Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Aline Luzia da.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489
Resumo: O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO, localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia aplicada na referida escola.
id UFCG_8ad8c0fd9553394030d8e8f3b1f54f0d
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8489
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.A brief reflection on the trajectory of school geography in the Brazil: a methodological discussion of teachers and students of EEEFM Estevam Marine.Ensino de geografiaGeografia - metodologia do ensinoGeografia escolarGeography TeachingGeography - Teaching MethodologySchool GeographyGeografia.O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO, localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia aplicada na referida escola.The present work proposes to make a methodological discussion about the teaching of geography in a public school, reflecting a little about the classes and the methodologies applied at the time of execution. To achieve this goal we started with a brief theoretical discussion about the trajectory of school geography in Brazil, seeking rescue and reflect on how the stages of transformation took place. Then I questioned the teaching of geography in the 21st century, where it was possible to discuss some authors' considerations about the teaching problem, trying to establish information consistent with teaching. Next, an analysis of teacher education, the methodology applied in geography classes. For the acquisition of The result of the present work was based on an empirical study conducted with the students from the 9th and 3rd year EEEFM Elementary and High School ESTEVAM MARINHO, located in the district of São Gonçalo. In the course of the study, questionnaires for the students and teachers of this school space, through which the author sought to discuss the teaching methodology geography learning applied at that school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUZA, Marcos Assis Pereira de.SOUZA, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/9554544349270438BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .GOMES, Henaldo Moraes.SILVA, Aline Luzia da.20142019-10-25T11:26:50Z2019-10-252019-10-25T11:26:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T13:07:17Zoai:localhost:riufcg/8489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T13:07:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
A brief reflection on the trajectory of school geography in the Brazil: a methodological discussion of teachers and students of EEEFM Estevam Marine.
title Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
spellingShingle Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
SILVA, Aline Luzia da.
Ensino de geografia
Geografia - metodologia do ensino
Geografia escolar
Geography Teaching
Geography - Teaching Methodology
School Geography
Geografia.
title_short Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
title_full Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
title_fullStr Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
title_full_unstemmed Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
title_sort Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
author SILVA, Aline Luzia da.
author_facet SILVA, Aline Luzia da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
SOUZA, M. A. P.
http://lattes.cnpq.br/9554544349270438
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .
GOMES, Henaldo Moraes.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Aline Luzia da.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geografia
Geografia - metodologia do ensino
Geografia escolar
Geography Teaching
Geography - Teaching Methodology
School Geography
Geografia.
topic Ensino de geografia
Geografia - metodologia do ensino
Geografia escolar
Geography Teaching
Geography - Teaching Methodology
School Geography
Geografia.
description O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO, localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia aplicada na referida escola.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-10-25T11:26:50Z
2019-10-25
2019-10-25T11:26:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489
SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489
identifier_str_mv SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744407049535488