Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Dayana Carneiro.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251
Resumo: O contexto atual é caracterizado por novas exigências e necessidades que as empresas precisam atender de modo a garantir sua competitividade no mercado. Uma dessas exigências é a adoção da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Devido as frequentes discussões a respeito da temática, bem como, com o olhar mais crítico dos consumidores, governo, sociedade e demais stakeholders sob o comportamento das organizações, muitas empresas começaram a repensar suas ações e implantar práticas considerando o impacto dessas para o meio ambiente e sociedade. Dentro desse contexto o presente estudo teve como objetivo identificar o desempenho socialmente responsável de uma franquia do ramo de cosméticos e perfumes a partir da percepção do público interno que atua no nível tático de uma franqueada na cidade de Campina Grande - PB. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza descritiva, pois se buscou identificar e descrever o desempenho socialmente responsável da empresa a partir do Modelo Tridimensional Performance Social Corporativa proposto por Carroll (1979). A análise dos resultados foi feita a partir da abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio das técnicas: pesquisa documental, observação participativa e aplicação de questionário, o qual foi elaborado com base na parametrização do Modelo TPSC de Carroll (1979) feita por Macêdo, Gadelha e Cândido (2014). Os resultados mostram os tipos de responsabilidade social da empresa, quais são as práticas sustentáveis implantadas e qual o comportamento resposta socioambiental da organização. Constatou-se que a franquia possui uma postura socialmente responsável, visto que foi identificada uma frequência positiva das categorias de responsabilidade econômica, ética, legal e discricionária. Em relação as ações de RSE, verificou-se que a empresa possui fortes práticas voltadas a segurança do produto, consumo e meio ambiente, enquanto que, as que são relacionadas a segurança no trabalho e acionistas podem ser melhor trabalhadas para alcançar um resultado mais positivo. Por fim, o comportamento de resposta mais presente na Franquia é a acomodativa. Assim, nota-se que o desempenho socialmente responsável da franquia investigada é percebido pelo público interno que atua no nível tático de uma franqueada, todavia, como forma de melhoria contínua, a empresa possui alguns aspectos que podem ser aprimorados.
id UFCG_3fc2207d68103e166873896514cf22e9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5251
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.Socially responsible performance in the Franchising system: a case study of a franchisee.Responsabilidade social empresarialFranquiaSustentabilidadePúblico internoDesempenho socialmente responsávelCorporate social responsibilityFranchiseSustainabilityInternal publicSocially responsible performanceAdministraçãoO contexto atual é caracterizado por novas exigências e necessidades que as empresas precisam atender de modo a garantir sua competitividade no mercado. Uma dessas exigências é a adoção da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Devido as frequentes discussões a respeito da temática, bem como, com o olhar mais crítico dos consumidores, governo, sociedade e demais stakeholders sob o comportamento das organizações, muitas empresas começaram a repensar suas ações e implantar práticas considerando o impacto dessas para o meio ambiente e sociedade. Dentro desse contexto o presente estudo teve como objetivo identificar o desempenho socialmente responsável de uma franquia do ramo de cosméticos e perfumes a partir da percepção do público interno que atua no nível tático de uma franqueada na cidade de Campina Grande - PB. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza descritiva, pois se buscou identificar e descrever o desempenho socialmente responsável da empresa a partir do Modelo Tridimensional Performance Social Corporativa proposto por Carroll (1979). A análise dos resultados foi feita a partir da abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio das técnicas: pesquisa documental, observação participativa e aplicação de questionário, o qual foi elaborado com base na parametrização do Modelo TPSC de Carroll (1979) feita por Macêdo, Gadelha e Cândido (2014). Os resultados mostram os tipos de responsabilidade social da empresa, quais são as práticas sustentáveis implantadas e qual o comportamento resposta socioambiental da organização. Constatou-se que a franquia possui uma postura socialmente responsável, visto que foi identificada uma frequência positiva das categorias de responsabilidade econômica, ética, legal e discricionária. Em relação as ações de RSE, verificou-se que a empresa possui fortes práticas voltadas a segurança do produto, consumo e meio ambiente, enquanto que, as que são relacionadas a segurança no trabalho e acionistas podem ser melhor trabalhadas para alcançar um resultado mais positivo. Por fim, o comportamento de resposta mais presente na Franquia é a acomodativa. Assim, nota-se que o desempenho socialmente responsável da franquia investigada é percebido pelo público interno que atua no nível tático de uma franqueada, todavia, como forma de melhoria contínua, a empresa possui alguns aspectos que podem ser aprimorados.The current context is characterized by new exigencies and necessities that companies need to attend in such a way to ensure its competitivity in the market. One of these exigencies is the adoption of Corporate Social Responsibility (CSR). Due to frequent discussions concerning this theme, as well as, counting with a more critical look from consumers, government, society and other stakeholders under the behavior of organizations, many companies started to rethink their actions and to implant practices that consider their impact on the environment and society. Within this context, the present study had as its objective to identify the socially responsible performance of a cosmetics and perfumes franchise from the perception of an internal public that operates at the tactical level of a franchised in the city of Campina Grande - PB. The research is characterized as a case study of descriptive nature, because it aimed to identify and describe the socially responsible performance of the company from the Three-Dimensional Conceptual Model of Corporate Performance proposed by Carroll (1979). The analysis of the results was made from a quali-quantitative approach. Data were collected through techniques: documentary research, participatory observation and questionnaire, which was elaborated based on the parametrization of the TCCP Model, Carroll (1979), made by Macêdo, Gadelha, and Cândido (2014). The results show the types of corporate social responsibility, the implanted sustainable practices, and the socio-environmental behavior response of the organization. It was found that the franchise has a socially responsible posture, since it was identified a positive frequency of categories of responsibility economic, ethical, legal and discretionary. Regarding CSR activities, it was found that the company has strong practices focused on product safety, consumer and environment, while those related to safety at work and shareholders can be better worked to achieve a more positive outcome. Finally, the most frequent response behavior in Franchise is now accommodative. Just note that the performance of socially responsible of the investigated franchise is perceived by the internal public that operates at the tactical level of a franchised, however, as a continuous improvement way, the company has some aspects that can be ameliorated.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMOTTA, Verônica Macário de Oliveira.OLIVEIRA, V. M.http://lattes.cnpq.br/5942955873045875FREITAS, Lúcia Santana de.FREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348ABRANTES , Luciene Alencar Firmo.FIRMO, L. A.http://lattes.cnpq.br/8402966533535337LEITE, Dayana Carneiro.20162019-08-01T13:00:49Z20162019-08-01T13:00:49Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251LEITE, Dayana Carneiro. Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado. 2016. 81 f. (Trabalho de conclusão de curso – Relatório de Estágio Supervisionado), curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-25T13:51:58Zoai:localhost:riufcg/5251Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-25T13:51:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.
Socially responsible performance in the Franchising system: a case study of a franchisee.
title Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.
spellingShingle Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.
LEITE, Dayana Carneiro.
Responsabilidade social empresarial
Franquia
Sustentabilidade
Público interno
Desempenho socialmente responsável
Corporate social responsibility
Franchise
Sustainability
Internal public
Socially responsible performance
Administração
title_short Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.
title_full Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.
title_fullStr Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.
title_full_unstemmed Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.
title_sort Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado.
author LEITE, Dayana Carneiro.
author_facet LEITE, Dayana Carneiro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MOTTA, Verônica Macário de Oliveira.
OLIVEIRA, V. M.
http://lattes.cnpq.br/5942955873045875
FREITAS, Lúcia Santana de.
FREITAS, L. S.
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348
ABRANTES , Luciene Alencar Firmo.
FIRMO, L. A.
http://lattes.cnpq.br/8402966533535337
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Dayana Carneiro.
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade social empresarial
Franquia
Sustentabilidade
Público interno
Desempenho socialmente responsável
Corporate social responsibility
Franchise
Sustainability
Internal public
Socially responsible performance
Administração
topic Responsabilidade social empresarial
Franquia
Sustentabilidade
Público interno
Desempenho socialmente responsável
Corporate social responsibility
Franchise
Sustainability
Internal public
Socially responsible performance
Administração
description O contexto atual é caracterizado por novas exigências e necessidades que as empresas precisam atender de modo a garantir sua competitividade no mercado. Uma dessas exigências é a adoção da Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Devido as frequentes discussões a respeito da temática, bem como, com o olhar mais crítico dos consumidores, governo, sociedade e demais stakeholders sob o comportamento das organizações, muitas empresas começaram a repensar suas ações e implantar práticas considerando o impacto dessas para o meio ambiente e sociedade. Dentro desse contexto o presente estudo teve como objetivo identificar o desempenho socialmente responsável de uma franquia do ramo de cosméticos e perfumes a partir da percepção do público interno que atua no nível tático de uma franqueada na cidade de Campina Grande - PB. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza descritiva, pois se buscou identificar e descrever o desempenho socialmente responsável da empresa a partir do Modelo Tridimensional Performance Social Corporativa proposto por Carroll (1979). A análise dos resultados foi feita a partir da abordagem quali-quantitativa. Os dados foram coletados por meio das técnicas: pesquisa documental, observação participativa e aplicação de questionário, o qual foi elaborado com base na parametrização do Modelo TPSC de Carroll (1979) feita por Macêdo, Gadelha e Cândido (2014). Os resultados mostram os tipos de responsabilidade social da empresa, quais são as práticas sustentáveis implantadas e qual o comportamento resposta socioambiental da organização. Constatou-se que a franquia possui uma postura socialmente responsável, visto que foi identificada uma frequência positiva das categorias de responsabilidade econômica, ética, legal e discricionária. Em relação as ações de RSE, verificou-se que a empresa possui fortes práticas voltadas a segurança do produto, consumo e meio ambiente, enquanto que, as que são relacionadas a segurança no trabalho e acionistas podem ser melhor trabalhadas para alcançar um resultado mais positivo. Por fim, o comportamento de resposta mais presente na Franquia é a acomodativa. Assim, nota-se que o desempenho socialmente responsável da franquia investigada é percebido pelo público interno que atua no nível tático de uma franqueada, todavia, como forma de melhoria contínua, a empresa possui alguns aspectos que podem ser aprimorados.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016
2019-08-01T13:00:49Z
2019-08-01T13:00:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251
LEITE, Dayana Carneiro. Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado. 2016. 81 f. (Trabalho de conclusão de curso – Relatório de Estágio Supervisionado), curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251
identifier_str_mv LEITE, Dayana Carneiro. Desempenho socialmente responsável no sistema Franchising: um estudo de caso de um franqueado. 2016. 81 f. (Trabalho de conclusão de curso – Relatório de Estágio Supervisionado), curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744382940676096