Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRITO, Priscila da Silva.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.brito
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394
Resumo: Este trabalho tem como tema de pesquisa os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de covid-19. O objetivo principal é compreender os desafios enfrentados pelos gestores/diretores da Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael, no Município de Sumé frente à pandemia do vírus da COVID-19. A metodologia do texto se insere na abordagem qualitativa, cuja coleta foi realizada por meio de questionário aplicado com a equipe administrativa da rede de ensino infantil. A partir da suspensão das aulas presencias em virtude do fator pandêmico tiveram como desafios inicias a reorganização das atividades administrativas e pedagógicas. Na perspectiva do ensino remoto foi necessário o uso de meios tecnológicos, capacitação dos professores, a adequação para esse novo meio tecnológico necessário para o funcionamento das atividades desenvolvidas. Foi necessário também a elaboração de materiais didáticos para serem entregues de forma física. Neste sentido, foi necessário um replanejamento pedagógico para alcançar a necessidade daqueles que se encontravam em situações sem acesso à internet e equipamentos tecnológicos. Evidencia-se os impactos na aprendizagem dos alunos, na perspectiva que muitos não têm acesso aos meios tecnológicos, problemas de devolutivas e acompanhamento das atividades propostas. Contudo, as alternativas encontradas em suas estratégias enquanto equipe gestora em parceira com a secretaria de educação do município buscaram mobilizar seus saberes e desenvolver a capacidade de aprender a aprender para a adaptação desse novo ambiente de aprendizagem.
id UFCG_3ef9e9d0b7c3500369af535c0cb6b823
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/24394
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.The administrative and pedagogical challenges faced by school managers of public schools in the face of the COVID-19 pandemic.Gestão escolar e pandemiaEscolas públicas - gestãoGestão da educaçãoEducação básica e pandemiaLei de Diretrizes e Bases da EducaçãoAdministração escolarPandemia de COVID-19 e gestão da educaçãoSchool management and pandemicPublic schools - managementEducation managementBasic education and pandemicEducation Guidelines and Bases LawSchool administrationCOVID-19 Pandemic and education managementEste trabalho tem como tema de pesquisa os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de covid-19. O objetivo principal é compreender os desafios enfrentados pelos gestores/diretores da Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael, no Município de Sumé frente à pandemia do vírus da COVID-19. A metodologia do texto se insere na abordagem qualitativa, cuja coleta foi realizada por meio de questionário aplicado com a equipe administrativa da rede de ensino infantil. A partir da suspensão das aulas presencias em virtude do fator pandêmico tiveram como desafios inicias a reorganização das atividades administrativas e pedagógicas. Na perspectiva do ensino remoto foi necessário o uso de meios tecnológicos, capacitação dos professores, a adequação para esse novo meio tecnológico necessário para o funcionamento das atividades desenvolvidas. Foi necessário também a elaboração de materiais didáticos para serem entregues de forma física. Neste sentido, foi necessário um replanejamento pedagógico para alcançar a necessidade daqueles que se encontravam em situações sem acesso à internet e equipamentos tecnológicos. Evidencia-se os impactos na aprendizagem dos alunos, na perspectiva que muitos não têm acesso aos meios tecnológicos, problemas de devolutivas e acompanhamento das atividades propostas. Contudo, as alternativas encontradas em suas estratégias enquanto equipe gestora em parceira com a secretaria de educação do município buscaram mobilizar seus saberes e desenvolver a capacidade de aprender a aprender para a adaptação desse novo ambiente de aprendizagem.This paper has as its research theme the administrative and pedagogical challenges faced by school managers of public schools facing the covid-19 pandemic. The main objective is to understand the challenges faced by managers/directors of the Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael, in the Municipality of Sumé facing the pandemic of the COVID-19 virus. The methodology of the text is part of the qualitative approach, whose collection was carried out through a questionnaire applied to the administrative staff of the early childhood education network, specifically in the Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael. The initial challenges faced by the daycare center were the suspension of classes due to the pandemic. In the perspective of remote teaching it was necessary to use technological means, to train the teachers, and to adapt to this new technological means necessary for the functioning of the activities developed. It was also necessary to prepare didactic materials to be delivered in physical form. In this sense, it was necessary a pedagogical redesign to meet the needs of those who were in situations without access to the internet and technological equipment. It is evident the impacts on student learning, in the perspective that many do not have access to technological means, problems of feedback and follow-up of the proposed activities. However, the alternatives found in their strategies as a management team in partnership with the secretary of education of the municipality sought to mobilize their knowledge and develop the ability to learn to learn for the adaptation of this new learning environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGNASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.NASCIMENTO, A. B. F. M.http://lattes.cnpq.br/5953526094110213SILVA, Allan Gustavo Freire da.SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.BRITO, Priscila da Silva.2022-03-242022-04-11T11:32:57Z2022-04-112022-04-11T11:32:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.britohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394BRITO, Priscila d Silva. Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19. 2022. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-24T15:41:55Zoai:localhost:riufcg/24394Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-24T15:41:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.
The administrative and pedagogical challenges faced by school managers of public schools in the face of the COVID-19 pandemic.
title Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.
spellingShingle Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.
BRITO, Priscila da Silva.
Gestão escolar e pandemia
Escolas públicas - gestão
Gestão da educação
Educação básica e pandemia
Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Administração escolar
Pandemia de COVID-19 e gestão da educação
School management and pandemic
Public schools - management
Education management
Basic education and pandemic
Education Guidelines and Bases Law
School administration
COVID-19 Pandemic and education management
title_short Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.
title_full Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.
title_fullStr Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.
title_full_unstemmed Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.
title_sort Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19.
author BRITO, Priscila da Silva.
author_facet BRITO, Priscila da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
NASCIMENTO, A. B. F. M.
http://lattes.cnpq.br/5953526094110213
SILVA, Allan Gustavo Freire da.
SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.author.fl_str_mv BRITO, Priscila da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar e pandemia
Escolas públicas - gestão
Gestão da educação
Educação básica e pandemia
Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Administração escolar
Pandemia de COVID-19 e gestão da educação
School management and pandemic
Public schools - management
Education management
Basic education and pandemic
Education Guidelines and Bases Law
School administration
COVID-19 Pandemic and education management
topic Gestão escolar e pandemia
Escolas públicas - gestão
Gestão da educação
Educação básica e pandemia
Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Administração escolar
Pandemia de COVID-19 e gestão da educação
School management and pandemic
Public schools - management
Education management
Basic education and pandemic
Education Guidelines and Bases Law
School administration
COVID-19 Pandemic and education management
description Este trabalho tem como tema de pesquisa os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de covid-19. O objetivo principal é compreender os desafios enfrentados pelos gestores/diretores da Creche Anita Garibaldi Mendonça Raphael, no Município de Sumé frente à pandemia do vírus da COVID-19. A metodologia do texto se insere na abordagem qualitativa, cuja coleta foi realizada por meio de questionário aplicado com a equipe administrativa da rede de ensino infantil. A partir da suspensão das aulas presencias em virtude do fator pandêmico tiveram como desafios inicias a reorganização das atividades administrativas e pedagógicas. Na perspectiva do ensino remoto foi necessário o uso de meios tecnológicos, capacitação dos professores, a adequação para esse novo meio tecnológico necessário para o funcionamento das atividades desenvolvidas. Foi necessário também a elaboração de materiais didáticos para serem entregues de forma física. Neste sentido, foi necessário um replanejamento pedagógico para alcançar a necessidade daqueles que se encontravam em situações sem acesso à internet e equipamentos tecnológicos. Evidencia-se os impactos na aprendizagem dos alunos, na perspectiva que muitos não têm acesso aos meios tecnológicos, problemas de devolutivas e acompanhamento das atividades propostas. Contudo, as alternativas encontradas em suas estratégias enquanto equipe gestora em parceira com a secretaria de educação do município buscaram mobilizar seus saberes e desenvolver a capacidade de aprender a aprender para a adaptação desse novo ambiente de aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
2022-04-11T11:32:57Z
2022-04-11
2022-04-11T11:32:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.brito
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394
BRITO, Priscila d Silva. Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19. 2022. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394
url https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.brito
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394
identifier_str_mv BRITO, Priscila d Silva. Os desafios administrativos e pedagógicos enfrentados pelos gestores escolares de escolas públicas frente a pandemia de COVID-19. 2022. 47f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24394
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744533363097600