O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ABREU, Larrubia Caldas de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4560
Resumo: Esta monografia apresenta o resultado de uma pesquisa-ação, por ter como principal finalidade investigar um problema especifica numa situação também especifica com o fim de atingir uma relevante pratica dos resultados pretendeu ainda, desenvolver um estudo sobre o uso do jornal impresso como uma ferramenta pedagógica de apoio aos processos de ensino e da aprendizagem. Teve como objetivo geral: refletir acerca das possibilidades de utilização do jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula numa perspectiva de trabalhar a interdisciplinaridade e os temas transversais. E objetivos específicos: identificar as possibilidades de vivência de práticas pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar, buscando trabalhar os temas transversais a partir do uso do jornal; demostrar formas possíveis de trabalhar os conteúdos da sala de aula, tendo o jornal como recurso didático; explorar os gêneros textuais presentes no jornal como meio de promover a aprendizagem escolar, e ainda, desenvolver o espírito crítico dos educandos a partir da reflexão dos fatos que estão ocorrendo na atualidade. Quanto ao percurso metodológico, a primeira etapa deste trabalho ocorreu por meio de levantamento bibliográfico, onde foram pesquisados vários autores que acreditam e defendem essa possibilidade do uso do jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula A segunda etapa se deu por meio de uma pesquisa-ação, na qual se desenvolveu atividades utilizando o jornal impresso como recurso pedagógico. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dom Moisés Coelho que fica situada à rua Pe. Jose Tomas, 387 na Cidade de Cajazeiras-PB. A abordagem foi do tipo qualitativo. Quanto aos resultados o estudo teórico mostrou o quanto o jornal tem a contribuir com os processos do ensino e da aprendizagem podendo favorecer tanto ao professor quando ao educando na construção dos seus conhecimentos. O Jornal apresenta uma forma eficiente de publicar os acontecimentos, numa linguagem simples e de fácil entendimento, tornando-se fonte relevante para pesquisa e para obtenção de informações sobre o mundo. Desse modo, ao utilizar o jornal na sala de aula como ferramenta pedagógica o professor, estará contribui consolidando com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, quando estes defendem que a meta para educação é proporcionar ao aluno a capacidade de entender e produzir textos, tornando-se sujeito transformador na prática social do meio em que está inserido. E passando de ouvinte passivo para ouvinte participativo.
id UFCG_3ff78fb91057fc3b11acb3e94433a851
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4560
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.The use of the newspaper as a pedagogical resource in the classroom.DidáticaPrática docenteJornal - ferramenta pedagógicaRecurso didático - jornalAprendizagem escolarDidacticsTeaching practiceJournal - pedagogical toolDidactic resource - newspaperSchool learningEducação.Esta monografia apresenta o resultado de uma pesquisa-ação, por ter como principal finalidade investigar um problema especifica numa situação também especifica com o fim de atingir uma relevante pratica dos resultados pretendeu ainda, desenvolver um estudo sobre o uso do jornal impresso como uma ferramenta pedagógica de apoio aos processos de ensino e da aprendizagem. Teve como objetivo geral: refletir acerca das possibilidades de utilização do jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula numa perspectiva de trabalhar a interdisciplinaridade e os temas transversais. E objetivos específicos: identificar as possibilidades de vivência de práticas pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar, buscando trabalhar os temas transversais a partir do uso do jornal; demostrar formas possíveis de trabalhar os conteúdos da sala de aula, tendo o jornal como recurso didático; explorar os gêneros textuais presentes no jornal como meio de promover a aprendizagem escolar, e ainda, desenvolver o espírito crítico dos educandos a partir da reflexão dos fatos que estão ocorrendo na atualidade. Quanto ao percurso metodológico, a primeira etapa deste trabalho ocorreu por meio de levantamento bibliográfico, onde foram pesquisados vários autores que acreditam e defendem essa possibilidade do uso do jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula A segunda etapa se deu por meio de uma pesquisa-ação, na qual se desenvolveu atividades utilizando o jornal impresso como recurso pedagógico. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dom Moisés Coelho que fica situada à rua Pe. Jose Tomas, 387 na Cidade de Cajazeiras-PB. A abordagem foi do tipo qualitativo. Quanto aos resultados o estudo teórico mostrou o quanto o jornal tem a contribuir com os processos do ensino e da aprendizagem podendo favorecer tanto ao professor quando ao educando na construção dos seus conhecimentos. O Jornal apresenta uma forma eficiente de publicar os acontecimentos, numa linguagem simples e de fácil entendimento, tornando-se fonte relevante para pesquisa e para obtenção de informações sobre o mundo. Desse modo, ao utilizar o jornal na sala de aula como ferramenta pedagógica o professor, estará contribui consolidando com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, quando estes defendem que a meta para educação é proporcionar ao aluno a capacidade de entender e produzir textos, tornando-se sujeito transformador na prática social do meio em que está inserido. E passando de ouvinte passivo para ouvinte participativo.This monograph presents the result of a research-action, as its main purpose is to investigate a specific problem in a situation also specified in order to achieve a relevant practice of the results. It was also intended to develop a study on the use of printed newspaper as a pedagogical tool of Support to the teaching and learning processes of the student. It had as general objective: to reflect about the possibilities of using the newspaper as a pedagogical tool in the classroom in a perspective of working the interdisciplinarity. And specific objectives: to identify the possibilities of experiencing pedagogical practices in an interdisciplinary perspective, seeking to work the cross-cutting themes from the use of the newspaper (virg point), demonstrate possible ways of working the contents of the classroom, having the newspaper as a didactic resource , -explore the textual genres present in the newspaper as a means of promoting school learning, and also develop the critical spirit of learners from the reflection of the facts that are currently occurring. As for the methodological path, the first stage of this work was carried out by means of a bibliographical survey, where several authors were investigated, who believe and defend this possibility of the use of the newspaper as a pedagogical tool. The second stage was through a research-action in which it developed Activities using printed newspaper as a pedagogical resource. The subjects of this research were students of the 6th grade of Elementary School II of the Moises State School, located at Rua Jose Tomas, 387 in the city of Cajazeiras-PB. The approach was qualitative. Regarding the results, the theoretical study showed how much the newspaper has to contribute with the processes of teaching and learning, favoring both the teacher and the student in their construction of knowledge. And especially, how much this resource has the power to awaken the critical sense that until then not explored in the school, by the teachers. The newspaper presents an efficient way of thinking about events, the language is simple and easy to understand, it brings texts with different characteristics, Transforming subject in the social practice of the environment photography, graphic resources, etc. Newspapers are relevant sources for research and for obtaining information about the world, thus contributing to consolidate the guidelines of the National Curriculum Parameters according to which the goal for education is to provide the student with the ability to understand and produce texts, becoming in which it is inserted.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899JOCA, Alexandre Martins.PIRES, Aparecida Carneiro.ABREU, Larrubia Caldas de.20172019-06-28T11:14:03Z2019-06-282019-06-28T11:14:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4560ABREU, Larrubia Caldas de. O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula. 2017. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T11:20:10Zoai:localhost:riufcg/4560Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T11:20:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.
The use of the newspaper as a pedagogical resource in the classroom.
title O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.
spellingShingle O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.
ABREU, Larrubia Caldas de.
Didática
Prática docente
Jornal - ferramenta pedagógica
Recurso didático - jornal
Aprendizagem escolar
Didactics
Teaching practice
Journal - pedagogical tool
Didactic resource - newspaper
School learning
Educação.
title_short O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.
title_full O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.
title_fullStr O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.
title_full_unstemmed O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.
title_sort O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula.
author ABREU, Larrubia Caldas de.
author_facet ABREU, Larrubia Caldas de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
JOCA, Alexandre Martins.
PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv ABREU, Larrubia Caldas de.
dc.subject.por.fl_str_mv Didática
Prática docente
Jornal - ferramenta pedagógica
Recurso didático - jornal
Aprendizagem escolar
Didactics
Teaching practice
Journal - pedagogical tool
Didactic resource - newspaper
School learning
Educação.
topic Didática
Prática docente
Jornal - ferramenta pedagógica
Recurso didático - jornal
Aprendizagem escolar
Didactics
Teaching practice
Journal - pedagogical tool
Didactic resource - newspaper
School learning
Educação.
description Esta monografia apresenta o resultado de uma pesquisa-ação, por ter como principal finalidade investigar um problema especifica numa situação também especifica com o fim de atingir uma relevante pratica dos resultados pretendeu ainda, desenvolver um estudo sobre o uso do jornal impresso como uma ferramenta pedagógica de apoio aos processos de ensino e da aprendizagem. Teve como objetivo geral: refletir acerca das possibilidades de utilização do jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula numa perspectiva de trabalhar a interdisciplinaridade e os temas transversais. E objetivos específicos: identificar as possibilidades de vivência de práticas pedagógicas numa perspectiva interdisciplinar, buscando trabalhar os temas transversais a partir do uso do jornal; demostrar formas possíveis de trabalhar os conteúdos da sala de aula, tendo o jornal como recurso didático; explorar os gêneros textuais presentes no jornal como meio de promover a aprendizagem escolar, e ainda, desenvolver o espírito crítico dos educandos a partir da reflexão dos fatos que estão ocorrendo na atualidade. Quanto ao percurso metodológico, a primeira etapa deste trabalho ocorreu por meio de levantamento bibliográfico, onde foram pesquisados vários autores que acreditam e defendem essa possibilidade do uso do jornal como ferramenta pedagógica na sala de aula A segunda etapa se deu por meio de uma pesquisa-ação, na qual se desenvolveu atividades utilizando o jornal impresso como recurso pedagógico. Os sujeitos desta pesquisa foram alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Dom Moisés Coelho que fica situada à rua Pe. Jose Tomas, 387 na Cidade de Cajazeiras-PB. A abordagem foi do tipo qualitativo. Quanto aos resultados o estudo teórico mostrou o quanto o jornal tem a contribuir com os processos do ensino e da aprendizagem podendo favorecer tanto ao professor quando ao educando na construção dos seus conhecimentos. O Jornal apresenta uma forma eficiente de publicar os acontecimentos, numa linguagem simples e de fácil entendimento, tornando-se fonte relevante para pesquisa e para obtenção de informações sobre o mundo. Desse modo, ao utilizar o jornal na sala de aula como ferramenta pedagógica o professor, estará contribui consolidando com as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua portuguesa, quando estes defendem que a meta para educação é proporcionar ao aluno a capacidade de entender e produzir textos, tornando-se sujeito transformador na prática social do meio em que está inserido. E passando de ouvinte passivo para ouvinte participativo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2019-06-28T11:14:03Z
2019-06-28
2019-06-28T11:14:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4560
ABREU, Larrubia Caldas de. O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula. 2017. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4560
identifier_str_mv ABREU, Larrubia Caldas de. O uso do jornal como um recurso pedagógico na sala de aula. 2017. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378316455936