Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8846 |
Resumo: | Este trabalho tem como propósito apresentar um estudo acerca das estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa. Acredita-se que as estratégias de leitura auxiliam de forma satisfatória na compreensão de textos em inglês, assim, nota-se que as estratégias são indispensáveis para uma leitura crítica. Em vista disso, o desenvolvimento deste trabalho partiu do pressuposto de que, na disciplina de Língua Inglesa, uma das principais dificuldades dos alunos está relacionada à leitura e compreensão textual. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Será que as aulas de Língua Inglesa são desenvolvidas por meio de textos? Professores de Língua Inglesa utilizam estratégias de leitura em suas aulas para facilitar a compreensão de textos? Como a leitura é contemplada durante as aulas? Deste modo, o principal objetivo da pesquisa é de evidenciar a relevância das estratégias de leitura para a compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa, propondo uma atividade de Análise Linguística com questões linguísticas, metalinguísticas e epilinguísticas nas aulas, contemplando as estratégias de leitura, para que, por meio delas, os alunos consigam interpretar e compreender o texto de forma critica e reflexiva. Dentre as inúmeras estratégias que podem ser utilizadas durante as aulas, abordamos no trabalho as seguintes: scanning, skimming, prediction, cognate vs false cognates, word formation process, reference words, discourse markers, typographic marks, noun groups e grammar structure. Para a realização do nosso trabalho, partimos de uma perspectiva discursiva de língua e linguagem como instrumento de interação e práticas sociais. Como aporte teórico, nos referenciamos em Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Guimarães (2009), entre outros. Ao conceituarmos textos e gêneros textuais, os principais teóricos foram Koch (2006), Marcuschi (2008) e Meurer (2002). Os conceitos de leitura e estratégias de leitura foram fundamentados em Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007), Lopes et al (2013), Souza (2014), Munhoz (2001), Souza (2005) e Gallo (2008). E, os conceitos de atividade linguística, metalinguística e epilinguistica foram ancorados em Franchi (1988). Por fim, concluímos que as estratégias de leitura promovem uma melhor compreensão leitora do aluno como leitores eficientes, sujeitos pensantes, críticos e ativos. |
id |
UFCG_40004fb7ab841fa9fb3990bfee10f6f1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/8846 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.Reading strategies for comprehension and interpretation of texts in English: a proposal for didactic sequences.Língua inglesa - ensinoEstratégias de leituraCompreensão leitoraTextoGênero textualEnglish language teachingReading StrategiesReading comprehensionTextText GenreLetras - Língua Inglesa.Este trabalho tem como propósito apresentar um estudo acerca das estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa. Acredita-se que as estratégias de leitura auxiliam de forma satisfatória na compreensão de textos em inglês, assim, nota-se que as estratégias são indispensáveis para uma leitura crítica. Em vista disso, o desenvolvimento deste trabalho partiu do pressuposto de que, na disciplina de Língua Inglesa, uma das principais dificuldades dos alunos está relacionada à leitura e compreensão textual. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Será que as aulas de Língua Inglesa são desenvolvidas por meio de textos? Professores de Língua Inglesa utilizam estratégias de leitura em suas aulas para facilitar a compreensão de textos? Como a leitura é contemplada durante as aulas? Deste modo, o principal objetivo da pesquisa é de evidenciar a relevância das estratégias de leitura para a compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa, propondo uma atividade de Análise Linguística com questões linguísticas, metalinguísticas e epilinguísticas nas aulas, contemplando as estratégias de leitura, para que, por meio delas, os alunos consigam interpretar e compreender o texto de forma critica e reflexiva. Dentre as inúmeras estratégias que podem ser utilizadas durante as aulas, abordamos no trabalho as seguintes: scanning, skimming, prediction, cognate vs false cognates, word formation process, reference words, discourse markers, typographic marks, noun groups e grammar structure. Para a realização do nosso trabalho, partimos de uma perspectiva discursiva de língua e linguagem como instrumento de interação e práticas sociais. Como aporte teórico, nos referenciamos em Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Guimarães (2009), entre outros. Ao conceituarmos textos e gêneros textuais, os principais teóricos foram Koch (2006), Marcuschi (2008) e Meurer (2002). Os conceitos de leitura e estratégias de leitura foram fundamentados em Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007), Lopes et al (2013), Souza (2014), Munhoz (2001), Souza (2005) e Gallo (2008). E, os conceitos de atividade linguística, metalinguística e epilinguistica foram ancorados em Franchi (1988). Por fim, concluímos que as estratégias de leitura promovem uma melhor compreensão leitora do aluno como leitores eficientes, sujeitos pensantes, críticos e ativos.The purpose of this work is to present a study about reading strategies for the comprehension and interpretation of texts in the English Language. It is believed that reading strategies help satisfactory at comprehension of texts in English, thus, It is noted that strategies are indispensable for a critical reading. In this view, the development of this work started from the assumption that in the discipline English Language, one of the main difficulties of the students is related to reading and textual comprehension. The questions that guided the research were: Are English Language classes developed through texts? Do English Language teachers use reading strategies in their classrooms to facilitate text comprehension? How is reading contemplated during class? That way, the main objective of the research is to evidence the relevance of reading strategies for the comprehension and interpretation of texts in English Language, proposing an activity of Linguistic Analysis with linguistics, metalinguistics and epilinguistics questions in class, contemplating reading strategies, so that through them students can interpret and understand the text in a critical and reflective way. Among the numerous strategies that can be used during class, we approach the following ones: scanning, skimming, prediction, cognate vs false cognates, word formation process, reference words, discourse markers, typographic marks, noun groups e grammar structure. For the realization of our work, we start from a discursive perspective of language and language as instrument of interaction and social practices. As a theoretical contribution, we refer to: Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Guimarães (2009), among others. When we conceptualize texts and textual genres, the main theorists were Koch (2006), Marcuschi (2008) and Meurer (2002). The concepts of reading and reading strategies were based on Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007), Lopes et al (2013), Souza (2014), Munhoz (2001) and Souza (2008). The concepts of linguistic, metalinguistic and epilinguistic activity were anchored in Franchi (1988). Finally, we conclude that reading strategies promote rather a better reading comprehension of the student as efficient readers, thinking, critical and active subjects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. G.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519CASTRO, Luciana Parnaíba de.MORAIS, Daniela Miguel de S.ARAÚJO, Maiane Leite de.2017-09-112019-11-05T10:10:21Z2019-11-052019-11-05T10:10:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8846ARAÚJO, Maiane Leite de. Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:32:53Zoai:localhost:riufcg/8846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:32:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. Reading strategies for comprehension and interpretation of texts in English: a proposal for didactic sequences. |
title |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. |
spellingShingle |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. ARAÚJO, Maiane Leite de. Língua inglesa - ensino Estratégias de leitura Compreensão leitora Texto Gênero textual English language teaching Reading Strategies Reading comprehension Text Text Genre Letras - Língua Inglesa. |
title_short |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. |
title_full |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. |
title_fullStr |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. |
title_full_unstemmed |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. |
title_sort |
Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. |
author |
ARAÚJO, Maiane Leite de. |
author_facet |
ARAÚJO, Maiane Leite de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SILVA, Fabione Gomes da. SILVA, F. G. http://lattes.cnpq.br/7197728095907519 CASTRO, Luciana Parnaíba de. MORAIS, Daniela Miguel de S. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Maiane Leite de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Língua inglesa - ensino Estratégias de leitura Compreensão leitora Texto Gênero textual English language teaching Reading Strategies Reading comprehension Text Text Genre Letras - Língua Inglesa. |
topic |
Língua inglesa - ensino Estratégias de leitura Compreensão leitora Texto Gênero textual English language teaching Reading Strategies Reading comprehension Text Text Genre Letras - Língua Inglesa. |
description |
Este trabalho tem como propósito apresentar um estudo acerca das estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa. Acredita-se que as estratégias de leitura auxiliam de forma satisfatória na compreensão de textos em inglês, assim, nota-se que as estratégias são indispensáveis para uma leitura crítica. Em vista disso, o desenvolvimento deste trabalho partiu do pressuposto de que, na disciplina de Língua Inglesa, uma das principais dificuldades dos alunos está relacionada à leitura e compreensão textual. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Será que as aulas de Língua Inglesa são desenvolvidas por meio de textos? Professores de Língua Inglesa utilizam estratégias de leitura em suas aulas para facilitar a compreensão de textos? Como a leitura é contemplada durante as aulas? Deste modo, o principal objetivo da pesquisa é de evidenciar a relevância das estratégias de leitura para a compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa, propondo uma atividade de Análise Linguística com questões linguísticas, metalinguísticas e epilinguísticas nas aulas, contemplando as estratégias de leitura, para que, por meio delas, os alunos consigam interpretar e compreender o texto de forma critica e reflexiva. Dentre as inúmeras estratégias que podem ser utilizadas durante as aulas, abordamos no trabalho as seguintes: scanning, skimming, prediction, cognate vs false cognates, word formation process, reference words, discourse markers, typographic marks, noun groups e grammar structure. Para a realização do nosso trabalho, partimos de uma perspectiva discursiva de língua e linguagem como instrumento de interação e práticas sociais. Como aporte teórico, nos referenciamos em Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Guimarães (2009), entre outros. Ao conceituarmos textos e gêneros textuais, os principais teóricos foram Koch (2006), Marcuschi (2008) e Meurer (2002). Os conceitos de leitura e estratégias de leitura foram fundamentados em Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007), Lopes et al (2013), Souza (2014), Munhoz (2001), Souza (2005) e Gallo (2008). E, os conceitos de atividade linguística, metalinguística e epilinguistica foram ancorados em Franchi (1988). Por fim, concluímos que as estratégias de leitura promovem uma melhor compreensão leitora do aluno como leitores eficientes, sujeitos pensantes, críticos e ativos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-11 2019-11-05T10:10:21Z 2019-11-05 2019-11-05T10:10:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8846 ARAÚJO, Maiane Leite de. Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8846 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Maiane Leite de. Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744410467893248 |