A prática da música na educação infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas que incluem a música no aprendizado das crianças na Educação Infantil. Neste sentido, a música tem suas singularidades, sendo originária de amplos e distintos contextos históricos. Logo, a música é tida como um instrumento e/ou agente facilitador da aprendizagem, uma vez que se faz contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua inteireza. Para isso, ao adentrar essa prática encontramos a musicalização, que se torna ferramenta viável e pode influenciar positivamente no desenvolvimento da aprendizagem e em outras particularidades na criança. Assim, este trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, pelo qual será analisado as falas de três professoras que lecionam Educação Infantil, propriamente no ambiente Creche. Para tanto, podemos conhecer o processo de construção de um sujeito, bem como reconhecer suas ligações com a música, e o avançar de fases e atividades propostas vindas da música, da mesma forma com utilização da musicalização. |
id |
UFCG_de1d87c7ffb1b56740b7cc38236d61f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5092 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A prática da música na educação infantil.The practice of music in early childhood education.MúsicaEducação infantilMusicalizaçãoAprendizadoCriançasMusicchild educationMusicalizationLearningChildrenEducação.A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas que incluem a música no aprendizado das crianças na Educação Infantil. Neste sentido, a música tem suas singularidades, sendo originária de amplos e distintos contextos históricos. Logo, a música é tida como um instrumento e/ou agente facilitador da aprendizagem, uma vez que se faz contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua inteireza. Para isso, ao adentrar essa prática encontramos a musicalização, que se torna ferramenta viável e pode influenciar positivamente no desenvolvimento da aprendizagem e em outras particularidades na criança. Assim, este trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, pelo qual será analisado as falas de três professoras que lecionam Educação Infantil, propriamente no ambiente Creche. Para tanto, podemos conhecer o processo de construção de um sujeito, bem como reconhecer suas ligações com a música, e o avançar de fases e atividades propostas vindas da música, da mesma forma com utilização da musicalização.This research aims to analyze practices that include music in the learning of children in Early Childhood Education. In this sense, music has its singularities, originating in wide and distinct historical contexts. Thus it is also seen as an instrument and / or facilitator of learning, since it becomes a contributor to the development of the child in her/his entirety. That is why, when entering this practice we find musicalization, which becomes a viable tool and can positively influence the development of learning and other peculiarities in the child. Therefore, to analyze the practices that include music in children's learning in Early Childhood Education, this work is based on a Field and Bibliographic Research, which will analyze the speeches of 3 teachers who work in Early Childhood Education, specifically speaking in the day care center context. Finally, we can know the process of constructing a subject, as well as recognizing their links to music, and the progression of phases and activities proposed from music, in the same way using musicalization.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBATISTA, Maria Thais de Oliveira.BATISTA, M. T. O.http://lattes.cnpq.br/6670856676696185CEZÁRIO, Danilo de Sousa.CEZÁRIO, Danilo de Sousa.http://lattes.cnpq.br/7786604219297149FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa.FEITOSA, Belijane Marques.DIAS, Gledycianny Kayuska Batista.2018-07-232019-07-26T09:50:27Z2019-07-262019-07-26T09:50:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. A prática da música na educação infantil. 2018. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T11:18:44Zoai:localhost:riufcg/5092Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T11:18:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática da música na educação infantil. The practice of music in early childhood education. |
title |
A prática da música na educação infantil. |
spellingShingle |
A prática da música na educação infantil. DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. Música Educação infantil Musicalização Aprendizado Crianças Music child education Musicalization Learning Children Educação. |
title_short |
A prática da música na educação infantil. |
title_full |
A prática da música na educação infantil. |
title_fullStr |
A prática da música na educação infantil. |
title_full_unstemmed |
A prática da música na educação infantil. |
title_sort |
A prática da música na educação infantil. |
author |
DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. |
author_facet |
DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BATISTA, Maria Thais de Oliveira. BATISTA, M. T. O. http://lattes.cnpq.br/6670856676696185 CEZÁRIO, Danilo de Sousa. CEZÁRIO, Danilo de Sousa. http://lattes.cnpq.br/7786604219297149 FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. FEITOSA, Belijane Marques. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Educação infantil Musicalização Aprendizado Crianças Music child education Musicalization Learning Children Educação. |
topic |
Música Educação infantil Musicalização Aprendizado Crianças Music child education Musicalization Learning Children Educação. |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas que incluem a música no aprendizado das crianças na Educação Infantil. Neste sentido, a música tem suas singularidades, sendo originária de amplos e distintos contextos históricos. Logo, a música é tida como um instrumento e/ou agente facilitador da aprendizagem, uma vez que se faz contribuinte para o desenvolvimento da criança em sua inteireza. Para isso, ao adentrar essa prática encontramos a musicalização, que se torna ferramenta viável e pode influenciar positivamente no desenvolvimento da aprendizagem e em outras particularidades na criança. Assim, este trabalho fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica e de campo, pelo qual será analisado as falas de três professoras que lecionam Educação Infantil, propriamente no ambiente Creche. Para tanto, podemos conhecer o processo de construção de um sujeito, bem como reconhecer suas ligações com a música, e o avançar de fases e atividades propostas vindas da música, da mesma forma com utilização da musicalização. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-23 2019-07-26T09:50:27Z 2019-07-26 2019-07-26T09:50:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092 DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. A prática da música na educação infantil. 2018. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5092 |
identifier_str_mv |
DIAS, Gledycianny Kayuska Batista. A prática da música na educação infantil. 2018. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744382130126848 |