“Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLÍMPIO, Marise Magalhães.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416
Resumo: Esta apresentação terá como objetivo tecer um diálogo entre fontes orais e escritas, as experiências vividas pelos moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - construído em 1970 ao sul de Fortaleza - referentes ao transporte público na década de 70. O texto é parte da pesquisa em curso no programa de pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, intitulada ―De dia falta água, de noite falta luz‖: trajetórias e experiências dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. Muitas eram as reclamações referentes ao transporte público nos primeiros anos de existência do Conjunto, estas se davam, em primeiro lugar, devido à grande quantidade de moradores (4.776 famílias) e a existência somente de duas linhas de ônibus, ambas com frotas insuficientes; segundo, devido à precariedade dos ônibus que perfaziam as linhas, o que gerava constantes quebras. Contudo, as reclamações dos moradores sempre recaíam sobre a Empresa Nossa Senhora de Fátima, que fazia o trajeto do ―José Walter‖ para o Centro da cidade, de aproximadamente 17 quilômetros, percurso diário de muitos dos moradores. Mas afinal, porque construir um Conjunto tão distante? Compreendemos que a noção de distância é relativa e que o Conjunto na década de 70 era considerado muito mais distante do que é hoje, devido justamente a essa precariedade do transporte público. Esta distância foi fundamental para o desenvolvimento de uma sociabilidade entre os moradores. Sendo assim, que meios, então, foram criados para tentar amenizar o problema? Destacam- se a realização do que ficou conhecido no bairro como ―vaquinhas‖, que evoluiu para atividade de transporte alternativo, realizado por kombis; e, a denúncia constante em periódicos do período. Os pontos aqui traçados estão embasados no pressuposto de que todo cidadão tem direito a usufruir da cidade e que, portanto a locomoção pelos espaços urbanos não se trata de um favor do Poder Público e sim de uma prerrogativa essencial. Ressaltamos, ainda que, para tanto, realizamos um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a geografia e sociologia. Palavras- chave: transporte público – Fortaleza – periferia.
id UFCG_423a1187942e4e013d0986203d73bda8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34416
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.“It was a struggle”: public transport on the outskirts of Fortaleza – 1970s.Transporte público - Fortaleza - CEFortaleza - CE - transporte públicoPeriferia de Fortaleza - CE - transporte públicoConjunto Habitacional Prefeito José Walter - Fortaleza - CEMobilidade urbana - anos 70 - Fortaleza - CEPublic transport - Fortaleza - CEFortaleza - CE - public transportOutskirts of Fortaleza - CE - public transportMayor José Walter Housing Complex - Fortaleza - CEUrban mobility - 70s - Fortaleza - CEHistória.Esta apresentação terá como objetivo tecer um diálogo entre fontes orais e escritas, as experiências vividas pelos moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - construído em 1970 ao sul de Fortaleza - referentes ao transporte público na década de 70. O texto é parte da pesquisa em curso no programa de pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, intitulada ―De dia falta água, de noite falta luz‖: trajetórias e experiências dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. Muitas eram as reclamações referentes ao transporte público nos primeiros anos de existência do Conjunto, estas se davam, em primeiro lugar, devido à grande quantidade de moradores (4.776 famílias) e a existência somente de duas linhas de ônibus, ambas com frotas insuficientes; segundo, devido à precariedade dos ônibus que perfaziam as linhas, o que gerava constantes quebras. Contudo, as reclamações dos moradores sempre recaíam sobre a Empresa Nossa Senhora de Fátima, que fazia o trajeto do ―José Walter‖ para o Centro da cidade, de aproximadamente 17 quilômetros, percurso diário de muitos dos moradores. Mas afinal, porque construir um Conjunto tão distante? Compreendemos que a noção de distância é relativa e que o Conjunto na década de 70 era considerado muito mais distante do que é hoje, devido justamente a essa precariedade do transporte público. Esta distância foi fundamental para o desenvolvimento de uma sociabilidade entre os moradores. Sendo assim, que meios, então, foram criados para tentar amenizar o problema? Destacam- se a realização do que ficou conhecido no bairro como ―vaquinhas‖, que evoluiu para atividade de transporte alternativo, realizado por kombis; e, a denúncia constante em periódicos do período. Os pontos aqui traçados estão embasados no pressuposto de que todo cidadão tem direito a usufruir da cidade e que, portanto a locomoção pelos espaços urbanos não se trata de um favor do Poder Público e sim de uma prerrogativa essencial. Ressaltamos, ainda que, para tanto, realizamos um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a geografia e sociologia. Palavras- chave: transporte público – Fortaleza – periferia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-08T21:14:54Z2024-02-082024-02-08T21:14:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416OLÍMPIO, Marise Magalhães. “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416porOLÍMPIO, Marise Magalhães.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-08T21:15:21Zoai:localhost:riufcg/34416Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-08T21:15:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.
“It was a struggle”: public transport on the outskirts of Fortaleza – 1970s.
title “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.
spellingShingle “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.
OLÍMPIO, Marise Magalhães.
Transporte público - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - transporte público
Periferia de Fortaleza - CE - transporte público
Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - Fortaleza - CE
Mobilidade urbana - anos 70 - Fortaleza - CE
Public transport - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - public transport
Outskirts of Fortaleza - CE - public transport
Mayor José Walter Housing Complex - Fortaleza - CE
Urban mobility - 70s - Fortaleza - CE
História.
title_short “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.
title_full “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.
title_fullStr “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.
title_full_unstemmed “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.
title_sort “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70.
author OLÍMPIO, Marise Magalhães.
author_facet OLÍMPIO, Marise Magalhães.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLÍMPIO, Marise Magalhães.
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte público - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - transporte público
Periferia de Fortaleza - CE - transporte público
Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - Fortaleza - CE
Mobilidade urbana - anos 70 - Fortaleza - CE
Public transport - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - public transport
Outskirts of Fortaleza - CE - public transport
Mayor José Walter Housing Complex - Fortaleza - CE
Urban mobility - 70s - Fortaleza - CE
História.
topic Transporte público - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - transporte público
Periferia de Fortaleza - CE - transporte público
Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - Fortaleza - CE
Mobilidade urbana - anos 70 - Fortaleza - CE
Public transport - Fortaleza - CE
Fortaleza - CE - public transport
Outskirts of Fortaleza - CE - public transport
Mayor José Walter Housing Complex - Fortaleza - CE
Urban mobility - 70s - Fortaleza - CE
História.
description Esta apresentação terá como objetivo tecer um diálogo entre fontes orais e escritas, as experiências vividas pelos moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter - construído em 1970 ao sul de Fortaleza - referentes ao transporte público na década de 70. O texto é parte da pesquisa em curso no programa de pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará, intitulada ―De dia falta água, de noite falta luz‖: trajetórias e experiências dos primeiros moradores do Conjunto Habitacional Prefeito José Walter. Muitas eram as reclamações referentes ao transporte público nos primeiros anos de existência do Conjunto, estas se davam, em primeiro lugar, devido à grande quantidade de moradores (4.776 famílias) e a existência somente de duas linhas de ônibus, ambas com frotas insuficientes; segundo, devido à precariedade dos ônibus que perfaziam as linhas, o que gerava constantes quebras. Contudo, as reclamações dos moradores sempre recaíam sobre a Empresa Nossa Senhora de Fátima, que fazia o trajeto do ―José Walter‖ para o Centro da cidade, de aproximadamente 17 quilômetros, percurso diário de muitos dos moradores. Mas afinal, porque construir um Conjunto tão distante? Compreendemos que a noção de distância é relativa e que o Conjunto na década de 70 era considerado muito mais distante do que é hoje, devido justamente a essa precariedade do transporte público. Esta distância foi fundamental para o desenvolvimento de uma sociabilidade entre os moradores. Sendo assim, que meios, então, foram criados para tentar amenizar o problema? Destacam- se a realização do que ficou conhecido no bairro como ―vaquinhas‖, que evoluiu para atividade de transporte alternativo, realizado por kombis; e, a denúncia constante em periódicos do período. Os pontos aqui traçados estão embasados no pressuposto de que todo cidadão tem direito a usufruir da cidade e que, portanto a locomoção pelos espaços urbanos não se trata de um favor do Poder Público e sim de uma prerrogativa essencial. Ressaltamos, ainda que, para tanto, realizamos um diálogo com outras áreas do conhecimento, como a geografia e sociologia. Palavras- chave: transporte público – Fortaleza – periferia.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-02-08T21:14:54Z
2024-02-08
2024-02-08T21:14:54Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416
OLÍMPIO, Marise Magalhães. “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416
identifier_str_mv OLÍMPIO, Marise Magalhães. “Era um Sufoco”: o transporte público na periferia de Fortaleza – década de 70. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 02 - Cidade, Cultura e Fontes Hoje: Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34416
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744612217061376