A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Jádma Mâmedes de Sousa.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5159
Resumo: O presente trabalho monográfico tem como finalidade apresentar alguns conceitos que constituem e caracterizam a educação musical em sua essência, uma vez que é vista como um processo global, progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudos para seu aperfeiçoamento. O objetivo geral deste estudo é analisar a importância da música no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil, refletindo acerca da sua contribuição para o desenvolvimento discente, identificando os tipos de músicas apropriadas a esse contexto e investigando as intencionalidades do educador durante o momento de inserção musical em sala de aula, bem como também no sentido de elencar problemáticas e desenvolver ações concretas que contribuam efetivamente para a melhoria desta prática docente. Optamos pela realização de um estudo de campo com vistas à identificação dos fatores que encenam essa temática no processo de ensino/aprendizagem. Essa pesquisa se classifica, segundo a abordagem do problema como qualitativa. Para a coleta de dados e informações, utilizamos a aplicação da entrevista semiestruturada com educadoras colaboradoras, além disso, utilizamos a pesquisa bibliográfica, reportando aos instrumentos que subsidiaram a análise e avaliação, bem como uma ampla reflexão acerca das assertivas obtidas neste ensaio. Na conclusão, discorremos ser a Educação Infantil a base para todas as outras etapas do processo educacional, portanto, sua proposta pedagógica deve está direcionada as experiências e as vivências globais dos educandos, por isso as atividades pedagógicas, sobretudo as pertinentes ao ensino da música precisam ter fundamentos e objetivos a serem alcançados.
id UFCG_3b7a12d40b31cce9ae55be1e20c842c0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5159
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.Music as a learning aid in early childhood education.Educação e músicaEnsino / aprendizagemEducação infantilEducation and musicTeaching / learningchild educationEducação.O presente trabalho monográfico tem como finalidade apresentar alguns conceitos que constituem e caracterizam a educação musical em sua essência, uma vez que é vista como um processo global, progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudos para seu aperfeiçoamento. O objetivo geral deste estudo é analisar a importância da música no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil, refletindo acerca da sua contribuição para o desenvolvimento discente, identificando os tipos de músicas apropriadas a esse contexto e investigando as intencionalidades do educador durante o momento de inserção musical em sala de aula, bem como também no sentido de elencar problemáticas e desenvolver ações concretas que contribuam efetivamente para a melhoria desta prática docente. Optamos pela realização de um estudo de campo com vistas à identificação dos fatores que encenam essa temática no processo de ensino/aprendizagem. Essa pesquisa se classifica, segundo a abordagem do problema como qualitativa. Para a coleta de dados e informações, utilizamos a aplicação da entrevista semiestruturada com educadoras colaboradoras, além disso, utilizamos a pesquisa bibliográfica, reportando aos instrumentos que subsidiaram a análise e avaliação, bem como uma ampla reflexão acerca das assertivas obtidas neste ensaio. Na conclusão, discorremos ser a Educação Infantil a base para todas as outras etapas do processo educacional, portanto, sua proposta pedagógica deve está direcionada as experiências e as vivências globais dos educandos, por isso as atividades pedagógicas, sobretudo as pertinentes ao ensino da música precisam ter fundamentos e objetivos a serem alcançados.The present work monographic has as its purpose to present some concepts that constitute and characterize the musical education in its essence, a time that is seen as a global process, progressive and permanent, you need different forms of studies for their improvement. The general objective of this study is to analyze the importance of music in the teaching learning in Childhood Education, reflecting about their contribution to student development, identifying the types of music appropriate to this context and investigating the intentions of the teacher during the time of insertion Music in the classroom, and also in the sense to list problems and develop concrete actions that effectively contribute to the improvement of this teaching practice. We chose to perform a field study in order to identify the factors that play out this theme in the teaching / learning process. This research is classified, according to the problem of approach and qualitative. To collect data and information, use the application of semistructured interviews with educators collaborating also use the literature, referring to instruments that supported the analysis and evaluation, as well as a broad reflection about the assertions obtained in this test. In conclusion, we discus be early childhood education the basis for all other stages of the educational process, so their pedagogical proposal is directed to the experiences and global experiences of the students, so the educational activities, especially those pertaining to music education need have grounds and objectives to be achieved.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685PEREIRA, Zildene Francisca.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.FERREIRA, Jádma Mâmedes de Sousa.20152019-07-30T11:43:32Z2019-07-302019-07-30T11:43:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5159FERREIRA, Jádma Mâmedes de Sousa. A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil. 2015. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T11:18:39Zoai:localhost:riufcg/5159Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T11:18:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.
Music as a learning aid in early childhood education.
title A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.
spellingShingle A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.
FERREIRA, Jádma Mâmedes de Sousa.
Educação e música
Ensino / aprendizagem
Educação infantil
Education and music
Teaching / learning
child education
Educação.
title_short A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.
title_full A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.
title_fullStr A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.
title_full_unstemmed A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.
title_sort A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil.
author FERREIRA, Jádma Mâmedes de Sousa.
author_facet FERREIRA, Jádma Mâmedes de Sousa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
PEREIRA, Zildene Francisca.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Jádma Mâmedes de Sousa.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação e música
Ensino / aprendizagem
Educação infantil
Education and music
Teaching / learning
child education
Educação.
topic Educação e música
Ensino / aprendizagem
Educação infantil
Education and music
Teaching / learning
child education
Educação.
description O presente trabalho monográfico tem como finalidade apresentar alguns conceitos que constituem e caracterizam a educação musical em sua essência, uma vez que é vista como um processo global, progressivo e permanente, que necessita de diversas formas de estudos para seu aperfeiçoamento. O objetivo geral deste estudo é analisar a importância da música no processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil, refletindo acerca da sua contribuição para o desenvolvimento discente, identificando os tipos de músicas apropriadas a esse contexto e investigando as intencionalidades do educador durante o momento de inserção musical em sala de aula, bem como também no sentido de elencar problemáticas e desenvolver ações concretas que contribuam efetivamente para a melhoria desta prática docente. Optamos pela realização de um estudo de campo com vistas à identificação dos fatores que encenam essa temática no processo de ensino/aprendizagem. Essa pesquisa se classifica, segundo a abordagem do problema como qualitativa. Para a coleta de dados e informações, utilizamos a aplicação da entrevista semiestruturada com educadoras colaboradoras, além disso, utilizamos a pesquisa bibliográfica, reportando aos instrumentos que subsidiaram a análise e avaliação, bem como uma ampla reflexão acerca das assertivas obtidas neste ensaio. Na conclusão, discorremos ser a Educação Infantil a base para todas as outras etapas do processo educacional, portanto, sua proposta pedagógica deve está direcionada as experiências e as vivências globais dos educandos, por isso as atividades pedagógicas, sobretudo as pertinentes ao ensino da música precisam ter fundamentos e objetivos a serem alcançados.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2019-07-30T11:43:32Z
2019-07-30
2019-07-30T11:43:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5159
FERREIRA, Jádma Mâmedes de Sousa. A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil. 2015. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5159
identifier_str_mv FERREIRA, Jádma Mâmedes de Sousa. A música instrumento auxiliador da aprendizagem na educação infantil. 2015. 64 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382330404864