Ensino de biologia e educação contextualizada: diálogos entre o cordel e a convivência com o semiárido brasileiro.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUARESMA, Fernando Duarte.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7444
Resumo: Conscientes da necessidade interventiva pela busca de uma Educação de qualidade, o presente trabalho aponta uma contribuição para o Ensino de Biologia na Educação Básica, acrescentando uma ferramenta pedagógica que promove a contextualização de conteúdos através da Literatura de Cordel, colaborando, assim, para um processo significativo de construção própria da aprendizagem. Partindo desse pressuposto, o objetivo da pesquisa é identificar a importância da literatura de cordel no processo de ensino de Biologia a partir da contextualização do Semiárido, investigando sob esse viés, a influência dessa forma de linguagem na construção do conhecimento e na promoção da aprendizagem dos/as estudantes, propondo um novo olhar para o ensino de Biologia, observando ainda como o cordel afeta a participação e empenho dos/as alunos/as. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo, sob a perspectiva da pesquisa participante, envolvendo oficinas de cordéis com o intuito de atender demandas e objetivos de participação conjunta dos sujeitos da pesquisa, promovendo a dinamização das aulas e a mobilização de competências e habilidades no que tange a representação da Língua Portuguesa nas formas oral e escrita. A pesquisa foi realizada junto aos/às estudantes da turma da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro, localizada em Santa Helena – Paraíba. O mecanismo de obtenção de informações circundou a esfera de aplicação de um questionário que foi realizado antes da aplicação das oficinas (pré-teste) e depois das oficinas (pós-teste). Os resultados apontam de forma positiva a utilização do cordel em sala de aula, como mecanismo de estimulo à aprendizagem, à pesquisa e construção própria de conhecimento, colaborando para uma educação contextualizada, não só apenas direcionada ao Semiárido, mas as mais variadas fronteiras do ensino da Biologia. O Semiárido passou a ser melhor compreendido, o ensino de Biologia acerca do assunto tornou-se mais dinâmico com a utilização do cordel, que por sua vez, foi aprovado por mais de 65% dos envolvidos, mostrando assim a sua colaboração em sala de aula, para a aprendizagem e contextualização, como alternativa contrária ao processo padrão de ensino.
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Partindo desse pressuposto, o objetivo da pesquisa é identificar a importância da literatura de cordel no processo de ensino de Biologia a partir da contextualização do Semiárido, investigando sob esse viés, a influência dessa forma de linguagem na construção do conhecimento e na promoção da aprendizagem dos/as estudantes, propondo um novo olhar para o ensino de Biologia, observando ainda como o cordel afeta a participação e empenho dos/as alunos/as. A pesquisa tem caráter quali-quantitativo, sob a perspectiva da pesquisa participante, envolvendo oficinas de cordéis com o intuito de atender demandas e objetivos de participação conjunta dos sujeitos da pesquisa, promovendo a dinamização das aulas e a mobilização de competências e habilidades no que tange a representação da Língua Portuguesa nas formas oral e escrita. A pesquisa foi realizada junto aos/às estudantes da turma da 3ª Série do Ensino Médio da Escola Elaine Soares Brasileiro, localizada em Santa Helena – Paraíba. O mecanismo de obtenção de informações circundou a esfera de aplicação de um questionário que foi realizado antes da aplicação das oficinas (pré-teste) e depois das oficinas (pós-teste). Os resultados apontam de forma positiva a utilização do cordel em sala de aula, como mecanismo de estimulo à aprendizagem, à pesquisa e construção própria de conhecimento, colaborando para uma educação contextualizada, não só apenas direcionada ao Semiárido, mas as mais variadas fronteiras do ensino da Biologia. O Semiárido passou a ser melhor compreendido, o ensino de Biologia acerca do assunto tornou-se mais dinâmico com a utilização do cordel, que por sua vez, foi aprovado por mais de 65% dos envolvidos, mostrando assim a sua colaboração em sala de aula, para a aprendizagem e contextualização, como alternativa contrária ao processo padrão de ensino.Aware of the need for intervention in the search for quality education, the present work points out a contribution to the teaching of Biology in Basic Education, adding a pedagogical tool that promotes the contextualization of contents through Cordel Literature, thus collaborating for a process learning. Based on this assumption, the aim of the research is to identify the importance of Cordel Literature in the teaching of biology from the contextualization of the Semiarid, investigating under this bias the influence of this form of language in the construction of knowledge and in the promotion of learning of the students, proposing a new look at the teaching of Biology, observing how the cordel affects the participation and commitment of the students. The research has a qualitative and quantitative character, from the perspective of the participant research, involving cordel workshops with the purpose of attend to demands and objectives of joint participation of the subjects of the research, promoting the dynamization of the classes and the mobilization of skills and abilities in what concerns the representation of the Portuguese language in oral and written forms. The research was carried out with the students of the 3rd grade of the Elaine Soares Brasileiro School, located in Santa Helena - Paraíba. The mechanism of obtaining information circled the sphere application of a questionnaire that was carried out before the application of the workshops (pre-test) and after the workshops (test). The results point positively to the use of cordel in the classroom, as a mechanism to stimulate learning, research and own construction of knowledge, collaborating for a contextualized education, not only directed to the Semiarid, but the most varied boundaries of education of Biology. The Semiarid was better understood, the teaching of Biology about the subject became more dynamic with the use of the cordel, which in turn, it was approved by more than 65% of those involved, showing their collaboration in the classroom , for learning and contextualization, as an alternative to the standard teaching process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFIGUEIREDO, Gustavo de Alencar.FIGUEIREDO, G. A.http://lattes.cnpq.br/2438169816514170BARROS, José Deomar de Souza.DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.QUARESMA, Fernando Duarte.20182019-09-27T16:56:11Z2019-09-272019-09-27T16:56:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7444QUARESMA, Fernando Duarte. Ensino de biologia e educação contextualizada: diálogos entre o cordel e a convivência com o semiárido brasileiro. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T22:31:16Zoai:localhost:riufcg/7444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T22:31:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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