A fonética e fonologia no ensino fundamental II e no ensino médio a partir de uma perspectiva dos metaplasmos .

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, Lindailza Torre.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20881
Resumo: A presente pesquisa tratará das transformações fonéticas e fonológicas na língua portuguesa, ocorridas ao longo de sua história de formação, abarcando as modificações desde o latim até o português como conhecemos atualmente. E ainda traremos uma abordagem que poderá ser útil no ensino de língua portuguesa nas séries do Ensino Básico, atentando especialmente para o ensino de Fonética e Fonologia. Nessa perspectiva se procurará fazer um percurso das transformações internas da língua portuguesa iniciando-se pelo latim clássico, passando pelo latim vulgar, galego-português, português arcaico, clássico até o português contemporâneo, fazendo a discussão das características e modificações ocorridas na língua em cada uma dessas fases. Fundamentaremos nosso trabalho nas teorias de Coutinho (2011), Ilari (2006), Cardeira (2006) entre outros autores que tratam dessas transformações. Nesse percurso será mostrado que, dentre outros fatores, as modificações fonéticas e fonológicas foram responsáveis por muitas transformações em outros campos da língua, e que o sistema ortográfico que é vigente atualmente é fruto dessas modificações. Além de tal percurso faremos uma análise das coleções Vontade de saber português (2012) e Português: contexto, sentido e interlocução (2013), sendo a primeira do Ensino Fundamental e a segunda do Ensino Médio. Avaliaremos como estas coleções lidam com a história da língua portuguesa, se se preocupam em trazer essa abordagem, e, ainda, como estas fazem a abordagem da Fonética e Fonologia, quais aspectos são levados em consideração. Antes dessa análise trataremos dos metaplasmos numa perspectiva diacrônica e sincrônica. Por fim, mostraremos algumas propostas que podem auxiliar no ensino numa perspectiva histórica e no ensino de Fonética e Fonologia.
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spelling A fonética e fonologia no ensino fundamental II e no ensino médio a partir de uma perspectiva dos metaplasmos .Phonetics and phonology in elementary school II and in high school a from a metaplasm perspective.FonéticaFonologiaLíngua portuguesa- históriaLíngua portuguesa-ensino.Língua portuguesa- ensino básico.PhoneticsPhonologyPortuguese language- historyPortuguese language-teachingPortuguese language - basic educationLetras- Língua Portuguesa.A presente pesquisa tratará das transformações fonéticas e fonológicas na língua portuguesa, ocorridas ao longo de sua história de formação, abarcando as modificações desde o latim até o português como conhecemos atualmente. E ainda traremos uma abordagem que poderá ser útil no ensino de língua portuguesa nas séries do Ensino Básico, atentando especialmente para o ensino de Fonética e Fonologia. Nessa perspectiva se procurará fazer um percurso das transformações internas da língua portuguesa iniciando-se pelo latim clássico, passando pelo latim vulgar, galego-português, português arcaico, clássico até o português contemporâneo, fazendo a discussão das características e modificações ocorridas na língua em cada uma dessas fases. Fundamentaremos nosso trabalho nas teorias de Coutinho (2011), Ilari (2006), Cardeira (2006) entre outros autores que tratam dessas transformações. Nesse percurso será mostrado que, dentre outros fatores, as modificações fonéticas e fonológicas foram responsáveis por muitas transformações em outros campos da língua, e que o sistema ortográfico que é vigente atualmente é fruto dessas modificações. Além de tal percurso faremos uma análise das coleções Vontade de saber português (2012) e Português: contexto, sentido e interlocução (2013), sendo a primeira do Ensino Fundamental e a segunda do Ensino Médio. Avaliaremos como estas coleções lidam com a história da língua portuguesa, se se preocupam em trazer essa abordagem, e, ainda, como estas fazem a abordagem da Fonética e Fonologia, quais aspectos são levados em consideração. Antes dessa análise trataremos dos metaplasmos numa perspectiva diacrônica e sincrônica. Por fim, mostraremos algumas propostas que podem auxiliar no ensino numa perspectiva histórica e no ensino de Fonética e Fonologia.This research will address the phonetic and phonological changes in Portuguese, occurred during its formation history, embracing the changes from Latin to the Portuguese as we know today. And yet we bring an approach that may be useful in the Portuguese language teaching in basic education series, with special attention to the teaching of phonetics and phonology. In this perspective it will try to make a path of internal transformation of the Portuguese language by starting the classical Latin, through Vulgar Latin, Galician- Portuguese, Portuguese archaic, classic to contemporary Portuguese, making the discussion of the characteristics and modifications in the language each of these phases. Will base our work on theories Coutinho (2011), Ilari (2006), Cardeira (2006) and other authors who deal with these changes. Along the way it will be shown that, among other factors, the phonetic and phonological changes were responsible for many changes in other language courses, and the spelling system that is currently in force is the result of these changes. In addition to this route we will make an analysis of the collections: Vontade de Saber Português (2012) and Português: contexto, sentido e interlocução (2013), the first of elementary school and the second high school. We assess how these collections deal with the history of the Portuguese language, if not bother to bring this approach, and also how they make the approach to phonetics and phonology, which aspects are taken into consideration. Before this analysis will deal with the metaplasm a diachronic and synchronic perspective. Finally, we show some proposals that may assist in teaching from a historical perspective and teaching of phonetics and phonology.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSILVA, Abdoral de Souza.SILVA, A. I.http://lattes.cnpq.br/4839519539144588SILVA, Jorgevaldo de Souza.OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.SALES, Lindailza Torre.2016-04-262021-08-27T13:16:26Z2021-08-272021-08-27T13:16:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20881SALES, Lindailza Torre. A fonética e fonologia no ensino fundamental II e no ensino médio a partir de uma perspectiva dos metaplasmos. 2016. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-09-14T12:41:23Zoai:localhost:riufcg/20881Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-09-14T12:41:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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