Lúdico como estratégia de cuidados paliativos à criança com câncer: uma revisão integrativa.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Joseana de Almeida.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29867
Resumo: A compreensão do processo de adoecimento, da terminalidade e das necessidades da criança com câncer por vezes não são claras, precisas e objetivas para os profissionais da saúde, dificultando o cuidar, sendo, por conseguinte, o lúdico uma estratégia a ser empreendida terapeuticamente com este fim. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o lúdico como estratégia de cuidados paliativos à criança com câncer, a partir da literatura. Trata-se de uma Pesquisa bibliográfica, na modalidade de revisão integrativa com abordagem qualitativa. Para selecionar os artigos, foi empregada a base de dados Biblioteca Virtual em saúde (BVS) em maio de 2015. Consideraram-se os seguintes critérios de inclusão: Artigos científicos; Artigos de revisão integrativa; Redigidos no idioma português e Inglês; Artigos publicados no período de 2004 a 2014; Com temática pertinente ao objetivo da revisão; Encontra-se publicado na íntegra e disponível online e gratuitamente; Foram excluídos os artigos que não se enquadravam nos critérios de inclusão pré-estabelecidos. Com base no recorte dos artigos contemplados para a construção dos resultados e discussões os respectivos anos de 2009, 2010, 2013, 2014 evidenciaram um crescente aumento das publicações durante esse período. No que diz respeito à área temática, a área Interdisciplinar se sobressaiu, esta vem apresentando a maior taxa de crescimento na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No que tange aos periódicos, a Esc Anna Nery Rev Enfermagem se destacou no quantitativo de artigos, possui o qual is de renome nacional de acordo com a classificação dos periódicos, mostrando que a temática vem sendo publicada em revistas de qual is importante. Em relação aos qual is que se destacaram no estudo, estes se classificam em B2, e A2, que repercutem respectivamente do cenário nacional e internacional. Discorreu-se que os resultados encaminhavam-se para o uso do lúdico em três caminhos: No processo de comunicação e expressão de sentimentos da criança com câncer e o enfrentamento da hospitalização. No favorecimento aos cuidados paliativos no alívio da dor e do sofrimento; E os profissionais nos cuidados paliativos integram variadas estratégias lúdicas associadas aos cuidados paliativos. Assim, os resultados deste estudo monográfico ressaltam que a abordagem sobre o tema deve ser mais difundida, visto que as estratégias são de grande relevância para a criança, principalmente a criança oncológica em cuidados paliativos.
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spelling Lúdico como estratégia de cuidados paliativos à criança com câncer: uma revisão integrativa.Playful as a strategy for palliative care to children with cancer: An integrative review.Lúdico como estrategia de cuidados paliativos para niños con cáncer: una revisión integradora.Jogos e brinquedosCuidados paliativosCriança com câncerGames and toysPalliative careChild with cancerJuegos y juguetesNiño con cáncerEnfermagem de Saúde PúblicaA compreensão do processo de adoecimento, da terminalidade e das necessidades da criança com câncer por vezes não são claras, precisas e objetivas para os profissionais da saúde, dificultando o cuidar, sendo, por conseguinte, o lúdico uma estratégia a ser empreendida terapeuticamente com este fim. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar o lúdico como estratégia de cuidados paliativos à criança com câncer, a partir da literatura. Trata-se de uma Pesquisa bibliográfica, na modalidade de revisão integrativa com abordagem qualitativa. Para selecionar os artigos, foi empregada a base de dados Biblioteca Virtual em saúde (BVS) em maio de 2015. Consideraram-se os seguintes critérios de inclusão: Artigos científicos; Artigos de revisão integrativa; Redigidos no idioma português e Inglês; Artigos publicados no período de 2004 a 2014; Com temática pertinente ao objetivo da revisão; Encontra-se publicado na íntegra e disponível online e gratuitamente; Foram excluídos os artigos que não se enquadravam nos critérios de inclusão pré-estabelecidos. Com base no recorte dos artigos contemplados para a construção dos resultados e discussões os respectivos anos de 2009, 2010, 2013, 2014 evidenciaram um crescente aumento das publicações durante esse período. No que diz respeito à área temática, a área Interdisciplinar se sobressaiu, esta vem apresentando a maior taxa de crescimento na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No que tange aos periódicos, a Esc Anna Nery Rev Enfermagem se destacou no quantitativo de artigos, possui o qual is de renome nacional de acordo com a classificação dos periódicos, mostrando que a temática vem sendo publicada em revistas de qual is importante. Em relação aos qual is que se destacaram no estudo, estes se classificam em B2, e A2, que repercutem respectivamente do cenário nacional e internacional. Discorreu-se que os resultados encaminhavam-se para o uso do lúdico em três caminhos: No processo de comunicação e expressão de sentimentos da criança com câncer e o enfrentamento da hospitalização. No favorecimento aos cuidados paliativos no alívio da dor e do sofrimento; E os profissionais nos cuidados paliativos integram variadas estratégias lúdicas associadas aos cuidados paliativos. Assim, os resultados deste estudo monográfico ressaltam que a abordagem sobre o tema deve ser mais difundida, visto que as estratégias são de grande relevância para a criança, principalmente a criança oncológica em cuidados paliativos.Understanding the disease process, the terminally and needs of the child with cancer are sometimes not clear, precise and objective for health professionals, making it difficult to care for, and therefore the playful strategy to be undertaken therapeutically with this end. Thus, this research has as main objective to analyze the playful as a strategy for palliative care to children with cancer, from the literature. It is a literature search in the integrative review method with a qualitative approach. To select the articles, were used the database Virtual Library in Health (BVS) in May 2015. The following inclusion criteria were considered: Papers ; Articles of integrative review ; Written in Portuguese and English language ; Articles published from 2004 to 2014 ; With relevant subject to the review objective ; It is published in full online and available and free ; Articles that did not fit the pre- established inclusion criteria were excluded. Based on the clipping of articles contemplated for the construction of the results and discussions the respective years 2009, 2010, 2013, 2014 showed a steady increase of publications during this period. In relation to the theme, the Interdisciplinary area excelled, this has shown the highest growth rate in Higher Education Personnel Improvement Coordination (CAPES). With respect to journals, the Esc Anna Nery Rev Enferm stood on quantitative articles, features the nationally renowned qualis according to the classification of the journals, showing that the theme has been published in magazines of important qualis. Regarding qualis that stood out in the study, these fall into B2, and A2, respectively that impact the national and international scene. We spoke that the results were moving toward the use of playfulness in three ways: In the process of communication and expression of feelings of the child with cancer and coping hospitalization; In favor to palliative care to relieve pain and suffering; And professionals in palliative care integrate various playful strategies related to palliative care. Thus, the results of this study point out that the monographic approach to the subject should be more widespread, as the strategies are of great importance for the child, especially the child cancer in palliative care.Entender el proceso de la enfermedad, la enfermedad terminal y las necesidades del niño con cáncer a veces no son claras, precisas y objetivas para los profesionales de la salud, dificultando el cuidado, por lo tanto, la lúdica es una estrategia a emprender terapéuticamente para este propósito. Así, esta investigación tiene como objetivo general analizar la El juego como estrategia de cuidados paliativos para niños con cáncer, con base en la literatura. Se trata de una investigación bibliográfica, en forma de revisión integradora con enfoque cualitativo. Para la selección de los artículos se utilizó la base de datos de la Biblioteca Virtual en salud (BVS) en mayo de 2015. Se consideraron los siguientes criterios de inclusión: Artículos científico; artículos de revisión integradora; Escrito en portugués e inglés; Artículos publicado en el período de 2004 a 2014; Con temas relevantes al objetivo de la revisión; Se publica en su totalidad y está disponible en línea y de forma gratuita; fueron excluidos artículos que no cumplieron con los criterios de inclusión preestablecidos. Residencia en recorte de los artículos contemplados para la construcción de los resultados y discusiones los respectivos Los años 2009, 2010, 2013, 2014 mostraron un incremento creciente de publicaciones durante ese periodo. En cuanto al área temática, se destacó el área Interdisciplinaria, esta ha mostrado la mayor tasa de crecimiento en la Coordinación para el Mejoramiento de Personal de Educación Superior (CAPES). En cuanto a las publicaciones periódicas, Esc Anna Nery Rev. Enferm se destacó en el número de artículos, tiene calidades reconocidas a nivel nacional según con la clasificación de revistas, mostrando que el tema ha sido publicado en importantes revistas de calidad. En cuanto a las calidades que se destacaron en el estudio, estas clasificados en B2 y A2, que repercuten respectivamente en el escenario nacional e internacional. Se argumentó que los resultados se encaminaban hacia el uso de lo lúdico en tres sentidos: En el proceso de comunicación y expresión de sentimientos de niños con cáncer y afrontamiento de hospitalización. En favorecer los cuidados paliativos en el alivio del dolor y el sufrimiento; Y los profesionales de cuidados paliativos integran diversas estrategias lúdicas asociadas a Cuidados paliativos. Así, los resultados de este estudio monográfico destacan que la enfoque sobre el tema debe ser más difundido, ya que las estrategias son de gran relevancia para el niño, especialmente el niño con cáncer en cuidados paliativos.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGCARNEIRO, Alan Dionísio.CARNEIRO, A. D.MORAIS, Gilvânia Smith da Nóbrega.MORAIS, G.S.N.http://lattes.cnpq.br/9266101539102238DIAS, Joseana de Almeida.2015-07-222023-05-19T14:49:53Z2023-05-192023-05-19T14:49:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29867DIAS, Joseana de Almeida. Lúdico como estratégia de cuidados paliativos à criança com câncer: uma revisão integrativa. 2015. 74 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. 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