Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Maiane Leite de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8846
Resumo: Este trabalho tem como propósito apresentar um estudo acerca das estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa. Acredita-se que as estratégias de leitura auxiliam de forma satisfatória na compreensão de textos em inglês, assim, nota-se que as estratégias são indispensáveis para uma leitura crítica. Em vista disso, o desenvolvimento deste trabalho partiu do pressuposto de que, na disciplina de Língua Inglesa, uma das principais dificuldades dos alunos está relacionada à leitura e compreensão textual. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Será que as aulas de Língua Inglesa são desenvolvidas por meio de textos? Professores de Língua Inglesa utilizam estratégias de leitura em suas aulas para facilitar a compreensão de textos? Como a leitura é contemplada durante as aulas? Deste modo, o principal objetivo da pesquisa é de evidenciar a relevância das estratégias de leitura para a compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa, propondo uma atividade de Análise Linguística com questões linguísticas, metalinguísticas e epilinguísticas nas aulas, contemplando as estratégias de leitura, para que, por meio delas, os alunos consigam interpretar e compreender o texto de forma critica e reflexiva. Dentre as inúmeras estratégias que podem ser utilizadas durante as aulas, abordamos no trabalho as seguintes: scanning, skimming, prediction, cognate vs false cognates, word formation process, reference words, discourse markers, typographic marks, noun groups e grammar structure. Para a realização do nosso trabalho, partimos de uma perspectiva discursiva de língua e linguagem como instrumento de interação e práticas sociais. Como aporte teórico, nos referenciamos em Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Guimarães (2009), entre outros. Ao conceituarmos textos e gêneros textuais, os principais teóricos foram Koch (2006), Marcuschi (2008) e Meurer (2002). Os conceitos de leitura e estratégias de leitura foram fundamentados em Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007), Lopes et al (2013), Souza (2014), Munhoz (2001), Souza (2005) e Gallo (2008). E, os conceitos de atividade linguística, metalinguística e epilinguistica foram ancorados em Franchi (1988). Por fim, concluímos que as estratégias de leitura promovem uma melhor compreensão leitora do aluno como leitores eficientes, sujeitos pensantes, críticos e ativos.
id UFCG_40004fb7ab841fa9fb3990bfee10f6f1
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/8846
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.Reading strategies for comprehension and interpretation of texts in English: a proposal for didactic sequences.Língua inglesa - ensinoEstratégias de leituraCompreensão leitoraTextoGênero textualEnglish language teachingReading StrategiesReading comprehensionTextText GenreLetras - Língua Inglesa.Este trabalho tem como propósito apresentar um estudo acerca das estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa. Acredita-se que as estratégias de leitura auxiliam de forma satisfatória na compreensão de textos em inglês, assim, nota-se que as estratégias são indispensáveis para uma leitura crítica. Em vista disso, o desenvolvimento deste trabalho partiu do pressuposto de que, na disciplina de Língua Inglesa, uma das principais dificuldades dos alunos está relacionada à leitura e compreensão textual. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Será que as aulas de Língua Inglesa são desenvolvidas por meio de textos? Professores de Língua Inglesa utilizam estratégias de leitura em suas aulas para facilitar a compreensão de textos? Como a leitura é contemplada durante as aulas? Deste modo, o principal objetivo da pesquisa é de evidenciar a relevância das estratégias de leitura para a compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa, propondo uma atividade de Análise Linguística com questões linguísticas, metalinguísticas e epilinguísticas nas aulas, contemplando as estratégias de leitura, para que, por meio delas, os alunos consigam interpretar e compreender o texto de forma critica e reflexiva. Dentre as inúmeras estratégias que podem ser utilizadas durante as aulas, abordamos no trabalho as seguintes: scanning, skimming, prediction, cognate vs false cognates, word formation process, reference words, discourse markers, typographic marks, noun groups e grammar structure. Para a realização do nosso trabalho, partimos de uma perspectiva discursiva de língua e linguagem como instrumento de interação e práticas sociais. Como aporte teórico, nos referenciamos em Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Guimarães (2009), entre outros. Ao conceituarmos textos e gêneros textuais, os principais teóricos foram Koch (2006), Marcuschi (2008) e Meurer (2002). Os conceitos de leitura e estratégias de leitura foram fundamentados em Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007), Lopes et al (2013), Souza (2014), Munhoz (2001), Souza (2005) e Gallo (2008). E, os conceitos de atividade linguística, metalinguística e epilinguistica foram ancorados em Franchi (1988). Por fim, concluímos que as estratégias de leitura promovem uma melhor compreensão leitora do aluno como leitores eficientes, sujeitos pensantes, críticos e ativos.The purpose of this work is to present a study about reading strategies for the comprehension and interpretation of texts in the English Language. It is believed that reading strategies help satisfactory at comprehension of texts in English, thus, It is noted that strategies are indispensable for a critical reading. In this view, the development of this work started from the assumption that in the discipline English Language, one of the main difficulties of the students is related to reading and textual comprehension. The questions that guided the research were: Are English Language classes developed through texts? Do English Language teachers use reading strategies in their classrooms to facilitate text comprehension? How is reading contemplated during class? That way, the main objective of the research is to evidence the relevance of reading strategies for the comprehension and interpretation of texts in English Language, proposing an activity of Linguistic Analysis with linguistics, metalinguistics and epilinguistics questions in class, contemplating reading strategies, so that through them students can interpret and understand the text in a critical and reflective way. Among the numerous strategies that can be used during class, we approach the following ones: scanning, skimming, prediction, cognate vs false cognates, word formation process, reference words, discourse markers, typographic marks, noun groups e grammar structure. For the realization of our work, we start from a discursive perspective of language and language as instrument of interaction and social practices. As a theoretical contribution, we refer to: Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Guimarães (2009), among others. When we conceptualize texts and textual genres, the main theorists were Koch (2006), Marcuschi (2008) and Meurer (2002). The concepts of reading and reading strategies were based on Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007), Lopes et al (2013), Souza (2014), Munhoz (2001) and Souza (2008). The concepts of linguistic, metalinguistic and epilinguistic activity were anchored in Franchi (1988). Finally, we conclude that reading strategies promote rather a better reading comprehension of the student as efficient readers, thinking, critical and active subjects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Fabione Gomes da.SILVA, F. G.http://lattes.cnpq.br/7197728095907519CASTRO, Luciana Parnaíba de.MORAIS, Daniela Miguel de S.ARAÚJO, Maiane Leite de.2017-09-112019-11-05T10:10:21Z2019-11-052019-11-05T10:10:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8846ARAÚJO, Maiane Leite de. Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-30T10:32:53Zoai:localhost:riufcg/8846Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-30T10:32:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.
Reading strategies for comprehension and interpretation of texts in English: a proposal for didactic sequences.
title Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.
spellingShingle Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.
ARAÚJO, Maiane Leite de.
Língua inglesa - ensino
Estratégias de leitura
Compreensão leitora
Texto
Gênero textual
English language teaching
Reading Strategies
Reading comprehension
Text
Text Genre
Letras - Língua Inglesa.
title_short Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.
title_full Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.
title_fullStr Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.
title_full_unstemmed Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.
title_sort Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas.
author ARAÚJO, Maiane Leite de.
author_facet ARAÚJO, Maiane Leite de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Fabione Gomes da.
SILVA, F. G.
http://lattes.cnpq.br/7197728095907519
CASTRO, Luciana Parnaíba de.
MORAIS, Daniela Miguel de S.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Maiane Leite de.
dc.subject.por.fl_str_mv Língua inglesa - ensino
Estratégias de leitura
Compreensão leitora
Texto
Gênero textual
English language teaching
Reading Strategies
Reading comprehension
Text
Text Genre
Letras - Língua Inglesa.
topic Língua inglesa - ensino
Estratégias de leitura
Compreensão leitora
Texto
Gênero textual
English language teaching
Reading Strategies
Reading comprehension
Text
Text Genre
Letras - Língua Inglesa.
description Este trabalho tem como propósito apresentar um estudo acerca das estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa. Acredita-se que as estratégias de leitura auxiliam de forma satisfatória na compreensão de textos em inglês, assim, nota-se que as estratégias são indispensáveis para uma leitura crítica. Em vista disso, o desenvolvimento deste trabalho partiu do pressuposto de que, na disciplina de Língua Inglesa, uma das principais dificuldades dos alunos está relacionada à leitura e compreensão textual. As perguntas que nortearam a pesquisa foram: Será que as aulas de Língua Inglesa são desenvolvidas por meio de textos? Professores de Língua Inglesa utilizam estratégias de leitura em suas aulas para facilitar a compreensão de textos? Como a leitura é contemplada durante as aulas? Deste modo, o principal objetivo da pesquisa é de evidenciar a relevância das estratégias de leitura para a compreensão e interpretação de textos em Língua Inglesa, propondo uma atividade de Análise Linguística com questões linguísticas, metalinguísticas e epilinguísticas nas aulas, contemplando as estratégias de leitura, para que, por meio delas, os alunos consigam interpretar e compreender o texto de forma critica e reflexiva. Dentre as inúmeras estratégias que podem ser utilizadas durante as aulas, abordamos no trabalho as seguintes: scanning, skimming, prediction, cognate vs false cognates, word formation process, reference words, discourse markers, typographic marks, noun groups e grammar structure. Para a realização do nosso trabalho, partimos de uma perspectiva discursiva de língua e linguagem como instrumento de interação e práticas sociais. Como aporte teórico, nos referenciamos em Bakhtin (1992), Bronckart (1999), Guimarães (2009), entre outros. Ao conceituarmos textos e gêneros textuais, os principais teóricos foram Koch (2006), Marcuschi (2008) e Meurer (2002). Os conceitos de leitura e estratégias de leitura foram fundamentados em Orlandi (2002), Martins (1994), Kleiman (2007), Lopes et al (2013), Souza (2014), Munhoz (2001), Souza (2005) e Gallo (2008). E, os conceitos de atividade linguística, metalinguística e epilinguistica foram ancorados em Franchi (1988). Por fim, concluímos que as estratégias de leitura promovem uma melhor compreensão leitora do aluno como leitores eficientes, sujeitos pensantes, críticos e ativos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-11
2019-11-05T10:10:21Z
2019-11-05
2019-11-05T10:10:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8846
ARAÚJO, Maiane Leite de. Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8846
identifier_str_mv ARAÚJO, Maiane Leite de. Estratégias de leitura para compreensão e interpretação de textos em língua inglesa: uma proposta de sequências didáticas. 2017. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744410467893248