Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Jacyara Lima.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
Resumo: A ampliação de atividades de ensino através de metodologias diferenciadas se caracterizam como uma potencialidade ao desenvolvimento e eficácia do processo ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia, de forma mais específica, pode-se ressaltar que as atividades realizadas no campo é essencial para despertar no aluno uma articulação entre teoria e prática. Considerando as diversas limitações inerentes ao sistema público educacional brasileiro, observa-se entraves ao favorecimento deste processo de relação do aluno com as condições humanas e ambientais por meio, por exemplo, de uma metodologia traçada por professores no ensino básico. Assim, este trabalho buscou elaborar um guia de atividades de ensino em Geografia em espaços no âmbito escolar diferentes da sala de aula. Para isso, foram considerados a diversidade de objetos e ações presentes em diferentes ambientes da escola que poderiam, em síntese, reproduzir uma dinâmica vista através dos conteúdos ministrados de maneira formal. A interação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a necessidade de contribuir com formas mais eficazes de construção do conhecimento geográfico, são bases integrantes deste recurso, haja vista que sua aplicabilidade não apenas reconhece as limitações reais vivenciadas nas escolas, mas tenta a partir delas, promover alternativas para a construção de um conhecimento mais integrado da realidade em face das muitas dimensões em que se estruturam as relações sociais.
id UFCG_3b5d539064b0535e95435e32744bf3c1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/22555
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.Guide to teaching activities in Geography outside the classroom: the potential of other spaces in the school environment.Ensino de GeografiaGuia de atividades de ensino de GeografiaProcesso de ensino-aprendizagem - GeografiaCiência GeográficaTeaching geographyGeography Teaching Activity GuideTeaching-learning process - GeographyGeographical scienceGeografiaA ampliação de atividades de ensino através de metodologias diferenciadas se caracterizam como uma potencialidade ao desenvolvimento e eficácia do processo ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia, de forma mais específica, pode-se ressaltar que as atividades realizadas no campo é essencial para despertar no aluno uma articulação entre teoria e prática. Considerando as diversas limitações inerentes ao sistema público educacional brasileiro, observa-se entraves ao favorecimento deste processo de relação do aluno com as condições humanas e ambientais por meio, por exemplo, de uma metodologia traçada por professores no ensino básico. Assim, este trabalho buscou elaborar um guia de atividades de ensino em Geografia em espaços no âmbito escolar diferentes da sala de aula. Para isso, foram considerados a diversidade de objetos e ações presentes em diferentes ambientes da escola que poderiam, em síntese, reproduzir uma dinâmica vista através dos conteúdos ministrados de maneira formal. A interação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a necessidade de contribuir com formas mais eficazes de construção do conhecimento geográfico, são bases integrantes deste recurso, haja vista que sua aplicabilidade não apenas reconhece as limitações reais vivenciadas nas escolas, mas tenta a partir delas, promover alternativas para a construção de um conhecimento mais integrado da realidade em face das muitas dimensões em que se estruturam as relações sociais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.http://lattes.cnpq.br/6289433533777830AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.SANTOS, Jacyara Lima.2014-09-082021-12-16T18:29:45Z2021-12-162021-12-16T18:29:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555SANTOS, Jayara Lima. Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. 2014. 17f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-16T18:30:11Zoai:localhost:riufcg/22555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-16T18:30:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
Guide to teaching activities in Geography outside the classroom: the potential of other spaces in the school environment.
title Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
spellingShingle Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
SANTOS, Jacyara Lima.
Ensino de Geografia
Guia de atividades de ensino de Geografia
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia
Ciência Geográfica
Teaching geography
Geography Teaching Activity Guide
Teaching-learning process - Geography
Geographical science
Geografia
title_short Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
title_full Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
title_fullStr Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
title_full_unstemmed Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
title_sort Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
author SANTOS, Jacyara Lima.
author_facet SANTOS, Jacyara Lima.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
CARVALHO, L. E. P.
http://lattes.cnpq.br/6289433533777830
AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.
FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Jacyara Lima.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Guia de atividades de ensino de Geografia
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia
Ciência Geográfica
Teaching geography
Geography Teaching Activity Guide
Teaching-learning process - Geography
Geographical science
Geografia
topic Ensino de Geografia
Guia de atividades de ensino de Geografia
Processo de ensino-aprendizagem - Geografia
Ciência Geográfica
Teaching geography
Geography Teaching Activity Guide
Teaching-learning process - Geography
Geographical science
Geografia
description A ampliação de atividades de ensino através de metodologias diferenciadas se caracterizam como uma potencialidade ao desenvolvimento e eficácia do processo ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia, de forma mais específica, pode-se ressaltar que as atividades realizadas no campo é essencial para despertar no aluno uma articulação entre teoria e prática. Considerando as diversas limitações inerentes ao sistema público educacional brasileiro, observa-se entraves ao favorecimento deste processo de relação do aluno com as condições humanas e ambientais por meio, por exemplo, de uma metodologia traçada por professores no ensino básico. Assim, este trabalho buscou elaborar um guia de atividades de ensino em Geografia em espaços no âmbito escolar diferentes da sala de aula. Para isso, foram considerados a diversidade de objetos e ações presentes em diferentes ambientes da escola que poderiam, em síntese, reproduzir uma dinâmica vista através dos conteúdos ministrados de maneira formal. A interação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a necessidade de contribuir com formas mais eficazes de construção do conhecimento geográfico, são bases integrantes deste recurso, haja vista que sua aplicabilidade não apenas reconhece as limitações reais vivenciadas nas escolas, mas tenta a partir delas, promover alternativas para a construção de um conhecimento mais integrado da realidade em face das muitas dimensões em que se estruturam as relações sociais.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-08
2021-12-16T18:29:45Z
2021-12-16
2021-12-16T18:29:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
SANTOS, Jayara Lima. Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. 2014. 17f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
identifier_str_mv SANTOS, Jayara Lima. Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. 2014. 17f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744518812008448