A inclusão de alunos com deficiência visual na escola pública.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DIAS, Maria José Alves.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10157
Resumo: A inclusão de deficientes visuais na escola é um processo que demanda muita atenção por parte da escola, da família e da sociedade. Esse trabalho tem como objetivo investigar os dados que demonstram como é feita a inclusão do aluno deficiente visual no ensino regular, desde a sua interação, a educação e inclusão do mesmo. Por meio dele, buscou-se observar como acontece o processo de ensino e aprendizagem do aluno deficiente visual a partir da concepção de uma professora e de um aluno presentes no dia da observação em uma escola pública do município de Cajazeiras/PB. Com relação à professora procurou-se fazer um levantamento de qual seria a relevância do processo inclusivo e como acorria à prática dessa educadora, ao utilizar os recursos adequados, para melhor desenvolver as atividades do aluno deficiente visual em sala de aula e como ela utilizava esses recursos com o aluno. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde os instrumentos utilizados para analisar os dados foram à observação e entrevista com a professora em uma sala de AEE, de uma escola pública estadual, conhecida pelo trabalho com o processo de inclusão do sujeito portador de necessidades especiais. De acordo com os resultados, a investigação mostrou que a educação inclusiva ainda precisa ser bem analisada em certos aspectos, como a estruturação do ambiente educacional e a adequação dos recursos necessários ao ensino do deficiente visual, nas escolas públicas. Hábito sistematizado, que implica nessa significação de ter uma experiência lúdica e diferenciada com os professores capacitados para a educação especial. Contudo, a proposta desse trabalho monográfico irá permitir a ampliação e, conseqüentemente, destacando os principais objetivos sobre a questão, certamente fará com que os professores se interessem pela realização de novos estudos acerca da demanda social do tema abordado, a inclusão.
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Com relação à professora procurou-se fazer um levantamento de qual seria a relevância do processo inclusivo e como acorria à prática dessa educadora, ao utilizar os recursos adequados, para melhor desenvolver as atividades do aluno deficiente visual em sala de aula e como ela utilizava esses recursos com o aluno. Quanto à metodologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde os instrumentos utilizados para analisar os dados foram à observação e entrevista com a professora em uma sala de AEE, de uma escola pública estadual, conhecida pelo trabalho com o processo de inclusão do sujeito portador de necessidades especiais. De acordo com os resultados, a investigação mostrou que a educação inclusiva ainda precisa ser bem analisada em certos aspectos, como a estruturação do ambiente educacional e a adequação dos recursos necessários ao ensino do deficiente visual, nas escolas públicas. Hábito sistematizado, que implica nessa significação de ter uma experiência lúdica e diferenciada com os professores capacitados para a educação especial. Contudo, a proposta desse trabalho monográfico irá permitir a ampliação e, conseqüentemente, destacando os principais objetivos sobre a questão, certamente fará com que os professores se interessem pela realização de novos estudos acerca da demanda social do tema abordado, a inclusão.The inclusion of visually impaired school is a process that demands a lot of attention from the school, family and society. This study aims to investigate the data showing how is the inclusion of visually impaired students in regular education, since their interaction, education and inclusion of the same. Through it sought to observe how does the process of teaching and student learning visually impaired from the conception of a teacher and a student present on the day of observation in a public school in the city of Cajazeiras / PB. Regarding the teacher tried to make a survey of what would be the relevance of the process as inclusive and flocked to this practice educator to use the resources best suited to develop the activities of the visually impaired student in the classroom and how she used these resources with the student. Regarding methodology, we conducted a qualitative study where the tools used for analysis were observation and interviews with the teacher in a classroom of ESA, a public school, known by the inclusion process in the city. According to the results, the research showed that inclusive education still needs to be well analyzed in some respects, as the structuring of the educational environment and the adequacy of resources for the teaching of visually impaired pupils in public schools. Habit systematic, meaning that imply that you have a fun and different experience with teachers trained in special education. However, the purpose of this monograph will enable the expansion and consequently can highlight the main goals and they will make sure that teachers work for the new studies about this social demand to the subject matter, the inclusionUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.http://lattes.cnpq.br/3332721010337685FEITOSA, Belijane Marques.ARAÚJO, Ednaura Almeida de.DIAS, Maria José Alves.20132019-12-12T14:36:35Z2019-12-122019-12-12T14:36:35Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10157DIAS, Maria José Alves. A inclusão de alunos com deficiência visual na escola pública. 2013. 42f. 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