“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416 |
Resumo: | Esta apresentação terá como objetivo tecer um diálogo entre fontes orais e escritas, as experiências vividas pelos moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - construído em 1970 ao sul de Fortaleza - referentes ao transporte público na década de 70. O texto é parte da pesquisa em curso no programa de pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, intitulada ―De dia falta água, de noite falta luz‖: trajetórias e experiências dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. Muitas eram as reclamações referentes ao transporte público nos primeiros anos de existência do Conjunto, estas se davam, em primeiro lugar, devido à grande quantidade de moradores (4.776 famílias) e a existência somente de duas linhas de ônibus, ambas com frotas insuficientes; segundo, devido à precariedade dos ônibus que perfaziam as linhas, o que gerava constantes quebras. Contudo, as reclamações dos moradores sempre recaíam sobre a Empresa Nossa Senhora de Fátima, que fazia o trajeto do ―José Walter‖ para o Centro da cidade, de aproximadamente 17 quilômetros, percurso diário de muitos dos moradores. Mas afinal, porque construir um Conjunto tão distante? Compreendemos que a noção de distância é relativa e que o Conjunto na década de 70 era considerado muito mais distante do que é hoje, devido justamente a essa precariedade do transporte público. Esta distância foi fundamental para o desenvolvimento de uma sociabilidade entre os moradores. Sendo assim, que meios, então, foram criados para tentar amenizar o problema? Destacam- se a realização do que ficou conhecido no bairro como ―vaquinhas‖, que evoluiu para atividade de transporte alternativo, realizado por kombis; e, a denúncia constante em periódicos do período. Os pontos aqui traçados estão embasados no pressuposto de que todo cidadão tem direito a usufruir da cidade e que, portanto a locomoção pelos espaços urbanos não se trata de um favor do Poder Público e sim de uma prerrogativa essencial. Ressaltamos, ainda que, para tanto, realizamos um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a geografia e sociologia. Palavras- chave: transporte público – Fortaleza – periferia. |
id |
UFCG_423a1187942e4e013d0986203d73bda8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34416 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.“It was a struggle”: public transport on the outskirts of Fortaleza – 1970s.Transporte público - Fortaleza - CEFortaleza - CE - transporte públicoPeriferia de Fortaleza - CE - transporte públicoConjunto Habitacional Prefeito José Walter - Fortaleza - CEMobilidade urbana - anos 70 - Fortaleza - CEPublic transport - Fortaleza - CEFortaleza - CE - public transportOutskirts of Fortaleza - CE - public transportMayor José Walter Housing Complex - Fortaleza - CEUrban mobility - 70s - Fortaleza - CEHistória.Esta apresentação terá como objetivo tecer um diálogo entre fontes orais e escritas, as experiências vividas pelos moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - construído em 1970 ao sul de Fortaleza - referentes ao transporte público na década de 70. O texto é parte da pesquisa em curso no programa de pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, intitulada ―De dia falta água, de noite falta luz‖: trajetórias e experiências dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. Muitas eram as reclamações referentes ao transporte público nos primeiros anos de existência do Conjunto, estas se davam, em primeiro lugar, devido à grande quantidade de moradores (4.776 famílias) e a existência somente de duas linhas de ônibus, ambas com frotas insuficientes; segundo, devido à precariedade dos ônibus que perfaziam as linhas, o que gerava constantes quebras. Contudo, as reclamações dos moradores sempre recaíam sobre a Empresa Nossa Senhora de Fátima, que fazia o trajeto do ―José Walter‖ para o Centro da cidade, de aproximadamente 17 quilômetros, percurso diário de muitos dos moradores. Mas afinal, porque construir um Conjunto tão distante? Compreendemos que a noção de distância é relativa e que o Conjunto na década de 70 era considerado muito mais distante do que é hoje, devido justamente a essa precariedade do transporte público. Esta distância foi fundamental para o desenvolvimento de uma sociabilidade entre os moradores. Sendo assim, que meios, então, foram criados para tentar amenizar o problema? Destacam- se a realização do que ficou conhecido no bairro como ―vaquinhas‖, que evoluiu para atividade de transporte alternativo, realizado por kombis; e, a denúncia constante em periódicos do período. Os pontos aqui traçados estão embasados no pressuposto de que todo cidadão tem direito a usufruir da cidade e que, portanto a locomoção pelos espaços urbanos não se trata de um favor do Poder Público e sim de uma prerrogativa essencial. Ressaltamos, ainda que, para tanto, realizamos um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a geografia e sociologia. Palavras- chave: transporte público – Fortaleza – periferia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-08T21:14:54Z2024-02-082024-02-08T21:14:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416OLÍMPIO, Marise Magalhães. “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416porOLÍMPIO, Marise Magalhães.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-08T21:15:21Zoai:localhost:riufcg/34416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-08T21:15:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. “It was a struggle”: public transport on the outskirts of Fortaleza – 1970s. |
title |
“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. |
spellingShingle |
“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. OLÍMPIO, Marise Magalhães. Transporte público - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - transporte público Periferia de Fortaleza - CE - transporte público Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - Fortaleza - CE Mobilidade urbana - anos 70 - Fortaleza - CE Public transport - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - public transport Outskirts of Fortaleza - CE - public transport Mayor José Walter Housing Complex - Fortaleza - CE Urban mobility - 70s - Fortaleza - CE História. |
title_short |
“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. |
title_full |
“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. |
title_fullStr |
“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. |
title_full_unstemmed |
“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. |
title_sort |
“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. |
author |
OLÍMPIO, Marise Magalhães. |
author_facet |
OLÍMPIO, Marise Magalhães. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLÍMPIO, Marise Magalhães. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte público - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - transporte público Periferia de Fortaleza - CE - transporte público Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - Fortaleza - CE Mobilidade urbana - anos 70 - Fortaleza - CE Public transport - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - public transport Outskirts of Fortaleza - CE - public transport Mayor José Walter Housing Complex - Fortaleza - CE Urban mobility - 70s - Fortaleza - CE História. |
topic |
Transporte público - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - transporte público Periferia de Fortaleza - CE - transporte público Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - Fortaleza - CE Mobilidade urbana - anos 70 - Fortaleza - CE Public transport - Fortaleza - CE Fortaleza - CE - public transport Outskirts of Fortaleza - CE - public transport Mayor José Walter Housing Complex - Fortaleza - CE Urban mobility - 70s - Fortaleza - CE História. |
description |
Esta apresentação terá como objetivo tecer um diálogo entre fontes orais e escritas, as experiências vividas pelos moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - construído em 1970 ao sul de Fortaleza - referentes ao transporte público na década de 70. O texto é parte da pesquisa em curso no programa de pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, intitulada ―De dia falta água, de noite falta luz‖: trajetórias e experiências dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. Muitas eram as reclamações referentes ao transporte público nos primeiros anos de existência do Conjunto, estas se davam, em primeiro lugar, devido à grande quantidade de moradores (4.776 famílias) e a existência somente de duas linhas de ônibus, ambas com frotas insuficientes; segundo, devido à precariedade dos ônibus que perfaziam as linhas, o que gerava constantes quebras. Contudo, as reclamações dos moradores sempre recaíam sobre a Empresa Nossa Senhora de Fátima, que fazia o trajeto do ―José Walter‖ para o Centro da cidade, de aproximadamente 17 quilômetros, percurso diário de muitos dos moradores. Mas afinal, porque construir um Conjunto tão distante? Compreendemos que a noção de distância é relativa e que o Conjunto na década de 70 era considerado muito mais distante do que é hoje, devido justamente a essa precariedade do transporte público. Esta distância foi fundamental para o desenvolvimento de uma sociabilidade entre os moradores. Sendo assim, que meios, então, foram criados para tentar amenizar o problema? Destacam- se a realização do que ficou conhecido no bairro como ―vaquinhas‖, que evoluiu para atividade de transporte alternativo, realizado por kombis; e, a denúncia constante em periódicos do período. Os pontos aqui traçados estão embasados no pressuposto de que todo cidadão tem direito a usufruir da cidade e que, portanto a locomoção pelos espaços urbanos não se trata de um favor do Poder Público e sim de uma prerrogativa essencial. Ressaltamos, ainda que, para tanto, realizamos um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a geografia e sociologia. Palavras- chave: transporte público – Fortaleza – periferia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2024-02-08T21:14:54Z 2024-02-08 2024-02-08T21:14:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416 OLÍMPIO, Marise Magalhães. “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416 |
identifier_str_mv |
OLÍMPIO, Marise Magalhães. “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744612217061376 |