Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067 |
Resumo: | Nos anos de 1920 assistiu-se no país à forte relação entre educação, reforma e modernidade. Em Sergipe, no período, presenciaram-se duas reformas da instrução (1921, 1924). Diante de questionamentos acerca do significado e alcance de reformas educacionais em Sergipe, nesta pesquisa foram investigadas as representações acerca da educação e da modernidade presentes em intelectuais sergipanos na década de 1920 e o papel desempenhado por estes frente à instrução pública do estado. Entre tais agentes destacam-se Graccho Cardoso, Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso. Em termos metodológicos trabalhou-se com pesquisa historiográfica acerca da educação brasileira e da modernidade no país. Com base na perspectiva da história cultural a partir dos conceitos de apropriação e representação nos moldes definidos por Chartier (1990) tornou-se possível a compreensão dos processos educacionais do período. A investigação desenvolveuse igualmente com base em documentos de época, tais como: relatórios do diretor geral da instrução, inspetores escolares e diretores de grupos escolares; Mensagens presidenciais e discursos de Graccho Cardoso; regulamentos e programas de ensino; documentos manuscritos relativos ao ensino primário; artigos de jornal e legislação. Ex-aluno de Escola Militar, Graccho Cardoso bacharelou-se em Direito. Durante seu governo em Sergipe (1922-26), estiveram no comando da Diretoria da Instrução Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso, ambos também egressos da Escola Militar da Praia Vermelha. Expulsos da formação militar por envolvimento em revoltas, retornaram a Sergipe, onde se dedicaram ao magistério, contribuindo para renovação da área. Ao nomeá-los diretores da instrução, Graccho Cardoso autorizava-os a levar para o ensino público, aspectos da formação destes e da orientação pedagógica já experimentada nos seus trabalhos anteriores no magistério, a exemplo dos feitos no Colégio Tobias Barreto, onde ambos, além da docência, exerceram o cargo de direção. As práticas escolares destes demonstravam atenção à organização da escola nos moldes de uma cultura escolar moderna. Atenção à disciplina escolar, à prática do método de ensino intuitivo e a aulas de educação física, são exemplos que denunciam uma preocupação simultaneamente pedagógica, higiênica e civilizatória para com a sociedade via educação escolar. Os dois professores eram adeptos de uma modernização pedagógica condizente com as representações de modernidade e educação do presidente Graccho Cardoso. Dotados de uma formação científica, adquirida na época apenas nas Faculdades de Direito e Medicina e nas Escolas Militares, tais jovens intelectuais sergipanos representavam, no governo Graccho, apoio para efetivação de um projeto político de modernização do Estado por meio da educação. |
id |
UFCG_3fc9744b265443a281b8b81736afa0a1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34067 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920.Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso and school education in Sergipe in the 1920s.Sergipe - educaçãoEducação sergipanaHistória da educação sergipanaCultura escolarHistória culturalEducação escolarGraccho Cardoso - SergipeAbdias Bezerra - SergipeJosé de Alencar Cardoso - SergipeSergipe educationSergipe - educationHistory of education in SergipeSchool cultureCultural historySchoolingHistória.Educação.Nos anos de 1920 assistiu-se no país à forte relação entre educação, reforma e modernidade. Em Sergipe, no período, presenciaram-se duas reformas da instrução (1921, 1924). Diante de questionamentos acerca do significado e alcance de reformas educacionais em Sergipe, nesta pesquisa foram investigadas as representações acerca da educação e da modernidade presentes em intelectuais sergipanos na década de 1920 e o papel desempenhado por estes frente à instrução pública do estado. Entre tais agentes destacam-se Graccho Cardoso, Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso. Em termos metodológicos trabalhou-se com pesquisa historiográfica acerca da educação brasileira e da modernidade no país. Com base na perspectiva da história cultural a partir dos conceitos de apropriação e representação nos moldes definidos por Chartier (1990) tornou-se possível a compreensão dos processos educacionais do período. A investigação desenvolveuse igualmente com base em documentos de época, tais como: relatórios do diretor geral da instrução, inspetores escolares e diretores de grupos escolares; Mensagens presidenciais e discursos de Graccho Cardoso; regulamentos e programas de ensino; documentos manuscritos relativos ao ensino primário; artigos de jornal e legislação. Ex-aluno de Escola Militar, Graccho Cardoso bacharelou-se em Direito. Durante seu governo em Sergipe (1922-26), estiveram no comando da Diretoria da Instrução Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso, ambos também egressos da Escola Militar da Praia Vermelha. Expulsos da formação militar por envolvimento em revoltas, retornaram a Sergipe, onde se dedicaram ao magistério, contribuindo para renovação da área. Ao nomeá-los diretores da instrução, Graccho Cardoso autorizava-os a levar para o ensino público, aspectos da formação destes e da orientação pedagógica já experimentada nos seus trabalhos anteriores no magistério, a exemplo dos feitos no Colégio Tobias Barreto, onde ambos, além da docência, exerceram o cargo de direção. As práticas escolares destes demonstravam atenção à organização da escola nos moldes de uma cultura escolar moderna. Atenção à disciplina escolar, à prática do método de ensino intuitivo e a aulas de educação física, são exemplos que denunciam uma preocupação simultaneamente pedagógica, higiênica e civilizatória para com a sociedade via educação escolar. Os dois professores eram adeptos de uma modernização pedagógica condizente com as representações de modernidade e educação do presidente Graccho Cardoso. Dotados de uma formação científica, adquirida na época apenas nas Faculdades de Direito e Medicina e nas Escolas Militares, tais jovens intelectuais sergipanos representavam, no governo Graccho, apoio para efetivação de um projeto político de modernização do Estado por meio da educação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T20:49:01Z2024-01-222024-01-22T20:49:01Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 592-602. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067porAZEVEDO, Crislane Barbosa deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T20:49:25Zoai:localhost:riufcg/34067Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T20:49:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso and school education in Sergipe in the 1920s. |
title |
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. |
spellingShingle |
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. AZEVEDO, Crislane Barbosa de Sergipe - educação Educação sergipana História da educação sergipana Cultura escolar História cultural Educação escolar Graccho Cardoso - Sergipe Abdias Bezerra - Sergipe José de Alencar Cardoso - Sergipe Sergipe education Sergipe - education History of education in Sergipe School culture Cultural history Schooling História. Educação. |
title_short |
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. |
title_full |
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. |
title_fullStr |
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. |
title_full_unstemmed |
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. |
title_sort |
Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. |
author |
AZEVEDO, Crislane Barbosa de |
author_facet |
AZEVEDO, Crislane Barbosa de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
AZEVEDO, Crislane Barbosa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sergipe - educação Educação sergipana História da educação sergipana Cultura escolar História cultural Educação escolar Graccho Cardoso - Sergipe Abdias Bezerra - Sergipe José de Alencar Cardoso - Sergipe Sergipe education Sergipe - education History of education in Sergipe School culture Cultural history Schooling História. Educação. |
topic |
Sergipe - educação Educação sergipana História da educação sergipana Cultura escolar História cultural Educação escolar Graccho Cardoso - Sergipe Abdias Bezerra - Sergipe José de Alencar Cardoso - Sergipe Sergipe education Sergipe - education History of education in Sergipe School culture Cultural history Schooling História. Educação. |
description |
Nos anos de 1920 assistiu-se no país à forte relação entre educação, reforma e modernidade. Em Sergipe, no período, presenciaram-se duas reformas da instrução (1921, 1924). Diante de questionamentos acerca do significado e alcance de reformas educacionais em Sergipe, nesta pesquisa foram investigadas as representações acerca da educação e da modernidade presentes em intelectuais sergipanos na década de 1920 e o papel desempenhado por estes frente à instrução pública do estado. Entre tais agentes destacam-se Graccho Cardoso, Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso. Em termos metodológicos trabalhou-se com pesquisa historiográfica acerca da educação brasileira e da modernidade no país. Com base na perspectiva da história cultural a partir dos conceitos de apropriação e representação nos moldes definidos por Chartier (1990) tornou-se possível a compreensão dos processos educacionais do período. A investigação desenvolveuse igualmente com base em documentos de época, tais como: relatórios do diretor geral da instrução, inspetores escolares e diretores de grupos escolares; Mensagens presidenciais e discursos de Graccho Cardoso; regulamentos e programas de ensino; documentos manuscritos relativos ao ensino primário; artigos de jornal e legislação. Ex-aluno de Escola Militar, Graccho Cardoso bacharelou-se em Direito. Durante seu governo em Sergipe (1922-26), estiveram no comando da Diretoria da Instrução Abdias Bezerra e José de Alencar Cardoso, ambos também egressos da Escola Militar da Praia Vermelha. Expulsos da formação militar por envolvimento em revoltas, retornaram a Sergipe, onde se dedicaram ao magistério, contribuindo para renovação da área. Ao nomeá-los diretores da instrução, Graccho Cardoso autorizava-os a levar para o ensino público, aspectos da formação destes e da orientação pedagógica já experimentada nos seus trabalhos anteriores no magistério, a exemplo dos feitos no Colégio Tobias Barreto, onde ambos, além da docência, exerceram o cargo de direção. As práticas escolares destes demonstravam atenção à organização da escola nos moldes de uma cultura escolar moderna. Atenção à disciplina escolar, à prática do método de ensino intuitivo e a aulas de educação física, são exemplos que denunciam uma preocupação simultaneamente pedagógica, higiênica e civilizatória para com a sociedade via educação escolar. Os dois professores eram adeptos de uma modernização pedagógica condizente com as representações de modernidade e educação do presidente Graccho Cardoso. Dotados de uma formação científica, adquirida na época apenas nas Faculdades de Direito e Medicina e nas Escolas Militares, tais jovens intelectuais sergipanos representavam, no governo Graccho, apoio para efetivação de um projeto político de modernização do Estado por meio da educação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-22T20:49:01Z 2024-01-22 2024-01-22T20:49:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067 AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 592-602. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067 |
identifier_str_mv |
AZEVEDO, Crislane Barbosa de. Graccho Cardoso, Abdias Bezerra, José de Alencar Cardoso e a educação escolar sergipana na década de 1920. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 592-602. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34067 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609934311424 |