Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555 |
Resumo: | A ampliação de atividades de ensino através de metodologias diferenciadas se caracterizam como uma potencialidade ao desenvolvimento e eficácia do processo ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia, de forma mais específica, pode-se ressaltar que as atividades realizadas no campo é essencial para despertar no aluno uma articulação entre teoria e prática. Considerando as diversas limitações inerentes ao sistema público educacional brasileiro, observa-se entraves ao favorecimento deste processo de relação do aluno com as condições humanas e ambientais por meio, por exemplo, de uma metodologia traçada por professores no ensino básico. Assim, este trabalho buscou elaborar um guia de atividades de ensino em Geografia em espaços no âmbito escolar diferentes da sala de aula. Para isso, foram considerados a diversidade de objetos e ações presentes em diferentes ambientes da escola que poderiam, em síntese, reproduzir uma dinâmica vista através dos conteúdos ministrados de maneira formal. A interação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a necessidade de contribuir com formas mais eficazes de construção do conhecimento geográfico, são bases integrantes deste recurso, haja vista que sua aplicabilidade não apenas reconhece as limitações reais vivenciadas nas escolas, mas tenta a partir delas, promover alternativas para a construção de um conhecimento mais integrado da realidade em face das muitas dimensões em que se estruturam as relações sociais. |
id |
UFCG_3b5d539064b0535e95435e32744bf3c1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/22555 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar.Guide to teaching activities in Geography outside the classroom: the potential of other spaces in the school environment.Ensino de GeografiaGuia de atividades de ensino de GeografiaProcesso de ensino-aprendizagem - GeografiaCiência GeográficaTeaching geographyGeography Teaching Activity GuideTeaching-learning process - GeographyGeographical scienceGeografiaA ampliação de atividades de ensino através de metodologias diferenciadas se caracterizam como uma potencialidade ao desenvolvimento e eficácia do processo ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia, de forma mais específica, pode-se ressaltar que as atividades realizadas no campo é essencial para despertar no aluno uma articulação entre teoria e prática. Considerando as diversas limitações inerentes ao sistema público educacional brasileiro, observa-se entraves ao favorecimento deste processo de relação do aluno com as condições humanas e ambientais por meio, por exemplo, de uma metodologia traçada por professores no ensino básico. Assim, este trabalho buscou elaborar um guia de atividades de ensino em Geografia em espaços no âmbito escolar diferentes da sala de aula. Para isso, foram considerados a diversidade de objetos e ações presentes em diferentes ambientes da escola que poderiam, em síntese, reproduzir uma dinâmica vista através dos conteúdos ministrados de maneira formal. A interação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a necessidade de contribuir com formas mais eficazes de construção do conhecimento geográfico, são bases integrantes deste recurso, haja vista que sua aplicabilidade não apenas reconhece as limitações reais vivenciadas nas escolas, mas tenta a partir delas, promover alternativas para a construção de um conhecimento mais integrado da realidade em face das muitas dimensões em que se estruturam as relações sociais.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.CARVALHO, L. E. P.http://lattes.cnpq.br/6289433533777830AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de.FARIAS, Paulo Sérgio Cunha.SANTOS, Jacyara Lima.2014-09-082021-12-16T18:29:45Z2021-12-162021-12-16T18:29:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555SANTOS, Jayara Lima. Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. 2014. 17f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-12-16T18:30:11Zoai:localhost:riufcg/22555Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-12-16T18:30:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. Guide to teaching activities in Geography outside the classroom: the potential of other spaces in the school environment. |
title |
Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. |
spellingShingle |
Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. SANTOS, Jacyara Lima. Ensino de Geografia Guia de atividades de ensino de Geografia Processo de ensino-aprendizagem - Geografia Ciência Geográfica Teaching geography Geography Teaching Activity Guide Teaching-learning process - Geography Geographical science Geografia |
title_short |
Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. |
title_full |
Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. |
title_fullStr |
Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. |
title_full_unstemmed |
Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. |
title_sort |
Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. |
author |
SANTOS, Jacyara Lima. |
author_facet |
SANTOS, Jacyara Lima. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira. CARVALHO, L. E. P. http://lattes.cnpq.br/6289433533777830 AZEVEDO, Sérgio Luiz Malta de. FARIAS, Paulo Sérgio Cunha. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Jacyara Lima. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Geografia Guia de atividades de ensino de Geografia Processo de ensino-aprendizagem - Geografia Ciência Geográfica Teaching geography Geography Teaching Activity Guide Teaching-learning process - Geography Geographical science Geografia |
topic |
Ensino de Geografia Guia de atividades de ensino de Geografia Processo de ensino-aprendizagem - Geografia Ciência Geográfica Teaching geography Geography Teaching Activity Guide Teaching-learning process - Geography Geographical science Geografia |
description |
A ampliação de atividades de ensino através de metodologias diferenciadas se caracterizam como uma potencialidade ao desenvolvimento e eficácia do processo ensino-aprendizagem. No ensino de Geografia, de forma mais específica, pode-se ressaltar que as atividades realizadas no campo é essencial para despertar no aluno uma articulação entre teoria e prática. Considerando as diversas limitações inerentes ao sistema público educacional brasileiro, observa-se entraves ao favorecimento deste processo de relação do aluno com as condições humanas e ambientais por meio, por exemplo, de uma metodologia traçada por professores no ensino básico. Assim, este trabalho buscou elaborar um guia de atividades de ensino em Geografia em espaços no âmbito escolar diferentes da sala de aula. Para isso, foram considerados a diversidade de objetos e ações presentes em diferentes ambientes da escola que poderiam, em síntese, reproduzir uma dinâmica vista através dos conteúdos ministrados de maneira formal. A interação com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a necessidade de contribuir com formas mais eficazes de construção do conhecimento geográfico, são bases integrantes deste recurso, haja vista que sua aplicabilidade não apenas reconhece as limitações reais vivenciadas nas escolas, mas tenta a partir delas, promover alternativas para a construção de um conhecimento mais integrado da realidade em face das muitas dimensões em que se estruturam as relações sociais. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-08 2021-12-16T18:29:45Z 2021-12-16 2021-12-16T18:29:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555 SANTOS, Jayara Lima. Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. 2014. 17f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Jayara Lima. Guia de atividades de ensino em Geografia fora da sala de aula: a potencialidade de outros espaços no âmbito escolar. 2014. 17f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744518812008448 |