Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13421
Resumo: A indisciplina e um fenômeno que vem se agravando progressivamente, tornando- se uma das principais dificuldades para a realização do trabalho escolar. A presente pesquisa buscou, a partir da visão de alunos, quais seriam as causas e consequências da indisciplina no cotidiano escolar. Nesse sentido, elaboramos nosso problema de pesquisa: quais as causas da indisciplina no cotidiano de sala de aula de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I? Nossa hipótese e que as causas da indisciplina poderão estar ligadas aos conflitos familiares, já que estes são os primeiros educadores. Diante desse problema, elaboramos os seguintes objetivos: investigar, junto aos alunos, as causas da indisciplina no cotidiano escolar e identificar quais as consequências decorrentes da indisciplina no cotidiano da sala de aula. O referencial teórico esta baseado em Antunes (2002), Aquino (1996), Giancaterino (2007), Oliveira (1996), dentre outros. Coletamos os dados a partir da entrevista semiestruturada realizada com cinco alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Publica Municipal da cidade Pombal-PB e realizamos observações das aulas, assim como anotações no caderno de campo. Esta monografia esta dividida em três capítulos, sendo que no I capitulo, temos a fundamentação teórica baseada em diferentes autores que tratam da temática indisciplina; no II capitulo apresentamos os procedimentos metodológicos, a partir da escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa e os instrumentos para a coleta dos dados. No III capitulo, discutimos os dados apreendidos durante as observações realizadas em sala de aula e as informações coletadas a partir da entrevista semi estruturada. Nas considerações finais, apresentamos uma reflexão voltada para o entendimento da indisciplina como um dos problemas mais preocupantes na instituição escolar e que, muitas vezes, impede que o professor desenvolva seu trabalho com afinco. Os resultados obtidos mostram que os alunos não possuem consciência que o comportamento indesejado atrapalha a aprendizagem deles próprios e dos demais colegas da turma.
id UFCG_3a96e22a31c7932fe69408a54f2c9831
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13421
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.Indiscipline in the classroom of students of the 3rd year of elementary school I.Indisciplina escolarRelação professor-alunoSchool indisciplineTeacher-student relationshipEducação.A indisciplina e um fenômeno que vem se agravando progressivamente, tornando- se uma das principais dificuldades para a realização do trabalho escolar. A presente pesquisa buscou, a partir da visão de alunos, quais seriam as causas e consequências da indisciplina no cotidiano escolar. Nesse sentido, elaboramos nosso problema de pesquisa: quais as causas da indisciplina no cotidiano de sala de aula de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I? Nossa hipótese e que as causas da indisciplina poderão estar ligadas aos conflitos familiares, já que estes são os primeiros educadores. Diante desse problema, elaboramos os seguintes objetivos: investigar, junto aos alunos, as causas da indisciplina no cotidiano escolar e identificar quais as consequências decorrentes da indisciplina no cotidiano da sala de aula. O referencial teórico esta baseado em Antunes (2002), Aquino (1996), Giancaterino (2007), Oliveira (1996), dentre outros. Coletamos os dados a partir da entrevista semiestruturada realizada com cinco alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Publica Municipal da cidade Pombal-PB e realizamos observações das aulas, assim como anotações no caderno de campo. Esta monografia esta dividida em três capítulos, sendo que no I capitulo, temos a fundamentação teórica baseada em diferentes autores que tratam da temática indisciplina; no II capitulo apresentamos os procedimentos metodológicos, a partir da escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa e os instrumentos para a coleta dos dados. No III capitulo, discutimos os dados apreendidos durante as observações realizadas em sala de aula e as informações coletadas a partir da entrevista semi estruturada. Nas considerações finais, apresentamos uma reflexão voltada para o entendimento da indisciplina como um dos problemas mais preocupantes na instituição escolar e que, muitas vezes, impede que o professor desenvolva seu trabalho com afinco. Os resultados obtidos mostram que os alunos não possuem consciência que o comportamento indesejado atrapalha a aprendizagem deles próprios e dos demais colegas da turma.Indiscipline is a phenomenon that has been progressively worsening, becoming one of the main difficulties for carrying out the work school. This research sought, from the point of view of students, which would be the causes and consequences of indiscipline in everyday school life. In this sense, elaborate our research problem: what are the causes of indiscipline in the classroom of students of the 3rd year of Elementary School I? Wow hypothesis and that the causes of indiscipline may be linked to conflicts since they are the first educators. Faced with this problem, we elaborated the following objectives: to investigate, with the students, the causes of indiscipline in the school routine and identify the consequences arising from indiscipline in the classroom. The theoretical framework is based on Antunes (2002), Aquino (1996), Giancaterino (2007), Oliveira (1996), among others. We collected the data from the semi-structured interview carried out with five students of the 3rd year of Elementary School a Public Public School in the city of Pombal-PB and made observations classes, as well as notes in the field notebook. This monograph is divided into three chapters, and in the first chapter, we have the rationale theoretical based on different authors dealing with the subject of indiscipline; in II chapter we present the methodological procedures, from the choice of the research subjects and the instruments for data collection. In the third chapter, we discuss the data learned during the observations carried out in the classroom and the information collected from the interview half structured. In the final remarks, we present a reflection focused on the understanding of indiscipline as one of the most worrying in the school institution and that, many times, prevents the teacher develop your work diligently. The results obtained show that students are unaware that unwanted behavior hinders the learning of themselves and other classmates.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de.20102020-07-21T09:33:04Z2020-07-212020-07-21T09:33:04Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13421ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de. Indisciplina no cotidiano da s ala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T18:28:45Zoai:localhost:riufcg/13421Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:28:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
Indiscipline in the classroom of students of the 3rd year of elementary school I.
title Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
spellingShingle Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de.
Indisciplina escolar
Relação professor-aluno
School indiscipline
Teacher-student relationship
Educação.
title_short Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
title_full Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
title_fullStr Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
title_full_unstemmed Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
title_sort Indisciplina no cotidiano da sala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I.
author ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de.
author_facet ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Relação professor-aluno
School indiscipline
Teacher-student relationship
Educação.
topic Indisciplina escolar
Relação professor-aluno
School indiscipline
Teacher-student relationship
Educação.
description A indisciplina e um fenômeno que vem se agravando progressivamente, tornando- se uma das principais dificuldades para a realização do trabalho escolar. A presente pesquisa buscou, a partir da visão de alunos, quais seriam as causas e consequências da indisciplina no cotidiano escolar. Nesse sentido, elaboramos nosso problema de pesquisa: quais as causas da indisciplina no cotidiano de sala de aula de alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I? Nossa hipótese e que as causas da indisciplina poderão estar ligadas aos conflitos familiares, já que estes são os primeiros educadores. Diante desse problema, elaboramos os seguintes objetivos: investigar, junto aos alunos, as causas da indisciplina no cotidiano escolar e identificar quais as consequências decorrentes da indisciplina no cotidiano da sala de aula. O referencial teórico esta baseado em Antunes (2002), Aquino (1996), Giancaterino (2007), Oliveira (1996), dentre outros. Coletamos os dados a partir da entrevista semiestruturada realizada com cinco alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Publica Municipal da cidade Pombal-PB e realizamos observações das aulas, assim como anotações no caderno de campo. Esta monografia esta dividida em três capítulos, sendo que no I capitulo, temos a fundamentação teórica baseada em diferentes autores que tratam da temática indisciplina; no II capitulo apresentamos os procedimentos metodológicos, a partir da escolha do campo e dos sujeitos da pesquisa e os instrumentos para a coleta dos dados. No III capitulo, discutimos os dados apreendidos durante as observações realizadas em sala de aula e as informações coletadas a partir da entrevista semi estruturada. Nas considerações finais, apresentamos uma reflexão voltada para o entendimento da indisciplina como um dos problemas mais preocupantes na instituição escolar e que, muitas vezes, impede que o professor desenvolva seu trabalho com afinco. Os resultados obtidos mostram que os alunos não possuem consciência que o comportamento indesejado atrapalha a aprendizagem deles próprios e dos demais colegas da turma.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-21T09:33:04Z
2020-07-21
2020-07-21T09:33:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13421
ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de. Indisciplina no cotidiano da s ala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13421
identifier_str_mv ALMEIDA, Keli Cristina Pereira de. Indisciplina no cotidiano da s ala de aula de alunos do 3º ano do ensino fundamental I. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744448109674496