que sejam eficazes para lidarmos com situações adversas e incomuns. Concluiu-se a necessidade de um estudo mais detalhado, devido aos efeitos e vieses negativos, buscando alternativas para prevenir e amenizar os impactos causados à saúde mental deste grupo de pessoas.The pandemic arising from Covid-19 brought about a series of changes for society asa whole, establishing a necessary system to prevent the spread of the virus, social isolation, however, this modality triggered a series of consequences and damage, notonly physical, but mental. The aim of this study is to present the effects and impacts of social isolation in remote teaching on the learning process, emphasizing the anxiety developed by students. The method applied to carry out this study is a literature reviewin which the author, through readings in articles and other journals taken from the Scielo, CAPES and BVS databases, with the application of descriptors, presented herperception and theoretical basis discussed. The results agree with the understandingof the impacts caused by social isolation in relation to academic life. The need for a more detailed study was concluded, due to the negative effects and biases, seeking alternatives to prevent and mitigate the impacts caused to the mental health of this group of people.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGSOUSA, Jair Moisés de.SOUSA, J. M.http://lattes.cnpq.br/1937979982636984CAMPOS, Horiana Lucena.http://lattes.cnpq.br/7001023504697727RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa.http://lattes.cnpq.br/3446821344890985MACEDO, Sara Maria Farias de.2023-07-192023-08-04T14:28:22Z2023-07-192023-08-04T14:28:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252MACEDO, Sara Maria Farias de. Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-07T19:13:25Zoai:localhost:riufcg/31252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-07T19:13:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. Learning processes and remote teaching in social isolation. |
title |
Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. |
spellingShingle |
Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. MACEDO, Sara Maria Farias de. Ensino remoto e COVID-19 Educação Saúde mental Remote learning Covid-19 Education Mental health Isolamento social e aprendizagem |
title_short |
Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. |
title_full |
Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. |
title_fullStr |
Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. |
title_full_unstemmed |
Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. |
title_sort |
Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. |
author |
MACEDO, Sara Maria Farias de. |
author_facet |
MACEDO, Sara Maria Farias de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Jair Moisés de. SOUSA, J. M. http://lattes.cnpq.br/1937979982636984 CAMPOS, Horiana Lucena. http://lattes.cnpq.br/7001023504697727 RÊGO, Veneziano Guedes de Sousa. http://lattes.cnpq.br/3446821344890985 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MACEDO, Sara Maria Farias de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino remoto e COVID-19 Educação Saúde mental Remote learning Covid-19 Education Mental health Isolamento social e aprendizagem |
topic |
Ensino remoto e COVID-19 Educação Saúde mental Remote learning Covid-19 Education Mental health Isolamento social e aprendizagem |
description |
A pandemia oriunda da Covid-19 acarretou uma série de mudanças para a sociedade como um todo, instaurando um sistema necessário para evitar a proliferação do vírus,o isolamento social, no entanto, essa modalidade desencadeou uma série de consequências e danos não apenas físicos, mas mentais. O objetivo deste estudo é apresentar os efeitos e impactos do isolamento social no ensino remoto no processo de aprendizagem, enfatizando a ansiedade desenvolvida pelos alunos. O método aplicado para a realização deste estudo é uma revisão de literatura na qual a autora por meio de leituras em artigos e demais periódicos retirados das bases de dados Scielo, CAPES e BVS, com a aplicação de descritores, apresentou sua percepção e embasamento teórico discorrido. Os resultados compactuaram com a compreensão dos impactos causados pelo isolamento social em relação à vida acadêmica, tendo em vista que é necessário a elaboração de estratégias e metodologias que sejam eficazes para lidarmos com situações adversas e incomuns. Concluiu-se a necessidade de um estudo mais detalhado, devido aos efeitos e vieses negativos, buscando alternativas para prevenir e amenizar os impactos causados à saúde mental deste grupo de pessoas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-19 2023-08-04T14:28:22Z 2023-07-19 2023-08-04T14:28:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252 MACEDO, Sara Maria Farias de. Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252 |
identifier_str_mv |
MACEDO, Sara Maria Farias de. Processos de aprendizagem e do ensino remoto no isolamento social. 2023. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia). Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande - Campus de Patos - Paraíba - Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31252 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744588845350912 |