A Educação do Campo: uma política estratégica para o desenvolvimento territorial.
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35905 |
Resumo: | A implementação de políticas públicas de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais foi o resultado de processos de mobilização do setor público e de organizações da sociedade civil. Essa mobilização teve ressonância no governo brasileiro, fazendo-o propor uma política nacional capaz de guiar as estratégias e ações governamentais e não-governamentais para a construção de melhores níveis de qualidade de vida e para a diminuição de desigualdades sociais nas regiões brasileiras que apresentam os mais baixos índices de desenvolvimento humano. Esse artigo representa um esforço de reflexão teórica sobre as linhas governamentais referentes ao desenvolvimento territorial, especialmente nos espaços rurais que adotam a educação rural como agente mobilizador. |
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A Educação do Campo: uma política estratégica para o desenvolvimento territorial.The Rural Education: a strategic politics to territory development.Educação do CampoDesenvolvimento territorialEducação ruralPolíticas públicas de educação do CampoPlanos governamentais e Educação do CampoCountryside EducationTerritorial developmentRural educationPublic rural education policiesGovernment plans and rural educationEducação.A implementação de políticas públicas de Desenvolvimento Sustentável dos Territórios Rurais foi o resultado de processos de mobilização do setor público e de organizações da sociedade civil. Essa mobilização teve ressonância no governo brasileiro, fazendo-o propor uma política nacional capaz de guiar as estratégias e ações governamentais e não-governamentais para a construção de melhores níveis de qualidade de vida e para a diminuição de desigualdades sociais nas regiões brasileiras que apresentam os mais baixos índices de desenvolvimento humano. Esse artigo representa um esforço de reflexão teórica sobre as linhas governamentais referentes ao desenvolvimento territorial, especialmente nos espaços rurais que adotam a educação rural como agente mobilizador.The implementation of the public policy to sustainable development of the rural territories was the result of claiming process from public sectors and civil society organizations. Those affected the Brazilian government, making him to propose a national policy to guide strategies and governmental an non- governmental actions towards quality of life and the reduction of social unequalities in the Brazilian regions which present the lowest index of human development. This article represents na effort of theoretical reflection about the government guidelines on territorial development, specially in the rural spaces which takes the rural education as a mobilization agent.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20052024-06-04T18:46:28Z2024-06-042024-06-04T18:46:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35905SILVA, Maria do Socorro; ALMEIDA, Maria das Graças Correia de. A Educação do Campo: uma política estratégica para o desenvolvimento territorial. Raízes. vol. 24, n. 01 e 02, jan./dez. 2005. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35905porSILVA, Maria do Socorro.ALMEIDA, Maria das Graças Correia de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-04T18:46:58Zoai:localhost:riufcg/35905Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-04T18:46:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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