Interseção entre cultura e política a partir do uso de músicas em campanhas eleitorais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Elizabeth Christina de Andrade.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34620
Resumo: As músicas de campanha tem sido, no formato atual de espetacularização da política, um importante canal de construção de imposição de imagens políticas. Apontadas como um eficiente instrumento de ―popularização‖ do candidato, as letras das músicas também têm servido para arrefecer as disputas políticas, através de adjetivações e construções preconceituosas dos grupos e agentes políticos envolvidos. Analisar os sentidos simbólicos das letras de músicas é interessante, dentre outros fatores, para demonstrar os caminhos escolhidos pelo atual formato da política espetáculo, cujos usos, pretendem ser um apelo às sensibilidades e preferências do eleitor em sintonia com sua cultura. Tomamos como caso para análise, as letras de músicas de campanha dos candidatos Veneziano do Rêgo e Rômulo Gouveia à Prefeitura da cidade de Campina Grande, na Paraíba, nas Eleições 2008. O que se viu na campanha foi à encenação e a teatralização do poder. De um lado, um candidato que vestiu muito bem o personagem de Common man ou homem comum, aquele que vive igual a todo mundo; de outro, o popstar, o homem charmoso, narcísico e que se sustenta em nome de sua beleza e poder de sedução. Os dois, cada um com seu estilo e performance, buscaram conquistar o voto do eleitor e expuseram ao máximo seus dotes e resistências físicas, como condição para administrar a cidade. E de tanto estandartizarem tais diferenças, o common man e o popstar produziram uma triste campanha na cidade. Triste porque conseguiram despertar nos eleitores àquilo que o homem tem de mais pernicioso e deplorável em seu espírito: os revanchismos, os preconceitos e as discriminações de classe, de orientação sexual, de raça, de gênero, de corpo, de crença religiosa, só para citar algumas. Um dos pressupostos mais caros à cultura é à busca do respeito à diversidade e a negação de todo e qualquer tipo de discriminação social e vimos surgir durante a campanha, através das letras de músicas, exatamente o oposto: a reprodução da discriminação à figura humana e ao cidadão; a disputa subtraiu do eleitor aquilo que lhe é mais caro: o direito de ouvir propostas e escolher os candidatos a partir desses expedientes. Ao incitar, enquanto estratégia política, a discórdia e o preconceito, o que vimos foi o esvaziamento do discurso político e da verdadeira prática democrática.
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