Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489 |
Resumo: | O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO, localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia aplicada na referida escola. |
id |
UFCG_8ad8c0fd9553394030d8e8f3b1f54f0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8489 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho.A brief reflection on the trajectory of school geography in the Brazil: a methodological discussion of teachers and students of EEEFM Estevam Marine.Ensino de geografiaGeografia - metodologia do ensinoGeografia escolarGeography TeachingGeography - Teaching MethodologySchool GeographyGeografia.O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO, localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia aplicada na referida escola.The present work proposes to make a methodological discussion about the teaching of geography in a public school, reflecting a little about the classes and the methodologies applied at the time of execution. To achieve this goal we started with a brief theoretical discussion about the trajectory of school geography in Brazil, seeking rescue and reflect on how the stages of transformation took place. Then I questioned the teaching of geography in the 21st century, where it was possible to discuss some authors' considerations about the teaching problem, trying to establish information consistent with teaching. Next, an analysis of teacher education, the methodology applied in geography classes. For the acquisition of The result of the present work was based on an empirical study conducted with the students from the 9th and 3rd year EEEFM Elementary and High School ESTEVAM MARINHO, located in the district of São Gonçalo. In the course of the study, questionnaires for the students and teachers of this school space, through which the author sought to discuss the teaching methodology geography learning applied at that school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUZA, Marcos Assis Pereira de.SOUZA, M. A. P.http://lattes.cnpq.br/9554544349270438BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo .GOMES, Henaldo Moraes.SILVA, Aline Luzia da.20142019-10-25T11:26:50Z2019-10-252019-10-25T11:26:50Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-24T13:07:17Zoai:localhost:riufcg/8489Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-24T13:07:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. A brief reflection on the trajectory of school geography in the Brazil: a methodological discussion of teachers and students of EEEFM Estevam Marine. |
title |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. |
spellingShingle |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. SILVA, Aline Luzia da. Ensino de geografia Geografia - metodologia do ensino Geografia escolar Geography Teaching Geography - Teaching Methodology School Geography Geografia. |
title_short |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. |
title_full |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. |
title_fullStr |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. |
title_full_unstemmed |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. |
title_sort |
Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. |
author |
SILVA, Aline Luzia da. |
author_facet |
SILVA, Aline Luzia da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. SOUZA, M. A. P. http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo . GOMES, Henaldo Moraes. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Aline Luzia da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia Geografia - metodologia do ensino Geografia escolar Geography Teaching Geography - Teaching Methodology School Geography Geografia. |
topic |
Ensino de geografia Geografia - metodologia do ensino Geografia escolar Geography Teaching Geography - Teaching Methodology School Geography Geografia. |
description |
O presente trabalho propõe-se a fazer uma discussão metodológica sobre o ensino de geografia em escola pública, refletindo um pouco sobre as aulas e as metodologias aplicadas no momento de sua execução. Para atingir esse objetivo iniciamos com uma breve discussão teórica acerca da trajetória da geografia escolar no Brasil, buscando resgatar e refletir como se deu as etapas de transformações da mesma. Em seguida problematizei o ensino de geografia no século XXI, onde foi possível discutir algumas considerações de autores acerca da problemática de ensino, procurando estabelecer informações condizentes para o ensino. A seguir foi promovida uma análise sobre a formação docente, a metodologia aplicada nas aulas de geografia. Para a aquisição do resultado no presente trabalho, foi baseado em estudo empírico, realizado com os alunos do 9º e 3º ano Ensino Fundamental e Médio da EEEFM ESTEVAM MARINHO, localizada no Distrito de São Gonçalo. No decorrer do estudo, foram aplicados questionários para os alunos e professores desse espaço escolar, através dos quais o autor procurou debater sobre a metodologia de ensino aprendizagem de geografia aplicada na referida escola. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-10-25T11:26:50Z 2019-10-25 2019-10-25T11:26:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489 SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8489 |
identifier_str_mv |
SILVA, Aline Luzia da. Uma breve reflexão sobre a trajetória da geografia escolar no Brasil: uma discussão metodológica dos professores e alunos da EEEFM Estevam Marinho. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744407049535488 |