A prática da música na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Gledycianny Kayuska Batista.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas que incluem a música no aprendizado das crianças na Educação Infantil. Neste sentido, a música tem suas singularidades, sendo originária de amplos e distintos contextos históricos. Logo, a música é tida como um instrumento e/ou agente facilitador da aprendizagem, uma vez que se faz contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua inteireza. Para isso, ao adentrar essa prática encontramos a musicalização, que se torna ferramenta viável e pode influenciar positivamente no desenvolvimento da aprendizagem e em outras particularidades na criança. Assim, este trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, pelo qual será analisado as falas de três professoras que lecionam Educação Infantil, propriamente no ambiente Creche. Para tanto, podemos conhecer o processo de construção de um sujeito, bem como reconhecer suas ligações com a música, e o avançar de fases e atividades propostas vindas da música, da mesma forma com utilização da musicalização.
id UFCG_de1d87c7ffb1b56740b7cc38236d61f3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5092
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A prática da música na educação infantil.The practice of music in early childhood education.MúsicaEducação infantilMusicalizaçãoAprendizadoCriançasMusicchild educationMusicalizationLearningChildrenEducação.A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas que incluem a música no aprendizado das crianças na Educação Infantil. Neste sentido, a música tem suas singularidades, sendo originária de amplos e distintos contextos históricos. Logo, a música é tida como um instrumento e/ou agente facilitador da aprendizagem, uma vez que se faz contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua inteireza. Para isso, ao adentrar essa prática encontramos a musicalização, que se torna ferramenta viável e pode influenciar positivamente no desenvolvimento da aprendizagem e em outras particularidades na criança. Assim, este trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, pelo qual será analisado as falas de três professoras que lecionam Educação Infantil, propriamente no ambiente Creche. Para tanto, podemos conhecer o processo de construção de um sujeito, bem como reconhecer suas ligações com a música, e o avançar de fases e atividades propostas vindas da música, da mesma forma com utilização da musicalização.This research aims to analyze practices that include music in the learning of children in Early Childhood Education. In this sense, music has its singularities, originating in wide and distinct historical contexts. Thus it is also seen as an instrument and / or facilitator of learning, since it becomes a contributor to the development of the child in her/his entirety. That is why, when entering this practice we find musicalization, which becomes a viable tool and can positively influence the development of learning and other peculiarities in the child. Therefore, to analyze the practices that include music in children's learning in Early Childhood Education, this work is based on a Field and Bibliographic Research, which will analyze the speeches of 3 teachers who work in Early Childhood Education, specifically speaking in the day care center context. Finally, we can know the process of constructing a subject, as well as recognizing their links to music, and the progression of phases and activities proposed from music, in the same way using musicalization.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBATISTA, Maria Thais de Oliveira.BATISTA, M. T. O.http://lattes.cnpq.br/6670856676696185CEZÁRIO, Danilo de Sousa.CEZÁRIO, Danilo de Sousa.http://lattes.cnpq.br/7786604219297149FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.FEITOSA, Belijane Marques.DIAS, Gledycianny Kayuska Batista.2018-07-232019-07-26T09:50:27Z2019-07-262019-07-26T09:50:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. A prática da música na educação infantil. 2018. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T11:18:44Zoai:localhost:riufcg/5092Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T11:18:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática da música na educação infantil.
The practice of music in early childhood education.
title A prática da música na educação infantil.
spellingShingle A prática da música na educação infantil.
DIAS, Gledycianny Kayuska Batista.
Música
Educação infantil
Musicalização
Aprendizado
Crianças
Music
child education
Musicalization
Learning
Children
Educação.
title_short A prática da música na educação infantil.
title_full A prática da música na educação infantil.
title_fullStr A prática da música na educação infantil.
title_full_unstemmed A prática da música na educação infantil.
title_sort A prática da música na educação infantil.
author DIAS, Gledycianny Kayuska Batista.
author_facet DIAS, Gledycianny Kayuska Batista.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
BATISTA, M. T. O.
http://lattes.cnpq.br/6670856676696185
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
http://lattes.cnpq.br/7786604219297149
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv DIAS, Gledycianny Kayuska Batista.
dc.subject.por.fl_str_mv Música
Educação infantil
Musicalização
Aprendizado
Crianças
Music
child education
Musicalization
Learning
Children
Educação.
topic Música
Educação infantil
Musicalização
Aprendizado
Crianças
Music
child education
Musicalization
Learning
Children
Educação.
description A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas que incluem a música no aprendizado das crianças na Educação Infantil. Neste sentido, a música tem suas singularidades, sendo originária de amplos e distintos contextos históricos. Logo, a música é tida como um instrumento e/ou agente facilitador da aprendizagem, uma vez que se faz contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua inteireza. Para isso, ao adentrar essa prática encontramos a musicalização, que se torna ferramenta viável e pode influenciar positivamente no desenvolvimento da aprendizagem e em outras particularidades na criança. Assim, este trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, pelo qual será analisado as falas de três professoras que lecionam Educação Infantil, propriamente no ambiente Creche. Para tanto, podemos conhecer o processo de construção de um sujeito, bem como reconhecer suas ligações com a música, e o avançar de fases e atividades propostas vindas da música, da mesma forma com utilização da musicalização.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-23
2019-07-26T09:50:27Z
2019-07-26
2019-07-26T09:50:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092
DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. A prática da música na educação infantil. 2018. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092
identifier_str_mv DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. A prática da música na educação infantil. 2018. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382130126848