Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fava, Débora Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Krajewski, Eliege, Bernardes, Jade Wagner, Andretta, Ilana, Marin, Angela Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/263105
Resumo: O presente estudo objetivou desenvolver e avaliar um material psicoeducativo sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) destinado a professores em escolas públicas e privadas. Utilizou-se um protocolo de avaliação para materiais educativos, respondido por 40 professoras de escolas da região metropolitana de Porto Alegre e Vale do Caí, no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Considerou-se a compreensão, a linguagem, a opinião quanto ao estímulo à aprendizagem e os conhecimentos prévios das professoras sobre TDAH. Os resultados da análise de conteúdo e da estatística descritiva indicaram que o material apresentava conteúdo e linguagem adequados, contendo informações que auxiliavam na compreensão e trabalho docente com crianças com o diagnóstico. A versão final do material contemplou as sugestões de aprimoramento advindas dos profissionais.
id UFRGS-2_699be6a61578306bebda2a4f57d1aaa4
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263105
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Fava, Débora CristinaKrajewski, EliegeBernardes, Jade WagnerAndretta, IlanaMarin, Angela Helena2023-08-03T03:33:36Z20221677-2970http://hdl.handle.net/10183/263105001172833O presente estudo objetivou desenvolver e avaliar um material psicoeducativo sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) destinado a professores em escolas públicas e privadas. Utilizou-se um protocolo de avaliação para materiais educativos, respondido por 40 professoras de escolas da região metropolitana de Porto Alegre e Vale do Caí, no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Considerou-se a compreensão, a linguagem, a opinião quanto ao estímulo à aprendizagem e os conhecimentos prévios das professoras sobre TDAH. Os resultados da análise de conteúdo e da estatística descritiva indicaram que o material apresentava conteúdo e linguagem adequados, contendo informações que auxiliavam na compreensão e trabalho docente com crianças com o diagnóstico. A versão final do material contemplou as sugestões de aprimoramento advindas dos profissionais.The present study aimed to develop and evaluate psychoeducational material on Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) for teachers in public and private schools. An evaluation protocol for educational materials was used and answered by 40 teachers from schools in the metropolitan region of Porto Alegre and Vale do Caí (RS, Brazil). The understanding, the language, the opinion regarding the stimulus to learning and the teachers' previous knowledge about ADHD were considered. The results of content analysis and descriptive statistics indicated that the material had adequate content and language, containing information that improved theofunderstanding the teaching work with children withal diagnosis. The final version of the material included suggestions for improvement from professionals.El presente estudio tuvo como objetivo desarrollar y evaluar un material psicoeducativo sobre el Trastorno por Déficit de Atención con Hiperactividad (TDAH) para docentes de escuelas públicas y privadas. Se utilizó un protocolo de evaluación de materiales educativos, respondido por 40 docentes de la región metropolitana de Porto Alegre y Vale do Caí (RS). Se consideró la comprensión, el lenguaje, la opinión sobre el estímulo al aprendizaje y los conocimientos previos de los docentes sobre el TDAH. Los resultados del análisis de contenido y la estadística descriptiva indicaron que el material tenía contenido y lenguaje adecuados, conteniendo información que ayudó en la comprensión y enseñanza con los niños con el diagnóstico. La versión final del material incluyó sugerencias de mejora por parte de los profesionales.application/pdfporRevista da SPAGESP. Ribeirão Preto: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, 2000-. Vol. 23, n. 2 (2022), p. 113-127ProfessoresPsicoeducaçãoIntervenção psicológicaTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadeAttention deficit hyperactivity disorderInstructional materialsPsychoeducationTrastorno por déficit de atención con hiperactividadMateriales de instrucciónPsicoeducaciónMaterial psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docentePsychoeducational material about attention deficit hyperactivity disorder : teachers evaluationMaterial psicoeducativo sobre el trastorno por déficitde atención e hiperactividad : evaluación docenteinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001172833.pdf.txt001172833.pdf.txtExtracted Texttext/plain52580http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263105/2/001172833.pdf.txt1d62872b1023e59b6d2869b69e3c0344MD52ORIGINAL001172833.pdfTexto completoapplication/pdf286499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263105/1/001172833.pdfe18027d54b489b612f5bcb1c020bb9dcMD5110183/2631052023-08-04 03:32:59.582522oai:www.lume.ufrgs.br:10183/263105Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-08-04T06:32:59Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docente
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Psychoeducational material about attention deficit hyperactivity disorder : teachers evaluation
dc.title.alternative.es.fl_str_mv Material psicoeducativo sobre el trastorno por déficitde atención e hiperactividad : evaluación docente
title Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docente
spellingShingle Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docente
Fava, Débora Cristina
Professores
Psicoeducação
Intervenção psicológica
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Attention deficit hyperactivity disorder
Instructional materials
Psychoeducation
Trastorno por déficit de atención con hiperactividad
Materiales de instrucción
Psicoeducación
title_short Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docente
title_full Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docente
title_fullStr Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docente
title_full_unstemmed Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docente
title_sort Material psicoeducativo sobre transtorno do déficit de atenção e hiperatividade : avaliação docente
author Fava, Débora Cristina
author_facet Fava, Débora Cristina
Krajewski, Eliege
Bernardes, Jade Wagner
Andretta, Ilana
Marin, Angela Helena
author_role author
author2 Krajewski, Eliege
Bernardes, Jade Wagner
Andretta, Ilana
Marin, Angela Helena
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fava, Débora Cristina
Krajewski, Eliege
Bernardes, Jade Wagner
Andretta, Ilana
Marin, Angela Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Professores
Psicoeducação
Intervenção psicológica
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
topic Professores
Psicoeducação
Intervenção psicológica
Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
Attention deficit hyperactivity disorder
Instructional materials
Psychoeducation
Trastorno por déficit de atención con hiperactividad
Materiales de instrucción
Psicoeducación
dc.subject.eng.fl_str_mv Attention deficit hyperactivity disorder
Instructional materials
Psychoeducation
dc.subject.spa.fl_str_mv Trastorno por déficit de atención con hiperactividad
Materiales de instrucción
Psicoeducación
description O presente estudo objetivou desenvolver e avaliar um material psicoeducativo sobre Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) destinado a professores em escolas públicas e privadas. Utilizou-se um protocolo de avaliação para materiais educativos, respondido por 40 professoras de escolas da região metropolitana de Porto Alegre e Vale do Caí, no estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Considerou-se a compreensão, a linguagem, a opinião quanto ao estímulo à aprendizagem e os conhecimentos prévios das professoras sobre TDAH. Os resultados da análise de conteúdo e da estatística descritiva indicaram que o material apresentava conteúdo e linguagem adequados, contendo informações que auxiliavam na compreensão e trabalho docente com crianças com o diagnóstico. A versão final do material contemplou as sugestões de aprimoramento advindas dos profissionais.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-03T03:33:36Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/263105
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 1677-2970
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001172833
identifier_str_mv 1677-2970
001172833
url http://hdl.handle.net/10183/263105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Revista da SPAGESP. Ribeirão Preto: Sociedade de Psicoterapias Analíticas Grupais do Estado de São Paulo, 2000-. Vol. 23, n. 2 (2022), p. 113-127
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263105/2/001172833.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/263105/1/001172833.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1d62872b1023e59b6d2869b69e3c0344
e18027d54b489b612f5bcb1c020bb9dc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801225094470565888