A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores.
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661 |
Resumo: | Nesse trabalho, abordamos a temática étnico-racial baseada na Lei Federal 10.639/03 que foi criada após muita luta dos movimentos negros. Essa Lei torna obrigatório o ensino da África e da contribuição do negro na construção da cultura brasileira e na organização e formação social do país, com a finalidade de construir uma nova visão sobre o negro e sobre o continente africano. Trataremos da importância desses temas na formação do professor de geografia analisando o currículo de cursos de geografia da Paraíba e a atual produção acadêmica sobre o tema, através da análise de anais de evento sobre ensino de geografia. Outro caminho para identificar como se dá a inserção desta temática e seus objetivos no ensino da geografia escolar foi feito a partir da leitura e análise de livros didáticos. Sabendo que o livro didático é um material essencial para se trabalhar em sala, foram analisados livros editados antes e depois da Lei citada com o objetivo de identificar se a temática étnico-racial e África são tratadas de forma a contribuir para a formação/manutenção de estereótipos sobre os negros e África. Após analisar os livros, projetos pedagógicos das licenciaturas e a Lei 10.639 verificou-se que as mudanças ocorridas ainda são suficientes para que se tenha um resultado satisfatório a respeito da construção de uma nova visão sobre a temática étnico-racial e África no ensino de Geografia. |
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A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores.The ethnic-racial issue and geography teaching: textbook analysis and teacher education.Ensino de GeografiaQuestões étnico-raciais - ensino de geografiaFormação de professores de GeografiaFormação docenteLivro didático de GeografiaAnálise de livro didático - GeografiaLei 10.639/03Negro e Continente AfricanoEstudos étnico-raciaisRelações étnico-raciaisÁfricaPreconceitoTeaching geographyEthnic-Racial Issues - Teaching GeographyGeography teacher trainingTeacher trainingGeography textbookTextbook Analysis - GeographyLaw 10.639/03Black and African ContinentEthnic-Racial StudiesEthnic-racial relationsAfricaPrejudiceGeografiaNesse trabalho, abordamos a temática étnico-racial baseada na Lei Federal 10.639/03 que foi criada após muita luta dos movimentos negros. Essa Lei torna obrigatório o ensino da África e da contribuição do negro na construção da cultura brasileira e na organização e formação social do país, com a finalidade de construir uma nova visão sobre o negro e sobre o continente africano. Trataremos da importância desses temas na formação do professor de geografia analisando o currículo de cursos de geografia da Paraíba e a atual produção acadêmica sobre o tema, através da análise de anais de evento sobre ensino de geografia. Outro caminho para identificar como se dá a inserção desta temática e seus objetivos no ensino da geografia escolar foi feito a partir da leitura e análise de livros didáticos. Sabendo que o livro didático é um material essencial para se trabalhar em sala, foram analisados livros editados antes e depois da Lei citada com o objetivo de identificar se a temática étnico-racial e África são tratadas de forma a contribuir para a formação/manutenção de estereótipos sobre os negros e África. Após analisar os livros, projetos pedagógicos das licenciaturas e a Lei 10.639 verificou-se que as mudanças ocorridas ainda são suficientes para que se tenha um resultado satisfatório a respeito da construção de uma nova visão sobre a temática étnico-racial e África no ensino de Geografia.In this paper, we approached the ethnic-racial based on the federal law 10.639/03 that was created after a great deal of fighting from black people’s movements. Said law makes it mandatory teaching about Africa and black people in the brazilian culture construction and in the country’s organization and social formation, with the purpose of building a new vision about black people and the african continent. We will deal with these themes’s importance in the Geography teacher’s development process analysing the curriculum of Geography courses from Paraíba and the theme’s current academic production, through the analysis of event annals about Geography teaching. The other way to identify how this topic’s insertion takes place and their goals in geography teaching in schools came from the reading and analysis of textbooks. Knowing that the textbook is a necessary material to work with in the classroom, they were analysed before and after the law aforementioned with the intention to identify if the ethnic-racial theme and Africa were presented in a way that contributes to the creation/maintenance of stereotypes about black people and Africa. After analysing the books, pedagogical projects from the teaching graduations and the law 10.639, it was shown that the changes that have taken place are enough to obtain a satisfactory result about the development of a new vision about the ethnic-racial topic and Africa in Geography teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.http://lattes.cnpq.br/6289433533777830SOUZA, Thiago Romeu de.LIRA, Sônia Maria de.ALMEIDA, Aline Souza de.2017-08-172021-12-20T18:39:43Z2021-12-202021-12-20T18:39:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661ALMEIDA, Aline Souza de. A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores. 2017. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-20T18:40:42Zoai:localhost:riufcg/22661Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-20T18:40:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Nesse trabalho, abordamos a temática étnico-racial baseada na Lei Federal 10.639/03 que foi criada após muita luta dos movimentos negros. Essa Lei torna obrigatório o ensino da África e da contribuição do negro na construção da cultura brasileira e na organização e formação social do país, com a finalidade de construir uma nova visão sobre o negro e sobre o continente africano. Trataremos da importância desses temas na formação do professor de geografia analisando o currículo de cursos de geografia da Paraíba e a atual produção acadêmica sobre o tema, através da análise de anais de evento sobre ensino de geografia. Outro caminho para identificar como se dá a inserção desta temática e seus objetivos no ensino da geografia escolar foi feito a partir da leitura e análise de livros didáticos. Sabendo que o livro didático é um material essencial para se trabalhar em sala, foram analisados livros editados antes e depois da Lei citada com o objetivo de identificar se a temática étnico-racial e África são tratadas de forma a contribuir para a formação/manutenção de estereótipos sobre os negros e África. Após analisar os livros, projetos pedagógicos das licenciaturas e a Lei 10.639 verificou-se que as mudanças ocorridas ainda são suficientes para que se tenha um resultado satisfatório a respeito da construção de uma nova visão sobre a temática étnico-racial e África no ensino de Geografia. |
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