A caatinga na sala de aula: uma revisão integrativa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31050 |
Resumo: | Os biomas são ambientes que possuem características naturais em comum em uma mesma área territorial. A caatinga é predominantemente encontrada na região Nordeste, abrange uma área de 844.453 km2 e é um bioma exclusivamente brasileiro. As espécies vegetais encontradas na caatinga possuem grande importância econômica, com potencial alimentício, madeireiro, forrageiro além de espécies medicinais. Embora a caatinga seja um bioma com riquezas naturais próprias e endêmicas é também um dos mais degradados do país. Partindo disto, o objetivo deste trabalho foi analisar como tem sido o ensino/contextualização do bioma caatinga nas escolas de ensino médio brasileiras nos últimos 05 anos. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na base de dados “Google Acadêmico”, com os descritores “Bioma caatinga” AND “ensino médio” AND “contextualização” AND NOT “livros” AND NOT “ensino fundamental”. A busca inicial retornou 1.520 documentos, a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 24 documentos para análise e inclusão na pesquisa. Os resultados obtidos a partir das análises dos documentos foram propostas de ensino contextualizado e documentos que abordam sobre aulas descontextualizadas e fora da realidade dos alunos. Por fim, ficou evidente a necessidade de que as propostas sejam aplicadas e não apenas descritas. |
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A caatinga na sala de aula: uma revisão integrativa.The caatinga in the classroom: an integrative review.La caatinga en el aula: una revisión integradora.Bioma caatingaEnsino médioContextualizaçãoCaatinga biomeHigh schoolContextualizationBioma caatingaEscuela secundariaContextualizaciónCiências Biológicas.Os biomas são ambientes que possuem características naturais em comum em uma mesma área territorial. A caatinga é predominantemente encontrada na região Nordeste, abrange uma área de 844.453 km2 e é um bioma exclusivamente brasileiro. As espécies vegetais encontradas na caatinga possuem grande importância econômica, com potencial alimentício, madeireiro, forrageiro além de espécies medicinais. Embora a caatinga seja um bioma com riquezas naturais próprias e endêmicas é também um dos mais degradados do país. Partindo disto, o objetivo deste trabalho foi analisar como tem sido o ensino/contextualização do bioma caatinga nas escolas de ensino médio brasileiras nos últimos 05 anos. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura realizada na base de dados “Google Acadêmico”, com os descritores “Bioma caatinga” AND “ensino médio” AND “contextualização” AND NOT “livros” AND NOT “ensino fundamental”. A busca inicial retornou 1.520 documentos, a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 24 documentos para análise e inclusão na pesquisa. Os resultados obtidos a partir das análises dos documentos foram propostas de ensino contextualizado e documentos que abordam sobre aulas descontextualizadas e fora da realidade dos alunos. Por fim, ficou evidente a necessidade de que as propostas sejam aplicadas e não apenas descritas.Biomes are environments that have natural characteristics in common in a same territorial area. The caatinga is predominantly found in the region Northeast, covers an area of 844,453 km2 and is an exclusively Brazilian biome. The plant species found in the caatinga are of great importance economic, with potential for food, timber, forage, in addition to species medicinal. Although the caatinga is a biome with its own natural resources and endemic areas is also one of the most degraded in the country. Starting from this, the objective of this work was to analyze how the teaching/contextualization of the caatinga biome has been in Brazilian high schools in the last 05 years. It was a integrative literature review carried out in the “Google Academic” database, with the descriptors “Bioma caatinga” AND “high school” AND “contextualization” AND NOT “books” AND NOT “elementary school”. The initial search returned 1,520 documents, the application of inclusion and exclusion criteria were selected 24 documents for analysis and inclusion in the research. The results obtained from the document analyzes were contextualized teaching proposals and documents that deal with decontextualized classes and outside the reality of the students. Finally, it became evident the need for the proposals to be applied and not just described.Los biomas son ambientes que tienen características naturales en común en un misma área territorial. La caatinga se encuentra predominantemente en la región Noreste, cubre un área de 844.453 km2 y es un bioma exclusivamente brasileño. Las especies vegetales que se encuentran en la caatinga son de gran importancia económico, con potencial para alimento, madera, forraje, además de especies medicinal. Si bien la caatinga es un bioma con sus propios recursos naturales y zonas endémicas es también una de las más degradadas del país. Partiendo de esto, el objetivo de este trabajo fue analizar cómo la enseñanza/contextualización del bioma caatinga ha sido en las escuelas secundarias brasileñas en los últimos 05 años. Era un revisión integrativa de la literatura realizada en la base de datos “Google Academic”, con los descriptores “Bioma caatinga” Y “bachillerato” Y “contextualización” Y NO "libros" Y NO "escuela primaria". La búsqueda inicial arrojó 1,520 documentos, la aplicación de criterios de inclusión y exclusión se seleccionaron 24 documentos para su análisis e inclusión en la investigación. Los resultados obtenidos de la análisis de documentos se contextualizaron propuestas didácticas y documentos que se ocupan de clases descontextualizadas y ajenas a la realidad de los alumnos. Por fin, se hizo evidente la necesidad de que las propuestas sean aplicadas y no sólo descrito.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGCHAVES, Márcio Frazão.CHAVES, Márcio Frazão.FRAZÃO CHAVES, MÁRCIO.http://lattes.cnpq.br/5314751391292608RIBEIRO, Lilian Arruda.RIBEIRO, L. A.ARRUDA RIBEIRO, LILIAN.RIBEIRO, LILIAN ARRUDA.http://lattes.cnpq.br/2890917994663670SANTOS., Michelle Gomes.SANTOS, M. G.SANTOS, MICHELLE GOMES.http://lattes.cnpq.br/6750817153778645GOMES, Carla Belarmino.2023-06-152023-07-27T22:04:09Z2023-07-272023-07-27T22:04:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31050GOMES, Carla Belarmino. A caatinga na sala de aula:uma revisão integrativa. 2023. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-31T00:54:40Zoai:localhost:riufcg/31050Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-31T00:54:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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